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quinta-feira, 11 de abril de 2013

EAIPROC/2013 da APQP está aberto

Como já vem ocorrendo há alguns anos, a APQP torna público seu tradicional Edital de Apoio Ilimitado à Projetos de Ciência da Informação. Como os recursos pleiteáveis são irrestritos, não cabe crítica ao limitadíssimo prazo e à forma de divulgação. Eis as regras do EAIPROC/2013:
"A Associação de Pesquisa dos Quelônios Portentosos (APQP) torna pública a convocatória à apresentação de propostas de pequisa sobre quelônios portentosos, na categoria Edital de Apoio Ilimitado à Projetos de Ciência da Informação (EAIPROC/2012) de acordo com as diretrizes seguintes:
  1. Os projetos são restritos à Área das Ciências da Informação.
  2. Deverão ser elaborados por grupos de profissionais da área, renomados e notoriamente competentes, integrantes da disciplina de Metodologia de Pesquisa do PPGCINF-UnB.
  3. Deverão apresentar contribuição significativa para o estudo da situação-problema de Gamera.
  4. Os projetos deverão ter, no máximo, uma página manuscrita, com todas as informações pertinentes para a sua análise, e entregues ao Consultor Plenipotenciário Internacional da APQP Professor Doutor André Porto Ancona Lopez
  5. Deverão ter cópia exata de seu conteúdo informativo publicada nos comments deste post.
  6. O prazo para entrega física do manuscrito encerra-se em exatos 44 minutos após a divulgação do EAIPROC/2013
  7. O prazo para a publicação da cópia eletrônica neste blog encerra-se em exatos 45 minutos após a divulgação do EAIPROC/2013.
  8. Imediatamente após a entrega das propostas, os projetos serão apresentados em sessão pública e avaliados, na mesma sessão, pelo Consultor Plenipotenciário Internacional da APQP Professor Doutor André Porto Ancona Lopez. 
  9. Os projetos que apresentarem problemas técnicos quanto à obediência aos termos deste edital estarão sumariamente eliminados.
  10. Os projetos selecionados nesta fase serão submetidos à aprovação do Consultor Plenipotenciário Internacional Sênior da APQP Professor Doutor Eduardo Augusto Tomanik.
  11. O melhor Projeto receberá financiamento pleno da APQP, sem limite de verbas.
  12. Todas as decisões dos consultores plenipotenciários são absolutas, irrevogáveis e irrecorríveis.

Maiores detalhes podem ser obtidos na url:


8 comentários:

  1. Contextualização

    Gamera está inserida dentro de um contexto cinematográfico que apresenta narrativa sobre a possível existência desse ser mitológico, chamado Gamera. Dentro desse universo são observados elementos sociais de conflito entre Rússia e EUA, com participação “figurativa” do Japão.
    Do ponto de vista da Ciência da Informação uma das questões que podem ser estudadas relaciona-se à transmissão das informações, o que leva a dois questionamentos: os possíveis problemas ocasionados pelos ruídos existentes na transmissão das informações; e como a qualidade da informação recebida foi primordial para determinar as ações a serem tomadas/acreditadas para solução da situação-problema.

    Objetivos do projeto
    - Identificar os possíveis problemas ocasionados pelos ruídos existentes na comunicação;
    - Identificar os agentes informacionais que contribuem para tomada de decisão;

    Metodologia
    Observação não participante do vídeo e pesquisa bibliográfica.

    Proponentes: Maria da Conceição Lima Afonso; Jacqueline D. D. Rezende

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  2. Título Construção de uma base de conhecimento sobre Quelônios Portentosos
    Rafael Azevedo e Luziaro
    Problema
    A ausência de uma base consolidada e organizada sob a ótica da Ciência da Informação acerca das informações sobre os Quelônios Portentosos observados no Círculo Polar Ártico implica em uma dificuldade de enfrentamento do animal a nível mundial.

    Objetivos
    Objetivo Geral
    Organizar e consolidar as informações disponíveis acerca dos Quelônios Portentosos de forma a subsidiar o conhecimento acerca do animal.

    Objetivos específicos
    Levantar as informações científicas documentadas sobre os Quelônios Portentosos e analisar as informações divergentes.
    Definir o referencial teórico adequado para o estudo dessas bases.
    Analisar os conflitos de interpretação gerados por consultas a diferentes bases.
    Analisar como a interligação e intersecção das bases de informações sobre os Quelônios Portentosos implica em problemas de interpretação e explicação de como esses animais podem atuar.

    Justificativa
    A segurança mundial está dependendo de informações sobre os quelônios portentosos.

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  3. Projeto Gamera - Eduardo e Alcimar

    Essa proposta de projeto tem por finalidade, fornecer subsídios que apoiem as decisões do Projeto Gamera. Este projeto pertence ao portfólio da Associação de Pesquisa dos Quelônios Portentosos (APQP), tendo como referência o Edital de Apoio Ilimitado à Projetos de Ciência da Informação (EAIPROC/2013).
    A pesquisa possui caráter exploratório e descritivo. Abrangendo pesquisa documental, particularmente no tocante aos relatórios, fotos, gravações e outras mídias disponíveis que estejam relacionadas às organizações envolvidas por ocasião do incidente de codinome “operação Gamera”.
    Abrange também, entrevistas com os principais atores envolvidos na região do ocorrido, tais como: grupo de pesquisa terrestre, habitantes locais, pilotos das aeronaves e militares em comando no quartel general que participaram da condução da operação.

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  4. GRUPO
    Frank Costa, Bárbara Gomes, Frederico Borges, Reginaldo Costa, Sônia Boeris.

    TÍTULO DO PROJETO
    Mitos e verdades sobre quelônios portentosos.

    RESUMO
    O objetivo deste projeto é levantar informações e confrontá-las com os dados da análise dos fatos e evidências colhidos na Groelândia. Como resultado espera-se poder criar uma bibliografia sobre estudos existentes dos quelônios portentosos.

    OBJETIVO GERAL
    Levantar informações sobre quelônios portentosos.

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS
    Levantar informações sobre quelônios portentosos.
    Colher informações sobre os mitos de Gamera.
    Analisar os fatos e evidências colhidos na Groelândia.

    METODOLOGIA
    Será feito um estudo de campo na vila dos esquimós. Levantamento da bibliografia disponível sobre os quelônios. Análise das evidências colhidas por ocasião do evento na Groelândia.

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  5. FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

    DISCIPLINA: Metodologia em Ciência da Informação

    CONSULTOR PLENIPOTENCIÁRIO INTERNACIONAL DA APQP:

    Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez

    ALUNOS: Ada Sosa Solano y Flor Silvestre Estela

    1 TEMA: Análisis de la información

    2 TÍTULO: Información tradicional versión información científica, existe la tartaruga gigante?

    3 PROBLEMA: Sobre la mala información propagada por la aparición de una taratuga gigante, se crea alarma en la población, por lo que se busca conocer si realmente existe.

    4 OBJETIVO GERAL/ESPECÍFICOS

    4.1 GERAL:

    Verificar la existencia de la tartaruga en la zona.

    4.2 ESPECÍFICOS:

    -Recopilar información tradicional sobre la tartaruga, en la zona

    -Analizar información científica que demuestre la existencia de la tartaruga

    5 Base Empírica

    Pobladores de la zona

    6 ESTRATÉGIA E METODOLOGIA DE PESQUISA

    -Pesquisa bibliográfica;

    -Análisis da pedra da Gamera;

    -Entrevistas a la población

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  6. TÍTULO: Gamera: ser ou não-ser.
    OBJETIVOS
    Geral
    Identificar as informações favoráveis à existência de Gamera.

    Específicos
    - Entrevistar os sujeitos que testemunharam as aparições;
    - Analisar os relatos coletados;
    - Extrair os pontos em comum dos relatos coletados.

    JUSTIFICATIVA
    Diante de vários relatos (científicos ou não) sobre a existência de Gamera é necessária a reunião das fontes de informação sobre os assuntos, visando facilitar o estudo aprofundando de profissionais especialistas, como biólogos.

    MÉTODOS
    - Entrevistas com testemunhas e imprensa
    - pesquisa documental

    Mirian Alves
    Tainá Batista
    Yaciara Mendes
    Vivianne Rodrigues

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  7. PROJETO DE PESQUISA
    Proponentes: Camila Portela; Larissa Melo; Maruska Almeida
    Título
    Quelônios Portentosos: influência da informação pré-histórica no planejamento estratégico da defesa nacional.
    RESUMO
    Este trabalho destina-se a apresentar a influência do fluxo de informação sobre quelônios portentosos nas ações adotadas pelas Forças Armadas. Propõe-se uma análise da literatura sobre os temas e da percepção dos atores envolvidos. Configurado como um trabalho exploratório, por tratar de tema ainda pouco abordado, o estudo será conduzido por meio de análise da literatura especializada nos tópicos que constituem seu aporte teórico, bem como análise do conteúdo identificado, levantamento (survey) e elaboração de modelo de proposta. Como resultado, apresentará uma solução modelo de política de direito autoral apropriado para ser adotado por universidades e institutos de pesquisa no Brasil.

    Objetivo Geral: entender o comportamento do fluxo da informação entre a sociedade e o serviço de inteligência nacional sobre quelônio nos mares continentais.
    Objetivo específico: Analisar como a vivência empírica influencia nos processos decisórios das Forças Armadas.
    Justificativa: O projeto tem como escopo investigar a influência da informação pré-histórica na tomada de decisão para propor possíveis soluções no ruído da informação.

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  8. Problema: Verificar como os ruidos na comunicação e a precipitação na tomada de decisões culminaram na possivel existencia de quelonios potentosos.

    Objetivo: Identificar os ruídos na comunicação e o processo de tomada de decisão a fim de constatar ou não a existência de quelônios potentosos.

    Método: A partir do processo de comunicação identificar as lacunas e ruídos segundo a CI, verificar a existência de vestígios segundo técnicas da museologia e entrevistar os envolvidos.

    Base empírica: Ciência da informação, Museologia, Mitologia.

    Base Conceitual: autores renomados da CI e da Mitologia.

    Ana Carolina
    Lorena

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