Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Uma data especial

Copiado de Cannon Movies
Dia 23 de abril é uma data especial. Dia Mundial da Língua Espanhola (por conta da comemoração da efeméride do falecimento de Cervantes) e Dia Mundial do Livro por conta, também, do nascimento de Shakespeare. Antes disso a data ainda era comemorativa, a despeito do não reconhecimento da Igreja, de São Jorge, que mais tarde, no século XX, tornou-se padroeiro do movimento escoteiro. A obra maestra de Cervantes, brilhantemente satirizada no cinema por Vittorio Gassman, também teve uma adaptação musical com Peter O'Toole e Sophia Loren, cuja música tema traduzida em muito reflete o ideal do movimento escoteiro: "Corrigir o erro incorrigível; ser muito melhor do que se é; tentar com os braços exaustos alcançar a estrela inalcançável. Esta é a busca: seguir aquela estrela, não importa quão sem esperança; não importa quão distante..."

Como homenagem à data, aos livros, aos escoteiros e a todos os que lutam por ideais inatingíveis (como professores, pesquisadores da informação, escoteiros, cidadãos etc...), este blog reproduz aqui um instigante texto do colega aposentado Tarciso Zandonade sobre bibliotecas e leitura e a célebre passagem do filme "El hombre de La Mancha":



domingo, 8 de abril de 2012

As TICs e o ensino - dados iniciais

Copiado de Diário de um Químico Digital
Há algum tempo este blog apontou alguns problemas oriundos de disponibilidade de acesso à plataforma Moodle (ver post aqui), o que nos levou à elaboração de uma enquete on-line sobre o uso de algumas TICs como ferramentas didáticas (ver post aqui).

Longe de buscar apresentar análises conclusivas, este post visa apenas dar algum retorno para os leitores, apresentando alguns dados brutos.

Houve 76 respondentes, sendo 57% mulheres e 43% homens, em sua maioria jovens (67% tem menos de 35 anos), em fase de formação universitária (67% está cursando mestrado e/ou cursou e/ou está cursando graduação e/ou especialização), nas humanidades (87%) , com atuação profissional na mesma área (74% ). Conhecem (99%) alguma ferramenta de TIC para ensino on-line, com destaque às apontadas no formulário:

Como "outras", as respostas foram variadas, mencionando linguagens de programação, ambientes web, grupos de compartilhamento de arquivos, marcas de serviços de blog etc. Da lista de sugestões eu tenderia a incluir apenas as Wikis (2 ocorrências) e o Plone (1 ocorrência). Os educandos apresentam boa experiência no Moddle e nos Blogs (mais de 78% indicam nível médio ou alto), enquanto que os educadores apresentam dados alarmantes de cerca de 50% de desconhecimento das ferramentas. O dado é preocupante já que 33% dos respondentes indicou estar participando da pesquisa na qualidade de educador (11%) ou ambos (22%). A conclusão inicial é uma só. Os educadores atuais (jovens e em formação) não têm conhecimentos ou experiência para usar TICs como recurso didático. Obviamente tal hipótese não pode ser confirmada pela pesquisa em tela, dada a ausência de um controle de universo. amostragem e método de obtenção dos dados. Mesmo assim, como hipótese inicial, a ser melhor pesquisada, a ideia é válida.

A tabela abaixo consolida a avaliação de qual é a melhor ferramenta segundo 10 diferentes quesitos, na opinião dos respondentes. Destacamos apenas os 3 principais recursos e tentamos estabelecer um rating baseado tanto nas respostas obtidas como na posição atingida em relação aos concorrentes em cada resposta. Os highlights verde, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, a primeira, segunda e terceira posição dentro de cada quesito. Tais posições foram, para efeito de rating, pontuadas, respectivamente, com 5, 3 e 1 pontos. É importante frisar que os dados obtidos apenas refletem a percepção dos respondentes sobre a questão. Em alguns quesitos (como a adaptabilidade, por exemplo) a percepção e a experiência dos usuários é um fator decisivo. Em outros, porém (como a estabilidade da informação), seria possível trabalhar com dados mais técnicos e testes mais objetivos.

Moodle
Blogs
Facebook
Interatividade com a ferramenta
32%
32%
26%
Adaptabilidade do usuário leigo à ferramenta
25%
43%
25%
Recursos potenciais
46%
29%
9%
Facilidade no uso/aplicação dos recursos
26%
38%
24%
Acesso às informações colocadas na ferramenta
24%
50%
16%
Acesso à ferramenta para inserção de conteúdo
32%
41%
18%
Interatividade com outros usuários
24%
22%
43%
Recuperação da informação
33%
43%
11%
Segurança/ estabilidade da informação colocada
50%
28%
4%
Agilidade/tempo de resposta da ferramenta
17%
33%
36%
Somatória de respostas
3,09
3,59
2,12
quantidade de 1ªs posições
3
6
2
quantidade de 2ªs posições
6
3
1
quantidade de 3ªs posições
1
1
7
Rating (1ª=5, 2ª=3, 3ª=1) + somatóriaX10
64,9
75,9
41,2

domingo, 1 de abril de 2012

A Universidade em pauta

Copiado de Cartoons Blog


Outro dia recebi um e-mail de nossa associação docente da UnB, pedindo que os filiados enviassem os textos que, por ventura, tivessem escrito sobre tópicos relacionados à atividade docente na UnB. Comecei a separar minhas postagens sobre o tema (nem todas se enquadram no perfil "reivindicatório" sugerido) e o resultado foi uma lista de mais de 20 posts:

1. Textos publicados no blog Metodologia CI
(http://metodologiaci.blogspot.com/)

2. Textos publicados no blog Diplomática e Tipologia Documental - UnB
(http://diplomaticaetipologia.blogspot.com/)

3. Textos publicados no blog Ciência & Iluminismo ( http://ciencia-e-iluminismo.blogspot.com/)

4. Texto publicado no blog Ciência Brasil ( http://cienciabrasil.blogspot.com/)