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domingo, 8 de abril de 2012

As TICs e o ensino - dados iniciais

Copiado de Diário de um Químico Digital
Há algum tempo este blog apontou alguns problemas oriundos de disponibilidade de acesso à plataforma Moodle (ver post aqui), o que nos levou à elaboração de uma enquete on-line sobre o uso de algumas TICs como ferramentas didáticas (ver post aqui).

Longe de buscar apresentar análises conclusivas, este post visa apenas dar algum retorno para os leitores, apresentando alguns dados brutos.

Houve 76 respondentes, sendo 57% mulheres e 43% homens, em sua maioria jovens (67% tem menos de 35 anos), em fase de formação universitária (67% está cursando mestrado e/ou cursou e/ou está cursando graduação e/ou especialização), nas humanidades (87%) , com atuação profissional na mesma área (74% ). Conhecem (99%) alguma ferramenta de TIC para ensino on-line, com destaque às apontadas no formulário:

Como "outras", as respostas foram variadas, mencionando linguagens de programação, ambientes web, grupos de compartilhamento de arquivos, marcas de serviços de blog etc. Da lista de sugestões eu tenderia a incluir apenas as Wikis (2 ocorrências) e o Plone (1 ocorrência). Os educandos apresentam boa experiência no Moddle e nos Blogs (mais de 78% indicam nível médio ou alto), enquanto que os educadores apresentam dados alarmantes de cerca de 50% de desconhecimento das ferramentas. O dado é preocupante já que 33% dos respondentes indicou estar participando da pesquisa na qualidade de educador (11%) ou ambos (22%). A conclusão inicial é uma só. Os educadores atuais (jovens e em formação) não têm conhecimentos ou experiência para usar TICs como recurso didático. Obviamente tal hipótese não pode ser confirmada pela pesquisa em tela, dada a ausência de um controle de universo. amostragem e método de obtenção dos dados. Mesmo assim, como hipótese inicial, a ser melhor pesquisada, a ideia é válida.

A tabela abaixo consolida a avaliação de qual é a melhor ferramenta segundo 10 diferentes quesitos, na opinião dos respondentes. Destacamos apenas os 3 principais recursos e tentamos estabelecer um rating baseado tanto nas respostas obtidas como na posição atingida em relação aos concorrentes em cada resposta. Os highlights verde, amarelo e vermelho indicam, respectivamente, a primeira, segunda e terceira posição dentro de cada quesito. Tais posições foram, para efeito de rating, pontuadas, respectivamente, com 5, 3 e 1 pontos. É importante frisar que os dados obtidos apenas refletem a percepção dos respondentes sobre a questão. Em alguns quesitos (como a adaptabilidade, por exemplo) a percepção e a experiência dos usuários é um fator decisivo. Em outros, porém (como a estabilidade da informação), seria possível trabalhar com dados mais técnicos e testes mais objetivos.

Moodle
Blogs
Facebook
Interatividade com a ferramenta
32%
32%
26%
Adaptabilidade do usuário leigo à ferramenta
25%
43%
25%
Recursos potenciais
46%
29%
9%
Facilidade no uso/aplicação dos recursos
26%
38%
24%
Acesso às informações colocadas na ferramenta
24%
50%
16%
Acesso à ferramenta para inserção de conteúdo
32%
41%
18%
Interatividade com outros usuários
24%
22%
43%
Recuperação da informação
33%
43%
11%
Segurança/ estabilidade da informação colocada
50%
28%
4%
Agilidade/tempo de resposta da ferramenta
17%
33%
36%
Somatória de respostas
3,09
3,59
2,12
quantidade de 1ªs posições
3
6
2
quantidade de 2ªs posições
6
3
1
quantidade de 3ªs posições
1
1
7
Rating (1ª=5, 2ª=3, 3ª=1) + somatóriaX10
64,9
75,9
41,2

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