É chegada a hora de juntar as informações que estão soltas aqui e acolá; às vezes perdidas em anotações físicas ou virtuais e às vezes somente da cabeça de cada um, em suporte estável, em terra firme ou mesmo nas nuvens. Os itens avaliativos formais previstos eram três:
a)projeto reformulado e amadurecido(já entregue à professora Sofia);b) apresentação continuada de reflexões críticas ao longo do semestre;c) reflexão crítica ("paper) de livre formato.
Os dois itens remanescentes da avaliação deverão ser anotados no campo comment, abaixo indicando (nessa ordem e com esses tópicos):
- A) nome do aluno e título do projeto;
- B) indicação se o poster apresentado deve ser considerado como atividade continuada ou reflexão crítica (essa última alternativa só é válida para posteres que foram além da simples apresentação de projeto);
- C1) nome da atividade 1;
- D1) url da atividade 1 (se for o caso com elementos extras para localização, como, por exemplo, data, hora, ordem em comentários de blog etc.);
- C2) nome da atividade 2;
- D2) url da atividade 2;
- ... (seguir o mesmo esquema para as demais reflexões);
- E) url da reflexão crítica e/ou data de envio para o e-mail do professor (as reflexões enviadas por e-mail poderão, conforme a política de divulgação deste blog, ser publicadas, a qualquer tempo, aqui, salvo indicação expressa no trabalho).
Lembrem-se que a divulgação de reflexões ainda é possível em espaços virtuais de colegas, grupos de pesquisa etc. Uma boa ideia seria aproveitar também para divulgar uma versão virtual do Banner em algum espaço virtual.
Obs: há alguns casos de alunos que enviaram ao longo do semestre reflexões para publicação neste blog e que ainda não foram ao ar; nestes casos a orientação é anotar no item "D" correspondente a data de envio do e-mail para mim, explicando a situação.
Obs 2: Não se esqueçam de ter cópias de tudo o que entregaram, postaram, enviaram por e-mail (just in case...)
Obs 2: Não se esqueçam de ter cópias de tudo o que entregaram, postaram, enviaram por e-mail (just in case...)
O prazo para indicação dos tópicos avaliativos nos comments deste post se encerra às 14h:15min do dia 25/07, 5ªf da semana que vem.
Comentários no Blog Metodologia em Ciência da Informação
ResponderExcluirAtividade sobre papel social e científico das pesquisas- Comentário n. 09 em 26/06/2013: http://www.metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html#comment-form
Atividades sobre Bases Empíricas e Conceituais - Comentários n. 23 e 24 em 24/04/2013: http://www.metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html#comment-form
Atividade de Rodízio de Resumos - Comentários n. 35 e 37 em 17/04/2013: http://www.metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html#comment-form
Atividade: EAIPROC/2013 da APQP está aberto - Comentário n. 6 em 11/04/2013: http://www.metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html#comment-form
1ª Atividade da Disciplina - Comentário n. 2 em 04/04/2013:
http://www.metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html#comment-form
Comentário em outros Blogs:
Comentário N. 1 em 15/07/13 no Blog do Frederico: http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/07/nos-bastidores-da-metologia-cientifica.html#comment-form
Confecção de Pôster (Considerar como atividade continuada): Pôster sobre o projeto de pesquisa entregue em 18/07/2013.
Divulgação do Pôster no Facebook: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=494857250594655&set=a.302071226539926.70395.100002111542694&type=1&theater
Obs.: A reflexão crítica impressa foi entregue no dia 18/07/2013.
1ª atividade da disicplina
ResponderExcluirhttp://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365701912363#c919999105960915862
Discussão sobre comportamento dos estudantes: Comentário no blog do professor
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/como-dizem-por-ai-homem-e-aluno-e-tudo.html?showComment=1365689787923#c5369079779090610795
EAIPROC/2013 (trabalho em grupo postado pelo Frank)
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365711752736#c1660030815961316444
Rodízio de resumos
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366167691211#c5082405644359884609
Bases empíricas e conceituais em teses de CI
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366584348318#c8915801044424003846
Papel social e científico do próprio projeto de pesquisa.
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372208446488#c2962308046259355490
Hoje é dia de Banner!!!
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/07/hoje-e-dia-de-banner.html?showComment=1374154772488#c1158974532842616685
Blog Café com Traças
http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/07/nos-bastidores-da-metologia-cientifica.html
http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/06/bibliotecas-uma-historia-de-poder.html
CONFECÇÃO DE PÔSTER (Considerar como atividade continuada): Pôster sobre o projeto de pesquisa entregue em 18/07/2013.
Poster no facebook
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4833211119732&set=pcb.4833215199834&type=1&theater
REFLEXÃO CRÍTICA IMPRESSA foi ENTREGUE no dia 18/07/2013.
abraços
Pessoal, quem quiser encontrar o link absoluto de um comentário, é só achar o comentário e clicar o botão direito na data e hora do comentário e pedir pra abrir em nova aba. O link conterá uma série de números, conforme os links acima da Maruska. Quando clicado, o link levará diretamente ao comentário.
ResponderExcluirRafael.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
ResponderExcluirI D E N T I F I C A Ç Ã O
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
FRANK CARLOS LEMOS COSTA
Sistema de informações imagéticas
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
P R O J E T O
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
# Em virtude de conversa com o orientador do projeto e com vistas a alteração do escopo do projeto,
verifique no drive (google) o documento já atualizado/compartilhado (preprojetoMestradoFCI_Frank).
# Reflexão crítica ("paper") de livre formato.
- Verifique no drive (google) o documento compartilhado (reflexaoCriticaFCI_1sem2013_Frank).
# Poster: considerar para atividade continuada
http://frank.eti.br/images/banners/FCI_1sem2013_bannerFrank.pdf
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
P O S T A G E N S
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
1 - Nova turma de metodologia - Mar 2013
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/03/nova-turma-de-metodologia.html?showComment=1364953259571#c2293396343346011784
2 - 1ª atividade da disicplina
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365649546800#c160206193554459091
3 - Rodízio de resumos
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1365864092811#c1938887387482550233
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1365863007712#c954983958223203162
4 - EAIPROC/2013 da APQP está aberto
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365711752736#c1660030815961316444
5 - Como dizem por aí: "Homem e aluno é tudo igual; só muda o endereço... "
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/como-dizem-por-ai-homem-e-aluno-e-tudo.html?showComment=1365649003182#c2817804569982487022
6 - Novas atividades
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372342066806#c3246489625747156374
Bárbara Letícia Rodrigues Gomes 13/0002640
ResponderExcluirTítulo do projeto: Museu Histórico e Artístico de Planaltina - DF
Confecção de Pôster (Considerar como atividade continuada): Pôster sobre o projeto de pesquisa entregue em 18/07/2013.
Blog Metodologia em Ciência da Informação
Comentários:
1- 1ª atividade da disicplina
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html#comment-form
Comentário nº 05 em 4 de abril de 2013 22:31
2-EAIPROC/2013 da APQP está aberto
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365711752736#c1660030815961316444
Comentário nº 04 em 11 de abril de 2013 17:22
3-Rodízio de resumos
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html
Comentário nº 15 e 16 em 15 de abril de 2013 14:39 e 15 de abril de 2013 14:42.
4-Bases empíricas e conceituais em teses de CI
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html
Comentário nº 15 e 16 em 23 de abril de 2013 14:21 e 23 de abril de 2013 14:25.
5-Entrevista sobre metodologia de pesquisa
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/entrevista-sobre-metodologia-de-pesquisa.html
Comentário nº 4 em 23 de abril de 2013 13:47
6-Novas atividades
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html
Comentário nº 4 em 25 de junho de 2013 15:23
7-Hoje é dia de banner
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/07/hoje-e-dia-de-banner.html#comment-form
Comentário nº 2 em 22 de julho de 2013 08:22
Blog Café com Traças (Frederico)
1-Bibliotecas: uma história de poder, sangue, sonhos, ciência e dança!
http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/06/bibliotecas-uma-historia-de-poder.html#comment-form
Comentário nº 02 em 1 de julho de 2013 06:48
Divulgação do Banner no Facebook!
REFLEXÃO CRÍTICA IMPRESSA foi ENTREGUE no dia 18/07/2013 e também enviada por e-mail dia 22/07 08:46.
A. IDENTIFICAÇÃO
ResponderExcluirAluno: Francisco LUZIARO de Sousa
Projeto: Fatores Críticos de Sucesso no Emprego de Mídias Sociais na Atividade de Inteligência - Estudo de Caso do Tweeter
C1. 1ª atividade da disciplina - Terça-feira, 2 de abril de 2013
D1. http://metodologiaci.blogspot.com/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365457908308#c8262637703833388514
C2. Atividade: EAIPROC/2013 da APQP - Quinta-feira, 11 de abril de 2013
D2. http://metodologiaci.blogspot.com/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365711030567#c6056429069122656158
C3. Atividade: Rodízio de resumos - Quinta-feira, 11 de abril de 2013
D3.1 http://metodologiaci.blogspot.com/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1365789066009#c6449978747269719619
e
D3.2 http://metodologiaci.blogspot.com/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1365793728647#c6836237535323719516
C4. Atividade: Bases empíricas e conceituais em teses de CI - Quinta-feira, 18 de abril de 2013
D4. http://metodologiaci.blogspot.com/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366328312549#c8592850279648163112
C5. Atividade: Retomada das aulas - Quinta-feira, 20 de junho de 2013
D5. http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372272450729#c8976284889196685642
E. Reflexão Crítica:
URL:
https://docs.google.com/file/d/1v0dkit_B3fTlVLZuC_PUpAaCeA9mbVLqaffMcLXXdC1IT3k3fctmWTH4SM7l/edit?usp=sharing
Também enviada por email em 06/Julho/13.
F. Banner
URL:
https://docs.google.com/file/d/18b8FjAm2giQJy19-8R3yRuJ_urTduWA9G6s5aPPiRGZiFRHlWnOtw0mh8Xcp/edit?usp=sharing
Também enviado por email em 06/Julho/13.
Comprovação de atividades publicadas em Metodologia da CI.
ResponderExcluirA) Camila Portela Alexandre
Título do Projeto: A Comunicação Científica na perspectiva das leis de direitos autorais de diferentes países.
B) Poster/Banner: Atividade Continuada
Título: Direito Autoral e Comunicação Científica.
C.1)1ª Atividade: Rodízio de resumos-abstracts e análise das bases empíricas, conceituais e da metodologia de pesquisa dos próprios projetos. Acesso em 16 de Abril às 18:25 e às 19:42.
D.1)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html#comment-form
C.2)2ª Atividade: Análise de tese de Mestrado quanto a base conceitual, base empírica e metodologia de pesquisa da tese O acesso aos documentos sigilosos: um estudo das comissões permanentes de avaliação e de acesso nos arquivos brasileiros. Publicado no blog da disciplina Metodologia. Acesso em 22/04 às 15:55 e às 15:58.
D.2)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html#links
C.3)3ª Atividade: Com base no capítulo 3 do Livro de Eduardo Tomanik: ‘Oque é Ciência? A Ciência no discurso dos cientistas’ elaborar sucinta descrição do papel social e científico do projeto de pesquisa. Acesso em 27 de Junho às 12 56.
D.3)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html#comment-form
C.4)4ª Atividade: Comentários e observações no blog da disciplina. Acesso em 23 de julho às 9:49
D.4) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/07/hoje-e-dia-de-banner.html?showComment=1374583767791#c3235795961160958817
C.5) 5ª Atividade: Entrega da Reflexão Crítica impressa em 18/07/2013
D.5) Pode ser encontrada online no blog do Frederico, também aluno da Disciplina: http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/07/nos-bastidores-da-metologia-cientifica.html?showComment=1374584562848#c7386800268024638784
Desejo a todos um bom descanso!
Abraços Cordiais
Camila
A) Aluno: Eduardo Wallier Vianna
ResponderExcluirProjeto: ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DE INCIDENTES DE SEGURANÇA DE REDE DE COMPUTADORES;
B) o poster apresentado deve ser considerado como atividade continuada;
C1)Observações sobre o resumo: Retirar pesquisa bibliográfica do resumo, Colocar na introdução a parte que termina em TIC, cortar o meio falar mais sobre TIC e ETIR acrescentar por ramo/ atividades explicar melhor.
C2) reforçar no projeto que CI tem foco na informação, na TI é segurança de dados, na CI a segurança é requisito da informação junto com a ética, comunicação científica, qualidade da informação. Retirar proposta de salvação por meio da pesquisa científica, deve ter uma teoria;
C3)Avaliação e alteração da Pergunta do meu trabalho: de que forma a produção da informação de uma Equipe de Tratamento de Incidentes de redes de computadores (ETIR) atende à necessidade do usuário no que se refere à segurança da informação e à segurança cibernética? OU Qual a necessidade do usuário, no contexto da segurança cibernética, no que se refere às informações produzidas por uma ETIR?
C4)Avaliação ETIR versus Gestão do Conhecimento versus Comunicação integrada (Kunsch;
C5)Avaliação do papel social e científico do projeto de pesquisa, melhorar papel social Revisão bibliográfica (levantamento de métodos) sobre necessidades de informação do usuário;
C6)Reformulação GERAL. “NOVO” Projeto baseado nas necessidades de Informação (Estudo de usuários) de uma Equipe de Tratamento de Incidentes-ETIR.
E) Reflexão crítica enviada para o e-mail do professor no dia 23 de julho às 11:02hs.
Agradeço a convivência e os ensinamentos.
Grande abraço a todos
Eduardo Wallier
A) IDENTIFICAÇÃO
ResponderExcluirAluno: ALCIMAR SANCHES RANGEL
Título do projeto: Vulnerabilidades de Segurança da Informação comunicadas por meio do Portal da Transparência do Governo Federal
B) O BANNER, apresentado no dia 18/7/2013, deve ser considerado como atividade continuada
C1) 1ª ATIVIDADE (Terça-feira, 2 de abril de 2013)
D1)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365650418132#c6091578927915796845
C2) 2ª ATIVIDADE (Quinta-feira, 11 de abril de 2013)
D2)http://metodologiaci.blogspot.com/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365711366204#c1582119186568218929
C3)3ª ATIVIDADE (Quinta-feira, 11 de abril de 2013)
D3.1) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366058228873#c970145059388289661
D3.2) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366058331917#c4300864199844203595
C4)4ª ATIVIDADE (Quinta-feira, 18 de abril de 2013)
D4.1) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366668694022#c633720188121840663
D4.2) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366669931433#c9202213153721392091
C5) 5ª ATIVIDADE (Quinta-feira, 20 de junho de 2013)
D5) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372340656998#c5987257745616223764
C6)6ª ATIVIDADE (BANNER)
D6.1) https://www.facebook.com/photo.php?fbid=573769939335769&set=pcb.573770242669072&type=1&theater
D6.2) https://www.facebook.com/photo.php?fbid=573769932669103&set=pcb.573770242669072&type=1&theater
D6.3) https://www.facebook.com/photo.php?fbid=573769922669104&set=pcb.573770242669072&type=1&theater
D6.4) https://docs.google.com/file/d/0BwijOJ-_J3mhYmRuVTlTQlJ3elE/edit?usp=sharing
E) REFLEXÃO CRÍTICA
- enviado por email:
de: Alcimar Rangel
para: André Porto Ancona Lopez
data: 23 de julho de 2013 15:44
assunto: Reflexão Crítica_Alcimar_Rangel
enviado por: gmail.com
- Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0BwijOJ-_J3mhNDZfM0pPZHQ4WWM/edit?usp=sharing
*******************************************************
Abração em todos!!!
A) Nome: Tainá Batista de Assis
ResponderExcluirTítulo do projeto: As teses e dissertações eletrônicas no contexto do movimento de acesso aberto à informação científica na América Latina e Caribe
B) O banner apresentado dia 18-07-2013 deve ser considerado como atividade continuada.
C1) EAIPROC/2013 da APQP está aberto – 11 de abril de 2013 17:47 – Comentário n. 6
D1) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365713244017#c180075683569041906
C2) Rodízio de resumos
C2.1) Comentário no dia 17 de abril de 2013 14:35
C2.2) Comentário no dia 17 de abril de 2013 14:41
D2)
D2.1) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366220159479#c9072388371602376030
D2.2) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366220473349#c5714262020308750024
C3) Bases empíricas e conceituais em teses de CI –
C3.1) Comentário no dia 24 de abril de 2013 19:56
C3.2) Comentário no dia 24 de abril de 2013 20:07
D3)
D3.1) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366844172444#c4111193253182908776
D3.2) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366844848246#c5723541266445204127
C4) Comentário no blog Café com Traças – Comentário no dia 4 de julho de 2013 08:31
Nome do post: Bibliotecas: uma história de poder, sangue, sonhos, ciência e dança!
D4) http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/06/bibliotecas-uma-historia-de-poder.html?showComment=1372951901268#c4190855967010433849
C5) Novas atividades – Comentário no dia 4 de julho de 2013 11:49 – Comentário n. 22
D5) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372949375783#c5872185010510393476
C6) Hoje é dia de Banner – Comentário no dia 23 de julho de 2013 17:24
D6) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/07/hoje-e-dia-de-banner.html?showComment=1374611092465#c8535685363976704857
C7) Comentário no blog Café com Traças – Comentário no dia 23 de julho de 2013 13:43
D7) http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/07/nos-bastidores-da-metologia-cientifica.html?showComment=1374612210916#c8290011799749558916
E) A reflexão crítica foi entregue em forma impressa no dia 18-07-2013.
Endereços das atividades postadas no blog da disciplina de Metodologia em Ciência da Informação entre outros, atividades entregues em sala de aula e via email.
ResponderExcluirA)Aluna: Ana Carolina Cintra Faria
Título do projeto: Mercado de Trabalho: um estudo através da Grade Curricular, dos Perfis Profissionais e das Competências do Profissional da Informação.
B)O pôster entregue em 18/07/2013 deve ser considerado como atividade continuada.
C1)1° atividade da disciplina – 06 de Abril de 2013 ás 20:37h
D1)Comentário no Blog do Professor André: http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html#comment-form
C2)EAIPROC/2013 da APQP está aberto – 11 de Abril de 2013 ás 18:02h
D2)Comentário no Blog do Professor André: http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html#comment-form
C3)Atividade Rodízio de Resumos – 14 de abril de 2013 ás 14:11h e 14:41h
D3)Comentários no Blog do Professor André: http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html#comment-form
C4)Atividade Bases empíricas e conceituais em teses de CI - 19 de Abril de 2013 ás 14:08h e 14:36h.
D4)Comentários no Blog do Professor André: http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html#comment-form
C5)ATIVIDADE: um pequeno comentário que indique o papel social e científico de seu próprio projeto de pesquisa - 26 de junho ás 23:31h.
D5)Comentário no Blog do Professor André: http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372300162770#c8199333224944728756
E1)ATIVIDADE – PARECER CRÍTICOS SOBRE AS LEITURAS DA DISCIPLINA - Enviado por email para o Professor André (apalopez@gmail.com) em 10/05/2013 ás 16:11h.
E2)Paper entregue na forma impressa na aula de Metodologia em Ciência da Informação do dia 18/07/2013.
E3)Postagem no blog do Frederico – 03 de Junho de 2013 ás 10:07h.
Endereço: http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/06/bibliotecas-uma-historia-de-poder.html#comment-form
Identificação - Marcelo Souza de Jesus
ResponderExcluirMatrícula – 130002631
Título do Projeto: Rede Social para mediação e relacionamentos das informações em Políticas Públicas voltadas para a saúde
Orientação: Professora Elmira
1ª atividade da disciplina - Terça-feira, 2 de abril de 2013
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1366297447326#c8935992401840027077
2ª – Atividade: Rodízio de resumos - Quinta-feira, 11 de abril de 2013
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366298424496#c7332551210437738862
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366638800344#c9020434672761129896
3ª - Atividade: Bases empíricas e conceituais em teses de CI - Quinta-feira, 18 de abril de 2013
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366677555210#c8547532883100887038
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366677667270#c3530982628703028642
4ª - Atividade: Retomada das aulas - Quinta-feira, 20 de junho de 2013
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1371819890852#c3269618992710247594
5ª – Atividade - Reflexão Crítica: Entregue em papel impresso na ultima aula
Alocado Comentário no blog Café com Traças no dia 24 de julho : http://cafecomtracas.blogspot.com.br/2013/07/nos-bastidores-da-metologia-cientifica.html?showComment=1374713108661#c4135474286366615918
6ª – Atividade - Entrevista sobre metodologia de pesquisa
- http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/entrevista-sobre-metodologia-de-pesquisa.html?showComment=1366639510615#c3241516303850998335
7ª – Atividade dia 18 de julho: Banner - Rede Social para mediação e relacionamentos das informações em Políticas Públicas voltadas para a saúde
A) Jacqueline Damascena Dutra Rezende - A percepção e uso do livro eletrônico acadêmico na biblioteca da Universidade de Brasília: um estudo de caso com os usuários da Ebrary;
ResponderExcluirB) o pôster apresentado deve ser considerado como atividade continuada;
C1) 1ª atividade da disciplina;
D1)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1366219521554#c9204865384805455887;
C2) EAIPROC/2013 da APQP está aberto;
D2)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365710989042#c5877456042246637542;
C3) Rodízio de resumos -
D3)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366222090101#c5202887678463471044
C4) Bases empíricas e conceituais em teses de CI
D4)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366849685561#c7237890784719824592
C5) Novas atividades
D5)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372300330257#c1327445740380197217
C6) Nova Geração de Sistemas para Bibliotecas (2013)
D6)http://www.blogger.com/comment.g?blogID=13254813&postID=7166960074698436648&page=1&token=1374712154191&isPopup=true
E) a reflexão crítica foi entregue impressa na aula do dia 18/07/2013.
A) Cecília Morena Maria da Silva - Projeto: Perfil e competências dos bibliotecários que atuam na rede federal de ensino do Distrito Federal.
ResponderExcluirB) O pôster apresentado deve ser considerado como atividade continuada.
C1)Bases Empíricas e Conceituais em teses de CI
D1)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366866378256#c5084849154159042905
C2)Bases Empíricas e Conceituais em teses de CI
D2)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366858546745#c5594432180795035116
C3)Novas Atividades
D3)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372175994865#c6669623597750042391
C4)Hoje é dia de Banner!
D4)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/07/hoje-e-dia-de-banner.html?showComment=1374718678599#c7167995756641455275
C5)1ª atividade da disciplina
D5)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365098311255#c6581700175570579638
C6)Comentários em outros blogs: aplicações práticas com métodos científicos. Comentário nº1.
D6)http://pt-br.metodologias-em-ciencia-da-informacao.wikia.com/wiki/Aplica%C3%A7%C3%B5es_pr%C3%A1ticas_com_m%C3%A9todos_cient%C3%ADficos#comm-43
C7)Comentários em outros blogs: Fundamentos do método científico. Comentário nº1.
D7)http://pt-br.metodologias-em-ciencia-da-informacao.wikia.com/wiki/Fundamentos_do_m%C3%A9todo_cient%C3%ADfico#comm-39
C8)Divulgação do Banner em meio eletrônico (Wiki - Metodologias em Ciência da Informação)
D8)http://pt-br.metodologias-em-ciencia-da-informacao.wikia.com/wiki/Arquivo:Banner.jpg
E)A reflexão crítica foi enviada, por e-mail, dia 24/07/2013 às 23:03
A) Rafael Fernandes de Barros Costa Azevedo - Arquitetura da Informação do Voto Secreto;
ResponderExcluirB) Poster deve ser considerado como atividade continuada;
C1) 10/04/2013 - 1a atividade da disciplina
D1) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365645998222#c2932022245008762068
C2) 11/04/2013 - EIAPROC 2013 da APQP está aberto
D2) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365711030567#c6056429069122656158
C3) 17/04/2013 - Rodízio de Resumos
D3) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366242019044#c8315782757147881626
D3) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366242125303#c5036604592832564266
D3) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366242255316#c1262625877228128428
C4) 24/04/2013 - Bases empíricas em conceituais em teses de CI
D4) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366851739695#c4504230448967875807
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366850317374#c2836836132843317812
D4) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366850759803#c2664530802701548740
C5) 26/06/2013 - Novas atividades
D5) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372294118653#c7914043088511682951
C6) 21/07/2013 - Atividades Avaliativas - dicas de conseguir o link absoluto de um comentário
D6) http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/07/atividades-avaliativas.html?showComment=1374422505774#c8819852089572526749
C7) Envio de post de Blog pessoal sobre o Livro: Como escrever (e publicar) um trabalho científico;
D7) E-mail enviado em 20/06/2013 às 15h25
D7) http://rafaelfbca.blogspot.com.br/2013/07/o-banner-de-metodologia-de-pesquisa-em.html
C8) Postagem do Banner em meu blog pessoal.
D8) http://rafaelfbca.blogspot.com.br/2013/07/o-banner-de-metodologia-de-pesquisa-em.html
E) A reflexão crítica foi enviada, por e-mail, dia 25/07/2013 às 08h20
A.- Aluna: Flor Silvestre Estela
ResponderExcluirTitulo do projeto: letramento Informacional: Configuração da Biblioteca Escolar
B.- Trabalho final – O BANNER, a presentado em 18/7/2013 – exibido no pito da faculdade. Deve ser considerado como atividade continuada.
C1.- 1era. Atividade. Conhecimento científico de Vanessa Bárbara – Flor Silvestre11 de abril de 2013 11:06
D1.- http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365689162699#c6090358881505139752
C2.- Atividade - EAIPROC /2013 da APQP – 11 de abril de 2013 17:25
D2.- http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365711910406#c5731652129167413756
C3.- Atividade – Bases empíricas e conceituais em teses de CI. Dois comentários. Rodízio de resumos. 24 de abril de 2013 18:24
Flor Silvestre24 de abril de 2013 18:26
D3.- http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366838696439#c6023891195313754323
C4.- Atividade- O papel social e científico de seu projeto de pesquisa. 27 de junho de 2013 12:24
D4.- http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372346649215#c3577966980906229579
C5.- Trabalho final – Reflexão crítica, enviado para o e-mail do professor André. Em 25/7/2013, às 09h28min h.
C6.- Divulgação do Banner em espaço virtual - 19/7/2013, as 9:07 h.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=164175730433929&set=t.100005245084333&type=1&theater
Também compartilhado em:
https://docs.google.com/file/d/0By5BVBspzuVlc21lX1BzSkFnWFU/edit?usp=sharing
Abraços.
Obrigada.
A) Yaciara Mendes Duarte - Projeto: O que pensam os alunos sobre a biblioteca?: representações sociais nas escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal.
ResponderExcluirB) O pôster foi exposto no dia 18/07.
C1)1º atividade da disciplina: http://metodologiaci.blogspot.com/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365183648876#c1160449406637562773
C2)EAIPROC/2013 da APQP está aberto http://metodologiaci.blogspot.com/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365713244017#c180075683569041906
C3)Bases empíricas e conceituais em teses de CI http://metodologiaci.blogspot.com/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366812710804#c45422366223352676
C4)Rodízio de resumos
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366085168904#c8682962885086643011
http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366085168904#c8682962885086643011
C4)Hoje é dia de Banner!
http://metodologiaci.blogspot.com/2013/07/hoje-e-dia-de-banner.html?showComment=1374760134606#c2967947259592021179
C5)Comentários em outros blogs:
Café com traças
http://cafecomtracas.blogspot.com/2013/07/nos-bastidores-da-metologia-cientifica.html?showComment=1374759502732#c7347101478795195836
C6)Divulgação do Banner em meio eletrônico (FACEBOOK)
https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/998420_541382505910514_1350970672_n.jpg
E)A reflexão crítica foi enviada, por e-mail, dia 25/07.
A) Aluna: Vivianne da Rocha Rodrigues
Título: A interação entre a criança da primeira infância e a informação digital.
B) PÔSTER como a ser considerado como apresentação continuada.
C1) Rodízios de Resumos
Vivianne15 de abril de 2013 17:27
Problema/ Objetivo: Contextualizar a importância da preservação da memória para a sociedade pela mediação do museu.
Base teórica: Pierre Nora, Georgete Medleg, Michael Pollak entre outros
Base empírica: Lugares de Memória a partir de 1984, sob a coordenação de Pierre Nora, memória social e patrimônio histórico, histórico sobre o Museu Histórico e Artístico de Planaltina, abrangendo a cidade de Planaltina e conseqüentemente o Distrito Federal.
Metodologia: Análise descritiva, pesquisa exploratória, questionários, entrevistas.
Vivianne15 de abril de 2013 17:28
criança, ‘nativo digital’, está em constante contato com a informação digital. Não existe biblioteca digital infantil acessível para crianças no país. A pesquisa proposta tem como objetivo analisar o nativo digital como usuário de informação, estudar sua interação com a informação digital com intuito de verificar o tipo de informação que acessa e categorizá-la, dando-lhe tratamento informacional para propor a criação de uma biblioteca digital infantil, considerando critérios de usabilidade e interação humano-computador conforme Nielsen, Kafure, Preece e Rogers. Os métodos sugeridos para obter insumo para pesquisa são: levantamento bibliográfico, questionários e entrevistas com as crianças, professores e bibliotecários e a observação assistemática da interação das crianças participantes do Programa Um Computador por Aluno em Brasília com a informação digital.
C2) Bases empíricas e conceituais em teses de CI
Vivianne24 de abril de 2013 21:36
KAFURE MUÑOZ, Ivette. Usabilidade da imagem na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha. 2010. 311 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2010. Disponível em: < http://hdl.handle.net/10482/5864>. Acesso em 23 abr. 2013.
Base conceitual: Usabilidade; Interação Humano-Computador; Catálogo público de acesso em linha (OPAC); Imagem da IHC.
Base empírica: Usuários do sistema da Biblioteca BCE – UnB; “modelo mental que os usuários tem da tarefa”; Imagem da IHC; tempo de realização da tarefa (encontrar um livro na biblioteca); dificuldades de usabilidade; usabilidade da imagem IHC.
Metodologia: Entrevista semi-estruturada; observação sistemática
C3) Novas atividades : Como atividade preparatória cada aluno deverá realizar aqui, no espaço dos comments (abaixo), um pequeno comentário que indique o papel social e científico de seu próprio projeto de pesquisa
Vivianne18 de julho de 2013 19:09
Título do trabalho: "A interação entre a criança da primeira infância e a informação digital". Com objetivo de analisar a criança como usuário de informação digital e suas necessidades informacionais.
Papel social: indicação de possíveis fonte de informações digitais infantis de acordo com o perfil da criança.
Papel científico: referências de estudo de usuário de informação/ digital infantil.
E) REFLEXÃO ENVIADA 24/07/2013
A) Lorena Medina Beltrán / Titulo do projeto - Educação Virtual: ESTRATÉGIAS DE ENGAJAMENTO AO USUÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DE APRENDIZAGEM ONLINE. Estudo de Caso: Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).
ResponderExcluirB) O pôster apresentado deve ser considerado como atividade continuada.
C, D, E) Professor André, eu criei um blog, acho que tem sentido só colocar o link do meu blog, onde está apresentado detalhadamente as atividades e seus respetivos links ao blog da disciplina. http://grupoidu.blogspot.com.br/
Muito obrigada pelo seu tempo para esta turma.
A) Aluna:Ada Sosa Solano
ResponderExcluirTítulo do Projeto: Empoderamiento Informacional das Mulheres- Perú: Identificando as necessidades informacionais das mulheres em situação de pobreza e vulnerabilidade no Peru
B)Poster/Banner: Considerar como atividade continuada, foi exposto no dia 18/07.
C1)1ª atividade da disiciplina
D1)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/1-atividade-da-disicplina.html?showComment=1365689670657#c387022969270536703
C2) EAIPROC/2013 da APQP está aberto
D2)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html?showComment=1365711910406#c5731652129167413756
C3) Rodízio de resumos
D3)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366211923035#c6060530162562550055
D3)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html?showComment=1366212078999#c8510384963830771299
C4)Bases empíricas e conceituais em teses de CI
D4)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366813053268#c1093106594101195312
D4)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html?showComment=1366813133132#c7056963554526265910
C5)Novas atividades
D5)http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html?showComment=1372348795720#c1641193595771286754
C6)Divulgação do Banner em outros espaços
D6)No Blog Persoal:
http://blog.pucp.edu.pe/blog/tusuykusun
D6) No facebook:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200728391105761&set=a.10200728390985758.1073741826.1041377168&type=1&theater
D6)No SlideShare:
http://www.slideshare.net/adasosa/sosa-poster-metodologia2013
E)A reflexão crítica entregue impresso em sala de aula no dia 18/07/2013.
Enviada a seu email no dia 25 July 2013 1:10
Aluna: Larissa Melo Bezerra de Oliveira
ResponderExcluirProjeto: Direito Autoral - uma política necessária para o desenvolvimento do Acesso Aberto à literatura científica no Brasil
Atividade 1
Comentário sobre o texto: BARBARA, Vanessa. Sistema de Currículo Lattes. Pesquisa FAPESP, São Paulo, p. 96-97, abr. 2007.
Disponível em:< http://metodologiaci.blogspot.com.br /2013/ 04/1-atividade-dadisicplina.html?showComment=1365099851798 #c99452546791070848>.
Atividade 2
EAIPROC/2013 da APQP
Proponentes: Camila Portela, Larissa Melo e Maruska Almeida
Disponível em:< http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/eaiproc2013-da-apqp-esta-aberto.html#comment-form>.
Atividade 3
Rodízio de Resumo
Disponível em:< http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/rodizio-de-resumos.html#comment-form>.
Atividade 4
Bases empíricas e conceituais em teses de CI
Disponível em:< http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/04/bases-empiricas-e-conceituais-em-teses.html#comment-form>.
Atividade 5
Papel Social do Projeto de Pesquisa
Disponível em:< http://metodologiaci.blogspot.com.br/2013/06/novas-atividades.html#comment-form>.
Atividade 6
Reflexão Crítica: enviada por e-mail dia 25/07/2013.
Atividades Extras
1) Envio de e-mail para a turma sobre o Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciência em 2013.
2) Contribuição para a Wiki
Professor, infelizmente só vi o prazo com relação ao horário agora no momento do envio das atividades. Aguardo a reconsideração.
Abraços,
Larissa.