Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Redação de resumos de pesquisa


A finalização dos resumos de projetos de pesquisa apresenta, além da dificuldade inicial de definir a pergunta de partida, problemas quanto à redação do texto. Uma coisa é escrever, outra é entender o que foi escrito. Uma terceira coisa é o que os leitores entendem do que você escreveu. A redação científica, por esses motivos, deve primar por duas características principais:
  • precisão
  • clareza
A proposta do exercício é a seguinte: cada comentarista faz a análise do resumo que já se encontra postado e, na seqüência adiciona um novo resumo.

26 comentários:

  1. • Em face da constatação de diversos problemas existentes na organização arquivística de documentos imagéticos, propomos analisar as especificidades desse material, visando incrementar a disponibilidade e a organicidade destes documentos. O caminho mais comum adotado é o da análise e organização de imagens individualizadas, geralmente descritas a partir de seu conteúdo informativo. Em nossa proposta, o contexto de produção enquanto diretriz da organização arquivística aparece como um elemento primordial capaz de garantir a compreensão da gênese documental. Essas duas posições estão mediadas pelo debate sobre a aplicabilidade de uma diplomática aplicada às imagens e, principalmente, pelo próprio conceito de documento arquivístico.

    ResponderExcluir
  2. No meu entendimento o resumo de projeto de pesquisa do Sr. André Porto esta no caminho certo pois esta, bem sucinto e focando e propondo analisar matériais na organização arquivística de documentos imagéticos. Acho que incrementar não é o proposto e sim analisar

    ResponderExcluir
  3. Meu resumo:

    Com a gestão de riscos de uma rede corporativa tenho o objetivo de analisar como usuários mal treinados ou mal orientados colocam em risco uma rede corporativa, para isso tenho embasamento teórico nos seguintes autores: Fernando Aguinaldo Aragon e Ichak Adiezes, para analisar os principais riscos oferecidos será utilizado um questionário on-line onde serão coletados dados que se referem aos maiores riscos oferecidos pelos usuários mal treinados, o mesmo será respondido por profissionais que trabalham com segurança da informação em empresas privadas e órgãos públicos.
    Palavras chave: Gestão, Riscos, rede, corporativa.

    ResponderExcluir
  4. A pesquisa acima não deixou claro se seriam consultados usuários ou os profissionais de T.I, entendo que há diferença nos dois termos, Usuários e Profissionais. Também não ficou claro o que seria pesquisado, pois os riscos são enormes, vai ser tudo abordado na pesquisa?

    ResponderExcluir
  5. Pergunta:Se as regras comportamentais dos usuários de uma Instituição Pública de Desenvolvimento Agrário, fornecidos pela utilização de mining dos dados trafegados na rede computacional tem relação com as políticas de segurança da informação implantadas?

    Resumo: Esta pesquisa propõe a utilização de mining para analisar dados trafegados na rede computacional, e com isso verificar se há alguma relação nos padrões comportamentais dos usuários com as políticas de segurança da informação implantadas numa Instituição Pública de Desenvolvimento Agrário.

    ResponderExcluir
  6. Achei o resumo do Washington muito coeso e objetivo. Só acho que o resumo volta àquela resposta de "sim" ou "não" quando ele se refere se há alguma relação nos padrões comportamentais dos usuários com a política de segurança implantada na instituição.

    Resumo: A pesquisa se propõe a analisar como o processo de gestão da Área de T.I. de uma Empresa Pública será influenciado pela a aplicação dos conceitos de confidencialidade, integridade e disponibilidade juntamente com as normas complementares expedidas pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

    ResponderExcluir
  7. O resumo de pesquisa postada acima, na minha opinião, já tem sua conclusão definida antecipadamente, visto que a influência resultante da aplicação das boas práticas definidas pelos conceitos de CID (confidencialidade, integridade, disponibilidade) e das definições das normas complementares, já é bem definida pelo conhecimento de normas internacionais e das normas complementares, bem como os conjuntos de boas práticas como ITIL e Cobit.

    Segue meu resumo:
    A pesquisa propõe a estudar a definição de acordos de níveis de serviço em estruturas privadas de redes em nuvem, com objetivo de atingir processos características de sustentabilidade como uso inteligente de recursos, economia de energia e baixo custo de administração.

    ResponderExcluir
  8. Ao meu ver o resumo ficou bem claro, expondo para que será feito e os objetivos esperados, sem contudo falar como será feito.

    Resumo: Este trabalho irá analisar características na implantação de segurança em diferentes camadas do modelo OSI visando criar um paralelo com modelos de segurança onde tal abordagem não esteja implementada, com isto espera-se facilitar a tomada de decisão por parte dos gestores.

    ResponderExcluir
  9. O resumo acima é interessante, mas de difícil entendimento e não muito claro, pois no meu caso em particular só entendi claramente até a palavra OSI.


    Minha Pergunta:

    Como a aplicação do conceito de convergência digital possibilita o uso de SMS(Serviço de Mensagens Curtas) na execução de procedimentos básicos de rede local no Serpro-Df?

    Resumo:

    A pesquisa tem objetivo de estudar, comparar as interfaces de administração de rede local utilizadas no SERPRO-DF e propor um modelo alternativo para execução de procedimentos básicos e emergente de rede local usando tecnologia SMS(Serviço de Mensagens Curtas).

    ResponderExcluir
  10. Nome: Rosa Maria Santos de Brito
    Especialização em GSI

    Meu resumo:

    O tema de minha pesquisa é Grids Computacionais. Desejo com tal tema desenvolver uma proposta de requisitos de segurança, requisitos tais como integridade, autenticidade, confidencialidade, não repúdio, para que possam ser verificados em um ambiente de grid computacional. Para tal pesquisa utilizarei como referência bibliográfica autores como Ian Foster, Reinaldo Braga Bezerra que possuem livros, artigos a respeito de grids computacionais e segurança em grids. Tal pesquisa tem apenas o âmbito teórico.

    ResponderExcluir
  11. Ricardo Sales Rodrigues

    Computação em grelha ou grade, acho interessante pesquisar os requisitos, mas o CID não é requisito e sim princípio básico que norteia a segurança da informação usando também os aspectos legais de Autenticidade e Legalidade. O não-repúdio por ser uma garantia de segurança, fica estigante saber como iria funcionar nessa divisão de tarefas
    em máquinas virtuais.

    ResponderExcluir
  12. Nome: Ricardo Sales Rodrigues

    Resumo:

    A pesquisa visa discutir como funcionam os testes psicológicos, analisar a possibilidade da criação de uma aplicação com base em uma matriz de confiabilidade em pessoas, introduzi-lo em um SGSI – Sistema de Gestão de Segurança da Informação. Tal aplicação com base em publicações dos psicólogos, Ana Beatriz - Mentes perigosas (Psicopata), Maria das Graças de Pinho Tavares – Cultura Organizacional (Uma Abordagem Antropológica da Mudança), Maria Ester de Freitas – Cultura Organizacional (Formação, Tipologia e Impacto), Ana Beatriz – Mentes & Manias (Compulsão), será aplicado na Stefanini TI Solutions.

    ResponderExcluir
  13. Minha pergunta: Como utilizar o DNS de forma segura?

    Resumo:

    O objetivo deste trabalho é discutir o funcionamento do DNS e seus benefícios como um dos principais mecanismos da internet e como usá-lo de forma mais segura, minimizando os riscos causados à rede.

    ResponderExcluir
  14. O que é DNS?

    Título:
    100 anos de Biblioteconomia no Brasil

    Resumo:
    Visa abordar a perspectiva histórica dos 100 anos de Biblioteconomia no Brasil. Propõe apresentar a formação e o mercado de trabalho do profissional da informação, bibliotecário, bem como a trajetória, as lutas, as conquistas e as representações de sua profissão ao longo dos anos.

    ResponderExcluir
  15. O resumo apresentado não está bem claro, apesar de apresentar o objetivo principal da pesquisa, se torna ambíguo quando apresenta diversos tópicos bastante amplos e até mesmo subjetivo, tal como “as representações de sua profissão ao longo dos anos”. Não determina como será realizada a pesquisa - pois aparentemente se limita apenas a uma retrospectiva da área, nem o público-alvo: se estudantes, se bibliotecários, se profissionais de informação, se todos.

    Resumo:
    Em face da valorização do conhecimento, como diferencial de competitividade, os empresários brasileiros, em especial os micros e pequenos, passam a se adaptar a essa realidade a partir do acesso às informações tecnológicas, como estratégia para a tomada de decisão. Um dos caminhos de acesso é através da Internet, em sítios especializados em informações empresariais, tal como a rede do Sistema S (Senai, Sesi, Sebrae, dentre outras instituições). Diante do exposto e da quantidade de informação digital disponível, pretende-se verificar se a oferta de produtos e serviços informacionais em ambientes virtuais do Sistema S é alinhada à demanda de necessidades de informação dos empresários.

    ResponderExcluir
  16. O resumo acima prima pela objetividade e clareza. Sinto falta, entretanto, de algum tipo de metodologia que elucide como será realizada a verificação da oferta de produtos e serviços informacionais em ambientes virtuais do Sistema S em relação à demanda de necessidades de informação dos pequenos e micros empresários.

    ResponderExcluir
  17. Resumo: As taxonomias navegacionais se tornaram os instrumentos responsáveis pela organização e localização dos produtos disponibilizados nos sítios de comércio eletrônico. Diante das semelhanças que estas ferramentas encerram em relação às linguagens documentárias tradicionais, este trabalho propõe uma pesquisa, sob a égide da Ciência da Informação, que visa a proposta de orientações para a construção de taxonomias navegacionais, assim como o estabelecimento de critérios a fim de avaliar a qualidade destes instrumentos.

    ResponderExcluir
  18. O resumo anterior é coeso e sucinto. Apresenta e contextualiza brevemente o assunto a ser tratado e cita os objetivos que pretende alcançar com a pesquisa.

    Resumo:
    Estudo da relação entre o documento textual e o registro oral e suas diferenças do ponto de vista arquivístico, partindo da análise do procedimento que lhe dá origem – a metodologia da história oral, num contexto de preservação da memória institucional. Para a realização do estudo será efetuada uma pesquisa bibliográfica, que envolverá levantamento de fontes de informação primárias e secundárias, levantamento de dados através de entrevistas com membros do Programa de História Oral da Justiça Federal e consulta a documentos que respaldem e orientem a realização do Programa.

    ResponderExcluir
  19. Eduardo Morici Gonçalves - GSI (Atrasado kkk)

    Achei o resumo coeso e a metodologia que proposta válida, mas eu pensava que a transcrição do registro oral pela justiça fosse literal.

    Resumo:
    Dada a necessidade de validação da autenticidade de documentos, este estudo visa inserir a assinatura digital de um documento, seja ele qual for, em um QRCode (http://pt.wikipedia.org/wiki/QR_Code) que, quando lida a partir de um celular, envia os dados da assinatura digital, utilizando acesso web ou SMS, para um "cartório on-line" que verifica se aquela informação é válida e verdadeira.

    Será avaliada a viabilidade técnica, a segurança, a eficácia e as limitações da tecnologia a partir de experimentações com documentos supostamente verdadeiros e a possibilidade de falsificar a assinatura digital de documentos que utilizam desta tecnologia.

    ResponderExcluir
  20. O resumo acima está bem claro e apresenta um problema que parece bastante pertinente. Além disso os recursos de que se pretende lançar mão estão amplamente disponíveis.

    Meu resumo:
    Uma pesquisa realizada pela IBM [1], observou que mais de 60% dos CEOs precisam fazer um melhor trabalho de captura e entendimento de informação a fim de tomar decisões mais efetivas e oportunas.

    O mercado está pleno de ferramentas computacionais que se propõem a ajudar pessoas a tirarem proveito dos dados que possuem. Porém, a pesquisa citada acima "levanta as orelhas" do leitor: ainda há uma lacuna entre capacidade e necessidade.

    Dito isso, surge a seguinte pergunta: Até que ponto a tecnologia pode contribuir para potencializar o trabalho de captura e entendimento de informação? Que peças podem preencher a referida lacuna?

    Esta pesquisa deve ser realizada através de uma investigação na literatura acerca de gestão da informação e inteligência organizacional, bem como por estudo de serviços / produtos para gestão da informação a fim de observar abordagens relevantes para o problema levantado. A realização de entrevistas em um ambiente onde esse problema está presente também é pretendida. O principal resultado dessa investigação seria um esclarecimento do problema em questão e, se possível, a elaboração de sugestões para o ambiente onde houverem entrevistas.

    ResponderExcluir
  21. 1- O resumo apresentado pelo professor é iniciado com o problema encontrado e a que se propõe a pesquisa, explica como o assunto está sendo tratado e como, a partir da pesquisa, será tratado pelo autor e esclarece o conceito aplicado.

    2- Resumo
    Ações inclusivas em bibliotecas universitárias que visem o sucesso acadêmico não são muito comuns, pelo que observei em visitas a instituições de ensino em alguns estados do país. Os acadêmicos PNEs são uma realidade nas instituições de ensino que não se prepararam para essa clientela especial, não sabendo como proceder para proporcionar oportunidades igualitárias a todos, o que dificulta a orientação aos trabalhos e pesquisas que deverão ser realizados para o sucesso desse aluno.
    As bibliotecas universitárias já deveriam estar preparadas para atender esse novo usuário, com equipamentos, pessoal e programas de treinamentos específicos, como determina a legislação vigente. O essencial nesta proposta é conhecer esses usuários e as melhores opções de atendimento, que visem suprir suas necessidades de informação para o sucesso acadêmico e com qualidade na aprendizagem através do total acesso informacional disponível na instituição.

    ResponderExcluir
  22. Ao Eduardo: hoje os correios detém o monopólio da autenticação de impressão de documentos e páginas web. Buscar mais informações sobre isso talvez fosse um bom canal para começar sua pesquisa.

    ResponderExcluir
  23. 1- No resumo postado pela colega Mônica seria interessante incluir a definição para o termo PNE. Nos outros aspectos deixa explicita o contexto da pesquisa e o foco que pretende atuar

    Resumo:
    2- A utilização dos softwares de Portais Corporativos, como facilitadores na disseminação do conhecimento e das informações dentro das organizações, deve ser fundamentada por métodos de classificação da informação, uma vez que a indexação ineficaz pode acarretar problemas no desempenho do processo de busca e recuperação.

    ResponderExcluir
  24. 1 - No resumo da Georgea, como leigo, não consegui entender: A utilização de softwares de Portais Corporativos. O usuário não vai ter acesso a estes softwares, pois, ficará embutidos no portal, porém conta-se o uso dentro da organização como base na facilitação e disseminação do conhecimento. Isso fica claro.

    2 - Da pesquisa:

    A GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO EM PROJETOS CULTURAIS AUTOSSUESTENTAVEIS

    PESQUISA-AÇÃO: A formação do conhecimento e geração de idéias na elaboração, execução, armazenamento, recuperação e acesso a informação para o desenvolvimento de projetos culturais autossuestentaveis nos níveis estratégicos, tático e operacional.


    A Pergunta problema

    O desconhecimentos e uso das informações na utilização das técnicas de gestão, de desenvolvimento de conhecimento, no gerenciamento de projetos e na captação de recursos de forma sustentável têm impe o crescimento da Escolas de Samba e Grupos de Quadrilhas Juninas de Valparaiso de Goiás?

    O Resumo:

    A problemática em relação ao desconhecimento e uso das informações na utilização das técnicas de gestão, de desenvolvimento do conhecimento, no gerenciamento de projeto e na captação de recursos de forma sustentável, tem como objetivo deste projeto é o desenvolver a formação do conhecimento na geração de idéias, elaboração, execução, armazenamento, recuperação e acesso à informação para o desenvolvimento de projetos culturais de forma a torná-los autossuestentaveis nos níveis estratégicos, tático e operacional. Assim, com a abordagem metodológica da pesquisa-Ação busca apresentar relatórios científicos dos resultados de cada etapa de execução sob os aspectos metodológicos, teóricos e executivos da pesquisa, juntamente com os resultados dos conhecimentos adquiridos com a execução da pesquisa sob os aspectos do uso e da gestão da informação e da comunicação definidos na estruturação do projeto.

    ResponderExcluir
  25. O resumo do Luís Carlos está claro, ele pretende com o uso de técnicas de gestão da informação, racionalizar os recursos utlizados no crescimento das Escolas de samba e no Grupo de quadrilhas e com isso estimular esse crescimento. Com certeza o desconhecimento dessas técnicas atrapalha esse crescimento.

    RESUMO

    Essa pesquisa pretende apresentar um estudo de usuários deficientes visuais da Biblioteca Central da Universidade de Brasília, com o objetivo de identificar as suas necessidades de informação e colher subsídios para a definição de uma política de desenvolvimento da sua coleção. A metodologia utilizada será a técnica de pesquisa qualitativa por entrevistas, por ser mais adequada no caso do universo a ser pesquisado. Será traçado o perfil desses usuários por meio da coleta dos dados demográficos e de necessidade de informação e acesso às informações digitais. O universo a ser pesquisado serão os deficientes visuais da Universidade de Brasília.

    ResponderExcluir
  26. O resumo da colega Tania retrata aspectos fundamentais de seu projeto de pesquisa. O tema (estudo de usuários deficientes visuais) é de grande pertinência e alcance social. No entanto, quanto a análise técnica do resumo, registro que o mesmo é claro mas não relata a base teórica. Estas seriam minhas considerações. Posto a seguir o resumo de meu projeto que também trata de estudo de usuários (133 palavras).

    RESUMO:
    Este projeto tem como objetivo propor um processo de gestão do uso da informação de sistemas para monitoramento do ambiente externo composto pelas dimensões: econômica, política, social, tecnológica e mercadológica, com base na sistematização de resultados obtidos e pretendidos pelos usuários. De acordo com Choo (2006, p.31): “[...] A organização do conhecimento possui informações e conhecimentos que a tornam bem-informada e capaz de percepção e discernimento. Suas ações baseiam-se numa compreensão correta de seu ambiente [...].” Utilizaremos um estudo de caso do Serviço Social da Indústria, com pesquisa qualitativa por entrevista e grupo focal, que instruirá um estudo de usuários em diferentes níveis organizacionais (técnico, gerencial e executivo). Os resultados do projeto, orientarão a gestão de sistemas de informação e o planejamento e execução de iniciativas sociais adequadas às exigências do ambiente externo.

    Abraços a todos ! Andréa Guimarães Nunes.

    ResponderExcluir

Comente & argumente