Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Convite - Exame de Qualificação de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação


Todos estão convidados para a defesa de Exame de Qualificação de Doutorado do  aluno Eber Luis Capistrano Martins, conforme dados abaixo:


Título: "Monitoração ambiental e orientação empreendedora por oportunidades na micro e pequena empresa (MPE): estudo dirigido a empresários do comércio varejista de materiais para construção de Cuiabá-MT".

Membros da Banca Examinadora:
  • Prof.ª Dra Marta Lígia Pomim Valentim -UNESP/Marília;
  • Prof.ª Dra Sofia Galvão Baptista - UnB/PPGCInf;
  • Prof.ª Dra Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares - UnB/FCI - (suplente);
  • Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez - UnB/PPGCInf - (orientador)

Dia:
14/05/2010  ( Sexta-feira )
Horário: 09h30min
Local: Auditório FCI

Resumo:

A monitoração ambiental e o uso da informação para negócios relacionado à organizações de micro e pequeno porte (MPE) pode ser considerado como um abrangente campo para desenvolvimento de investigação pela Ciência da Informação. As características das MPEs em termos de cultura organizacional e informacional, determinadas pelos empresários dirigentes, podem impactar o seu nível de competitividade no ambiente de negócios. A monitoração ambiental como um processo de busca por informação para negócios com valor agregado incorpora uma realidade onde poucos estudos a relacionam com as MPEs e tendem a não aprofundar nas questões específicas do ambiente de mercado. A crescente competitividade nesse ambiente repercute na maior exigência do uso de informação de valor agregado a partir de processos de inteligência competitiva que sejam capazes de gerar  capacidade de planejamento e gestão estratégica criadora de valor. Este contexto pode ser relacionado a aceitação da orientação empreendedora por oportunidades como uma diretriz estratégica para o melhor desempenho de mercado das MPEs. A presente pesquisa aproxima os processos de monitoração ambiental e uso da informação para negócios de valor agregado com a orientação empreendedora por oportunidades em MPEs, a partir do entendimento do perfil empreendedor do empresário e do desempenho competitivo de mercado dessas organizações. Este fenômeno será analisado junto ao comércio varejista de materiais de construção localizado na cidade de Cuiabá-MT. Este segmento econômico é característico pela presença de um nível intensivo de competitividade concorrencial e pressão no ambiente de mercado, a partir de exigências dos clientes em termos de satisfação, reclamação e recomendação. Projeta-se a combinação de metodologias descritiva e exploratória, aplicadas aos empresários dessas organizações MPEs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente & argumente