Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Rodízio de resumos



A proposta é verificar o nível de entendimento que o resumo de sua pesquisa atinge com jovens pesquisadores de CI.  A atividade ocorrerá da seguinte forma:
  1. Sonia Boeres postará um resumo até hoje (5ªf, dia 11/abril) a noite ;
  2. o resumo deverá: 
    ter até 150 palavras,
    apresentar o problema (ou objetivo geral) da pesquisa,
    indicar qual é a base teórica  (conceitos principais e respectivos autores),
    indicar qual é a base empírica,
    sinalizar como se dará a execução (metodologia),
    primar pela precisão e clareza;
  3. quem vier na sequência comentará o resumo anterior quanto:
    a) clareza e compreensão,
    b) precisão,
    c) sugestões;
  4. após o que deverá postar seu próprio resumo, para que uma nova rodada seja iniciada;
  5. o prazo é até às 22:00hs, horário de Brasília, do dia 17/maio, 4ªf;
  6. nesse momento Sonia comentará o último resumo, encerrando a atividade. 
Atividades similares já foram realizadas anteriormente neste blog; conheça-as clicando aqui.

54 comentários:

  1. A tese pretende responder à pergunta: quais as competências profissionais que devem ter os gestores de bibliotecas para trabalhar com preservação de informacao digital no Brasil? Será respondida por meio de uma investigação exploratória, cujos instrumentos de coleta de dados serão revisão de literatura, entrevistas e questionários, com avaliacão qualitativa, levantando o conhecimento formal, dos gestores, desde a graduação até cursos de pós-graduação. Como resultado será proposto um arcabouço para a capacitação de gerentes de biblioteca. Os principais autores da área são Murilo Cunha e Miguel Arellano.

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    1. O PROBLEMA é apresentado em forma de pergunta, de onde se infere que o objetivo é "identificar as competências profissionais que os gestores de bibliotecas devem ter para trabalhar com preservação de informação digital no Brasil (ajustado)".
      O OBJETIVO identificado foi colocado como resultado, que seria "um arcabouço para a capacitação de gerentes de biblioteca".
      A BASE TEÓRICA (conceitos) não foi identificada - talvez dentro da "revisão de literatura", mas dois autores são apontados como referência (Murilo Cunha e Miguel Arellano).
      A BASE EMPÍRICA identificada foi "dados obtidos de revisão de literatura, entrevistas e questionários".
      A METODOLOGIA identificada foi:
      - revisão de literatura;
      - coleta de dados ... em entrevistas e questionários;
      - avaliacão qualitativa;
      O resumo pode ser melhorado no quesito CLAREZA.

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  2. Trata-se da investigação para avaliar o emprego de redes sociais virtuais como fonte útil de informação no contexto da atividade de Inteligência. Esta proposta está ancorada na necessidade de se trabalhar as Redes Sociais da Internet como fontes abertas de informações, tomando por base os conceitos de Dado, Informação, Conhecimento, Inteligência, segundo Tarapanoff, Araújo Junior e Alvares, bem como o conceito de Rede Social, segundo Augusto de Franco e Sônia Aguiar. Por meio de um estudo de caso do Twitter, pretende-se extrair dados diretamente deste microblog para proceder uma análise investigativa das mensagens do Twitter em busca de informação e conhecimento de proveito no processo de Inteligência. Por fim, tenciona-se apresentar elenco de fatores que devem ser considerados como fatores de sucesso na aplicação e emprego de redes sociais no processo de geração de conhecimento com vista à inteligência.

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    1. Problema: avaliar a utilização das redes sociais como fonte de informação de Inteligência.
      Base teórica: Tarapanoff, Araújo Junior, Alvares, Augusto de Franco e Sônia Aguiar.
      Objetivo: elencar os fatores a considerar no sucesso na aplicação e emprego de redes sociais para a geração de conhecimento de inteligência.
      Base empírica: internet (twitter).
      Metodologia: revisão literária, coleta de dados do twitter e avaliação dos resultados.

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  3. O objetivo deste projeto é analisar os tipos de sistemas de informações gerenciais de projetos (SIGP) e de registros imagéticos buscando a possibilidade de integração para acompanhamento de projetos e uso posterior das informações em captação de recursos, através de uma pesquisa bibliográfica sobre os autores dos temas abordados – sistema de gerenciamento de projetos e registros imagéticos. A pesquisa sobre os sistemas será feita na internet buscando dar o suporte à este estudo. Como resultado espera-se poder subsidiar a implantação de um sistema de informações de gerenciamento de projetos com módulo de informações imagéticas que possam ser reutilizadas em apoio a projetos de captação de recursos.

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    1. Entendi que o objeto do projeto é a integração do gerenciamento de projetos com captação de recursos. Para isso serão analisados os SIGP E OS REGISTROS IMAGÉTICOS (não sei muito bem o que é isso, ainda tenho que ler o projeto).
      Sistemas(quais) na Internet ficou um pouco vago.
      Como sugestão quebraria a primeira frase em duas a fim de separar o problema da metodologia.

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    2. O resumo não é em um único parágrafo?

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  4. Essa pesquisa tem por finalidade, analisar a eficiência e a eficácia da informação produzida pelas Equipes que tratam incidentes de segurança em rede de computadores (ETIR) para apoio ao gerenciamento dos incidentes, no contexto da Ciência da Informação (CI). Além de contemplar as necessidades informacionais dos usuários, tal abordagem considera que a CI envolve o estudo da informação e a sua interação com as TIC, bem como o seu relacionamento com a segurança da informação. A pesquisa abrange pesquisa bibliográfica, particularmente no tocante ao mapa do conhecimento da CI, a fim de perceber como ocorre o processo de mediação da comunicação da informação (tendo por base o modelo proposto por Zins), na segurança da informação. Abrange também, pesquisa documental e estudo de caso a fim de compreender as atividades desenvolvidas e analisar como o conhecimento é produzido, registrado e disseminado em quatro, das principais ETIR nacionais.

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  5. Problema: Analisar a eficiência e eficácia da informação produzida pelas as Equipes que tratam de segurança em rede de computadores (ETIR). Perceber como ocorre o processo de mediação da comunicação da informação, na segurança da informação.

    Base Teórica: Pesquisa bibliográfica. Modelo mapa de conhecimento proposto pelo ZINS.

    Base Empírica: Quatro principais ETIR nacionais.

    Objetivo: Analisar a eficiência e a eficácia da informação produzida pelas Equipes que tratam incidentes de segurança em rede de computadores (ETIR) para apoio ao gerenciamento dos incidentes, no contexto da Ciência da Informação (CI), considerando que a CI envolve o estudo da informação e a sua interação com as TIC, bem como o seu relacionamento com a segurança da informação .

    Metodologia: Pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de casos a fim de analisar como o conhecimento é produzido, registrado e disseminado entre as 4 equipes.


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  6. O projetoa tem como objetivos identificar a necessidade de informação dos usuários da estatística educacional no Brasil, verificar se as necessidades são atendidas e qual o retorno da sua usabilidade para a educação brasileira, visando melhoria da área educacional. A estatística educacional é produzida pelo censo escolar da educação básica e pelo censo da educação superior. A pesquisa terá abordagem exploratória e descritiva, com auxílio de revisão de literatura; questionário e análise dos dados. Alguns autores que irão ajudar no estudo são Lakatos e Marconi; Le Coadic; Murilo Cunha; Araújo Junior; Alvares. Pretende-se, como resultado, obter as consequências de uso dos indicadores educacionais pelos usuários e pesquisadores, em seus trabalhos, para os tomadores de decisões na área educacional e, também, para o indivíduo, o grupo, a instituição e a sociedade, em seu conjunto.

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  7. No meu entendimento, o projeto visa identificar quais são as necessidades de informação de quem utiliza as estatísticas educacionais no Brasil, quais as reais necessidades segundo os usuários e se elas são atendidas, e qual o retorno que o uso das estatísticas educacionais proporcionam no âmbito da educação brasileira.
    Como sugestão eu colocaria o problema em forma de uma pergunta para ficar mais claro e objetivo, devido a abrangência do estudo. E eu não colocaria no resumo a definição de estatística educacional, nem explicaria que é produzida pelo censo. (Ana Carolina C. Faria)

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    1. Obrigada Ana Carolina pela sugestão. Esclareço que, eu não coloquei a definição de estatistica educacional mas sim limitei, dentro das inúmeras estatísticas educacionais produzidas, quais eu pretendo trabalhar, que são as dos censos da educação básica e da educação superior.

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  8. Esta pesquisa pretende verificar qual a composição do Perfil de profissional da informação que esta sendo formado no Brasil, segundo três fatores: competências e habilidades, atuação no mercado de trabalho e a formação acadêmica recebida na graduação. Será realizada a investigação exploratória e os dados serão analisados por meio da aplicação de questionários e entrevistas. Delimitou-se a abrangência da pesquisa com os egressos formados nos últimos cinco anos em uma universidade pública de cada região do Brasil, que oferece graduação em Biblioteconomia ou Ciência da Informação. Os conceitos e a definição, de profissional da informação, competências e habilidades e mercado de trabalho, serão explorados segundo Suzana Pinheiro Machado Mueller, Marta Lígia Pomin Valentim, Moreiro Gonzáles, Harold Borko e Shiyali Romamrita Ranganatham. Como resultado, pretende-se construir um quadro com a composição do Perfil profissional dos profissionais da informação de cada região do Brasil.

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  9. Problema: perfil do profissional da informação segundo três fatores: competências e habilidades, atuação no mercado de trabalho e a formação acadêmica recebida na graduação.

    Base teórica: os conceitos e a definição, de profissional da informação, competências e habilidades e mercado de trabalho, serão explorados segundo Suzana Pinheiro Machado Mueller, Marta Lígia Pomin Valentim, Moreiro Gonzáles, Harold Borko e Shiyali Romamrita Ranganatham.

    Objetivo: construir um quadro com a composição do Perfil profissional dos profissionais da informação de cada região do Brasil.

    Base empírica: profissionais da informação formados nos últimos cinco anos em uma universidade pública de cada região do Brasil.

    Metodologia: revisão de literatura e investigação exploratória.

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  10. A pesquisa pretende apresentar uma contextualização da importância da preservação da memória para a sociedade tendo o museu como principal mediador. Terá uma análise descritiva com uma revisão de literatura sobre os conceitos Lugares de Memória, posto em evidência pela obra Lex Lieux de Mémórie, editada a partir de 1984, sob a coordenação de Pierre Nora, memória social e patrimônio histórico, contendo também um histórico sobre o Museu Histórico e Artístico de Planaltina, abrangendo a cidade de Planaltina e conseqüentemente o Distrito Federal. A pesquisa terá também uma abordagem exploratória com o auxílio de questionários e entrevistas. Os principais autores utilizados serão Pierre Nora, Georgete Medleg, Michael Pollak entre outros. Como resultado espera-se compreender a gênese e a implementação de um museu histórico e seu impacto na preservação da memória de uma comunidade, por meio do estudo do Museu Histórico e Artístico de Planaltina.

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  11. Problema/ Objetivo: Contextualizar a importância da preservação da memória para a sociedade pela mediação do museu.
    Base teórica: Pierre Nora, Georgete Medleg, Michael Pollak entre outros
    Base empírica: Lugares de Memória a partir de 1984, sob a coordenação de Pierre Nora, memória social e patrimônio histórico, histórico sobre o Museu Histórico e Artístico de Planaltina, abrangendo a cidade de Planaltina e conseqüentemente o Distrito Federal.
    Metodologia: Análise descritiva, pesquisa exploratória, questionários, entrevistas.

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  12. criança, ‘nativo digital’, está em constante contato com a informação digital. Não existe biblioteca digital infantil acessível para crianças no país. A pesquisa proposta tem como objetivo analisar o nativo digital como usuário de informação, estudar sua interação com a informação digital com intuito de verificar o tipo de informação que acessa e categorizá-la, dando-lhe tratamento informacional para propor a criação de uma biblioteca digital infantil, considerando critérios de usabilidade e interação humano-computador conforme Nielsen, Kafure, Preece e Rogers. Os métodos sugeridos para obter insumo para pesquisa são: levantamento bibliográfico, questionários e entrevistas com as crianças, professores e bibliotecários e a observação assistemática da interação das crianças participantes do Programa Um Computador por Aluno em Brasília com a informação digital.

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  13. Consegui compreender o Resumo da colega Bárbara, pois está claro e preciso.
    Seu problema concentra-se em contextualizar a importância da preservação da memória para a sociedade, utilizando o museu como mediador.
    Como base teórica, utilizará como referências Pierre Nota, Georgete Medleg, Michael Pollak e outros.
    Terá como base empírica os profissionais da informação do Museu Histórico e Artístico de Planaltina que serão entrevistados.
    Metodologia: revisão de literatura, pesquisa documental e exploratória.

    Sugestões: será que é preciso informar os resultados no Resumo?

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    1. Olá Alcimar, obrigada pela intervenção. Na verdade eu utilizei a palavra Resultado no sentido de Objetivo geral do trabalho, talvez tenha ficado meio confuso. Vou pensar numa melhor utilização dos termos.

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  14. Resumo: Esta pesquisa trata-se de um estudo sobre a atual situação da Segurança da Informação (SI) sob a ótica da Ciência da Informação (CI). Serão explorados os conceitos das relações multidisciplinares da CI sob a perspectiva de Jaime Robredo e também às taxonomias adotadas por Chaim Zins. Para alcançar os objetivos, será feita uma pesquisa documental, bem como, uma entrevista com especialistas de diversas áreas e campos do conhecimento no âmbito da Universidade de Brasília.

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  15. O tema da dissertação do colega está claro, no entanto acredito que deva direcionar o trabalho para alguma área específica da Segurança da Informação e, com isso, torna-lo mais preciso. Importante ressaltar que se esse, de fato, for o tema, o resumo está coerente. Com relação a base empírica é necessário delimitar as áreas e os campos do conhecimento para enfatizar o enfoque da pesquisa. Por fim, o resumo está claro e preciso.

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    1. Obrigado Larissa, o seu questionamento está me levando a uma nova reflexão sobre a delimitação das áreas e campos do conhecimento.

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  16. Este trabalho destina-se a apresentar modelo de política de direito autoral para adoção por universidades e institutos de pesquisa, no que concerne a periódicos científicos e repositórios. Os temas abordados são o acesso aberto à literatura científica e o direito autoral. Propõe-se uma análise da literatura sobre os temas e da percepção de autores e editores de periódicos de disciplinas das três divisões do conhecimento, assim como de gestores de repositórios de universidades e institutos de pesquisa, sobre políticas de direito autoral no contexto do acesso aberto. Configurado como um trabalho exploratório, por tratar de tema ainda pouco abordado, o estudo será conduzido por meio de análise da literatura especializada nos tópicos que constituem seu aporte teórico, bem como análise do conteúdo identificado, levantamento (survey) e elaboração de modelo de proposta. Como resultado, apresentará um modelo de política de direito autoral apropriado para ser adotado por universidades e institutos de pesquisa no Brasil.

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    1. Clareza e precisão: Consegui compreender a ideia da colega sem maiores dificuldades. Para mim ficou um pouco obscuro apenas a questão das três divisões do conhecimento. Já que você fala em periódicos, de intrometida fui na CAPES e achei uma divisão por área que vão além dessas três que você escreve. Veja:http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/TabelaAreasConhecimento_072012.pdf De onde vem essa divisão? Seria Exatas, Humanas e Sociais aplicadas? Isso pode ficar um pouco mais claro para leitores leigos como eu. Senti falta dos autores da sua base teórica.

      Um abraço.



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  17. O trabalho tem como objetivo estudar a partir dos conceitos de comunicação e mediação da informação segundo reflexões de Gomes, Barreto, Almeida Junior, Baccega, dentre outros, as atividades realizadas entre os professores de língua portuguesa e os alunos do ensino médio das escolas públicas do Distrito Federal sobre a questão da promoção da leitura e do letramento informacional (discutido por Lau, Campello, Gasque, Kuhtlhau). Também será realizada uma análise dos documentos norteadores da educação brasileira (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio desenvolvido pelo Ministério da Educação) buscando compreender os aspectos informacionais para a educação básica. A metodologia utilizada será questionário para os alunos e entrevista estruturada para os professores.

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  18. Problema/objetivo: através de conceitos de comunicação e mediação estudar as atividades realizadas entre docentes e discentes nas escolas públicas do DF em relação a promoção da leitura e ao letramento informacional.

    Metodologia: Análise Documental- Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio-MEC e coleta de dados através da aplicação de questionários para os professores e entrevistas para os alunos.

    Base empírica: professores e alunos das escolas públicas do Distrito Federal

    Base conceitual: Gomes, Barreto, Almeida Junior.

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  19. COMMENTS DA LORENA:

    RESPOSTA A YACIARA
    Objetivo: Estudar as actividades realizadas (promoção de leitura e letramento informacional) entre os professores e estudantes da língua portugesa de escolas públicas de ensino médio do DF.
    Base teórica: Conceitos de comunicação e mediação da informação. Autores: Gomes, Barreto, Almeida Junior, Baccega, Lau, Campello, Gasque, Kuhtlhau
    Base empírica: Professores e estudantes do ensino medio de escolas particulares do DF.
    Metodologia: Análise dos documentos norteadores da educação brasileira, e questionário para os alunos e entrevista estruturada para os professores.


    RESUMO LORENA
    OBJETIVO: Envolver ao usuário num rol importante e significativo em os métodos de avaliação de usabilidade das interfaces, e na recuperação da informação dos aplicativos desenvolvidos para eles.

    BASE TEÓRICA: Experiência do usuário, design da interface, design emocional, call to action, usabilidade, engenharia kansei. Autores: Jakob Nielsen, Norberto Chaves, Don Norman,

    BASE EMPÍRICA: Aplicativos desenvolvidos para uso em telas de toque.

    METODOLOGIA: Análise do requerimentos das necessidades; prototipagem; test com os usuários aplicando a observação, questionário e entrevista (focus group), e medição de tempos em fazer as tarefas; iteração dos protótipos reais.

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  20. A pesquisa pretende demonstrar como os processos de comunicação científica estão refletidos nas leis de direito autoral no Brasil, Austrália, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e Japão. A partir do mapeamento dos atributos que caracterizam o sistema e processo de comunicação científica, será realizada análise comparativa dos conjuntos normativos em relação a critérios de temporalidade, territorialidade, restrições e permissões de uso, barreira de preços, entre outros. Tendo por base os conceitos trabalhados por Costa,Fitzgerald, Harnard, Kuramoto, Suber e Swan, pretende-se entender as intersecções entre as leis de propriedade intelectual, normas científicas e novos padrões tecnológicos.

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  21. Olá Camila Portela,
    Pelo o que entendi do resumo o projeto busca investigar o funcionamento das leis de direitos autorais para processos de comunicação científica.

    Em relação aos aspectos de compreensão, clareza e precisão, gostaria de ressaltar que o resumo foi bastante preciso e conciso, gostei muito. Apenas gostaria de deixar uma sugestão que serve para nossa discussão, acredito que o termo "demonstrar" poderia ser substituído por "avaliar" para não cometermos o erro do agente Mulder.

    Sucesso com o projeto! =)

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    1. Oi Frederico, muita agradecida pela sugestão. O projeto ainda precisará de alguns recortes e análise mais aprofundada da metodologia a ser aplicada.

      Boa sorte com seu projeto também =)

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  22. O projeto visa avaliar políticas públicas para bibliotecas públicas para compreender a invisibilidade destas bibliotecas à sociedade. Terá como base teórica o conceito de políticas públicas segundo a linha de estudos de Ivanete Boschetti, para bibliotecas públicas os principais autores são Emir Suaiden e Luís Milanesi, o conceito de invisibilidade das bibliotecas é definindo por Suaiden, ainda serão utilizados Maria de Lourdes Couvre na definição de cidadania e autores como Louis Althusser e Antônio Gramsci na definição de instituições. A base empírica do projeto são os usuários e gestores de bibliotecas públicas e a documentação governamental referente a políticas públicas para biblioteca pública. O estudo empírico será realizado por meio de questionário, grupo focal e levantamento de documentos governamentais.

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    1. Frederico, bom dia! O resumo ficou bem objetivo. Gostaria apenas de sugerir que no seu objetivo fosse substituido a palavra "para" por algo como "visando" ou outra palavra que você ache mais relevante. Isso, para não ocorrer repetição de "para" e "para".

      Uma questão que sugiu ao olhar seu resumo foi: realmente é possível compreender a invisibilidade das bibliotecas públicas por meio das políticas públicas? Isso seria uma questão de política pública ou de gestão da biblioteca? Falo isso, pois temos um exemplo aqui em Brasilia que é a Biblioteca Demonstrativa e a gestão dela trouxe a grande visibilidade que ela tem, inclusive internacional.

      Pelo que eu entendi a sua pesquisa irá verificar isso também, mas talvez esses questionamentos podem levantar outras possibilidades. Espero ter colaborado de alguma forma! Desculpe qualquer coisa.


      Segue a estruturação conforme solicitado em sala:

      Objetivo: avaliar políticas públicas para bibliotecas públicas visando compreender a invisibilidade destas bibliotecas na sociedade.

      Base teórica: políticas públicas (autor: Ivanete Boschetti); bibliotecas públicas (autores:Emir Suaiden e Luís Milanesi); invisibilidade das bibliotecas (Autor: Suaiden); cidadania (autor: Maria de Lourdes Couvre); e instituições (autor: Louis Althusser, Antônio Gramsci).

      Base empírica: usuários e gestores de bibliotecas públicas e a documentação governamental.

      Metodologia: questionário, grupo focal e levantamento de documentos governamentais.

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    2. Olá Conceição,
      Obrigado pelo comentário. Gostei muito das suas observações, foram todas pertinente e salutares.

      Sobre sua pergunta, da possibilidade de compreender a invisibilidade por meio das políticas públicas, eu não sei dar uma resposta agora, mas espero descobrir ao final do trabalho hehe. Mas, gostaria de poder discutir mais com vc, gostei das suas observações. Abraços

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  23. Visa identificar os elementos necessários para melhorar o uso de Repositórios de Objetos de Aprendizagem, levando em consideração as necessidades de docentes e discentes. Serão trabalhados prioritariamente os seguintes conceitos: Repositórios de Objetos de Aprendizagem, Objetos de Aprendizagem e Usabilidade Pedagógica. Estes conceitos serão baseados nos seguintes autores: Xavier Ochoa; Maria de Lourdes O. Martins; Tauroco; Gardner; CAREO; LOM; etc. A base empírica será subsidiada pelos Repositórios de Objetos de Aprendizagem e pelos docentes/discentes. A metodologia será focada no uso de grupos focais e na análise exploratória dos repositórios. Como conclusão, busca-se a identificar alguns elementos (sejam eles pedagógicos ou técnicos) que podem melhor atender as necessidades desse público-alvo.

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  24. O resumo da Conceição está claro e conciso. Sugiro apenas uma alteração no final do resumo: substituir "como conclusão busca-se..." por "Os resultados esperados são..." e aí colocar quais são os resultados esperados, uma vez que ela repetiu o objetivo já citado acima.

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    1. Mirian, muito obrigada pela considerações, com suas sugestões ficará muito melhor.

      Obrigada

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  25. Projeto de pesquisa que propõe um estudo com o objetivo de analisar a atuação dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas na consolidação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). A metodologia abrangerá pesquisa documental para coleta e análise de documentos institucionais e abordagem quanli-quantitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados questionário com questões abertas e fechadas e entrevista semi-estruturada. Como resultado espera-se obter uma melhor compreensão da atuação dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas e ainda, uma avaliação da efetividade do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

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  26. En relación al resumen: Encuentro que tiene claridad y coherencia a la lectura en conjunto. A aunque faltaría precisar autores que guíen la propuesta. Me gusto la propuesta.

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  27. Formación académica sobre estrategias lectoras por parte de los Profesionales de la Información y su aplicación en diversos espacios de promoción de la lectura. Conocer la forma como los Profesionales de la Información están abordando este tema nos permitirá elaborar una propuesta de mejora Curricular y de intervención en contextos similares.
    Se tomaran en cuenta como base teórica, Profesional de la información, Formación profesional. Estrategias lectoras, Comprensión lectora, lectura. Tipo de investigación Cualitativa y Cuantitativa.

    Como base empírica los profesionales de la información, siguiendo las propuestas de los siguientes autores: GASQUE, Kelley, CUEVAS, Cervero Aurora, NARANJO, Edilma.

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    1. Esta clara el tema de la investigación, nos gustaría saber mas acerca de las herramientas que utilizaras para el recojo de la información.
      Interesante propuesta.

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  28. La propuesta busca identificar las necesidades reales de información de las mujeres en situación de pobreza, para elaborar un plan de Alfabetización Informacional con el cual ellas puedan empoderarse de información y conseguir mejores habilidades y capacidades educativas, sociales y económicas. Para ello se aplicará principalmente la metodología cualitativa y se proponen las técnicas de grupos focales. Complementado con métodos cuantitativos como la encuesta, la cual nos facilitará la medición de las frecuencias, comparación de los resultados.
    Los principales conceptos son Letramento Informacional, Acceso a la Información, Derecho a la Información, Género.
    Autores: LAU, SIMEÃO, MIRANDA, GASQUE.
    Base empírica: Mujeres en situación de pobreza.

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    1. O texto apresenta uma boa estrutura no que se refere a precisão da delimitação do tema e clareza na maneira como será conduzida a pesquisa para se alcançar o objetivo proposto. Como sugestão seria apenas o melhor enquadramento textual da base teórica que será utiliza, pois pelo que me pareceu ficou sem conexão com o parágrafo principal do resumo mais nada que comprometa a compreensão da proposta de pesquisa.

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  29. Resumo: Estudo sobre a aceitação e uso do livro didático eletrônico pelas universidades públicas do Brasil. Serão pesquisadas as tecnologias dos livros eletrônicos, a passagem do livro para o digital, portais e catálogos das bibliotecas dentro do universo das universidades públicas brasileiras. A metodologia cientifica utilizada será o método exploratório empregando primeiramente a pesquisa bibliográfica e documental por meio do estudo de autores como KT Anuradha, Luis Monteiro, Ursula Blattmann, Bernadete dos Santos Campello, Murilo Bastos Cunha; na segunda etapa será levantado as bibliotecas das universidades públicas brasileiras credenciadas no Ministério da Educação e identificado por meio de seus portais e catálogos quais as bibliotecas fazem uso do livro eletrônico didático e na terceira etapa será utilizado um questionário eletrônico visando identificar os aspectos que dificultam e favorecem o uso destas publicações onde para análise dos dados se utilizará de técnicas qualitativas e quantitativas.

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    1. Jacqueline, o resumo está preciso, porém para mim, não ficou claro qual o real problema de seu estudo. Gostaria de entender qual o conceito que você adota para livro didático.

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    2. O conceito de livro didático adotado é o de carácter pedagógico que auxilia na formação dos estudantes das universidades, contudo a adoção deste termo ainda não está definida uma vez que outros termos também são utilizados na literatura como livro técnico e livro científico.
      O estudo gira em torno da pergunta: De que maneira as bibliotecas das universidades públicas brasileiras tem feito uso dos livros eletrônicos didáticos para facilitar a mediação ao conhecimento?
      Obrigada pela colaboração, abraços.

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  30. Este trabalho tem por objetivo propor modelo de política de autoarquivamento em repositórios digitais de acesso aberto à informação científica no Brasil. Para tanto, serão analisadas as políticas já implantadas tanto no contexto nacional como internacional, com base nos estudos de Sely Costa, Peter Suber, Stevan Harnad, Fernando Leite e Alma Swan. Os temas abordados são comunicação científica, acesso aberto à informação científica e o autoarquivamento. A base empírica são os gestores dos repositórios digitais e as próprias políticas identificadas. Como metodologia da pesquisa será realizado o levantamento e análise das políticas, aplicação de questionário e elaboração do modelo de política.

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    1. Embora não saiba o que é autoarquivamento, presumo que seja algum filtro automático para que um determinado documento científico seja armazenado em uma base. Nesse sentido me parece que clareza maior quanto ao conceito de autoarquivamento não é necessária, pois imagino que o conceito deve ser trivial para os potenciais leitores. Quanto à base empírica, em um primeiro momento imaginei que essa base seria “[...] serão analisadas as políticas já implantadas tanto no contexto nacional como internacional [...]”. Posteriormente, ao ver que foi explicitamente dito que as bases empíricas seriam os “gestores dos repositórios digitais”, entendi que as políticas já implantadas são o referencial teórico. Imagino que ficaria mais claro trocar para “Para tanto, será utilizado como referencial teórico as políticas nacionais e internacionais baseadas nos estudos de Sely Costa, Peter Suber, Stevan Harnad, Fernando Leite e Alma Swan.”. De toda forma, embora haja essa percepção, creio que está bastante claro, bem melhor do que pretendo apresentar a seguir (está longe de ser trivial condensar em resumo e ser claro ao mesmo tempo).

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  32. As eleições são uma agregação de escolhas individuais representadas de forma coletiva. A garantia de legitimidade do processo eleitoral e a forma de agregação das escolhas envolvem mais complexidade do que é representado pelo senso comum. A falta de entendimento dessa complexidade leva a soluções incompletas e incorretas. Assim o objetivo deste trabalho é modelar uma Arquitetura da Informação que demonstre as propriedades do voto como informação registrada e seu fluxo, evidenciando essas dificuldades e possibilidades de adequação. Para tanto, do ponto de vista da informação, será utilizado o referencial da Teoria Geral da Arquitetura da Informação da TGAI de Lima-Marques e do ponto de vista epistemológico a Teoria da Escolha Social de Duncan Black, Kenneth Arrow e Robin Farquharson. Como método, serão realizadas entrevistas com autoridades eleitorais e representantes de partidos políticos, confrontando os resultados com o referencial teórico adotado.

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  33. Achei o texto claro, consegui identificar os principais pontos da pesquisa, como objetivo, autores importantes, problema, enfim, o resumo ficou claro, preciso e direto.

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  34. Sonia me desculpe, mas ontem fiquei na duvida e só agora que caiu a ficha sobre o post. Ao me organizar hoje na disciplina notei que o horário de sua postagem deveria ser às 22h e não às 21h21min como você postou. Como bom Brasileiro deixei para ultima e quando vi sua publicação acabei deixando de fazer a atividade, poderíamos falar com o professor sobre este equivoco de horário. Obrigado desde já.

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  35. A concepção atual de administração e teoria organizacional destaca campos distintos onde a criação e o uso da informação desempenham um papel estratégico no crescimento e na capacidade de adaptação das organizações (Choo 2006). Diante disso, surgem as indagações que esta pesquisa pretende estudar: como as redes sociais contribuem na mediação e uso da informação na gestão do conhecimento como estratégias futuras. A pesquisa também pretende buscar características das diferentes abordagens e discutir como elas, no uso conjunto, podem colaborar para o aperfeiçoamento de tomadas de decisão numa rede social de informação de uma organização de saúde.

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