Auditório do CID
20 de abril de 2010, de 14h a 18h.
De acordo com Thalita Franco dos Santos (mestranda do PPGCINF - Lattes), O tema do Seminário tem sido tratado com grande ênfase no âmbito da Ciência da Informação e um dos aspectos que ainda não está consolidado é a tradução do termo information literacy (termo originário dos EUA, berço desses estudos). De acordo com Dudziak (2003) a expressão ainda não possui tradução para o Brasil, razão porque podemos encontrar na literatura termos como
- alfabetização informacional,
- letramento,
- literacia,
- fluência informacional,
- competência em informação
- competência informacional.
- Mark Hepworth (Blog) é professor do "Department of Information Science" da Loughborough University (Inglaterra). O professor se especializou em estudos das necessidades de informação de diferentes grupos. Tais estudos despertaram seu interesse pelo tópico "letramento informacional" relacionado com conhecimento, habilidades e atitudes para uma aprendizagem efetiva, com o objetivo de criar conhecimento. O palestrante está finalizando o livro: 'Teaching information literacy for inquiry based learning', em co-autoria com Geoff Walton. O livro estará disponível em setembro de 2010.
- Bernadete Campelo (Lattes) - professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG, realizou sua pesquisa de doutorado sobre o tema letrametno informacional, tema sobre o qual tem´publicado recentemente no Brasil e no exterior.
- Mediadora: Sely Costa (Lattes) - Diretora da Biblioteca Central da UnB e professora do PPGCINF
- CAMPELO, Bernatede. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação. v.32, set/dez 2003.
- DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, v.32, n.1, 2003
- MIRANDA, Silvania . Identificando competências informacionais. Ciência da Informação. V.33, n.2, maio/jun 2004.
- SILVA, Helena et al . Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ciência da Informação. v.34, n.1, p. 28-36, 2005.
- VARELLA, Aida; BARBOSA, Marilene Abreu A multirreferencialidade de saberes nos atos da mediação do conhecimento: o aporte das ciências cognitivas à ação pedagógica das bibliotecas. Perspectivas em Ciência da Informação, v.4,n.2, p. 187-203, mai. /ago 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente & argumente