![]() |
Andrew Green (Instituto Mora, México), Solene Bergot (Cenfoto, Chile), André Lopez (UnB) e Antonia Salvador (Universidad Complutense de Madrid, Espanha), pesquisadores do GPAF, em frente ao banner do Projeto Imaginando, durante o WICI/2012. |
Finalmente chegou o momento mais aguardado do semestre: a exposição dos posteres! Depois de alguma "negociação" com a classe os alunos do mestrado UnB/2013 optaram por retomar a exposição dos projetos e/ou problematizações da pesquisa em uma forma alternativa de divulgação científica, que, cada vez mais, tem estado presente em eventos científicos de ponta.
Conforme combinado anteriormente, está prevista a realização de uma pequena confraternização, na forma de lanche, durante a exposição, para que o ambiente fique mais descontraído. Para isso é importante que cada um não se esqueça de levar alguma coisa de pesticar e/ou beber. Quem tiver esquecido (ou não tido tempo) não há motivos para preocupações: delivery foi feito para tais ocasiões.
Dentro dos objetivos trabalhados de tentar ampliar a compreensão da pesquisa para pesquisadores de áreas mais distantes, a aula terá a participação do Prof. Dr. Ailton José Morelli, da Universidade Estadual de Maringá, que trabalha em áreas de pesquisa apenas tangenciais à Ciência da Informação (ver seu Lattes aqui). Acredito que o nível de compreensão que um especialista de outra área possa ter dos trabalhos apresentados possa servir de termômetro para uma avaliação sobre a necessidade futura de alterar (ou não) os trabalhos em função da amplitude desejada para a divulgação científica.
Do ponto de vista mais formal da disciplina a professora Sofia e eu tentaremos ser o contraponto da compreensão crítica especializada em Ciência da Informação. Contamos com o auxílio de todos os colegas da turma, como pares, para um debate amplo e construtivo.
O espaço dos comments deste post está previsto para análises e sugestões relativas a essa forma de divulgação científica.
Desorganizando para organizar como diria o célebre mestre popular Chico Science.
ResponderExcluirDos mangues à academia, o processo de reconstrução do saber foi bastante proveitoso no amadurecimento da compreensão da metodologia na Ciência da Informação. Avançamos muito mais que a mera listagem de técnicas e métodos de pesquisa para a compreensão de como abordar nosso fenômeno em estudo.
Inclusive a atividade de produzir posteres, que sempre tive como um instrumento ruim de apresentação de uma discussão de um projeto científico por ser muito sintético.
Mas, a partir do uso de uma linguagem de marketing para a exposição do projeto foi possível refletir sobre esse instrumento. Mas, os resultados ainda estão por vir. Hoje vai ser uma boa oportunidade de analisarmos o impacto da comunicação pelo poster!
A divulgação científica tem um papel importante na formação permanente de cada pessoa, no aumento da qualificação geral científico-tecnológica e na criação de uma cultura científica no âmbito maior da sociedade. O banner consegue exercer bem essa mediação na transmissão.do conteúdo pois é uma forma lúdica e mais interessante de visualizar as propostas de projetos científicos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirApesar do espaço do post ser destinado para "análises e sugestões relativas a essa forma de divulgação científica", me atrevo a lhe parabenizar, pois o departamento fica lindo! Além disso, é uma ótima forma de se atualizar sobre o que está em produção no nosso Programa :)
ResponderExcluirA atividade foi bastante proveitosa, pudemos entender a necessidade de clareza e objetividade na divulgação dos trabalhos científicos.
ResponderExcluirA confecção do banner é um bom exercício para conseguir transmitir os objetivos do trabalho científico em poucas palavras.
ResponderExcluirConcordo com a Tainá. Além de enfeitar a FCI, os banners refletem objetivamente os projetos de pesquisa dos estudantes e possibilitam que mais pessoas, além de nós mesmos, tomem nota do que está sendo produzido na Universidade.
ResponderExcluirÉ muito bom enxergar de forma física um trabalho que até agora está no computador. A troca de informações entre os colegas foi muito enriquecedora no momento das apresentações.
ResponderExcluir