Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

domingo, 22 de maio de 2011

Cooperação do saber

Copiado de Evolução Humana

A atividade desta semana, tanto para os alunos de mestrado em CI, como para os da Especialização em GSI consiste em apresentar o resumo do projeto para os pares e ímpares, ter seu resumo analisado e analisar resumo de outrem.

A atividade deverá seguir a seguinte sistemática:
  • O 1º comentarista serei eu, apondo um resumo utilizado anteriormente neste blog;
  • O 2º comentarista deve:
        a) Identificar-se como aluno da pós em CI, aluno da especialização em GSI, ou outra situação;
        b) Analisar o resumo anterior quanto:
            b1) Clareza;
            b2) Precisão;
            b3) Compreensão da proposta;
            b4) Sugestões.
        c) Postar seu próprio resumo com as seguintes características:
            c1) ter até 150 palavras em texto corrido;
            c2) apresentar o problema (ou objetivo geral) da pesquisa;
            c3) indicar a base teórica;
            c4) indicar a base empírica;
            c5) sinalizar como se dará a execução (metodologia)
            c6) primar pela precisão e clareza.

  • Os comentaristas subsequentes devem repetir o procedimento do comentarista anterior sucessivamente.
Atividade semelhante já foi realizada neste blog, aqui e aqui. Acesse e analise os comentários detidamente.

46 comentários:

  1. Maira Murrieta Costa disse...
    Meu resumo
    Apresenta e estuda os conceitos de social bookmarking e guia de literatura sob a óptica dos processos de organização e recuperação da informação na web. Com fundamento nos textos de Ashworth (1981), Borges (2009), Caldeira (2000), Cunha (2001), Farkas (2007, 2008), Grogan (1970), Maxymuk (2007), Redden (2010) e Rethlefsen (2007) analisa comparativamente as plataformas de social bookmarking existentes, quanto à sua adequação para a produção de um guia de literatura na web. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com enfoque qualitativo na análise dos dados, cuja abordagem está embasada na Teoria Fundamentada (Grounded Theory). A amostra classifica-se como não-probabilística, formada pelo critério de intencionalidade e é composta por quatro plataformas: 2COLLAB, BIBSONOMY, CITEULIKE e CONNOTEA. Os instrumentos de coleta de dados são: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a observação das ferramentas a partir de um protótipo de guia de literatura desenvolvido em plataforma de social bookmarking.
    23 de maio de 2010 10:51

    ResponderExcluir
  2. Pelo que entendi, o texto deve ser da época em que Maira cursou a disciplina de metodologia.

    O resumo ficou bem claro quanto ao objetivo da pesquisa, ou seja, propor um modelo de guia de literatura para a web nos moldes do social bookmarking. E para tanto, usou os verbos apresentar, estudar e analisar como recursos de síntese das idéias.

    Primeiro, apresentará e estudará conceitos, analisará as plataformas disponíveis na web e depois proporá um modelo.

    Fiquei em dúvida da adequação da metodologia ao objetivo da pesquisa. A parte teórica, que é pesquisa bibliográfica e documental entendi que irá dar a fundamentação sobre o assunto. Mas, fiquei pensativo quanto à parte prática, que será feita através da observação das ferramentas.

    Abraço querida Maira...Sucessão para vc...

    Kenji

    ResponderExcluir
  3. Estudo sobre as competências conversacionais do bibliotecário no processo de referência presencial em bibliotecas especializadas. Introdução: O propósito da pesquisa é investigar a comunicação oral durante o processo de referência presencial. Objetivo: Descrever o fenômeno da comunicação no processo de referência presencial em bibliotecas especializadas (Direito, Medicina, Agropecuária), e analisá-lo segundo a ótica das competências conversacionais. Problema: Qual o uso que o bibliotecário faz das competências conversacionais no dia a dia do processo de referência? Justificativa: A comunicação humana é um fenômeno complexo e cheio de ruídos, contudo deter competências conversacionais contribui para a melhoria da interatividade e conectividade entre as pessoas. Metodologia: Etnografia e Observação participativa. População: Bibliotecários de referência do Sarah, Cernargen, Infolegis. Coleta de dados: Fase 1 (Observar e anotar o contexto), Fase 2 (Entrevistas), Fase 3 (Análise de documentos) Análise e discussão dos resultados: Análise descritiva divida em categorias. Análise teórica sob a ótica da literatura.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. O Kenji é aluno de mestrado em CI. Peço que o comentarista seguinte não esqueça de identificar-se.

    ResponderExcluir
  5. Nome: Leandro L. Raineri
    Cursando: GSI.

    A pesquisa do Kenji é bem complexa e certamente inédita.

    Entendo que o resumo ficou devidamente claro e definido quanto a questão que será estudada, também é interessante no sentido de entender a relação interpessoal entre bibliotecários e estudantes especializados.

    Além disso, os métodos a serem utilizados estão evidentes e as fases da pesquisa bem precisas.

    Certamente qualquer profissional que lida com o público deveria ter as habilidades de compreensão e de se fazer entender aguçadas. Observar isso dentro de uma relação específica como a proposta instiga a curiosidade.

    ----

    Atualmente os ataques aos meios digitais que guardam informações estão ficando cada vez mais elaborados. Urge a necessidade, por parte dos gestores de segurança da informação, de entender e escolher as melhores ferramentas para proteção das informações e dos ativos de redes envolvidos. A pesquisa visa analisar comparativamente três IPSs (Sistemas de Detecção de Intrusão) baseados em software livre sob a ótica de um ataque específico, objetivando demonstrar o funcionamento destes perante a uma ameaça real e dar subsídios aos gestores quanto a eficácia dos softwares estudados. Com a finalidade de demonstrar o funcionamento das soluções será montado um laboratório, baseando em máquinas virtuais, no qual será realizado um ataque e auferido o comportamento do IPS. Esses dados serão comparados visando identificar pontos positivos e negativos nas soluções pesquisadas.

    ResponderExcluir
  6. Nome: Raphael D. Greenhalgh
    Mestrando em CI

    Tema bastante pertinente na atualidade onde convivemos com vários métodos de ataques virtuais. Achei claro o texto e só não sei se entendi muito bem a metodologia. Você irá fazer alguns ataques a softwares e ver como os IPSs conseguem identificar estes ataques e dar retorno sobre os mesmos aos administradores de redes, é isso? Muito interessantes sua pesquisa, boa sorte em executá-la.

    ----------

    As Coleções de Obras Raras são fundamentais para as Universidades, principalmente no contexto atual onde o pesquisador procura diretamente as fontes primárias de informação. Como o roubo de bens culturais é a segunda atividade ilegal mais rentável, perdendo apenas para o tráfico de drogas e o Brasil é o quarto país onde mais se ocorre este tipo de prática, além da onerosidade em se manter sistemas de conservação dos acervos que apresenta freqüentemente exemplares únicos, torna-se pertinente pesquisar como estes processos estão sendo empregados nestas coleções. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral identificar e analisar os processos de segurança e preservação adotados nas Coleções de Obras Raras presentes nas bibliotecas universitárias cadastradas no Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras – PLANOR, por meio de uma pesquisa censitária, com características: descritiva e quantitativa, com dados coletados por aplicação de questionário.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Helena Sacerdote – mestranda em CI

    Quanto à pesquisa do Raphael: tema relevante para a preservação de obras raras vez que o roubo é uma atividade tão frequente. Texto claro e conciso, senti falta apenas da indicação do universo a ser pesquisado.
    ---------------------
    Estudo a respeito da usabilidade e ergonomia no Ambiente Virtual de Aprendizagem para investigar se atende à necessidade de uso da informação para mediação entre professores e alunos. Há certa angústia por parte de usuários de sistemas eletrônicos quanto ao seu desenvolvimento focado no tecnicismo. Por outro lado autores como Casado e Le Coadic entendem que o usuário nem sempre sabe expressar a sua necessidade de informação. Assim, esse estudo tem como objetivo geral investigar o Sistema Aprender e a mediação da informação nesse contexto, visando com o resultado desta pesquisa oferecer subsídios que contribuam para diminuir possíveis distanciamentos entre os envolvidos: usuários vs sistemas. A pesquisa será qualitativa e descritiva, envolvendo entrevista e observação com usuários (professores e alunos) do sistema, além de uma análise do sistema do ponto de vista ergonômico e de usabilidade.

    ResponderExcluir
  9. Rinaldo Gambetta - GSI

    A pesquisa de Helena parece muito interessante sob um linguagem fluida e com escopo delineado ela pontou seus objetivos. Pelo meu entendimento ela deseja tratar da dificuldade de tanto professores e alunos com relação ao uso de tecnologia no aprendizado.
    ------------------------

    Meu estudo envolve o direito de privacidade na internet. Até que ponto uma informação ou dado na rede é dito sigiloso? Ou ainda qual o direito de uma pessoa ter um dado sigiloso? Procuro verificar estes pontos utilizando bibliografia selecionada como artigos ou livros tais quais Direito Digital de Peck Pinheiro ou Direito a Intimidade na Era da Informatica de Limberger.

    ResponderExcluir
  10. Carlos Henrique Juvêncio da Silva24 de maio de 2011 às 12:23

    Nome: Carlos Henrique Juvêncio da Silva
    Aluno especial do mestrado

    Pesquisa interessante visto que é um tema atual a questão de privacidade na web - tendo inclusive, recentemente, a Sony enfrentado um grande problema por conta de vazamento informações sigilosas. O texto ficou claro e conciso. Só acho que faltou frisar melhor como a pesquisa será feita e sob qual universo, pois a internet tem vários campos e meios distintos de utilização da informação.

    --------------------------------------------

    Objetiva analisar se o conteúdo dos relatórios institucionais é uma fonte para a construção da memória institucional. Utiliza como objeto de estudo os relatórios produzidos pela gestão da Biblioteca Nacional e publicados nos Anais da instituição. Utilizará como base teórica a idéia de Thiessen (1997) para memória institucional; a de Le Goff (2003) e Pomian (2000) para definir o que é memória; e a de Ginzburg (2003) na sua vertente de explorar os vestígios como parte da construção memorial. A pesquisa será realizada através da leitura dos relatórios, verificando se com a informação ali contida é possível recontar a formação e o desenvolvimento do acervo da instituição, constituindo-se, dessa forma, numa pesquisa qualitativa, pois tem por objetivo principal analisar um fenômeno.

    ResponderExcluir
  11. Thomas Gomes Costa - Turma GSI

    A pesquisa me parece bem concisa e com um cenário bem determinado, na qual pretende tratar se os relatórios institucionais são ou não necessários para a construção da memória institucional.

    ---------------

    Minha pesquisa envolve o levantamento e a análise das principais dificuldades causadas pela falta de um sistema de gestão da manutenção, sendo que estará voltada para o enquadramentos na normatização da área de manutenção e continuidade do negócio. Utilizará das norma ABNT NBR 15999‐1:2007 e autores que tratam sobre a manutenção.

    ResponderExcluir
  12. Caroline Maria G. Beasley24 de maio de 2011 às 15:25

    Caroline Maria G. Beasley - mestranda em CI

    A pesquisa do Thomas me parece pertinente, com um escopo bem delimitado. Pelo que eu entendi é uma pesquisa na literatura sobre sistema de gestão de manutenção.

    _____________________________________________

    O estudo propõe caracterizar o ciclo informacional, no âmbito das Organizações Não-Governamentais, em projetos ambientais financiados. Introdução: O Ciclo Informacional se inicia quando se detecta uma necessidade informacional (TARAPANOFF, 2006). A pesquisa pretende estudar as atividades de processamento da informação realizadas para satisfazer as demandas assumidas pelas ONG ao receberem um financiamento. Para isso serão utilizados os modelos propostos por Ponjuan Dante (1998), Choo (1998) e Tarapanoff (2006). Justificativa: Segundo Valarelli (2005), a visibilidade conquistada pelas ONG na última década trouxe consigo responsabilidades em relação à transparência de suas ações. Além disso, ao ganharem um financiamento, as ONG se submetem a contratos repletos de demandas de informação. Esse fato, aliado a tendência das sociedades de exigir novas ações em termos de transparência, divulgação e prestação de contas (accountability), demanda das ONG uma maior fiscalização e publicidade dos seus projetos. Problema: Quais as ações realizadas pelas ONG em sua busca para conseguir suprir as demandas de informação de seus financiadores? A metodologia é embasada em um estudo multi-caso com natureza das variáveis qualitativas, a fim de levantar dados primários que possam identificar as atividades de processamento de informação realizadas no âmbito dos projetos financiados. Além de entrevista semi-estruturadas, serão feitas análises documentais e observação direta.A revisão de dados secundários será realizada a fim de contrastá-la com a realidade encontrada. A amostra foi escolhida pelo critério de conveniência (FLICK, 2004) e será composta de 3 ONG financiadas pela Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (USAID).

    ResponderExcluir
  13. Caroline Maria G. Beasley24 de maio de 2011 às 15:29

    Caroline Maria G. Beasley - mestranda em CI

    Posto novamente o resumo, já que o outro ultrapassava o limite máximo de palavras solicitado:

    O estudo propõe caracterizar o ciclo informacional, em Organizações Não-Governamentais, em projetos ambientais financiados. Introdução: O Ciclo Informacional se inicia quando se detecta uma necessidade informacional (TARAPANOFF, 2006). A pesquisa pretende estudar as atividades de processamento da informação realizadas para satisfazer as demandas assumidas pelas ONG ao receberem um financiamento. Para isso serão utilizados os modelos propostos por Ponjuan Dante (1998), Choo (1998) e Tarapanoff (2006). Problema: Quais as ações realizadas pelas ONG em sua busca para conseguir suprir as demandas de informação de seus financiadores? A metodologia é embasada em um estudo multi-caso com natureza das variáveis qualitativas.Além de entrevista semi-estruturadas, serão feitas análises documentais e observação direta.A revisão de dados secundários será realizada a fim de contrastá-la com a realidade encontrada. A amostra foi escolhida pelo critério de conveniência (FLICK, 2004) e será composta de 3 ONG financiadas pela Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (USAID).

    ResponderExcluir
  14. Nome: Thiago Moraes
    Mestrando em Ciência da Informação

    -----
    Comentário do resumo anterior:

    Pelo que foi exposto pela Caroline, seu estudo apresenta uma base teórica consistente, com autores renomados da CI. A metodologia parece adequada, adotando estudo multi-caso para estudar o ciclo informacional em diversos contextos. Minha dúvida fica se a resposta ao problema apresentado seria suficiente para caracterizar todo o ciclo da informação de uma ONG, ou apenas com relação à submissão/disseminação da informação.

    --------
    Apresentação do meu resumo:

    Este estudo trata da Preservação Digital realizada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. A pesquisa pretende realizar um estudo de caso no ambiente Aprender-UnB, tendo por objetivo verificar as técnicas e políticas de preservação digitais adotadas no mesmo. Assim, a pesquisa tenta responder o seguinte problema: quais as técnicas e políticas de preservação digital adotadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA? Justificativa: A CONARQ (2005) publicou uma carta conscientizando da importância das questões de preservação digital em arquivos públicos. No contexto educacional, um AVA é um sistema de informação que armazena um número elevado de objetos digitais de caráter público que precisam ter seu acesso em longo prazo garantido. As bases teóricas do estudo são os modelos de preservação digital OAIS (CCSDS 2002) e de metadados de objetos de aprendizagem LOM (IEEE 2002). A Metodologia abordará observação do sistema Aprender para levantar os elementos de preservação e realização de questionários e entrevistas para identificar políticas de preservação aplicadas no ambiente.

    ResponderExcluir
  15. Helda Pinheiro
    Aluna Especial do Mestrado em CI

    Comentário resumo anterior:

    A pesquisa do Thiago mostra ser bem interessante considerando a importância do Aprender-UnB para a Comunidade Universitária. O texto está claro porém, fiquei na dúvida apenas a qual público serão aplicados os questionários e as entrevistas.

    Meu Resumo:

    Com base na definição de representação social como forma de conhecimento prático, será realizada pesquisa a fim de analisar o fenômeno da imagem do profissional analista de sistemas da informação e suas representações. O marco teórico da pesquisa será fundamentado na Teoria das Representações Sociais, sob a perspectiva de Serge Moscovici.
    Segundo Moscovici (2003, p. 210), “do ponto de vista dinâmico, as representações sociais se apresentam como uma ‘rede’ de ideias, metáforas e imagens, mais ou menos interligadas livremente e, por isso, mais móveis e fluidas que teorias”.
    O instrumento para a coleta de dados será um questionário semiestruturado com questões abertas e fechadas, com base nas orientações de Jovchelovitch e Bauer (2002). O questionário será enviado por meio do google docs no caso do usuário, pessoalmente.
    A pesquisa será feita com analistas de sistemas e usuários de três Entidades do Governo Federal e de duas empresas privadas.

    ResponderExcluir
  16. Comentário do resumo anterior:

    Achei o resumo meio confuso, como por exemplo "O questionário será enviado por meio do google docs no caso do usuário, pessoalmente."

    Meu Resumo:

    Mitigar perdas em incidentes de segurança da informação, de acordo com o especificado pela norma 27001.
    Com a implementação do plano de continuidade do negócio, seria possível mater os processo críticos funcionando até que fosse possível o retorno à condição em que se encontrava antes do incidente.
    Para verificar a eficácia do plano, serão feitos teste, onde serão simulados os principais incidentes descritos na pesquisa de segurança realizada pelo grupo cert.br

    Maurício Fagundes da Costa
    aluno da especialização em GSI

    ResponderExcluir
  17. Patrícia Costa - Mestranda em CI

    Comentário do resumo anterior:

    Ao ler o resumo da Helda, compreendi a proposta de analisar a representação social do profissional analista de sistemas de informações segundo as pespectivas do teórico Moscovici. Com relação a metodologia, senti falta de uma indicação sobre como será análise dos dados coletados.

    Meu resumo:

    Trata-se de uma análise sobre a inserção de documentos imagéticos em sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGADs) na Administração Pública, partindo de um estudo de caso sobre a política arquivística da Agência Nacional de Águas (ANA). Embora o gênero documental em questão possuir algumas características específicas, alguns autores como Lacerda (2008) e Lopez (2000) defendem que a gestão de documentos imagéticos deve ir além do tratamento meramente técnico de preservação e conservação. A gestão informatizada será analisada como suporte aos processos de recuperação, acesso e preservação de informações de valor documental.

    ResponderExcluir
  18. O resumo que Patrícia apresentou ficou bem claro quanto ao objetivo(Análise sobre a inserção de documentos imagéticos em SIGADs) e a metodologia (estudo de caso sobre a política arquivística da ANA). Sugiro que a base teórica seja ampliada.

    Meu resumo:

    Atualmente as informações tramitam, em grande parte, por meios eletrônicos e estão ulneráveis quanto a integridade e confidenciabilidade. Vários métodos de proteger a informação são utilizados e o objetivo deste trabalho é estudar um modelo de criptografia adotado para proteção de dados e informações em geral, a Criptografia RSA. O estudo deste método consiste em analisar o método utilizado pelo algoritmo RSA de criptografia focando o embasamento matemático das funções encriptadoras e os métodos para geração de chaves. Como referências serão utilizados Cryptography-Theory and Practice-Stinson, Contemporary Cryptology-The Science of Information Integrity-Simmons, o próprio algoritmo do RSA publicado no site da instituição e artigos acadêmicos sobre o tema.

    ResponderExcluir
  19. Angelica Gasparotto - mestranda em CI

    O resumo da pesquisa sobre segurança da informação em meio digital me pareceu bem claro. Alguns documentos devem ter um público restrito e o vazamento de informações pode causar sérios problemas, então o Dennes escolheu a Criptografia RSA por proteger dados e informações em geral. Contudo, acho que ele poderia especificar um pouco melhor o porquê de ter escolhido esse modelo. A metodologia consiste na análise do método utilizado pelo algoritmo RSA de criptografia, mas como será feita a análise?

    Meu resumo:

    As origens do cinema não se encontram num passado tão distante se comparadas às das outras artes, e da mesma forma, é recente a discussão sobre a correta preservação dos filmes e de seus diferentes suportes. Todavia, não é muito conhecida a forma como se dá a preservação dos filmes ou os locais que os abrigam no Distrito Federal. O que de fato se pode afirmar, é que a memória que eles registram é de suma importância, e o legado histórico deixado através desse patrimônio é importantíssimo, e deve ser preservado como qualquer outro, pois representa uma parcela da memória mundial. A pesquisa busca o entendimento de como se dá a preservação de arquivos fílmicos no Distrito Federal, por meio de visitas à cinematecas do DF e entrevista com cineastas renomados desse Estado, como Vladimir Carvalho.

    ResponderExcluir
  20. A base teórica consiste principalmente em publicações em meio digital como O Manual de operações publicado no site da Cinemateca Brasileira, o programa Memória do mundo preparado pela UNESCO e O dilema digital publicado pela AMPAS.

    ResponderExcluir
  21. Aluna especial - Mestrado PPGCINF

    O resumo apresentado acima parece ser bastante relevante, uma vez que muitos sofrem com a questão da segurança da informação que é passada pela web. Não compreendi quais serão os métodos utilizados, provavelmente por eu não ter domínio sobre a área estudada. Fiquei em dúvida sobre o universo utilizado para a pesquisa.

    _______________________________________

    Meu resumo:

    O estudo propõe verificar os princípios arquivísticos e bibliotecários para a organização de acervos fotográficos, com foco na ordenação de processos que permitam a conservação e utilização das funções de arquivo e insumo que as fotografias apresentam quando armazenadas. Para o entendimento das especificidades da imagem utilizará as ideias de Panofsky e Gombrich, encontrados também nas pesquisas de Neiva e Lopez. A base teórica para a primeira organização dos documentos será baseada nas ideias de aplicação da Diplomática de Duranti. A realização do estudo de caso será no CEDOC/UnB, que contém grande acervo fotográfico e terá como instrumentos de coleta de dados um roteiro para observação sistemática e entrevista orientada por pontos de interesse. O estudo de caso terá como objetivo a análise da organização do acervo em questão que vem sendo realizada por um centro de informação.

    ResponderExcluir
  22. Paulo Hideo Ohtoshi
    Mestrando em Ciência da Informação

    A proposta está muito bem definida. A citação de autores como Panofsky e Gombrich e de Neiva e Lopez deixa bem claro o referencial teórico utilizado. Assim como estão bem claras a base empírica e a metodologia utilizadas. O resumo finaliza com o objetivo geral da pesquisa. O desconhecimento do assunto me impede de entender completamente o resumo, que certamente será claro para os psquisadores da área.

    A minha pesquisa visa identificar os elementos para a contrução de uma ontologia sobre vulnerabilidades de software. Centenas de informações sobre vulnerabilidades de software são publicadas mensalmente na Internet. Essas fontes de informação usam padrão próprio, formato de descrição sintática e nenhuma semântica associada. A pesquisa investigará os sistemas de identificação e classificação de vulnerablidades e as metodologias e ferramentas de construção de ontologias. A ontologia proposta permitirá a padronização da nomenclatura, a classificação das vulnerabilidades, o desenvolvimento de ferramentas automatizadas e interoperáveis de gerenciamento de vulnerabilidades que facilitarão o trabalho do gestor de segurança. A metodologia utilizada será a metodologia 101 de Noy e McGuiness e a ferramenta de construção será a Protégé. O universo a ser pesquisado e a base de coleta será o banco de dados NVD National Vulnerability Database, do NIST National Institute of Standards and Technology, ligado ao Departamento de Comércio do governo americano.

    ResponderExcluir
  23. Caroline L. Durce
    Aluna de mestrado do PPGCINF

    Comentário do resumo anterior:

    O resumo do nosso amigo Paulo é bem claro e de fácil compreensão para qualquer profissional ligado à área de CI. Quanto à precisão, parece que os benefícios que sua pesquisa trará (a ontologia alcançada como resultado da pesquisa) será um divisor de águas, e que essa ontologia será adotada sempre que se falar sobre vulnerabilidades de software, em todos os lugares. Minha sugestão é que o texto seja mudado para “A ontologia proposta pode viabilizar [...] do gestor de segurança que a utilizar.”

    Resumo:

    O projeto refere-se ao estudo dos requisitos para a implementação de políticas arquivísticas nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Pretende-se com o trabalho identificar quais são esses requisitos e quais são as barreiras e oportunidades para implementação dessas políticas, bem como verificar a existência de programas de gestão de documentos no cenário das Universidades Públicas. A pesquisa será fundamentada basicamente pelos textos de Jardim, Albite e Sousa, no que tange às questões arquivísticas e na área de Políticas Públicas, Celina Souza. A pesquisa é um estudo de caso de natureza exploratória que tem como objeto de estudo a Universidade de Brasília. Para alcançar os objetivos pretendidos, serão realizadas entrevistas estruturadas e aplicados questionários pertinentes ao tema.

    ResponderExcluir
  24. Alessandra Araújo
    Aluna: Mestrado CI
    Comentário do resumo da Caroline:
    Resumo com coerência. Uma observação a fazer é com relação ao tipo de pesquisa (exploratória), normalmente esse tipo de investigação refere-se a um tema pouco estudado, ou q n foi abordado antes. É um tipo de pesquisa que mais pode ser modificada. O André tentou esclarecer sobre esse tipo de pesquisa na aula anterior, quando o Marcelo fez a exposição dele, para tomar cuidado.
    _______________________________

    Objetiva estudar sobre o uso da folksonomia na organização e preservação de acervos imagéticos: o caso da memória institucional da CONTAG. A base teórica da pesquisa terá como referência os autores, LOPEZ (2000), LACERDA (2008), AMARAL (2009) e KOSSOY (2001), bem como o conceito que POLLAK (1992) atribui à memória. Refere-se a uma pesquisa com enfoque qualitativo, utilizando as técnicas de observação, entrevistas e revisão de documentos. Em termos metodológicos, situamos como um estudo de caso, pois foca a unidade referente ao acervo de uma instituição em particular. Como recurso de análise dos dados, utilizaremos a técnica denominada Análise de Conteúdo de BARDAN (S.d). A WEB, também será um recurso metodológico, transformando um tópico do menu do site da entidade, em local de troca, discussão, recepção e manifestação da etiquetagem, onde as pessoas vinculadas à história da entidade, materializarão o uso da folksonomia.

    ResponderExcluir
  25. O trabalho da amiga Durce é muito pertinente para as instituições citadas (IFES) e poderá calçar ou ao menos direcionar a implantação de políticas arquivisticas em arquivos com pouca ou nenhuma atenção.
    Porém, talvez por falta de conhecimento da área arquivística, não me ficou claro quais tipos de requisitos ela quer, ou deve, encontrar. Se estes requisitos serão qualitativos ou quantitativos, se virão de uma entrevista ou de uma análise documental. No mais, ela sabe onde está o problema e onde quer chegar, seu texto é bem conciso e sua escrita é segura.


    -------------------------------------------------

    Estudarei métodos de preservação de acervos de som na primeira rádio de Brasília e na primeira rádio de Goiânia. Rádio Nacional e Rádio 730, respectivamente.
    Resumo:
    O objetivo geral é analisar o estado de preservação destes acervos. Escolhi as rádios pelo seu próprio produto-meio, que é o som. Logo, estes suportes recebem mais atenção que em outras instituições que os têm como uma “parte da coleção”. Como diz Gorman (apud Mey, 2002), a tradição sempre tratou os multimeios como se livros devessem ser, livros tortos, mas não o são. Discos, fitas e CDs têm diversos materiais em sua composição, o que indica que também tem diversas velocidades de degradação, dentre outras peculiaridades físicas. Serão analisados, portanto, os métodos de preservação utilizados e sua eficiência a curto e a longo prazo. Para isso, será feito uma entrevista com o “tutor” do acervo, com algumas perguntas pré-estipuladas, e uma análise das ações e suas conseqüências notáveis no acervo. A base teórica se dá por diretrizes de manuais da UNESCO, IASA, BN e autores da área como Galindo, Albite, Inarelli, dentre outros.

    ResponderExcluir
  26. Nome: Alessandra Araújo
    Aluna Mestrado CI
    Comentário Projeto do Marcelo:
    Fiquei na dúvida quanto: quais os métodos de preservação que serão estudados? Não ficou muito claro, bem como o tipo de pesquisa, exploratoria, qualitativa, quantitativa...De resto tudo certo.
    ________________________

    Objetiva estudar sobre o uso da folksonomia na organização e preservação de acervos imagéticos: o caso da memória institucional da CONTAG. A base teórica da pesquisa terá como referência os autores, LOPEZ (2000), LACERDA (2008), AMARAL (2009) e KOSSOY (2001), bem como o conceito que POLLAK (1992) atribui à memória. Refere-se a uma pesquisa com enfoque qualitativo, utilizando as técnicas de observação, entrevistas e revisão de documentos. Em termos metodológicos, situamos como um estudo de caso, pois foca a unidade referente ao acervo de uma instituição em particular. Como recurso de análise dos dados, utilizaremos a técnica denominada Análise de Conteúdo de BARDAN (S.d). A WEB, também será um recurso metodológico, transformando um tópico do menu do site da entidade, em local de troca, discussão, recepção e manifestação da etiquetagem, onde as pessoas vinculadas à história da entidade, materializarão o uso da folksonomia.

    ResponderExcluir
  27. Maria Antônia - aluna de mestrado

    Comentário - resumo anterior
    O projeto de pesquisa da Carol Durce está claro e preciso, facilitando a compreensão da sua proposta de estudo. Foram bem definidos os objetivos, método e universo da pesquisa. Sugiro apenas que seja especificada a forma de análise dos dados coletados nas entrevistas e questionários.

    Resumo do meu projeto de pesquisa:
    A interoperabilidade semântica entre bibliotecas digitais apresenta-se como um problema complexo que desafia os pesquisadores da área de Ciência da Informação. Dentro dessa perspectiva, surgem tecnologias da informação e comunicação que convergem para o propósito da web semântica em integrar recursos, máquinas e usuários, a fim de resolver a questão da interoperabilidade. Essa pesquisa, sob a égide da Ciência da Informação, pretende caracterizar como as tecnologias e padrões da web semântica podem potencializar as funcionalidades das bibliotecas digitais. Por meio de uma análise exploratória e descritiva da interoperabilidade semântica no Portal LexML e participação em grupos de trabalho focados na organização da informação, pretende-se evidenciar o embasamento filosófico, metodológico e conceitual da CI para a resolução desse problema.

    ResponderExcluir
  28. O trabalho do colega Marcelo está bem delineado e fundamentado, seus objetivos são claros e a metodologia a ser adota esta bem definida. O tema escolhido é muito interessante e importante tendo em vista a possibilidade de lançar instrumentos que possibilitem despertar sobre a importância de discussões sobre o tema proposto.

    RESUMO

    O estudo estará voltado para a identificação do perfil dos usuários que frequentam os arquivos públicos. A pesquisa, tema recente no âmbito da arquivologia, permite que a informação assim como os serviços disponibilizados sejam trabalhados de forma a atender qualitativamente e satisfatoriamente as necessidades dos usuários que frequentam os arquivos Para tanto a presente pesquisa será desenvolvida no Arquivo Histórico Estadual de Goiás e será do tipo descritiva quantitativa e qualitativa cujo objetivo será a identificação do perfil desses usuários, tipos documentais que buscam e o nível de satisfação com os produtos e canais disponibilizados para o acesso a informação e, para tanto, os usuários serão selecionados por uma amostragem não intencional e os instrumentos utilizados para a coleta de dados serão constituídos por questionários e entrevistas. A presente pesquisa será fundamentada nos estudos e autores como, por exemplo, Baptista (2007) Amaral (2007), Cunha(2004), Oliveira (2006), Casado (1994), etc

    ResponderExcluir
  29. O trabalho da colega Janaina está bem definido, é pertinente e possui referencial teórico. Objetivos, métodos, universo e procedimento para definição da amostra estão delineados e fundamentados.

    RESUMO do projeto de pesquisa:

    Ações, serviços e programas implementados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) beneficiam cidadãos que vivem em todas as regiões do Brasil, nas mais diversas realidades sociais.
    A gestão e transferência da informação são ações fundamentais que possibilitam o aprimoramento de programas e políticas públicas, o cumprimento das metas, a otimização dos recursos públicos e o melhor atendimento às necessidades da sociedade.
    O estudo de pesquisa tem o objetivo de analisar a política de transferência da informação do MDS e identificar os dados disponibilizados para a sociedade.
    É uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva, quali-quantitativa. Serão utilizados procedimentos de análise bibliográfica e documental do MDS e a disponibilização da informação em seu sítio (www.mds.gov.br). Os principais objetivos são:
    Identificar atores e processos de gestão da informação;
    Descrever as formas de transferência da informação;
    Analisar a forma de disponibilização dos dados;
    Identificar os dados públicos;

    ResponderExcluir
  30. Mariana Giubertti Guedes
    Mestrado em Ciência da Informação

    Na proposta de Frederico, os objetivos e a justificativa estão bem definidos, porém na metodologia não ficou claro como seria a obtenção de dados com relação à disponibilização da informação no sítio do MDS. Faltou, também, a base teórica para validar os argumentos.

    RESUMO

    A Biblioterapia é uma atividade aplicada em várias instituições com o intuito de auxiliar pessoas a lidar com seus conflitos emocionais por meio da leitura, tendo como objeto principal o livro. Vários profissionais estão se responsabilizando a aplicar tal atividade e por ser um processo interdisciplinar. Esta proposta apresenta a necessidade de compreender a atuação do bibliotecário no processo biblioterapêutico como um agente mediador da e levantar um diagnóstico sobre sua formação para atuar neste campo. A pesquisa será qualitativa de natureza descritiva e a sua coleta de dados será por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas com profissionais que atuam em atividades biblioterapêuticas no Distrito Federal. Minha pesquisa será fundamentada em duas frentes: biblioterapia e o profissional bibliotecário. Os Autores referenciados no tema biblioterapia seriam: Caldin, Ouaknin, Seitz, Hasse e Pereira. Já na abordagem da profissão e formação do bibliotecário serão citados: Valentim, Baptista, Mueller e Walter.

    ResponderExcluir
  31. Mariana Giubertti Guedes
    Mestrado em Ciência da Informação

    Na proposta de Frederico, os objetivos e a justificativa estão bem definidos, porém na metodologia não ficou claro como seria a obtenção de dados com relação à disponibilização da informação no sítio do MDS. Faltou, também, a base teórica para validar os argumentos

    RESUMO

    A Biblioterapia é uma atividade aplicada em várias instituições com o intuito de auxiliar pessoas a lidar com seus conflitos emocionais por meio da leitura, tendo como objeto principal o livro. Vários profissionais estão se responsabilizando a aplicar tal atividade e por ser um processo interdisciplinar. Esta proposta apresenta a necessidade de compreender a atuação do bibliotecário no processo biblioterapêutico como um agente mediador da e levantar um diagnóstico sobre sua formação para atuar neste campo. A pesquisa será qualitativa de natureza descritiva e a sua coleta de dados será por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas com profissionais que atuam em atividades biblioterapêuticas no Distrito Federal. Minha pesquisa será fundamentada em duas frentes: biblioterapia e o profissional bibliotecário. Os Autores referenciados no tema biblioterapia seriam: Caldin, Ouaknin, Seitz, Hasse e Pereira. Já na abordagem da profissão e formação do bibliotecário serão citados: Valentim, Baptista, Mueller e Walter.

    ResponderExcluir
  32. Mariana Giubertti Guedes
    Mestrado em Ciência da Informação

    Na proposta de Frederico, os objetivos e a justificativa estão bem definidos, porém na metodologia não ficou claro como seria a obtenção de dados com relação à disponibilização da informação no sítio do MDS. Faltou, também, a base teórica para validar os argumentos

    RESUMO


    A Biblioterapia é uma atividade aplicada em várias instituições com o intuito de auxiliar pessoas a lidar com seus conflitos emocionais por meio da leitura, tendo como objeto principal o livro. Vários profissionais estão se responsabilizando a aplicar tal atividade e por ser um processo interdisciplinar. Esta proposta apresenta a necessidade de compreender a atuação do bibliotecário no processo biblioterapêutico como um agente mediador da e levantar um diagnóstico sobre sua formação para atuar neste campo. A pesquisa será qualitativa de natureza descritiva e a sua coleta de dados será por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas com profissionais que atuam em atividades biblioterapêuticas no Distrito Federal. Minha pesquisa será fundamentada em duas frentes: biblioterapia e o profissional bibliotecário. Os Autores referenciados no tema biblioterapia seriam: Caldin, Ouaknin, Seitz, Hasse e Pereira. Já na abordagem da profissão e formação do bibliotecário serão citados: Valentim, Baptista, Mueller e Walter.

    ResponderExcluir
  33. Alessandra Araújo
    Aluna: Mestrado CI
    Comentário resumo Mariana.

    Resumo claro, com coerência, consegui identificar o tipo de pesquisa, o público alvo e as ferramentas utilizadas para a coleta de dados. Sugestão, incluir quem são esses profissionais que trabalham com biblioterapia, para deixar mais sobre o universo a ser trabalhado. No resumo ela apresenta o termo “vários profissionais”, deixando um pouco vago a compreensão.


    Objetiva estudar sobre o uso da folksonomia na organização e preservação de acervos imagéticos: o caso da memória institucional da CONTAG. A base teórica da pesquisa terá como referência os autores, LOPEZ (2000), LACERDA (2008), AMARAL (2009) e KOSSOY (2001), bem como o conceito que POLLAK (1992) atribui à memória. Refere-se a uma pesquisa com enfoque qualitativo, utilizando as técnicas de observação, entrevistas e revisão de documentos. Em termos metodológicos, situamos como um estudo de caso, pois foca a unidade referente ao acervo de uma instituição em particular. Como recurso de análise dos dados, utilizaremos a técnica denominada Análise de Conteúdo de BARDAN (S.d). A WEB, também será um recurso metodológico, transformando um tópico do menu do site da entidade, em local de troca, discussão, recepção e manifestação da etiquetagem, onde as pessoas vinculadas à história da entidade, materializarão o uso da folksonomia.

    ResponderExcluir
  34. Alessandra Araújo
    Aluna: Mestrado CI
    Comentário resumo Mariana.

    Resumo claro, com coerência, consegui identificar o tipo de pesquisa, o público alvo e as ferramentas utilizadas para a coleta de dados. Sugestão, incluir quem são esses profissionais que trabalham com biblioterapia, para deixar mais claro sobre o universo a ser trabalhado. No resumo ela apresenta o termo “vários profissionais”, deixando um pouco vago a compreensão.
    Resumo Projeto:
    Objetiva estudar sobre o uso da folksonomia na organização e preservação de acervos imagéticos: o caso da memória institucional da CONTAG. A base teórica da pesquisa terá como referência os autores, LOPEZ (2000), LACERDA (2008), AMARAL (2009) e KOSSOY (2001), bem como o conceito que POLLAK (1992) atribui à memória. Refere-se a uma pesquisa com enfoque qualitativo, utilizando as técnicas de observação, entrevistas e revisão de documentos. Em termos metodológicos, situamos como um estudo de caso, pois foca a unidade referente ao acervo de uma instituição em particular. Como recurso de análise dos dados, utilizaremos a técnica denominada Análise de Conteúdo de BARDAN (S.d). A WEB, também será um recurso metodológico, transformando um tópico do menu do site da entidade, em local de troca, discussão, recepção e manifestação da etiquetagem, onde as pessoas vinculadas à história da entidade, materializarão o uso da folksonomia.

    ResponderExcluir
  35. Alessandra Araújo
    Aluna: Mestrado CI
    Comentário resumo Mariana.

    Resumo claro, com coerência, consegui identificar o tipo de pesquisa, o público alvo e as ferramentas utilizadas para a coleta de dados. Sugestão, incluir quem são esses profissionais que trabalham com biblioterapia, para deixar mais claro sobre o universo a ser trabalhado. No resumo ela apresenta o termo “vários profissionais”, deixando um pouco vago a compreensão.
    Resumo Projeto:
    Objetiva estudar sobre o uso da folksonomia na organização e preservação de acervos imagéticos: o caso da memória institucional da CONTAG. A base teórica da pesquisa terá como referência os autores, LOPEZ (2000), LACERDA (2008), AMARAL (2009) e KOSSOY (2001), bem como o conceito que POLLAK (1992) atribui à memória. Refere-se a uma pesquisa com enfoque qualitativo, utilizando as técnicas de observação, entrevistas e revisão de documentos. Em termos metodológicos, situamos como um estudo de caso, pois foca a unidade referente ao acervo de uma instituição em particular. Como recurso de análise dos dados, utilizaremos a técnica denominada Análise de Conteúdo de BARDAN (S.d). A WEB, também será um recurso metodológico, transformando um tópico do menu do site da entidade, em local de troca, discussão, recepção e manifestação da etiquetagem, onde as pessoas vinculadas à história da entidade, materializarão o uso da folksonomia.

    ResponderExcluir
  36. Alessandra Araújo
    Aluna: Mestrado CI
    Comentário resumo Mariana.

    Resumo claro, com coerência, consegui identificar o tipo de pesquisa, o público alvo e as ferramentas utilizadas para a coleta de dados. Sugestão, incluir quem são esses profissionais que trabalham com biblioterapia, para deixar mais claro sobre o universo a ser trabalhado. No resumo ela apresenta o termo “vários profissionais”, deixando um pouco vago a compreensão.

    Resumo Projeto:
    Objetiva estudar sobre o uso da folksonomia na organização e preservação de acervos imagéticos: o caso da memória institucional da CONTAG. A base teórica da pesquisa terá como referência os autores, LOPEZ (2000), LACERDA (2008), AMARAL (2009) e KOSSOY (2001), bem como o conceito que POLLAK (1992) atribui à memória. Refere-se a uma pesquisa com enfoque qualitativo, utilizando as técnicas de observação, entrevistas e revisão de documentos. Em termos metodológicos, situamos como um estudo de caso, pois foca a unidade referente ao acervo de uma instituição em particular. Como recurso de análise dos dados, utilizaremos a técnica denominada Análise de Conteúdo de BARDAN (S.d). A WEB, também será um recurso metodológico, transformando um tópico do menu do site da entidade, em local de troca, discussão, recepção e manifestação da etiquetagem, onde as pessoas vinculadas à história da entidade, materializarão o uso da folksonomia.

    ResponderExcluir
  37. Após inúmeras tentativas de postagem, sem sucesso, não sei o que acontece, desde ontem faço comentários e na hora de carregar a página simplesmente não aparece disponivel.

    Envio abaixo minha tarefa.


    Alessandra Araújo
    Aluna: Mestrado CI
    Comentário resumo Mariana.

    Resumo claro, com coerência, consegui identificar o tipo de pesquisa, o público alvo e as ferramentas utilizadas para a coleta de dados. Sugestão, incluir quem são esses profissionais que trabalham com biblioterapia, para deixar mais claro sobre o universo a ser pesquisado. No resumo ela apresenta o termo “vários profissionais”, deixando um pouco vago a compreensão.

    Resumo Projeto:
    Objetiva estudar sobre o uso da folksonomia na organização e preservação de acervos imagéticos: o caso da memória institucional da CONTAG. A base teórica da pesquisa terá como referência os autores, LOPEZ (2000), LACERDA (2008), AMARAL (2009) e KOSSOY (2001), bem como o conceito que POLLAK (1992) atribui à memória. Refere-se a uma pesquisa com enfoque qualitativo, utilizando as técnicas de observação, entrevistas e revisão de documentos. Em termos metodológicos, situamos como um estudo de caso, pois foca a unidade referente ao acervo de uma instituição em particular. Como recurso de análise dos dados, utilizaremos a técnica denominada Análise de Conteúdo de BARDAN (S.d). A WEB, também será um recurso metodológico, transformando um tópico do menu do site da entidade, em local de troca, discussão, recepção e manifestação da etiquetagem, onde as pessoas vinculadas à história da entidade, materializarão o uso da folksonomia.

    ResponderExcluir
  38. Angélica Gasparotto – mestranda em CI

    Os objetivos do trabalho da Mari estão claros, não são analisar os efeitos da biblioterapia em pacientes, mas saber como é a atuação do bibliotecário nesse campo. A metodologia são as entrevistas e levantamento de dados por pesquisa qualitativa. A base teórica parece bem segura para a pesquisa do tema referido.

    Meu resumo

    As origens do cinema não se encontram num passado tão distante se comparadas às das outras artes, e da mesma forma, é recente a discussão sobre a correta preservação dos filmes e de seus diferentes suportes. Todavia, não é muito conhecida a forma como se dá a preservação dos filmes ou os locais que os abrigam no Distrito Federal. O que de fato se pode afirmar, é que a memória que eles registram é de suma importância, e o legado histórico deixado através desse patrimônio é importantíssimo, e deve ser preservado como qualquer outro, pois representa uma parcela da memória mundial. A pesquisa busca o entendimento de como se dá a preservação de arquivos fílmicos no Distrito Federal, por meio de visitas à cinematecas do DF e entrevista com cineastas renomados desse Estado, como Vladimir Carvalho.
    A base teórica consiste principalmente em publicações em meio digital como O Manual de operações publicado no site da Cinemateca Brasileira, o programa Memória do mundo preparado pela UNESCO e O dilema digital publicado pela AMPAS.

    ResponderExcluir
  39. Como é a primeira vez que posto algo em um blog
    não estou certa de que meu post deu certo.

    Então, para confirmação
    envio as informações do meu post novamente por aqui,
    informando que ele deve entrar após o do Frederico Palma.

    Thaís Sautchuk Pimenta
    aluna especial de mestrado em CI

    A pesquisa do Frederico é interessante por analisar a confluência de informações em um Ministério relativamente novo. O texto prima por clareza e objetividade. Parabéns e sucesso!

    Resumo do projeto de pesquisa:

    Uma vez que Ciência da Informação é a ciência que estuda a informação desde a sua gênese até o processo de transformação de dados em conhecimento, meu projeto de pesquisa pretende analisar a disseminação da informação nas áreas de Educação e Sustentabilidade, utilizando uma as metodologias descritiva, qualitativa e exploratória, por meio da verificação quantitativa e de conteúdo de projetos para as áreas em questão, recebidos pelo CNPq em 2010, a fim de verificar se há percepção social sobre essas práticas, de modo que norteiem as ações da humanidade em prol da melhoria da qualidade de vida coletiva, tendo em vista que a relação entre sociedade e meio ambiente é fator transformador do mundo contemporâneo.

    Um abraço,
    Thaís

    ResponderExcluir
  40. Vanessa Barbosa da Silva - Mestranda em CI

    O resumo da Thaís está bem redigido e trata de dois assuntos em voga: educação e sustentabilidade. A metodologia parece ser bem adequada para analisar a disseminação da informação.

    Resumo: O papel da biblioteca pública é o de atender à comunidade na qual está inserida. Para que isso ocorra é necessária uma adaptação desta instituição às mudanças oriundas da Sociedade da Informação. O estudo trata dos novos paradigmas da biblioteca pública neste contexto e tem como objetivo descrever e analisar tais mudanças, além de indicar um cenário futuro para esta instituição. Por meio do uso da metodologia Delphi, numa abordagem qualitativa com especialistas da área, será possível apontar as tendências da biblioteca pública, frente às novas tecnologias de informação e o processo de globalização.

    ResponderExcluir
  41. Nome: Alexandre P. Molina
    Curso: GSI

    ---
    Comentário sobre o resumo anterior

    O assunto é muito interessante, pois trata do acesso da comunidade à biblioteca pública. Acho que seria interessante citar algumas bases teóricas para reforçar o seu trabalho, mas no restante está tudo bem claro e definido.

    ---
    Meu resumo

    A dificuldade de propor situações seguras em protocolos de correio eletrônico é uma realidade no atual contexto. Baseado nos preceitos de Tanembaum e Kurose que abordam assuntos de protocolos e redes seguras seria realizado o meu trabalho de pesquisa. Seria também incluindo pesquisa em fontes de autores confiáveis localizadas na internet. Como retorno da pesquisa, será feito um experimento para validar os resultados adquiridos da pesquisa.

    ResponderExcluir
  42. Paulo Gabriel Araújo
    Especialização em Gestão da Segurança da Informação

    O projeto de pesquisa do Alexandre Molina é bastante interessante e tem como tema um assunto que gera grande preocupação por parte das empresas. O email é uma das principais formas de comunicação atual e é preciso que haja segurança nessa forma de se comunicar.

    O Alexandre apresentou o problema de forma precisa e clara, sinalizou como se dará a execução do projeto e indicou autores para compor a base teórica. Acho apenas que faltou um melhor relato de como será feito o experimento proposto pelo aluno.

    De qualquer forma acredito que esteja no caminho certo. Desejo sucesso na pesquisa.


    Meu resumo:
    Alguns ambientes, sejam eles físicos ou virtuais, necessitam de um controle de acesso confiável e eficaz. Ataques, violação, perda de senhas e falta de registros de entrada e saída são alguns exemplos do que pode comprometer os ativos protegidos. Dessa forma proponho o estudo da integração de dois sistemas de controle de acesso: cartões inteligentes e biometria. O objetivo é constituir um controle de acesso baseado em dois fatores: autenticação baseada no que se possui e autenticação baseada nas características individuais. A base teórica se concentrará em referências bibliográficas na área de Smart Card e Biometria. Alguns exemplos são os livros de Ziqun Chen (Java Card Technology for Smart Cards) e de José Maurício Pinheiro (Biometria nos Sistemas Computacionais - Você é a Senha). O projeto visa o estudo de como efetuar a integração dessas duas tecnologias sem comprometer as particularidades de segurança de cada uma. A ideia é somar as qualidades das tecnologias e constituir um sistema de controle de acesso mais robusto.

    ResponderExcluir
  43. O projeto do Paulo é muito importante, tendo em vista a quantidade de incidentes de segurança que ocorrem dentro de empresas e residenciais, devido a falta de segurança existente nos ativos de informação (desktops, smartphones, IPADs...) ou devido ao uso indevido destes ativos. Lembremos que hoje em dia existem dispositivos baratos de biometria para desktops e notebooks que adicionam segurança aos sistemas padrões de autenticação por senha. Se as salas cofres utilizam no mínimo um sistema de controle de acesso baseado em biometria e senha, e se os custos de tecnologias de biometria e cartões de acesso magnético, dentre outros, estão caindo, porque não melhorarmos a segurança física dos ativos para termos um controle de acesso físico e lógico mais eficiente?

    ResponderExcluir
  44. Meu resumo: Gustavo Rocha de Andrade - GSI
    Objetivo: Desenvolver o Plano Abaixo.
    Tema: Plano de Implementação de Gestão de Continuidade de Negócios Aplicado a Área de Tecnologia da Informação da Empresa X.
    Objetivo do GCN: garantir que as metas e objetivos estratégicos da empresa não sejam comprometidos por interrupções, além de garantir a disponibilidade de produtos e serviços, preservando assim a imagem e o capital financeiro da mesma.
    Problema: ocorrência de perdas financeiras; danos à imagem; indisponibilidade de processos e serviços; ações reativas para corrigir o impacto causado pelos incidentes.
    Justificativa: os principais produtos e serviços são protegidos de modo a garantir a continuidade dos negócios e a prudência empresarial; a empresa desenvolve a capacidade de gerência de incidentes; técnicos mais bem preparados para enfrentar incidentes ou interrupções; reação adequada às interrupções e proteção da imagem empresarial.
    Benefícios: identificação pró-ativa dos impactos de uma interrupção operacional; resposta rápida as interrupções, minimizando o impacto; gerenciamento dos riscos que não podem ser transferidos; vantagem competitiva, pois melhora a resiliência da empresa, e promove o trabalho entre equipes.

    ResponderExcluir
  45. Gestão em Segurança da Informação
    Aluno: Márcio Cândido de Jesus Júnior

    sobre o resumo do Gustavo Rocha, achei um texto que possui uma clareza no entendimento, sugiro que os termos utilizados nos benefícios sejam revisados pois a Gestão de Continuidade de Negócios ela não age de forma pró-ativa, ela é uma solução reativa. e o principal Beneficio é a minimização da perda financeira de uma instituição.

    Meu Tema: Segurança da Informação no combate a Engenharia social

    Vivemos uma era de conscientização sobre a segurança da informação e as organizações têm aumentado os investimentos em segurança física e lógica dos seus parques tecnológicos, pois elas reconhecem que suas informações possuem valor e necessitam de proteção. Apesar do investimento em tecnologias como firewall e protocolos de criptografia, nunca serão suficientes para evitar que informações consideradas secretas sejam acessadas através da exploração da maior vulnerabilidade de toda a organização, o ser humano. O objetivo desse trabalho se destina ao estudo e averiguação das melhores práticas de segurança para combater a engenharia social para enfim, disponibilizar boas práticas para diminuir a probabilidades de ação de um engenheiro social. Para atingir esse objeto, através de pesquisas, é importante pensar como age um engenheiro social, conhecer o seu perfil, suas características, os seus métodos e ferramentas utilizadas, além de conhecer as vulnerabilidades que o ser humano possui e como podem ser exploradas, dessa maneira foi possível propor as melhores práticas e recomendações a serem tomadas em uma organização.

    ResponderExcluir

Comente & argumente