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domingo, 11 de abril de 2010

O que é ciência e o que é experimentação em ciência?


Alguns manuais defendem que é necessário haver experimentação, concomitante a uma observação sistemática, para que a pesquisa seja considerada científica. Outros vão mais além e afirmam que a experimentação tem que, necessariamente, contemplar uma variável independente e variáveis dependentes. As conclusões científicas seriam resultado da comparação das variáveis dependentes, em função de múltiplas experimentações em relação à variável independente. Outros mais radicais vão mais além e afirmam que isso tudo apenas terá valor científico se for analisado através de métodos quantitativos. Esse é um modelo de ciência tradicional e muito calcado na perspectiva das ciências exatas, dentro de uma abordagem voltada para ciência enquanto prova. Qual é a sua opinião sobre isso? 

Recebi convite para participar de uma pesquisa on-line sobre café. Até tentei colaborar mas achei o questionário longo demais. Mesmo assim formei um opinião sobre uma série de "póréns" da pesquisa. 

A sugestão de atividade é entrar no site da pesquisa on-line e analisá-la sob a ótica de um pesquisador, não de um respondente. Mas para isso vai ser necessário responder, ainda de parcialmente, o questionário.

Acesse aqui o site da pesquisa do café e faça seus comentários abaixo.

8 comentários:

  1. 1. Eu acho que antes do questionário o pesquisador deveria ter colocado uma página web com informações sobre a pesquisa. Algo como o que temos no nosso blog. Realmente o pesquisador ficou devendo informações sobre o nível da pesquisa (iniciação científica, mestrado, doutorado), o tema, os objetivos, forma de respostas (aproveitamento, continuidade - ver item 7) dentre outros.

    2. O pesquisador optou por usar a escala likert, porém na primeira página de perguntas ela está confusa pois há dois graus sem identificação.

    3. Há duas comparações conflitantes (para aqueles que não são nem amantes e nem avessos ao café - é exatamente meu caso) nas afirmativas. Isso me gerou dificuldade em selecionar um ponto na escala . Uma delas é - "Café me deixa mais feliz". No final há outra afirmativa - "Café estraga meu dia".

    4. Particularmente, achei que as afirmativas que avaliam o sentimento de compra misturam o consumo de bens duráveis (carro, imóvel) com bens não duráveis (roupa, celular) e bens de consumo imediato (chiclete, café). Acredito que esses dados terão que ser analisados com muita cautela para não ocorrerem desvios ou supostas tendências.

    5. Acho que em questão de layout das páginas do questionário, uma identificação visual, uma diagramação mais elaborada ajudaria a interação dos respondentes com a pesquisa. Por exemplo, ao clicarmos "confirmar" o sisteminha deveria emitir no cabeçalho da próxima página algo como - Etapa 1 de 2, ou Etapa 2 de 3... Enfim, algo que o respondente pudesse entender em que etapa está e o quanto falta para finalizar o questionário.

    6. Por último, achei a última página (eu presumo, porque realmente cansei e não respondi) cansativa demais. Pelo que eu avaliei eram praticamente 60 afirmativas para serem analisadas. Realmente desisti de responder. Estou me referindo a que faz uma avaliação de valores, começa com o exemplo da Coca Cola.

    7. Ainda com relação ao item 6, o pesquisador tinha que ter deixdo claro em uma página inicial sobre a pesquisa se o respondente precisa ir até o final, se pode interromper as respostas para continuar em outro momento, se o sistema permite o envio de respostas parciais. Enfim, confesso que não sei se a parte que eu respondi será em primeiro lugar enviada, e em segunda lugar aproveitada na análise. Faltou explicação.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Ufa!! Tive coragem de concluir a pesquisa e eu sei que é mais fácil criticar que elogiar, mas tentei analisar como pesquisadora e notei alguns pontos negativos:

    - Falta claresa na explicação da pesquisa e não é mencionada a destinação da mesma;
    - Logo no início tem dois quadrinhos da legenda sem definição;
    - Antes de começar de fato a responder o questionário, o respondente tem que responder 4 perguntas que pela descrição não servem para nada;
    - A descrição inicial sugere uma pesquisa sobre o consumo do café, depois parece que é sobre comportamento de compra e por fim parace uma entrevista com um psicológo;
    - As listas extensas de perguntas, a medida que vão sendo respondidas impossibilitam a leitura dos números dos graus atribuidos para as respostas.
    - As muitas variavéis presentes na pesquisa vão dificultar a avaliação, são muitos pontos distintos para serem cruzados.

    Pontos positivos:
    - No final, eles solicitam que o respondente repasse a pesquisa e achei uma boa técnica de prospecção.
    - As pesquisa pela internet são de fácil acesso e possibilitam maior abrangência geográfica a um custo menor.

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  4. - Na página inicial de abertura faltou uma apresentação da pesquisa, uma série de questionamentos me vieram à mente em dar continuidade ou não - caso fosse meramente colaboradora e não como participante de uma atividade em razão da disciplina do mestrado - em especial quando o autor comenta “independente de gostar ou não de café ou de já ter participado de outra etapa da pesquisa”. Que outras etapas ou será que eu me enquadro no público-alvo da pesquisa? Qual o objetivo? Dentro outros.

    -Algumas perguntas me parecem redundantes e até mesmo desnecessárias em determinadas situações, pois: se afirmo que não gosto de café, como mais adiante vou avaliar a qualidade do café ou ter noção de quanto custa? Afinal como não há um preâmbulo da pesquisa, a primeira impressão que se tem pelo nível das perguntas é que elas são destinadas ao grupo de consumidores do café e assim, a população de não consumidores poderia se sentir desvalorizada e por fim desmotivada em dar continuidade ou responder por mero “achismo”.

    -No item que afirma sobre o sentimento envolvido na hora da compra de determinado produto é conflitante listar bens de consumos tão distintos. Sob o viés de pesquisador me questiono “como analisar as respostas apresentadas nesse item ou realizar o cruzamento de dados com as demais?

    -Fiz o seguinte teste: em um dos tópicos deixei um item sem avaliação e cliquei no botão continuar a pesquisa. Quando fiz isso, imaginei que fosse aparecer algum alerta informando que não seria possível dar continuidade, uma vez que não havia respondido todos. Mas o programa não está sensível a este tipo de situação.

    => Concluindo, como o questionário não está bem formulado (quantidade excessiva de itens em cada tópico, fazendo com que você se perca durante a análise; em alguns tópicos a escala parece não estar completa conforme a legenda) e as páginas também não são atrativas – de forma que estimulem o público a continuar, provavelmente muitas pessoas desistiriam antes mesmo do término e o número de acessos não condiria com a realidade dos dados coletados, o que provavelmente acarretaria desvios na análise e futuras conclusões da pesquisa.

    Acho válida a idéia de enviar o resultado da pesquisa por e-mail.

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  5. - Não foram definidos os objetivos gerais e específicos.
    - Em relação ao instrumento de pesquisa, é longo e cansativo. Quase desisti do meio para o fim do questionário.
    - Ficou difícil avaliar as questões sem a definição dos objetivos.

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  6. Uma explicação maior sobre os objetivos da pesquisa se faz necessário. O fato de dizer que é sobre café e passar para comportamento de compra e depois ir para uma página com inumeras questões que não tem nenhuma relação com café desanima a continuação do preenchimento.

    Questionario muito grande, o numero de respondentes para as primeiras questoes será grande e das ultimas muito pequeno. Sera dificil a analise.

    O visual e os recursos do instrumento estão muito pobres, não prendem o participante.

    Pontos positivos:
    - Usar um questionário eletronico facilita a coleta , o preenchimento e as analises.
    - O envio do resultado por email é bem interessante. Informar que isso será feito a quem preencher todo o formulário poderia ser um motivo para a não desistência.

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  7. O formulário da enquête confunde o objetivo apresentado da pesquisa, e isto apenas transparece após a fase de respostas inicias do questionário, quando a pesquisa aparentemente muda da orientação, indo de opinião sobre o consumo do café, para uma sobre preferências de marcas.

    O extenso quadro de perguntas dá uma impressão que o avaliador não se preocupou com a percepção do respondente sobre o questionário, não criando um fio lógico de raciocínio, e focado no objetivo da pesquisa.

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  8. R: Além de longo, possui muitas opções e não esclarece o porquê das perguntas, mas fui até o final.

    1 – Creio que a pesquisa necessitaria de uma página inicial explicando a finalidade da mesma.

    2 – As escalas são extensas e as afirmativas não refletem as possibilidades dos respondentes.

    3 – Colocar algumas marcas em detrimento de outras é sugestionar o respondente a determinada pergunta. Só conhecia 03 marcas.

    4 – Creio que o pesquisador não compra café... visto que não colocou a opção do café moído na hora da compra ou os aromatizados, ou ainda, se bebe acompanhado tipo o nosso tradicional pingado.

    5 – Enviar o resultado da pesquisa é uma forma de valorizar o tempo de quem respondeu.

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