Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quinta-feira, 1 de abril de 2010

A volta às aulas de metodologia... ou
"Como será amanhã? Responda quem puder ...

Muitos alunos têm me perguntado, sistematicamente, se teremos ou não aula nessa semana. Isso vem se repetindo desde que entrei em greve. Já cheguei a receber e-mail dizendo que não há nenhum aviso no blog (?!)

Reafirmo aos desavisados que no blog da disciplina há, SIM, um aviso quanto à greve . Basta ir ao post do dia 18/03 e lá ler o seguinte Lá diz o seguinte:

"Minha decisão (...) é entrar em greve (...)"

Sempre fui contra às greves nas universidades públicas, por princípio, como já manifestei em diversas ocasiões. Também já expliquei os motivos que me levaram a aderir à atual greve e mantenho-me fiel à minha decisão.

Sim, a greve é ruim e incômoda para todos nós da universidade, mas...
  • Não fui eu quem pediu para receber menos... (com o meu salário de hoje, cortado apenas parcialmente, a UnB, nas minhas contas, já me deve o equivalente a um bom notebook, sem juros, multa ou correção)
  • Não fui eu quem convocou a greve...
  • Não sou eu quem tem o poder-da-caneta para garantir os pagamentos integrais...
  • A decisão sobre o fim da greve não é minha somente, porém coletiva e o coletivo decidiu pela manutenção da greve.
Quando se dará o retorno? Não sei. Não depende de mim.

A minha parte estou fazendo ao continuar a manter ativa a discussão de metodologia (via blog) e ao seguir com minhas atividades de pesquisa. Também procuro atuar manifestando nas redes sociais, na tentativa de sensibilizar as parcelas da sociedade e da academia que se dispõem a me ouvir e a, eventualmente, aumentar a pressão sobre aqueles que têm o poder-da-caneta para decidir o imbrglio em favor do Brasil (ou seja, usar o poder-da-caneta para ajudar a retirar a universidade pública de pesquisa do despenhadeiro onde ela se encontra)...

Sugiro que vocês também façam o mesmo: participem do blog de metodologia, desenvolvam seus projetos e façam a pressão para o outro lado. Não perguntem a mim se amanhã terá ou não aula; perguntem ao Reitor, ao MPOG. ao MEC, ao STF, ao políticos etc.

Aos que não quiserem fazer nada, indico que acompanhem ao noticiário e às páginas e blogs que informam sobre a greve Ciência Brasil, AdunB, UnB e outras.

Aproveitem a ausência das aulas e participem mais ativamente do blog!!!

2 comentários:

  1. Caro Profº André

    Esta mensagem é para fazer valer seu apelo a todos nós e registrar mais uma participação neste Blog Criativo-Científico (com licença para esta adjetivação).

    Agregou ! informação e conhecimento ter acessado este blog e ter produzido um blog, ainda que modesto... E gostaria de agradecer a oportunidade de continuar com os estudos ativos via web neste formato de participação e manutenção do blog.

    Obrigada, Andréa Guimarães Nunes.

    ResponderExcluir
  2. Profº André e Colegas !

    Por hoje segui 2 blogs (Anotações em Ciência da Informação e Infovaloração), seguirei mais tenho certeza, os temas estão excelentes... não deu para ler mais hoje... antes de sair deste, não deixarei de registrar: conteúdos e imagens estão bem bacanas fazendo jus a Criatividade-Científica.

    Ah! façam uma visitinha lá no meu blog http://gestaousoinfo.blogspot.com/

    Abraços a todos. Andréa Guimarães Nunes.

    ResponderExcluir

Comente & argumente