O objetivo deste blog é ser um instrumento de apoio pedagógico, que fomente à discussão sobre metodologia em ciência. As questões institucionais são entendidas aqui como indissociadas do processo de produção de conhecimento científico. Uma das falsas polêmicas discutidas por todas as "facções" da greve é sobre a questão ser política ou jurídica. Na minha opinião, ambas e nenhuma, porque o ponto mais importante têm sido relegado que é o aspecto CIENTÍFICO.
Fiquei positivamente surpreso com o link do blog estar presente em uma das chapas, a despeito de eu não haver manifestado publicamente meu apoio a nenhuma delas. Espero que algumas das questões que coloco aqui sejam, de fato, discutidas no âmbito da Associação de Docentes da UnB, que não pode ser apenas um movimento sindical, desvinculado das questões científicas. Tomara que esse tipo de atitude seja replicado e que, independentemente de qual venha a ser o resultado do pleito, a ADUNB passe a se preocupar também com as questões de fundo relacionadas à produção do conhecimento científico, que é a nossa principal expertise e obrigação como docentes de universidades publicas. A dedicação integral é pensada justamente para que possamos nos dedicar à pesquisa. Por essa razão, omito-me de declarar publicamente minha preferência por esta ou aquela chapa e, ao invés disso, busco fomentar o debate científico a partir das propostas de cada uma delas.
Sugestão de atividade:
Acesse as páginas de ambas as chapas e:
a) analise o espaço dado às questões científicas;
b) acesse os Lattes dos componentes e verifique se a vivência científica dos docentes-candidatos é condizente com as propostas científicas;
c) analise a existência de links extra-página que remetam para urls dedicadas à ciência e à pesquisa.
Eis os links de cada chapa:
Parece brincadeira! A atividade sugerida é irrealizável:
ResponderExcluira)são blogs sindicais e não científicos
b)apenas a chapa 1 disponibilzou Lattes, Lá tem bolsistas de produtividade e muitos artigos publicados recentemente. A chapa 2 apresenta os candidatos da mesma forma que os partidos pequenos apresentam candidatos a vereador; isso é brincadeira!
c)só a chapa 1 traz links.
Que tristeza...
R: Acessei os 02 links, li os textos, com todas as propostas. Visitei o lattes de alguns componentes das chapas. Sinceramente, creio que ambas as chapas precisam lembrar o significado da docência e da necessidade de pesquisa nas IES, principalmente aos que têm Dedicação Exclusiva – DE. Falam de política, ética, reestruturação, expansão e nada de apoio à pesquisa, sobre as dificuldades enfrentadas como a falta de parâmetros para as análises dos projetos já mencionados nesse blog.
ResponderExcluirSempre participei ativamente dos sindicatos por onde passei e quase sempre na educação. Os discursos nestes 20 anos continuam os mesmos: valorização da profissão no viés salarial, depois nas condições estruturais, falta de recursos humanos e quase nunca sobre a necessidade real de condições de desenvolver pesquisas em todas as áreas de conhecimento o que possibilitaria melhoria prática e didática nas instituições, pois o envolvimento acadêmico proporciona um processo endógeno do conhecimento.