Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Qual seria a posição da UnB em um ranking ibero-americano?

 
O SCImago acaba de publicar o ranking ibero-americano SIR 2010, que inclui 607 IES que tenham publicado ao menos 1 artigo científico no período 2003-2008, nas revistas incluídas na base Scopus, abarcando mais 17.000 revistas. O ranking traz indicadores sobre a pesquisa nas universidades, analisando a produção de documentos científicos, a capacidade para realizar pesquisa em colaboração com outros países e a visibilidade/impacto científico da produção.

O ranking pretende ser uma ferramenta -- representativa e esquemática, porém significativa -- sobre a quantidade e qualidade das pesquisas desenvolvidas nas universidades ibero-americanas. Objetiva alcançar aos responsáveis pelas políticas públicas de fortalecimento à pesquisa no âmbito ibero-americano, assim como a esfera decisória dos programas de CT&I. Também é dirigido aos próprios gestores institucionais de recursos de pesquisa, como uma ferramenta de bechmarking.

Aqui no Brasil (para não falar do “grande” instrumento técnico que é o Guia do Estudante da Abril) continuamos com os fictícios relatórios do INEP, cujo acesso é sempre problemático, além dos indicadores produzidos pelo COLETA-CAPES...

Sugestão de atividade:

1. Antes de ler o relatório, indique qual a posição do ranking que você imagina para:
   a) USP;
   b) UNAM (México);
   c) UNICAMP;
   d) UnB.
   Lembre-se, são 607 posições e NÃO VALE espiar antes.

2. Acesse o documento na íntegra (clicando aqui), confira os resultados de seu chute e comente suas conclusões.

4 comentários:

  1. Caramba, quer que o leitor advinho a posiçao de cada universidade? Olha, se olharmos apenas para a america latina, a UNAM é a 1a colocada, ficando a USP em 2o ou 3o. A UNICAMP deve ficar eentre 3o e 5o lugar. A UnB deve ficar entre 10o e 15o lugar. Mas só vale América Latina nesta minha classificaçao.

    abraços
    Marcelo

    ps: vamos ver se eu aceitei...

    ResponderExcluir
  2. Prof. André, acertar a posição correta é humanamente impossível... vou chutar a ordem entre eles, pelo menos...

    1) UNICAMP;
    2) USP;
    3) UNAM (México);
    4) UnB.

    ResponderExcluir
  3. Arriscando:
    1- UNICAMP
    2- USP
    3- UnB
    4- UNAM (México)

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante essa pesquisa. A USP está de parabéns, achei que a UNICAMP estivesse na frente dela e a UnB na frente da UNAM.

    ResponderExcluir

Comente & argumente