Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Atividades avaliativas

É chegada a hora de juntar as informações que estão soltas aqui e acolá; às vezes perdidas em anotações físicas ou virtuais e às vezes somente da cabeça de cada um, em suporte estável, em terra firme ou mesmo nas nuvens. Os itens avaliativos formais previstos eram três:
a) projeto reformulado e amadurecido (já entregue à professora Sofia);
b) apresentação continuada de reflexões críticas ao longo do semestre;
c) reflexão crítica ("paper) de livre formato.
Os dois itens remanescentes da avaliação deverão ser anotados no campo comment, abaixo indicando (nessa ordem e com esses tópicos):
  • A) nome do aluno e título do projeto;
  • B) indicação se o poster apresentado deve ser considerado como atividade continuada ou reflexão crítica (essa última alternativa só é válida para posteres que foram além da simples apresentação de projeto);
  • C1) nome da atividade 1;
  • D1) url da atividade 1 (se for o caso com elementos extras para localização, como, por exemplo, data, hora, ordem em comentários de blog etc.);
  • C2) nome da atividade 2;
  • D2) url da atividade 2;
  • ... (seguir o mesmo esquema para as demais reflexões);
  • E) url da reflexão crítica e/ou data de envio para o e-mail do professor (as reflexões enviadas por e-mail poderão, conforme a política de divulgação deste blog, ser publicadas, a qualquer tempo, aqui, salvo indicação expressa no trabalho).
Lembrem-se  que a divulgação de reflexões ainda é possível em espaços virtuais de colegas, grupos de pesquisa etc. Uma boa ideia seria aproveitar também para divulgar uma versão virtual do Banner em algum espaço virtual.

Obs: há alguns casos de alunos que enviaram ao longo do semestre reflexões para publicação neste blog e que ainda não foram ao ar; nestes casos a orientação é anotar no item "D" correspondente a data de envio do e-mail para mim, explicando a situação.

Obs 2: Não se esqueçam de ter cópias de tudo o que entregaram, postaram, enviaram por e-mail (just in case...)

O prazo para indicação dos tópicos avaliativos nos comments deste post se encerra às 14h:15min do dia 25/07, 5ªf da semana que vem.

21 comentários:

  1. Comentários no Blog Metodologia em Ciência da Informação
    Atividade sobre papel social e científico das pesquisas- Comentário n. 09 em 26/06/2013: http://www.metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html#comment-form

    Atividades sobre Bases Empíricas e Conceituais - Comentários n. 23 e 24 em 24/04/2013: http://www.metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html#comment-form

    Atividade de Rodízio de Resumos - Comentários n. 35 e 37 em 17/04/2013: http://www.metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html#comment-form

    Atividade: EAIPROC/2013 da APQP está aberto - Comentário n. 6 em 11/04/2013: http://www.metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html#comment-form

    1ª Atividade da Disciplina - Comentário n. 2 em 04/04/2013:
    http://www.metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html#comment-form

    Comentário em outros Blogs:
    Comentário N. 1 em 15/07/13 no Blog do Frederico: http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/07/nos-bastidores-da-metologia-cientifica.html#comment-form

    Confecção de Pôster (Considerar como atividade continuada): Pôster sobre o projeto de pesquisa entregue em 18/07/2013.

    Divulgação do Pôster no Facebook: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=494857250594655&set=a.302071226539926.70395.100002111542694&type=1&theater

    Obs.: A reflexão crítica impressa foi entregue no dia 18/07/2013.

    ResponderExcluir
  2. 1ª atividade da disicplina

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365701912363#c919999105960915862


    Discussão sobre comportamento dos estudantes: Comentário no blog do professor

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/como-dizem-por-ai-homem-e-aluno-e-tudo.html?showComment=1365689787923#c5369079779090610795
    EAIPROC/2013 (trabalho em grupo postado pelo Frank)
    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365711752736#c1660030815961316444


    Rodízio de resumos

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366167691211#c5082405644359884609


    Bases empíricas e conceituais em teses de CI

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366584348318#c8915801044424003846


    Papel social e científico do próprio projeto de pesquisa.

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372208446488#c2962308046259355490


    Hoje é dia de Banner!!!

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/07/hoje-e-dia-de-banner.html?showComment=1374154772488#c1158974532842616685

    Blog Café com Traças

    http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/07/nos-bastidores-da-metologia-cientifica.html

    http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/06/bibliotecas-uma-historia-de-poder.html


    CONFECÇÃO DE PÔSTER (Considerar como atividade continuada): Pôster sobre o projeto de pesquisa entregue em 18/07/2013.

    Poster no facebook

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4833211119732&set=pcb.4833215199834&type=1&theater

    REFLEXÃO CRÍTICA IMPRESSA foi ENTREGUE no dia 18/07/2013.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, quem quiser encontrar o link absoluto de um comentário, é só achar o comentário e clicar o botão direito na data e hora do comentário e pedir pra abrir em nova aba. O link conterá uma série de números, conforme os links acima da Maruska. Quando clicado, o link levará diretamente ao comentário.

    Rafael.

    ResponderExcluir
  4. ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    I D E N T I F I C A Ç Ã O
    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    FRANK CARLOS LEMOS COSTA
    Sistema de informações imagéticas


    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    P R O J E T O
    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    # Em virtude de conversa com o orientador do projeto e com vistas a alteração do escopo do projeto,
    verifique no drive (google) o documento já atualizado/compartilhado (preprojetoMestradoFCI_Frank).

    # Reflexão crítica ("paper") de livre formato.
    - Verifique no drive (google) o documento compartilhado (reflexaoCriticaFCI_1sem2013_Frank).

    # Poster: considerar para atividade continuada
    http://frank.eti.br/images/banners/FCI_1sem2013_bannerFrank.pdf


    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    P O S T A G E N S
    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    1 - Nova turma de metodologia - Mar 2013
    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/03/nova-turma-de-metodologia.html?showComment=1364953259571#c2293396343346011784

    2 - 1ª atividade da disicplina
    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365649546800#c160206193554459091

    3 - Rodízio de resumos
    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1365864092811#c1938887387482550233
    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1365863007712#c954983958223203162

    4 - EAIPROC/2013 da APQP está aberto
    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365711752736#c1660030815961316444

    5 - Como dizem por aí: "Homem e aluno é tudo igual; só muda o endereço... "
    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/como-dizem-por-ai-homem-e-aluno-e-tudo.html?showComment=1365649003182#c2817804569982487022

    6 - Novas atividades
    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372342066806#c3246489625747156374

    ResponderExcluir
  5. Bárbara Letícia Rodrigues Gomes 13/0002640
    Título do projeto: Museu Histórico e Artístico de Planaltina - DF


    Confecção de Pôster (Considerar como atividade continuada): Pôster sobre o projeto de pesquisa entregue em 18/07/2013.


    Blog Metodologia em Ciência da Informação

    Comentários:

    1- 1ª atividade da disicplina

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html#comment-form

    Comentário nº 05 em 4 de abril de 2013 22:31

    2-EAIPROC/2013 da APQP está aberto

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365711752736#c1660030815961316444

    Comentário nº 04 em 11 de abril de 2013 17:22

    3-Rodízio de resumos

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html

    Comentário nº 15 e 16 em 15 de abril de 2013 14:39 e 15 de abril de 2013 14:42.

    4-Bases empíricas e conceituais em teses de CI

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html

    Comentário nº 15 e 16 em 23 de abril de 2013 14:21 e 23 de abril de 2013 14:25.


    5-Entrevista sobre metodologia de pesquisa

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/entrevista-sobre-metodologia-de-pesquisa.html

    Comentário nº 4 em 23 de abril de 2013 13:47


    6-Novas atividades

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html

    Comentário nº 4 em 25 de junho de 2013 15:23

    7-Hoje é dia de banner

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/07/hoje-e-dia-de-banner.html#comment-form

    Comentário nº 2 em 22 de julho de 2013 08:22



    Blog Café com Traças (Frederico)

    1-Bibliotecas: uma história de poder, sangue, sonhos, ciência e dança!

    http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/06/bibliotecas-uma-historia-de-poder.html#comment-form

    Comentário nº 02 em 1 de julho de 2013 06:48


    Divulgação do Banner no Facebook!


    REFLEXÃO CRÍTICA IMPRESSA foi ENTREGUE no dia 18/07/2013 e também enviada por e-mail dia 22/07 08:46.






    ResponderExcluir
  6. A. IDENTIFICAÇÃO
    Aluno: Francisco LUZIARO de Sousa
    Projeto: Fatores Críticos de Sucesso no Emprego de Mídias Sociais na Atividade de Inteligência - Estudo de Caso do Tweeter

    C1. 1ª atividade da disciplina - Terça-feira, 2 de abril de 2013
    D1. http://metodologiaci.blogspot.com/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365457908308#c8262637703833388514

    C2. Atividade: EAIPROC/2013 da APQP - Quinta-feira, 11 de abril de 2013
    D2. http://metodologiaci.blogspot.com/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365711030567#c6056429069122656158

    C3. Atividade: Rodízio de resumos - Quinta-feira, 11 de abril de 2013
    D3.1 http://metodologiaci.blogspot.com/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1365789066009#c6449978747269719619
    e
    D3.2 http://metodologiaci.blogspot.com/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1365793728647#c6836237535323719516

    C4. Atividade: Bases empíricas e conceituais em teses de CI - Quinta-feira, 18 de abril de 2013
    D4. http://metodologiaci.blogspot.com/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366328312549#c8592850279648163112

    C5. Atividade: Retomada das aulas - Quinta-feira, 20 de junho de 2013
    D5. http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372272450729#c8976284889196685642


    E. Reflexão Crítica:
    URL:
    https://docs.google.com/file/d/1v0dkit_B3fTlVLZuC_PUpAaCeA9mbVLqaffMcLXXdC1IT3k3fctmWTH4SM7l/edit?usp=sharing

    Também enviada por email em 06/Julho/13.


    F. Banner
    URL:
    https://docs.google.com/file/d/18b8FjAm2giQJy19-8R3yRuJ_urTduWA9G6s5aPPiRGZiFRHlWnOtw0mh8Xcp/edit?usp=sharing

    Também enviado por email em 06/Julho/13.

    ResponderExcluir
  7. Comprovação de atividades publicadas em Metodologia da CI.
    A) Camila Portela Alexandre
    Título do Projeto: A Comunicação Científica na perspectiva das leis de direitos autorais de diferentes países.

    B) Poster/Banner: Atividade Continuada
    Título: Direito Autoral e Comunicação Científica.

    C.1)1ª Atividade: Rodízio de resumos-abstracts e análise das bases empíricas, conceituais e da metodologia de pesquisa dos próprios projetos. Acesso em 16 de Abril às 18:25 e às 19:42.
    D.1)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html#comment-form

    C.2)2ª Atividade: Análise de tese de Mestrado quanto a base conceitual, base empírica e metodologia de pesquisa da tese O acesso aos documentos sigilosos: um estudo das comissões permanentes de avaliação e de acesso nos arquivos brasileiros. Publicado no blog da disciplina Metodologia. Acesso em 22/04 às 15:55 e às 15:58.
    D.2)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html#links

    C.3)3ª Atividade: Com base no capítulo 3 do Livro de Eduardo Tomanik: ‘Oque é Ciência? A Ciência no discurso dos cientistas’ elaborar sucinta descrição do papel social e científico do projeto de pesquisa. Acesso em 27 de Junho às 12 56.
    D.3)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html#comment-form

    C.4)4ª Atividade: Comentários e observações no blog da disciplina. Acesso em 23 de julho às 9:49
    D.4) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/07/hoje-e-dia-de-banner.html?showComment=1374583767791#c3235795961160958817

    C.5) 5ª Atividade: Entrega da Reflexão Crítica impressa em 18/07/2013
    D.5) Pode ser encontrada online no blog do Frederico, também aluno da Disciplina: http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/07/nos-bastidores-da-metologia-cientifica.html?showComment=1374584562848#c7386800268024638784

    Desejo a todos um bom descanso!

    Abraços Cordiais
    Camila

    ResponderExcluir
  8. A) Aluno: Eduardo Wallier Vianna
    Projeto: ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DE INCIDENTES DE SEGURANÇA DE REDE DE COMPUTADORES;
    B) o poster apresentado deve ser considerado como atividade continuada;
    C1)Observações sobre o resumo: Retirar pesquisa bibliográfica do resumo, Colocar na introdução a parte que termina em TIC, cortar o meio falar mais sobre TIC e ETIR acrescentar por ramo/ atividades explicar melhor.
    C2) reforçar no projeto que CI tem foco na informação, na TI é segurança de dados, na CI a segurança é requisito da informação junto com a ética, comunicação científica, qualidade da informação. Retirar proposta de salvação por meio da pesquisa científica, deve ter uma teoria;
    C3)Avaliação e alteração da Pergunta do meu trabalho: de que forma a produção da informação de uma Equipe de Tratamento de Incidentes de redes de computadores (ETIR) atende à necessidade do usuário no que se refere à segurança da informação e à segurança cibernética? OU Qual a necessidade do usuário, no contexto da segurança cibernética, no que se refere às informações produzidas por uma ETIR?
    C4)Avaliação ETIR versus Gestão do Conhecimento versus Comunicação integrada (Kunsch;
    C5)Avaliação do papel social e científico do projeto de pesquisa, melhorar papel social Revisão bibliográfica (levantamento de métodos) sobre necessidades de informação do usuário;
    C6)Reformulação GERAL. “NOVO” Projeto baseado nas necessidades de Informação (Estudo de usuários) de uma Equipe de Tratamento de Incidentes-ETIR.

    E) Reflexão crítica enviada para o e-mail do professor no dia 23 de julho às 11:02hs.

    Agradeço a convivência e os ensinamentos.
    Grande abraço a todos
    Eduardo Wallier

    ResponderExcluir
  9. A) IDENTIFICAÇÃO
    Aluno: ALCIMAR SANCHES RANGEL
    Título do projeto: Vulnerabilidades de Segurança da Informação comunicadas por meio do Portal da Transparência do Governo Federal

    B) O BANNER, apresentado no dia 18/7/2013, deve ser considerado como atividade continuada


    C1) 1ª ATIVIDADE (Terça-feira, 2 de abril de 2013)

    D1)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365650418132#c6091578927915796845

    C2) 2ª ATIVIDADE (Quinta-feira, 11 de abril de 2013)

    D2)http://metodologiaci.blogspot.com/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365711366204#c1582119186568218929

    C3)3ª ATIVIDADE (Quinta-feira, 11 de abril de 2013)

    D3.1) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366058228873#c970145059388289661

    D3.2) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366058331917#c4300864199844203595

    C4)4ª ATIVIDADE (Quinta-feira, 18 de abril de 2013)

    D4.1) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366668694022#c633720188121840663

    D4.2) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366669931433#c9202213153721392091

    C5) 5ª ATIVIDADE (Quinta-feira, 20 de junho de 2013)

    D5) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372340656998#c5987257745616223764

    C6)6ª ATIVIDADE (BANNER)

    D6.1) https://www.facebook.com/photo.php?fbid=573769939335769&set=pcb.573770242669072&type=1&theater

    D6.2) https://www.facebook.com/photo.php?fbid=573769932669103&set=pcb.573770242669072&type=1&theater

    D6.3) https://www.facebook.com/photo.php?fbid=573769922669104&set=pcb.573770242669072&type=1&theater

    D6.4) https://docs.google.com/file/d/0BwijOJ-_J3mhYmRuVTlTQlJ3elE/edit?usp=sharing

    E) REFLEXÃO CRÍTICA

    - enviado por email:

    de: Alcimar Rangel
    para: André Porto Ancona Lopez
    data: 23 de julho de 2013 15:44
    assunto: Reflexão Crítica_Alcimar_Rangel
    enviado por: gmail.com

    - Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0BwijOJ-_J3mhNDZfM0pPZHQ4WWM/edit?usp=sharing

    *******************************************************

    Abração em todos!!!

    ResponderExcluir
  10. A) Nome: Tainá Batista de Assis
    Título do projeto: As teses e dissertações eletrônicas no contexto do movimento de acesso aberto à informação científica na América Latina e Caribe

    B) O banner apresentado dia 18-07-2013 deve ser considerado como atividade continuada.

    C1) EAIPROC/2013 da APQP está aberto – 11 de abril de 2013 17:47 – Comentário n. 6
    D1) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365713244017#c180075683569041906

    C2) Rodízio de resumos
    C2.1) Comentário no dia 17 de abril de 2013 14:35
    C2.2) Comentário no dia 17 de abril de 2013 14:41
    D2)
    D2.1) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366220159479#c9072388371602376030
    D2.2) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366220473349#c5714262020308750024

    C3) Bases empíricas e conceituais em teses de CI –
    C3.1) Comentário no dia 24 de abril de 2013 19:56
    C3.2) Comentário no dia 24 de abril de 2013 20:07
    D3)
    D3.1) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366844172444#c4111193253182908776
    D3.2) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366844848246#c5723541266445204127

    C4) Comentário no blog Café com Traças – Comentário no dia 4 de julho de 2013 08:31
    Nome do post: Bibliotecas: uma história de poder, sangue, sonhos, ciência e dança!
    D4) http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/06/bibliotecas-uma-historia-de-poder.html?showComment=1372951901268#c4190855967010433849

    C5) Novas atividades – Comentário no dia 4 de julho de 2013 11:49 – Comentário n. 22
    D5) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372949375783#c5872185010510393476

    C6) Hoje é dia de Banner – Comentário no dia 23 de julho de 2013 17:24
    D6) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/07/hoje-e-dia-de-banner.html?showComment=1374611092465#c8535685363976704857

    C7) Comentário no blog Café com Traças – Comentário no dia 23 de julho de 2013 13:43
    D7) http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/07/nos-bastidores-da-metologia-cientifica.html?showComment=1374612210916#c8290011799749558916

    E) A reflexão crítica foi entregue em forma impressa no dia 18-07-2013.

    ResponderExcluir
  11. Endereços das atividades postadas no blog da disciplina de Metodologia em Ciência da Informação entre outros, atividades entregues em sala de aula e via email.

    A)Aluna: Ana Carolina Cintra Faria
    Título do projeto: Mercado de Trabalho: um estudo através da Grade Curricular, dos Perfis Profissionais e das Competências do Profissional da Informação.

    B)O pôster entregue em 18/07/2013 deve ser considerado como atividade continuada.

    C1)1° atividade da disciplina – 06 de Abril de 2013 ás 20:37h
    D1)Comentário no Blog do Professor André: http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html#comment-form

    C2)EAIPROC/2013 da APQP está aberto – 11 de Abril de 2013 ás 18:02h
    D2)Comentário no Blog do Professor André: http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html#comment-form

    C3)Atividade Rodízio de Resumos – 14 de abril de 2013 ás 14:11h e 14:41h
    D3)Comentários no Blog do Professor André: http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html#comment-form

    C4)Atividade Bases empíricas e conceituais em teses de CI - 19 de Abril de 2013 ás 14:08h e 14:36h.
    D4)Comentários no Blog do Professor André: http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html#comment-form

    C5)ATIVIDADE: um pequeno comentário que indique o papel social e científico de seu próprio projeto de pesquisa - 26 de junho ás 23:31h.
    D5)Comentário no Blog do Professor André: http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372300162770#c8199333224944728756

    E1)ATIVIDADE – PARECER CRÍTICOS SOBRE AS LEITURAS DA DISCIPLINA - Enviado por email para o Professor André (apalopez@gmail.com) em 10/05/2013 ás 16:11h.

    E2)Paper entregue na forma impressa na aula de Metodologia em Ciência da Informação do dia 18/07/2013.

    E3)Postagem no blog do Frederico – 03 de Junho de 2013 ás 10:07h.
    Endereço: http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/06/bibliotecas-uma-historia-de-poder.html#comment-form

    ResponderExcluir
  12. Identificação - Marcelo Souza de Jesus
    Matrícula – 130002631
    Título do Projeto: Rede Social para mediação e relacionamentos das informações em Políticas Públicas voltadas para a saúde
    Orientação: Professora Elmira

    1ª atividade da disciplina - Terça-feira, 2 de abril de 2013
    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1366297447326#c8935992401840027077

    2ª – Atividade: Rodízio de resumos - Quinta-feira, 11 de abril de 2013

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366298424496#c7332551210437738862

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366638800344#c9020434672761129896

    3ª - Atividade: Bases empíricas e conceituais em teses de CI - Quinta-feira, 18 de abril de 2013
    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366677555210#c8547532883100887038

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366677667270#c3530982628703028642

    4ª - Atividade: Retomada das aulas - Quinta-feira, 20 de junho de 2013
    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1371819890852#c3269618992710247594

    5ª – Atividade - Reflexão Crítica: Entregue em papel impresso na ultima aula
    Alocado Comentário no blog Café com Traças no dia 24 de julho : http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/07/nos-bastidores-da-metologia-cientifica.html?showComment=1374713108661#c4135474286366615918

    6ª – Atividade - Entrevista sobre metodologia de pesquisa
    - http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/entrevista-sobre-metodologia-de-pesquisa.html?showComment=1366639510615#c3241516303850998335

    7ª – Atividade dia 18 de julho: Banner - Rede Social para mediação e relacionamentos das informações em Políticas Públicas voltadas para a saúde

    ResponderExcluir
  13. A) Jacqueline Damascena Dutra Rezende - A percepção e uso do livro eletrônico acadêmico na biblioteca da Universidade de Brasília: um estudo de caso com os usuários da Ebrary;
    B) o pôster apresentado deve ser considerado como atividade continuada;
    C1) 1ª atividade da disciplina;
    D1)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1366219521554#c9204865384805455887;
    C2) EAIPROC/2013 da APQP está aberto;
    D2)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365710989042#c5877456042246637542;
    C3) Rodízio de resumos -
    D3)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366222090101#c5202887678463471044
    C4) Bases empíricas e conceituais em teses de CI
    D4)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366849685561#c7237890784719824592
    C5) Novas atividades
    D5)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372300330257#c1327445740380197217
    C6) Nova Geração de Sistemas para Bibliotecas (2013)
    D6)http://www.blogger.com/comment.g?blogID=13254813&postID=7166960074698436648&page=1&token=1374712154191&isPopup=true
    E) a reflexão crítica foi entregue impressa na aula do dia 18/07/2013.

    ResponderExcluir
  14. A) Cecília Morena Maria da Silva - Projeto: Perfil e competências dos bibliotecários que atuam na rede federal de ensino do Distrito Federal.

    B) O pôster apresentado deve ser considerado como atividade continuada.

    C1)Bases Empíricas e Conceituais em teses de CI
    D1)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366866378256#c5084849154159042905

    C2)Bases Empíricas e Conceituais em teses de CI
    D2)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366858546745#c5594432180795035116

    C3)Novas Atividades
    D3)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372175994865#c6669623597750042391

    C4)Hoje é dia de Banner!
    D4)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/07/hoje-e-dia-de-banner.html?showComment=1374718678599#c7167995756641455275

    C5)1ª atividade da disciplina
    D5)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365098311255#c6581700175570579638

    C6)Comentários em outros blogs: aplicações práticas com métodos científicos. Comentário nº1.
    D6)http://pt-br.metodologias-em-ciencia-da-informacao.wikia.com/wiki/Aplica%C3%A7%C3%B5es_pr%C3%A1ticas_com_m%C3%A9todos_cient%C3%ADficos#comm-43

    C7)Comentários em outros blogs: Fundamentos do método científico. Comentário nº1.
    D7)http://pt-br.metodologias-em-ciencia-da-informacao.wikia.com/wiki/Fundamentos_do_m%C3%A9todo_cient%C3%ADfico#comm-39

    C8)Divulgação do Banner em meio eletrônico (Wiki - Metodologias em Ciência da Informação)
    D8)http://pt-br.metodologias-em-ciencia-da-informacao.wikia.com/wiki/Arquivo:Banner.jpg

    E)A reflexão crítica foi enviada, por e-mail, dia 24/07/2013 às 23:03

    ResponderExcluir
  15. A) Rafael Fernandes de Barros Costa Azevedo - Arquitetura da Informação do Voto Secreto;

    B) Poster deve ser considerado como atividade continuada;

    C1) 10/04/2013 - 1a atividade da disciplina

    D1) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365645998222#c2932022245008762068


    C2) 11/04/2013 - EIAPROC 2013 da APQP está aberto

    D2) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365711030567#c6056429069122656158

    C3) 17/04/2013 - Rodízio de Resumos

    D3) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366242019044#c8315782757147881626

    D3) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366242125303#c5036604592832564266

    D3) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366242255316#c1262625877228128428

    C4) 24/04/2013 - Bases empíricas em conceituais em teses de CI

    D4) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366851739695#c4504230448967875807

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366850317374#c2836836132843317812

    D4) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366850759803#c2664530802701548740

    C5) 26/06/2013 - Novas atividades

    D5) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372294118653#c7914043088511682951

    C6) 21/07/2013 - Atividades Avaliativas - dicas de conseguir o link absoluto de um comentário

    D6) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/07/atividades-avaliativas.html?showComment=1374422505774#c8819852089572526749

    C7) Envio de post de Blog pessoal sobre o Livro: Como escrever (e publicar) um trabalho científico;

    D7) E-mail enviado em 20/06/2013 às 15h25

    D7) http://rafaelfbca.blogspot.com.br/2013/07/o-banner-de-metodologia-de-pesquisa-em.html

    C8) Postagem do Banner em meu blog pessoal.

    D8) http://rafaelfbca.blogspot.com.br/2013/07/o-banner-de-metodologia-de-pesquisa-em.html

    E) A reflexão crítica foi enviada, por e-mail, dia 25/07/2013 às 08h20

    ResponderExcluir
  16. A.- Aluna: Flor Silvestre Estela
    Titulo do projeto: letramento Informacional: Configuração da Biblioteca Escolar
    B.- Trabalho final – O BANNER, a presentado em 18/7/2013 – exibido no pito da faculdade. Deve ser considerado como atividade continuada.
    C1.- 1era. Atividade. Conhecimento científico de Vanessa Bárbara – Flor Silvestre11 de abril de 2013 11:06
    D1.- http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365689162699#c6090358881505139752
    C2.- Atividade - EAIPROC /2013 da APQP – 11 de abril de 2013 17:25
    D2.- http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365711910406#c5731652129167413756
    C3.- Atividade – Bases empíricas e conceituais em teses de CI. Dois comentários. Rodízio de resumos. 24 de abril de 2013 18:24
    Flor Silvestre24 de abril de 2013 18:26
    D3.- http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366838696439#c6023891195313754323
    C4.- Atividade- O papel social e científico de seu projeto de pesquisa. 27 de junho de 2013 12:24
    D4.- http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372346649215#c3577966980906229579
    C5.- Trabalho final – Reflexão crítica, enviado para o e-mail do professor André. Em 25/7/2013, às 09h28min h.

    C6.- Divulgação do Banner em espaço virtual - 19/7/2013, as 9:07 h.
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=164175730433929&set=t.100005245084333&type=1&theater
    Também compartilhado em:
    https://docs.google.com/file/d/0By5BVBspzuVlc21lX1BzSkFnWFU/edit?usp=sharing
    Abraços.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. A) Yaciara Mendes Duarte - Projeto: O que pensam os alunos sobre a biblioteca?: representações sociais nas escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal.

    B) O pôster foi exposto no dia 18/07.

    C1)1º atividade da disciplina: http://metodologiaci.blogspot.com/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365183648876#c1160449406637562773

    C2)EAIPROC/2013 da APQP está aberto http://metodologiaci.blogspot.com/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365713244017#c180075683569041906


    C3)Bases empíricas e conceituais em teses de CI http://metodologiaci.blogspot.com/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366812710804#c45422366223352676

    C4)Rodízio de resumos
    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366085168904#c8682962885086643011

    http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366085168904#c8682962885086643011

    C4)Hoje é dia de Banner!
    http://metodologiaci.blogspot.com/2013/07/hoje-e-dia-de-banner.html?showComment=1374760134606#c2967947259592021179

    C5)Comentários em outros blogs:

    Café com traças
    http://cafecomtracas.blogspot.com/2013/07/nos-bastidores-da-metologia-cientifica.html?showComment=1374759502732#c7347101478795195836

    C6)Divulgação do Banner em meio eletrônico (FACEBOOK)
    https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/998420_541382505910514_1350970672_n.jpg

    E)A reflexão crítica foi enviada, por e-mail, dia 25/07.

    ResponderExcluir

  18. A) Aluna: Vivianne da Rocha Rodrigues
    Título: A interação entre a criança da primeira infância e a informação digital.


    B) PÔSTER como a ser considerado como apresentação continuada.


    C1) Rodízios de Resumos

    Vivianne15 de abril de 2013 17:27
    Problema/ Objetivo: Contextualizar a importância da preservação da memória para a sociedade pela mediação do museu.
    Base teórica: Pierre Nora, Georgete Medleg, Michael Pollak entre outros
    Base empírica: Lugares de Memória a partir de 1984, sob a coordenação de Pierre Nora, memória social e patrimônio histórico, histórico sobre o Museu Histórico e Artístico de Planaltina, abrangendo a cidade de Planaltina e conseqüentemente o Distrito Federal.
    Metodologia: Análise descritiva, pesquisa exploratória, questionários, entrevistas.

    Vivianne15 de abril de 2013 17:28
    criança, ‘nativo digital’, está em constante contato com a informação digital. Não existe biblioteca digital infantil acessível para crianças no país. A pesquisa proposta tem como objetivo analisar o nativo digital como usuário de informação, estudar sua interação com a informação digital com intuito de verificar o tipo de informação que acessa e categorizá-la, dando-lhe tratamento informacional para propor a criação de uma biblioteca digital infantil, considerando critérios de usabilidade e interação humano-computador conforme Nielsen, Kafure, Preece e Rogers. Os métodos sugeridos para obter insumo para pesquisa são: levantamento bibliográfico, questionários e entrevistas com as crianças, professores e bibliotecários e a observação assistemática da interação das crianças participantes do Programa Um Computador por Aluno em Brasília com a informação digital.



    C2) Bases empíricas e conceituais em teses de CI

    Vivianne24 de abril de 2013 21:36
    KAFURE MUÑOZ, Ivette. Usabilidade da imagem na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha. 2010. 311 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2010. Disponível em: < http://hdl.handle.net/10482/5864>. Acesso em 23 abr. 2013.

    Base conceitual: Usabilidade; Interação Humano-Computador; Catálogo público de acesso em linha (OPAC); Imagem da IHC.

    Base empírica: Usuários do sistema da Biblioteca BCE – UnB; “modelo mental que os usuários tem da tarefa”; Imagem da IHC; tempo de realização da tarefa (encontrar um livro na biblioteca); dificuldades de usabilidade; usabilidade da imagem IHC.

    Metodologia: Entrevista semi-estruturada; observação sistemática

    C3) Novas atividades : Como atividade preparatória cada aluno deverá realizar aqui, no espaço dos comments (abaixo), um pequeno comentário que indique o papel social e científico de seu próprio projeto de pesquisa


    Vivianne18 de julho de 2013 19:09
    Título do trabalho: "A interação entre a criança da primeira infância e a informação digital". Com objetivo de analisar a criança como usuário de informação digital e suas necessidades informacionais.

    Papel social: indicação de possíveis fonte de informações digitais infantis de acordo com o perfil da criança.

    Papel científico: referências de estudo de usuário de informação/ digital infantil.


    E) REFLEXÃO ENVIADA 24/07/2013

    ResponderExcluir
  19. A) Lorena Medina Beltrán / Titulo do projeto - Educação Virtual: ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO AO USUÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DE APRENDIZAGEM ONLINE. Estudo de Caso: Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

    B) O pôster apresentado deve ser considerado como atividade continuada.

    C, D, E) Professor André, eu criei um blog, acho que tem sentido só colocar o link do meu blog, onde está apresentado detalhadamente as atividades e seus respetivos links ao blog da disciplina. http://grupoidu.blogspot.com.br/

    Muito obrigada pelo seu tempo para esta turma.

    ResponderExcluir
  20. A) Aluna:Ada Sosa Solano
    Título do Projeto: Empoderamiento Informacional das Mulheres- Perú: Identificando as necessidades informacionais das mulheres em situação de pobreza e vulnerabilidade no Peru

    B)Poster/Banner: Considerar como atividade continuada, foi exposto no dia 18/07.

    C1)1ª atividade da disiciplina
    D1)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365689670657#c387022969270536703

    C2) EAIPROC/2013 da APQP está aberto
    D2)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365711910406#c5731652129167413756

    C3) Rodízio de resumos
    D3)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366211923035#c6060530162562550055
    D3)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366212078999#c8510384963830771299

    C4)Bases empíricas e conceituais em teses de CI
    D4)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366813053268#c1093106594101195312
    D4)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366813133132#c7056963554526265910

    C5)Novas atividades
    D5)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372348795720#c1641193595771286754

    C6)Divulgação do Banner em outros espaços
    D6)No Blog Persoal:
    http://blog.pucp.edu.pe/blog/tusuykusun
    D6) No facebook:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200728391105761&set=a.10200728390985758.1073741826.1041377168&type=1&theater
    D6)No SlideShare:
    http://www.slideshare.net/adasosa/sosa-poster-metodologia2013

    E)A reflexão crítica entregue impresso em sala de aula no dia 18/07/2013.
    Enviada a seu email no dia 25 July 2013 1:10

    ResponderExcluir
  21. Aluna: Larissa Melo Bezerra de Oliveira
    Projeto: Direito Autoral - uma política necessária para o desenvolvimento do Acesso Aberto à literatura científica no Brasil

    Atividade 1
    Comentário sobre o texto: BARBARA, Vanessa. Sistema de Currículo Lattes. Pesquisa FAPESP, São Paulo, p. 96-97, abr. 2007.
    Disponível em:< http://metodologiaci.blogspot.com.br /2013/ 04/1-atividade-dadisicplina.html?showComment=1365099851798 #c99452546791070848>.

    Atividade 2
    EAIPROC/2013 da APQP
    Proponentes: Camila Portela, Larissa Melo e Maruska Almeida
    Disponível em:< http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html#comment-form>.

    Atividade 3
    Rodízio de Resumo
    Disponível em:< http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html#comment-form>.

    Atividade 4
    Bases empíricas e conceituais em teses de CI
    Disponível em:< http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html#comment-form>.

    Atividade 5
    Papel Social do Projeto de Pesquisa
    Disponível em:< http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html#comment-form>.

    Atividade 6
    Reflexão Crítica: enviada por e-mail dia 25/07/2013.

    Atividades Extras
    1) Envio de e-mail para a turma sobre o Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência em 2013.
    2) Contribuição para a Wiki

    Professor, infelizmente só vi o prazo com relação ao horário agora no momento do envio das atividades. Aguardo a reconsideração.
    Abraços,
    Larissa.

    ResponderExcluir

Comente & argumente