Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Engenharia reversa na confecção de projetos de pesquisa

Copiado de Planeta Educação
A atividade on-line da turma atual de metodologia consiste em escrever resumos de pesquisa e tentar decompô-los em seus elementos constitutivos. O primeiro leitor deverá, para o resumo inicial, indicar:
a) nome e curso
b) tema do resumo analisado
c) problema de pesquisa do resumo analisado
d) base empírica a ser utilizada pelo resumo analisado
e) base conceitual a ser utilizada pelo resumo analisado

Para concluir a atividade o mesmo leitor deverá apor o resumo de sua própria pesquisa, com até 150 palavras.

O segundo leitor repete as operações acima com o resumo do primeiro leitor e o processo continuará sucessivamente pelos demais leitores.

Exercício similar de discussão compartilhada de resumos já foi proposto anteriormente neste blog:
Cooperação do saber
Exercício de formulação de resumos de pesquisa
Redação de resumos de pesquisa

EM TEMPO: gente, vocês sabem porque eu indiquei os tópicos a serem respondidos em itens (a, b, c, d, e)??? Vou dar uma dica: tem a ver com a forma da resposta de vocês estar ou não texto corrido...

35 comentários:

  1. Comentário inicial (extraído de exercício anterior:


    Maira Murrieta Costa disse...
    Meu resumo:
    "Apresenta e estuda os conceitos de social bookmarking e guia de literatura sob a óptica dos processos de organização e recuperação da informação na web. Com fundamento nos textos de Ashworth (1981), Borges (2009), Caldeira (2000), Cunha (2001), Farkas (2007, 2008), Grogan (1970), Maxymuk (2007), Redden (2010) e Rethlefsen (2007) analisa comparativamente as plataformas de social bookmarking existentes, quanto à sua adequação para a produção de um guia de literatura na web. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com enfoque qualitativo na análise dos dados, cuja abordagem está embasada na Teoria Fundamentada (Grounded Theory). A amostra classifica-se como não-probabilística, formada pelo critério de intencionalidade e é composta por quatro plataformas: 2COLLAB, BIBSONOMY, CITEULIKE e CONNOTEA. Os instrumentos de coleta de dados são: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a observação das ferramentas a partir de um protótipo de guia de literatura desenvolvido em plataforma de social bookmarking."

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  3. Kelly Cristina Wilhelm De Toni – mestranda PPGCINF 2012.

    O tema do resumo da Maira é claro e preciso, no meu entendimento, compete sobre Organização e Recuperação da Informação na “Web”.
    A problemática da pesquisa se ocupa com as plataformas de social bookmarking existentes quanto à adequação de suas informações na web. A intenção é propor um guia de literatura para a web a partir dessas ferramentas.
    A base empírica é composta por quatro (4) plataformas de social bookmarking: 2COLLAB, BIBSONOMY, CITEULIKE e CONNOTEA. Para elas confere a metodologia de observação, creio que seja de seu uso, a parte prática da pesquisa.
    A base conceitual fundamenta-se nos textos de Ashworth (1981), Borges (2009), Caldeira (2000), Cunha (2001), Farkas (2007, 2008), Grogan (1970), Maxymuk (2007), Redden (2010) e Rethlefsen (2007) sobre os conceitos de social bookmarking e guia de literatura através de uma análise comparativa. Confere assim, uma metodologia de pesquisa bibliográfica e documental ao projeto.

    Resumo da minha pesquisa:
    Verificar o uso da informação enquanto conhecimento produzido por meio da aprendizagem organizacional. Fundamenta-se nos textos de Alvares (2010); Tarapanoff e Aguiar (2006, 2011); Eboli (2004, 2010); Corrêa e Santos (2007); Oliveira (2006); Allen (2002); Meister (1999); Senge (1998); Choo (1998, 2006); Valentim (2005); Robbins (2002); Davenport (1998, 2001); Nonaka e Takeushi (1998; 2001). O propósito da pesquisa está associado ao impacto da Educação Corporativa (EC) no resultado do desempenho profissional alinhado às estratégias de negócio da empresa. O centro do problema e do objetivo da pesquisa está em avaliar o impacto da EC do SENAC no desempenho de seus docentes nas unidades regionais, especificamente a regional do Goiás composta por 15 centros de educação profissional. O estudo de caso possibilitará entender o fenômeno da EC nesse contexto aplicando-se o modelo de Kirkpatrick (2005) e coletando os dados por meio de entrevistas em profundidade e com roteiro, e observação.

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    1. Fernando Albuquerque - Metodologia da Pesquisa PPGCINF 2012

      O tema do resumo da Kelly Cristina é aprendizagem organizacional. O problema de pesquisa do resumo analisado consiste no impacto da Educação Corporativa no desempenho profissional de docentes que atuam em centros de educação profissional do SENAC. A base empírica a ser utilizada pelo resumo analisado consiste no estudo da unidade regional do estado de Goiás. A base conceitual a ser utilizada pelo resumo analisado consiste em textos de autores como Alvares (2010); Tarapanoff e Aguiar (2006, 2011); Eboli (2004, 2010); Corrêa e Santos (2007); Oliveira (2006); Allen (2002); Meister (1999); Senge (1998); Choo (1998; 2006); Valentim (2005); Robbins (2002); Davenport (1998, 2001); Nonaka e Takeushi (1998; 2001).

      Resumo da minha pesquisa:

      Visando facilitar o acesso às informações tecnológicas necessárias ao desenvolvimento de software para a computação em nuvem, são analisados esquemas (metadados, taxonomias, tesauros e ontologias) destinados à organização de tais informações, e esquemas empregados na organização de tais informações em repositórios construídos por comunidades virtuais de desenvolvedores de software aberto para a computação em nuvem. A pesquisa é aplicada, exploratória e descritiva, pois visa possibilitar a aquisição de conhecimentos aplicáveis em situação específica e a aquisição de familiaridade com o fenômeno da organização da informação em contexto recente, sem o objetivo de generalizá-lo. A pesquisa se apoia em investigações teóricas e práticas, sendo dividida em bibliográfica e estudo de casos. O universo de pesquisa são cinco comunidades de desenvolvedores de software aberto. As investigações teóricas se baseiam em textos sobre esquemas para organização de informações, como Hedden (2010), Taylor (2009) e Callero (2006). Os procedimentos metodológicos para o estudo dos casos se baseiam em Yin (1994).

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    1. Alessandra de Souza22 de maio de 2012 às 21:27

      O resumo de Rômulo consiste na problemática da organização e representação das informações visando a recuperação da informação para a satisfação dos usuários.O tema da pesquisa é organização da informação, identificando e anlisando modelos de arquitetura da informação para o Exército Brasileiro (EB).Os autores que embasam a pesquisa serão:Choo (2003), Davenport (1998), Prusak (1994).As Abordagens metodológicas serão: “Metodologia de Sistemas Flexíveis”, para o ciclo da pesquisa e a “Arquitetura de Método Unificado”.




      Meu resumo:
      Interação entre os nativos digitais e a interface informacional do jogo eletrônico, com foco no usuário realizando a tarefa. Em decorrência dos avanços tecnologicos a geração dos nascidos na era digital interage com diferentes mídias potencializadoras de informação e conhecimento. Os artefatos midiáticos lúdicos encontram-se disparadamente entre os preferidos segundo pesquisas e lideram a área de entretenimento faturando mais que a indústria do cinema, sendo assim objeto de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento humano.
      A pesquisa é embasada nos autores: Barbosa(2010),Cybis (2010), Mendes (2006), Norman (2008),Johnson (2001),Borko (1968),Le Coadic (2004),Prensky (2001), que analisam a interação humano computador, os chamados ' Nativos Digitais', a informação e os jogos eletrônicos.
      A pesquisa será qualitativa, do tipo descritiva. O instrumento de coleta de dados será a observação da interação dos usuários com a interface do jogo eletrônico.

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  5. O resumo do Fernando Albuquerque inicia-se definindo o objetivo geral da pesquisa. Em seguida, são abordadas de uma forma geral suas bases empíricas (acredito que pela limitação da quantidade de palavras do resumo, não foi possível explicitar as comunidades de desenvolvedores de software aberto). A citação de autores deixa claro a base conceitual a ser utilizada. Por fim, a metodologia a ser emprega se apóia em estudos de casos. A proposta está muito bem definida e o tema aborda a Organização da Informação. Quanto à redação é evidenciada aspectos como clareza, objetividade, formalidade, encadeamento e fundamentação. 


    Rômulo Ferreira dos Santos – Mestrando em Ciência da Informação
    Resumo: Nas organizações orientadas a processos a demanda por informação é grande e seu tratamento é complexo. Nesse sentindo, o problema consiste em organizar e representar as informações visando sua recuperação e assim, satisfazer as necessidades informacionais dos usuários. Tendo por tema a organização da informação, a pesquisa destina-se a identificar modelos de arquitetura da informação e analisar qual viabiliza o fluxo efetivo das informações corporativas de recursos humanos no Exército Brasileiro (EB), possibilitando a integração entre os processos que manipulam as informações e os sistemas de informação computadorizados que automatizam esses processos. Inicialmente foram identificadas duas abordagens metodológicas a “Metodologia de Sistemas Flexíveis”, para o ciclo da pesquisa e a “Arquitetura de Método Unificado”, para a organização da informação. Tal abordagem será fundamentada nos recursos convencionais utilizados pela Ciência da Informação logo, buscou-se apoio nas visões de Choo (2003), Davenport (1998), Prusak (1994), entre outros.

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    1. O Resumo de Rômulo consiste em: Organização e representação da informação para satisfazer as necessidades de informação. Os autores que embasam a pesquisa são:Choo (2003), Davenport (1998), Prusak (1994.Pretende-se identificar e analisar modelos de arquitetura da informação para o Exército Brasileiro.As abordagens metodologicas são:abordagens metodológicas a “Metodologia de Sistemas Flexíveis”, para o ciclo da pesquisa e a “Arquitetura de Método Unificado.


      Meu resumo:
      Meu resumo:
      Interação entre os nativos digitais e a interface informacional do jogo eletrônico, com foco no usuário realizando a tarefa. Em decorrência dos avanços tecnologicos a geração dos nascidos na era digital interage com diferentes mídias potencializadoras de informação e conhecimento. Os artefatos midiáticos lúdicos encontram-se disparadamente entre os preferidos segundo pesquisas e lideram a área de entretenimento faturando mais que a indústria do cinema, sendo assim objeto de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento humano.
      A pesquisa é embasada nos autores: Barbosa(2010),Cybis (2010), Mendes (2006), Norman (2008),Johnson (2001),Borko (1968),Le Coadic (2004),Prensky (2001) que analisam a interação humano computador, os chamados ' Nativos Digitais', a informação e os jogos eletrônicos.
      A pesquisa será qualitativa, do tipo descritiva. O instrumento de coleta de dados será a observação da interação dos usuários com a interface do jogo eletrônico.

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    2. Suzana Francisca da Rocha

      Sobre o resumo de Alessandra
      Alessandra tratará da interação humano computador entre nativos digitais e jogos eletrônicos. Ela fundamentará a pesquisa com Barbosa, Mendes, Le Coadic, dentre outros. A pesquisa é classificada como qualitativa e descritiva.

      Meu resumo:
      A pesquisa visa entender a interação humano computador mediante o comportamento dos usuários em interfaces de periódicos científicos da área da Ciência da Informação. A intenção da pesquisa é apontar a variação de interface mais agradável e interessante na visão dos usuários. Os objetos de pesquisa são alunos da graduação dos cursos em Ciência da Informação de duas universidades bem como dez revistas da área (as mais citadas entre os anos de 2009 e 2010 e que utilizam como plataforma o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas). A fundamentação teórica trará Mueller (2000), Le Coadic (2004), Dias (2006), Nielsen (2007) dentre outros. Trata de uma pesquisa quali-quantitativa e descritiva.

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  6. Paulo Argolo da Cruz Rios Filho22 de maio de 2012 às 21:18

    Paulo Argolo

    O resumo do Rômulo Ferreira dos Santos sugere que sua pesquisa terá como tema a Organização da Informação por meio do uso de práticas da Arquitetura da Informação (AI). O tema terá como provável estudo de caso o funcionamento dos processos de negócio da área de Recursos Humanos (RH) do Exército Brasileiro (EB). Para o Rômulo, o funcionamento dos processos dessa área precisam de uma organização e de uma representação da informação adequadas às suas necessidades. Entendo que o Rômulo pretende sugerir um modelo de AI, que supra as necessidades por informação dos processos e dos sistemas da área de RH do EB, garantindo-lhes um funcionamento de forma integrada e harmônica. Sua base empírica pretende se apoiar na abordagem do problema por meio da “Metodologia de Sistemas Flexíveis” e por meio da “Arquitetura de Método Unificado”. Sua base conceitual apoia-se em Choo (2003), Davenport (1998) e Prusak (1998).

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  7. Paulo Argolo da Cruz Rios Filho22 de maio de 2012 às 21:46

    Paulo Argolo, mestrando PPGCINF

    O tema de minha pesquisa será sobre Arquitetura da Informação Organizacional (AIO) no contexto da Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Um modelo de AIO adequado para a gestão da informação corporativa neste tipo de organização, que pode ser considerada complexa e peculiar é o problema a ser enfocado. Organizações de ensino superior podem ser consideradas pouco estudadas no que se refere à organização da informação corporativa, o que instiga esta pesquisa. O Método de Arquitetura da Informação Aplica (MAIA), o The Open Group Architecture Framework (TOGAF) e o Zachman Framework serão utilizados como base empírica para a realização do estudo. Como referencial teórico autores como Choo (1998), Davenport (1998), Prusak (1998), van Gigch (1986), Churchman (1982), Molinaro (2011), Erl (2009) e Graves (2009) apoiarão conceitualmente a pesquisa.

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  8. Lais Pereira de Oliveira23 de maio de 2012 às 08:59

    Lais Pereira de Oliveira - Mestranda PPGCINF - 2012/1

    O estudo do Paulo Argolo terá como tema: Arquitetura da Informação Organizacional. O problema delineado volta-se para o modelo adequado de Arquitetura da Informação Organizacional para a gestão da informação em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A base empírica envolve métodos específicos do campo da Arquitetura da Informação. A base conceitual perpassa por autores como Choo, Davenport, Prusak, van Gigch, Churchman, Molinaro, Erl e Graves.

    Meu resumo:

    Identificação dos fatores críticos de sucesso para o mantenimento de universidades corporativas em instituições financeiras públicas. O estudo descritivo terá como fundamentação: Tarapanoff e Alvares (2011), Eboli (2010), Ricardo (2009), Tarapanoff (2006), Silva (2004), Blass (2001), Davenport (2001), Meister (1999), Sveiby (1998) e Nonaka e Takeuchi (1997). Logo, a partir da temática “universidade corporativa” (UC), pretende-se investigar quais os fatores críticos de sucesso para o mantenimento destes espaços de aprendizagem e desenvolvimento de talentos, que ganham força no cenário de crescente valorização da informação e do conhecimento enquanto ativos de valor agregado. O enfoque será sobre duas instituições financeiras públicas – a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. A coleta de dados por meio de entrevista não-estruturada, acompanhada de análise documental, possibilitará o entendimento dos referidos projetos, da concepção às mudanças estruturais para adequação aos propósitos organizacionais, de modo a identificar os fatores imprescindíveis ao sucesso destes.

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  9. Análise do resumo da Laís

    O tema é universidades corporativas no contexto das instituições financeiras. Investigará os fatores críticos de sucesso para a mantença de espaços de aprendizagem e desenvolvimento de talentos enquanto ativos de informação. A base empírica fundamenta-se em entrevistas e análise documentais para entender como a ocorrência de mudanças estruturais impactam nos propósitos organizacionais, em especial, na aprendizagem e desenvolvimento de talentos. A base conceitual se apóia na literatura relacionada ao tema para dar sustentação teórica à construção e desenvolvimento do trabalho.

    Meu resumo:
    Compreender as ações e políticas de Estado voltadas à proteção do patrimônio arquivístico brasileiro baseadas na análise e interpretação de literatura relacionada ao tema e na historiografia legislativa brasileira. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com enfoque qualitativo na análise de notícias publicadas nos jornais e na internet sobre indícios de atos lesivos aos documentos arquivísticos e em documentos produzidos pelo Ministério Público Federal para verificar a existência de ações de investigação abertas sobre tais práticas no período de 1991, marco legal da publicação da Lei de Arquivo, até o ano que precede o início deste trabalho 2012.

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  10. Marcelo Alves dos Santos23 de maio de 2012 às 14:30

    O estudo da Cristiane tem como tema Patrimônio Arquivístico, que tem por objetivo verificar o dano sofrido em documentos produzidos pelo MPF e um paralelo quanto ao cumprimento ou existência de políticas que protegem estes documentos.

    Meu Resumo:

    Como advento tecnológico, as Interfaces de Interação Humano-Computador tendem cada vez mais, para uma interação em mais de uma modalidade (multimodalidade) e apresentam um modelo diferente do tradicional, integrando a informática com as ações e comportamentos naturais do dia-a-dia, como a fala, a visão e a audição para operar um computador, que vão alem da necessidade do uso de equipamentos convencionais, como teclado e mouse, onde o foco passa a ser a tarefa a ser executada. A proposta é verificar a viabilidade do uso de Interação Humano-Computador Multimodal em uma interface computacional de voz artificial (voz gerada por computador) associado a um mecanismo de recuperação da informação, buscando de um melhor diálogo entre o homem e a máquina nas operações de troca de informação. Fundamentado em (SANTOS e DUQUE, 2011).(FLEWITT, 2009),(AGNER, 2006), e (OVIATT, 1997), (WEISER,1994) e (HAUPTMANN e MCAVINNEY, 1993).

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  11. Rodrigo Gonçalves Calazans

    b) Tema: Interação Humano-computador

    c) Problema de pesquisa do resumo analisado: Qual é a viabilidade do uso de Interação Humano-Computador Multimodal em uma interface computacional de voz artificial?

    d) base empírica a ser utilizada pelo resumo analisado: A recuperação e a troca de informações por intermédio de interface computacional de voz artificial.

    e) base conceitual a ser utilizada pelo resumo analisado: O projeto está fundamentado em (SANTOS e DUQUE, 2011).(FLEWITT, 2009),(AGNER, 2006), e (OVIATT, 1997), (WEISER,1994) e (HAUPTMANN e MCAVINNEY, 1993).

    Resumo
    O problema que ora se apresenta para desenvolvimento de pesquisa diz respeito às relações existentes entre Arquivo e informação e suas relações para a construção de verdades. Para a realização desta pesquisa pretende-se construir um paralelo entre verdade e arquivo, verdade e informação utilizando o conceito de verdade do filósofo Michel Foucault (1926 - 1984), para a melhor compreensão do Arquivo e da informação como elementos de verdade utiliza-se o conceito de “ações de informação” dos autores Gonzáles de Gomes (1999), Frohmann (2004) e Freitas (2004).

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  12. a)nome e curso
    Thayse Natália Cantanhede Santos - Metodologia da Pesquisa PPGCINF 2012 - Mestrado

    b) tema do resumo analisado
    A construção de verdades a partir do Arquivo e Informação.

    c) problema de pesquisa do resumo analisado
    Qual o paralelo entre Arquivo e verdade e entre Informação e verdade?

    d) base empírica a ser utilizada pelo resumo analisado
    A base empírica é fundamentada na análise documentos em Arquivos.

    e) base conceitual a ser utilizada pelo resumo analisado
    Gonzáles de Gomes (1999), Frohmann (2004) e Freitas (2004) são os autores que constituem a base conceitual do projeto analisado.


    Resumo

    O presente projeto pretende trazer uma perspectiva sobre a curadoria digital e preservação da informação. De início, centrar-se-á em definir o conceito de curadoria digital e sua importância para a Ciência da Informação, especificamente para Preservação da Informação Digital, a partir da construção de um mosaico teórico acerca de suas acepções dentro da literatura corrente. Em um primeiro momento, o conceito de curadoria será a análise da produção do The International Journal of Digital Curation. A observação de estruturas de repositórios já implementados sob o olhar da curadoria também será contemplada no decorrer da pesquisa. As atuais políticas de preservação em repositórios institucionais acadêmicos, especialmente aquelas baseadas na Curadoria Digital, consideram os recursos multimídia da informação produzida hoje em dia? Esta é a pergunta esta pesquisa pretende responder.

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  13. Gilberto L. Fernandes, mestrando PPGCINF

    Análise do resumo da pesquisa da Thayse:
    O tema da Thayse é sobre repositórios digitais e o problema a ser pesquisado refere-se à utilização de recursos multimídia nas informações contidas em repositórios acadêmicos. Como base empírica será considerada o acervo do “The International Journal of Digital Curation”. Não foi possível identificar a base conceitual que suportará a pesquisa em questão.

    Meu resumo:
    Minha pesquisa de mestrado tem por objetivo identificar e analisar as causas de imprecisão e distorção de informações, originadas durante a definição de requisitos, etapa inicial e obrigatória no desenvolvimento de Sistemas de Informação.
    Requisitos são interpretações de características do problema real a ser sistematizado, geralmente formulado na forma de narrativas pelo analista de negócios, profissional responsável pela interface entre a área de TI e a área de negócios. Consequentemente, os requisitos estão sujeitos às distorções próprias das narrativas, que serão tratadas como casos particulares do problema do entendimento humano, em um sentido kantiano.
    A partir da análise e fundamentação epistemológica do problema do entendimento humano, pretende-se realizar uma pesquisa teórica interdisciplinar, de caráter descritivo e analítico, sobre possíveis causas de ocorrências de imprecisão e distorção de informações, examinando-se o problema do entendimento humano sob o referencial epistemológico da Teoria do Conhecimento, na perspectiva da fenomenologia proposta por Edmund Husserl.

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    1. a) Nome e curso:
      Achilles Pinto Brelaz / Mestrado em CI.
      b) Tema do resumo analisado:
      Apreensão da Informação pelo Sujeito (ou entendimento humano).
      c) Problema de pesquisa do resumo analisado:
      A imprecisão e distorção da informação obtida no levantamento de requisitos para um Sistema de Informação. Esse problema ocorre no início do desenvolvimento do Sistema e pode estar associado ao problema do entendimento humano.
      d) Base empírica a ser utilizada pelo resumo analisado:
      Não foi possível identificar uma base empírica no resumo, uma vez que o autor nao detalha a forma que será feita a pesquisa interdisciplinar (provavelmente devido à limitação de palavras no resumo).
      e) Base conceitual a ser utilizada pelo resumo analisado:
      A posição de Immanuel Kant sobre o entendimento humano e a fenomenologia de Edmund Husserl. Além disso, como o termo "Requisitos" foi utilizado, supõe-se que o autor utilizará uma metodologia de desenvolvimento de software (RUP, por exemplo) como base técnica.

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  14. Resumo
    Na proposta de pesquisa, apresenta-se os problemas fundamentais que permeiam o conceito de informação em duas áreas do conhecimento: a Ciência da Informação (BATES, 1999; BRIER, 2004; FLORIDI, 2004; HOFKIRCHNER, 2011; SARACEVIC, 1999) e a Física (DEUTSCH, 1985; LLOYD, 2009; HAWKING, 2002). Propõe-se identificar uma relação entre o modelo fenomenológico de Husserl (1990) e o conceito de Informação utilizado na Mecânica Quântica e as implicações que essa relação possa ter na percepção do sujeito quanto ao mundo. Sugere-se que a busca de um conceito específico na Ciência da Informação Quântica (NIELSEN & CHUANG, 2005) possa contribuir para a Teoria Geral da Arquitetura da Informação proposta por Lima-Marques (2011).

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    1. a) nome e curso
      Sérgio Coletto, aluno de mestrado do PPGCINF/UnB

      b) tema do resumo analisado
      Ciência da Informação Quântica.

      c) problema de pesquisa do resumo analisado
      A relação entre o modelo fenomenológico de Husserl (1990) e o conceito de Informação utilizado na Mecânica Quântica bem como as implicações que essa relação possa ter na percepção do sujeito quanto ao mundo.

      d) base empírica a ser utilizada pelo resumo analisado
      Levantamento de conceito e de modelo fenomenológico através de pesquisa bibliográfica.

      e) base conceitual a ser utilizada pelo resumo analisado
      NIELSEN e CHUANG (2005) e Lima-Marques (2011).

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  15. Resumo

    Analisa pontos de convergência entre as normas de Descrição Arquivística e a Folksonomia numa pesquisa com duas etapas distintas. Na primeira, analisa as recomendações quanto à Descrição Arquivística de documentos audiovisuais presentes em normas internacionais [ISAD(G), AMIA e FIAF] bem como aplicações das mesmas em cinematecas. Para tal, fundamenta-se em COSTA (2007), LANCASTER (2004) e BELOTTO (2008). Na segunda, analisa lista de termos oriundos da Linguagem Natural (tags) utilizados por usuários-indexadores em campo amostral. Fundamenta-se em GUINCHAT e MENOU (1994), LUND (2006) e WAL (2006). Questiona se a popularização de técnicas folksonômicas na indexação de documentos audiovisuais na Web 2.0 é capaz de prospectar mudanças nos métodos de Descrição Arquivística utilizados nas tradicionais instituições custodiadoras.

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    1. a) nome e curso:
      Cléria Elvina Costa Moreira, Mestrado.

      b) tema do resumo analisado:
      Pontos de convergência entre as normas de Descrição Arquivística e a Folksonomia.

      c) problema de pesquisa do resumo analisado:
      A popularização de técnicas folksonômicas na indexação de documentos audiovisuais na Web 2.0 é capaz de prospectar mudanças nos métodos de Descrição Arquivística utilizados nas tradicionais instituições custodiadoras.
      d) base empírica a ser utilizada pelo resumo analisado:
      Avaliações e conclusões resultantes da pesquisa bibliográfica.

      e) base conceitual a ser utilizada pelo resumo analisado:
      Quanto à Descrição Arquivística de documentos audiovisuais presentes em normas internacionais [ISAD(G), AMIA e FIAF], a pesquisa se fundamenta em COSTA (2007), LANCASTER (2004) e BELOTTO (2008).
      Quanto à analise dos termos oriundos da Linguagem Natural (tags) utilizados por usuários-indexadores em campo amostral, fundamenta-se em GUINCHAT e MENOU (1994), LUND (2006) e WAL (2006).

      Resumo:
      O Tribunal Superior do Trabalho (TST) implantou em agosto de 2010 a tramitação dos processos judiciais em meio eletrônico. Diante desse contexto, vislumbrou-se a oportunidade de realizar um estudo no âmbito da Gestão da Informação (GI) para identificar as necessidades de informação dos usuários do TST em cada etapa do trâmite processual. Propõe-se a aplicação dos modelos de GI de Choo (1998) e Davenport (1994) que defendem que um modelo de gestão deve abranger toda a cadeia de valor da informação, iniciando com a identificação de necessidades de informação e terminando com o uso da informação. Será realizada uma revisão bibliográfica dos assuntos relacionados ao trabalho proposto e uma pesquisa descritiva. Serão utilizados os métodos de coleta de dados entrevistas pessoais e observação junto a 100 servidores do TST que trabalham com o trâmite do processo trabalhista. A conclusão da pesquisa será feita por meio de métodos de análise qualitativa.

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  16. a) nome e curso
    Kadidja de Oliveira - Curso: Pós graduação em Ciência da Informação
    Tema: A Competência informacional necessária no processo de tomada de decisão na gestão educacional

    b) tema do resumo analisado
    Na sociedade contemporânea em que vivemos o processo de avaliação é uma prática social que se desenvolve e se apresenta como um instrumento, como por exemplo no contexto da Educação, para avaliar a qualidade dos serviços de uma IES Instituição de Ensino Superior, sendo organizado por uma comissão própria de avaliação. Esta comissão é incumbida de manter um projeto de avaliação interna e ao executar as ações do processo avaliativo apresentar os resultados à comunidade acadêmica, bem como, realizar um balanço crítico em conformidade com as dimensões avaliadas. É necessário que a comissão possua uma gestão participativa e comprometida com o processo e que visem à qualidade e evolução crescente. Destaca-se a necessidade de habilidades e competências informacionais nos processo de análises qualitativas dos resultados obtidos.

    c) problema de pesquisa do resumo analisado
    Este estudo procura apresentar e identificar a competência informacional necessária para os agentes participantes da Comissão de Avaliação, e ainda, identificar sua relevância e contribuição.
    Questionamentos:
    O que é competência informacional?
    Quais as características de competência informacional que a Comissão deve possuir para as ações do programa de avaliação?
    A Avaliação indica fatores para a melhoria contínua de qualidade?
    O resultado do processo avaliativo contribui com insumos para identificar se a Missão da IES está sendo cumprida?
    O resultado do processo avaliativo é instrumento de tomada de decisão do gestor educacional?

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    1. Nome e curso
      Edeuzane de Fátima P. S. Steinmetz. Mestranda em CI

      b) tema do resumo analisado
      Competência Informacional

      c) problema de pesquisa do resumo analisado
      A Competência informacional necessária no processo de tomada de decisão na gestão educacional

      d) base empírica a ser utilizada pelo resumo analisado
      Comissão de Avaliação das Instituições do Ensino superior IES

      e) base conceitual a ser utilizada pelo resumo analisado
      Não identifiquei autores

      Resumo da minha pesquisa


      Essa pesquisa busca identificar a competência Informacional necessária para discentes em IES privadas engajarem na Iniciação Científica. Buscou-se identificar quais são as prováveis contribuições da Multimodalidade para a competência informacional. Foi utilizado. Os resultados apontam para o aumento do interesse dos alunos em participarem de programas de iniciação científica após a criação e implantação do PAPIC e que a interface Multimodal utilizada na elaboração do Blog de divulgação do evento contribuiu para este resultado. A metodologia adotada será:Quanto aos objetivos: Pesquisa descritiva. Forma de abordagem: Pesquisa quantitativa e qualitativa. Para a concretização dessa pesquisa pretende-se pesquisar sobre a competência Informacional de discentes de alguns cursos, em três IES (Instituição de Ensino Superior), no Distrito Federal. A base conceitual será dentre outros, os autores: GASQUE, Kelley Cristine (2011).DUQUE.DUDZIAK, (2003). FISHER, (2009).e FARÍAS(2004

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  17. a) Nome e curso:
    Julio Santillan Aldana / Metodologia da Pesquisa PPGCINF 2012

    b) Tema do resumo analisado:
    Periódicos científicos de acesso aberto na América Latina

    c) Problema de pesquisa do resumo analisado:
    A presente proposta propõe estabelecer indicadores referenciais sobre as características, os módelos e estratégias de publicação adotadas pelos periódicos científicos de acesso aberto na América Latina.

    d) Base empírica a ser utilizada pelo resumo analisado:
    O desenvolvimento do Movimento de Acesso Aberto à Informação Científica na América Latina carece atualmente de um amplo número de indicadores referenciais que permitam medir ou estimar seu crescimento e evolução. Desde o contexto de publicação, não se conhece com exatidão as características, os módelos e estratégias adotadas pelos periódicos científicos de acesso aberto da região.

    O entendimento como se vem desenvolvendo o acesso aberto em nossa região, mediante o estudo de as características, modelos e estratégias de publicação dos periódicos científicos de acesso aberto; contribui ao entendimento deste fenômeno e como deve ser abordado para um adequado estabelecimento de processos de gestão de informação científica.

    e) Base conceitual a ser utilizada pelo resumo analisado:
    Harnad (1998), Guedon (2010), Willinsky (2006), Melero (2008), Meadows (1999) e Mueller (2012) são os autores que constituem a base conceitual do projeto analisado

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  18. Respostas
    1. Análise do resumo da pesquisa da Kadidja de Oliveira:

      Tema: Competência informacional

      Problema de Pesquisa: Qual é o nível de competência informacional nas instituiçãos de gestão educativa

      Base Empírica: Instituiçãos de Ensino Superior em Brasília

      Base Conceitual: O resumo não precisa base conceitual

      Meu resumo:

      Analisa as características, os módelos e estratégias de publicação adotadas pelos periódicos científicos de acesso aberto na América Latina.

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    Respostas
    1. Nome: Daniel Alves Ribeiro Guimarães Mestrado
      Tema:Características dos periódicos de acesso abertos da América Latina
      Problema de Pesquisa: Qual a característica dos periódicos de acesso aberto da América Latina.
      Base Empírica: América Latina
      Base Conceitual:Harnad (1998), Guedon (2010), Willinsky (2006), Melero (2008), Meadows (1999) e Mueller (2012)

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  20. O Estudo sobre acessibilidade da informação tem sido bastante explorado sob os aspetos auditivos e visuais, mas pouco sobre os aspectos cognitivos da percepção. Este Projeto de pesquisa tem por objetivo observar o processo de percepção do portador de TDAH - Déficit de Atenção e Hiperatividade de mensagens de orientação, sinalização e alertas de prevenção de acidentes sob a perspectiva da análise da informação multimodal e dos aspectos semióticos da apresentação da informação. Fundamentado em ,Barkley 2002, Kessler e cols., 2006 , Pinheiro (1999),Seracevic (1996). Pretende-se para alcançar os objetivos deste projeto apresentar para os portadores diversas imagens com diversos arranjos de cores e formatos multimodais e observar a percepção dos portadores coletando evidencias e impressões.

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  21. a) nome e curso: Cléofas/aluna especial
    b) tema: Acessibilidade da informação ao portador de TDAH
    c) problema: Observar aspectos cognitivos da percepção e o processo de percepção do portador de TDAH de mensagens de orientação, sinalização e alertas de prevenção de acidentes sob a perspectiva da análise da informação multimodal e dos aspectos semióticos da apresentação da informação
    d) base empírica: Portadores de TDAH- Déficit de Atenção e Hiperatividade
    e) base conceitual: Barkley (2002), Kessler e cols. (2006) , Pinheiro (1999) e Saracevic (1996)

    Resumo
    O pré-projeto visa identificar variáveis que caracterizam o contexto de produção arquivística do acervo fotográfico da disciplina Oficina de Fotografia do Instituto de Artes da UnB. Pretende-se fazer uma pesquisa qualitativa das variáveis que compõe as atividades geradoras das imagens, por meio de leituras de documentos normativos e entrevistas. Para a organização do conhecimento utilizaremos o conceito de contexto de produção dos autores Belloto (2002), Lopez (2008). Com vistas a operacionalização das variáveis procuraremos adotar os contextos jurídico-administrativo, contexto de proveniência, contexto processual, contexto documental e contexto tecnológico, Duranti (2007).

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    Respostas
    1. a) Nome e curso
      Maria Ivonete Gomes do Nascimento / PPGCINF/UNB /Mestrado
      b)Tema
      Informação arquivística
      c)Problema
      Quais as variáveis que caracterizam o contexto de produção arquivístiva do acervo fotográfico?
      d)Base empírica
      Acervo fotográfico da disciplina Oficina de Fotografia do Instituto de Artes da UNB.
      e)Base conceitual
      Belloto(2002), Lopez(2008), Duranti(2007)

      Resumo:
      A avaliação constitui numa das funções da arquivística e num dos fazeres dos arquivistas. A pesquisa se propõe a analisar os referenciais teóricos e as operações práticas adotadas na avaliação da informação arquivística, na gestão documental dos Órgãos Ministeriais do Poder Executivo Federal, sediado em Brasília, a partir da aplicação da Lei nº 8.159/91. Com a fundamentação teórica baseada em: Sousa(2009); Silva (2008); Indolfo(2008); Vazquez(2006); Pinheiro(2005); Le Coadic(2004); Rousseau e Couture(1998); Wersing e Neveling(1975); Borko(1968); Schellenberg(1959). Há a previsão de revisão da literatura nacional e internacional sobre o tema. A análise dos relatórios de atividade das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos. A aplicação de Questionários aos arquivos dessas instituições.

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  22. a) nome e curso
    Rafael Henrique Santos Soares, Mestrado em CI

    b) tema do resumo analisado
    Informção arquivistica

    c) problema de pesquisa do resumo analisado
    Avaliação da aplicacao da lei 8159 em relação a informação arquivistica nos ministerios.

    d) base empírica a ser utilizada pelo resumo analisado
    Arquivos de orgaos ministeriais do Executivo

    e) base conceitual a ser utilizada pelo resumo analisado
    Sousa(2009); Silva (2008); Indolfo(2008); Vazquez(2006); Pinheiro(2005); Le Coadic(2004); Rousseau e Couture(1998); Wersing e Neveling(1975); Borko(1968); Schellenberg(1959).


    Resumo

    Com a crescente adoção das nuvens computacionais pelas organizações, surge o fenomeno das nuvens informacionais identificada principalmente através dos fluxos de informação e das
    redes de contato informais proporcionados por essa tecnologia.
    Pelas caracteristicas básicas da dinâmica das nuvens informacionais e as possibilidades proporcionadas pela análise de redes sociais identifica-se a possibilidade de aplicação dessa ferramenta para entendimento daquele fenômeno.
    O trabalho visa analisar os elementos das nuvens computacionais que caracterizam uma nuvem informacional e a identificam como uma rede social.
    O referencial teorico envolvido se divide em duas grandes areas: Nuvens informacionais e analise de redes sociais.
    Com relação a Nuvem informacional, referencia-se o conceito de Web Semântica de Berners-Lee, Tim; James Hendler and Ora Lassila, o Memex de Vanevar Bush (As we may think)
    e o Mundaneum - Internet de papel de Paul Olet. No campo da análise de Redes Sociais, os principais autores a serem consultados são WASSERMAN, Stanley; FAUST, Katherine; EASLEY; KLEINBERG;

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  23. a)Nome e curso: Michelli Costa, Mestrado em CI

    Analise do resumo de Rafael Henrique
    b) Tema: Nuvem informacional e redes sociais
    c) Problema: Quais os elementos das nuvens computacionais que caracterizam um nuvem informacional e a identificam como uma rede social?
    d) Base empírica: Nuvens computacionais
    e) Base conceitual: Berners-Lee, James Hendler and Ora Lassila, Vanevar Bush, Wasserman, Faust, Katherine, Easley, Kleinberg.


    RESUMO

    Aborda os processos de criação e desenvolvimento dos repositórios institucionais (RI) de acesso aberto na América Latina. Estas bases de dados têm o seu surgimento relacionado às iniciativas para a promoção do acesso aberto à informação científica, que segundo Crow (2002), Swan (2010), Subber (2006) e Costa (2008) precisam ter seu surgimento e desenvolvimento direcionado para o acesso aberto global deste tipo de informação. A avaliação dos RI se utilizará de instrumentos internacionalmente conhecidos como as Diretrizes Driver, o Guia de Avaliação Espanhol e o Certificado Dini, como discutem as propostas de Piere e Miranda (2010) e Van Godtsehoven (2008). O proposto estudo então, à luz de instrumentos reconhecidos na literatura da área pretende analisar como tem sido o processo de criação e desenvolvimento de RI para a contribuição do acesso aberto na América Latina.

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