Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Exercício de adaptação de projetos

Copiado de Anira the Cat
A formulação e formalização de projetos atua em algumas frentes de transição e adaptação de informação. Em um primeiro momento há a transposição da estrutura mental do projeto para algo mais formalizado, na forma de um projeto genérico (ver esquema sobre isso aqui) . Em um segundo momento o projeto genérico é adaptado e aprimorado conforme as exigências científicas e institucionais do local de acolhimento da pesquisa (ex: um programa de pós-graduação, uma agência de fomento etc.). Muitas vezes para uma pesquisa já em curso surgem algumas oportunidades de novos desenvolvimentos, por meio de editais específicos, que forçam uma adaptação da proposta para atendimento de escopos e requisitos distintos.


Algumas dessas informações são as mesmas da sugestão de pontos para reflexão do capítulo 1 do livro de Tomanik e visam complementar o exercício de redação de resumos de pesquisa, com vistas ao aperfeiçoamento da formalização do projeto.


O exercício atual consiste em delinear de modo esquemático uma adaptação hipotética do projeto atual de pesquisa para o edital 2012 do Fondo Regional para la Innovación Digital en América Latina y el Caribe (FRIDA), indicando:
a) temática(s) FRIDA 2012 a ser atendida(s);
b) antecedentes e justificativa (apenas esquema de tópicos que seriam desenvolvidos se fosse uma submissão real);
c) objetivos gerais e específicos (já adaptados para o edital);
d) beneficiários potenciais hipotéticos do projeto;
e) estratégia e metodologia de pesquisa (apenas esquema básico de como pretende executar a proposta);
f) cronograma sumário (indicar atividades básicas previstas para cada trimestre);
g) produtos esperados (intermediários e finais) e respectivos indicadores;
h) premissas relevantes que podem condicionar o êxito e análise de riscos (apenas indicação esquemática);
f) comentar livremente o projeto do colega que o antecedeu, sobretudo quanto à adaptação ao edital e à chance de ser, hipoteticamente, selecionado.

O prazo para a realização encerra-se às 13h:59min da próxima 5ªf, dia 31/05, porém é altamente desejável que as respostas possam já estar disponíveis na 2ªf, 28/05 pela manhã.

Advertência aos leitores não integrantes da turma atual de Metodologia: essa atividade busca apenas simular a submissão de um projeto a um fundo internacional, com finalidade pedagógica. As propostas aqui apresentadas são esquemáticas, preliminares e nem sempre plenamente adequadas ao edital em tela, em função das próprias características do exercício e de suas condições técnicas efetivas. Os leitores não pertencentes à turma atual estão, é claro, convidados a participar, de acordo com as regras estabelecidas. Os leitores externos, mesmo que não participem, devem ter em mente que como exercício de simulação esquemática nenhuma proposta aqui apresentada é passível de quaisquer críticas quanto ao mérito: são apenas insumos (divulgados aberrantemente) para melhorar a qualidade da reflexão em aula e o aprimoramento individual dos alunos. Maiores detalhes sobre a política deste blog quanto à apresentação e discussão pública de projetos discentes pode ser vista aqui.

46 comentários:

  1. 1 - Antecedentes e Justificativa

    Recentes estudos sobre a percepção do portador de TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, publicadas no periódico Psychology and Psychiatry em 2006, demonstraram uma deficiência em seus sistemas dopaminérgicos no que se refere à percepção das cores azul e amarela. Estes resultados terminaram por levantar inúmeras questões com relação à percepção de informações multmodais como um todo. Até o presente momento ainda não foram exploradas pesquisas no campo da Ciência da informação, que pudessem corroborar com estes resultados dando continuidade aos estudos sob os aspectos semióticos das informações e da multmodalidade originadas sob o foco da arquitetura da informação e da internet.
    Esta pesquisa se insere no contexto da acessibilidade da informação largamente discutido, contudo extrapola os limites já conhecidos das deficiências auditivas, visuais amplamente tratados .

    2 - Objetivo Geral:
    Demonstrar se existe uma variação da percepção do portador de TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em relação a diversos arranjos e modelos de apresentação da informação multimodal na Internet principalmente sob os aspectos das cores.
    3 - Objetivos Específicos:
    a) Estudar aspectos semióticos da informação multimodal que venham a influenciar a percepção do portador de TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
    b) Estudar aspectos semióticos que permitam parametrizar, se possível, o percentual de influência em sua percepção.
    c) Modelar se possível um padrão de apresentação da informação multimodal que influencie a sua percepção.
    4 - Beneficiários:
    Usuários da Internet portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

    5 - Metodologia:

    Das etapas:
    Revisão bibliográfica;
    Seleção da população portadora de TDAH - Déficit de Atenção e Hiperatividade.;
    Seleção do grupo de controle;
    Seleção das formas de multmodalidades que serão adotadas no experimento;
    Seleção das informações
    Preparação do ambiente virtual para apresentação das informações multimodais;
    Preparação dos questionários para coleta das informações;
    Realização dos Experimentos.

    Dos procedimentos técnicos:

    Do ponto de vista dos procedimentos técnicos segundo Gil (1991), a pesquisa deverá ser classificada como experimental, pois será determinado um objeto de estudo, selecionado as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo e definida as diversas formas de controle e de observação dos efeitos que a variáveis podem produzir no objeto.

    Da amostragem:

    Será selecionada uma população de 10 sujeitos adultos portadores do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e um grupo de controle de 10 sujeitos adultos não portadores.

    Da realização do Experimento:

    O experimento consistirá em exibição de imagens multimodais em um computador e da aplicação simultânea de um questionário de coleta de impressões apresentado junto às informações.

    Da Coleta de Dados:

    A coleta de dados será realizada recolhendo respostas dadas aos questionários de impressões, aplicados durante o experimento e em seguida a sua tabulação para preparação para análise.


    6 - Resultados Esperados:

    Espera-se com estes experimento:

    PRODUTO 1
    ARRANJO DE CORES que potencializem a percepção de sujeitos portadores de TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
    PRODUTO 2
    ARRANJO DE CORES que potencializem a percepção de sujeitos não portadores de transtornos de atenção.
    PRODUTO 3
    ARRANJOS DE INFORMAÇÕES MULTMODAIS que potencializem a percepção de sujeitos portadores de TDAH – Transtorno de Déficit de
    PRODUTO 4
    Atenção e Hiperatividade.
    ARRANJOS DE INFORMAÇÕES MULTMODAIS - que potencializem a percepção de sujeitos não portadores de transtornos de atenção.

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    1. 1 - Antecedentes e Justificativa

      \Recentes estudos sobre a percepção do portador de TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, publicadas no periódico Psychology and Psychiatry em 2006, demonstraram uma deficiência em seus sistemas dopaminérgicos no que se refere à percepção das cores azul e amarela. Estes resultados terminaram por levantar inúmeras questões com relação à percepção de informações multmodais como um todo. Até o presente momento ainda não foram exploradas pesquisas no campo da Ciência da informação, que pudessem corroborar com estes resultados dando continuidade aos estudos sob os aspectos semióticos das informações e da multmodalidade originadas sob o foco da arquitetura da informação e da internet.
      Esta pesquisa se insere no contexto da acessibilidade da informação largamente discutido, contudo extrapola os limites já conhecidos das deficiências auditivas, visuais amplamente tratados .

      2 - Objetivo Geral:
      Demonstrar se existe uma variação da percepção do portador de TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em relação a diversos arranjos e modelos de apresentação da informação multimodal na Internet principalmente sob os aspectos das cores.
      3 - Objetivos Específicos:
      a) Estudar aspectos semióticos da informação multimodal que venham a influenciar a percepção do portador de TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
      b) Estudar aspectos semióticos que permitam parametrizar, se possível, o percentual de influência em sua percepção.
      c) Modelar se possível um padrão de apresentação da informação multimodal que influencie a sua percepção.
      4 - Beneficiários:
      Usuários da Internet portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

      5 - Metodologia:

      Das etapas:
      Revisão bibliográfica;
      Seleção da população portadora de TDAH - Déficit de Atenção e Hiperatividade.;
      Seleção do grupo de controle;
      Seleção das formas de multmodalidades que serão adotadas no experimento;
      Seleção das informações
      Preparação do ambiente virtual para apresentação das informações multimodais;
      Preparação dos questionários para coleta das informações;
      Realização dos Experimentos.

      Dos procedimentos técnicos:

      Do ponto de vista dos procedimentos técnicos segundo Gil (1991), a pesquisa deverá ser classificada como experimental, pois será determinado um objeto de estudo, selecionado as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo e definida as diversas formas de controle e de observação dos efeitos que a variáveis podem produzir no objeto.

      Da amostragem:

      Será selecionada uma população de 10 sujeitos adultos portadores do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e um grupo de controle de 10 sujeitos adultos não portadores.

      Da realização do Experimento:

      O experimento consistirá em exibição de imagens multimodais em um computador e da aplicação simultânea de um questionário de coleta de impressões apresentado junto às informações.

      Da Coleta de Dados:

      A coleta de dados será realizada recolhendo respostas dadas aos questionários de impressões, aplicados durante o experimento e em seguida a sua tabulação para preparação para análise.

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  4. 1 - Antecedentes e Justificativa

    \Recentes estudos sobre a percepção do portador de TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, publicadas no periódico Psychology and Psychiatry em 2006, demonstraram uma deficiência em seus sistemas dopaminérgicos no que se refere à percepção das cores azul e amarela. Estes resultados terminaram por levantar inúmeras questões com relação à percepção de informações multmodais como um todo. Até o presente momento ainda não foram exploradas pesquisas no campo da Ciência da informação, que pudessem corroborar com estes resultados dando continuidade aos estudos sob os aspectos semióticos das informações e da multmodalidade originadas sob o foco da arquitetura da informação e da internet.
    Esta pesquisa se insere no contexto da acessibilidade da informação largamente discutido, contudo extrapola os limites já conhecidos das deficiências auditivas, visuais amplamente tratados .

    2 - Objetivo Geral:
    Demonstrar se existe uma variação da percepção do portador de TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em relação a diversos arranjos e modelos de apresentação da informação multimodal na Internet principalmente sob os aspectos das cores.

    3 - Objetivos Específicos:
    a) Estudar aspectos semióticos da informação multimodal que venham a influenciar a percepção do portador de TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
    b) Estudar aspectos semióticos que permitam parametrizar, se possível, o percentual de influência em sua percepção.
    c) Modelar se possível um padrão de apresentação da informação multimodal que influencie a sua percepção.

    4 - Beneficiários:
    Usuários da Internet portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

    5 - Metodologia:

    Das etapas:
    Revisão bibliográfica;
    Seleção da população portadora de TDAH - Déficit de Atenção e Hiperatividade.;
    Seleção do grupo de controle;
    Seleção das formas de multmodalidades que serão adotadas no experimento;
    Seleção das informações
    Preparação do ambiente virtual para apresentação das informações multimodais;
    Preparação dos questionários para coleta das informações;
    Realização dos Experimentos.

    Dos procedimentos técnicos:

    Do ponto de vista dos procedimentos técnicos segundo Gil (1991), a pesquisa deverá ser classificada como experimental, pois será determinado um objeto de estudo, selecionado as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo e definida as diversas formas de controle e de observação dos efeitos que a variáveis podem produzir no objeto.

    Da amostragem:

    Será selecionada uma população de 10 sujeitos adultos portadores do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e um grupo de controle de 10 sujeitos adultos não portadores.

    Da realização do Experimento:

    O experimento consistirá em exibição de imagens multimodais em um computador e da aplicação simultânea de um questionário de coleta de impressões apresentado junto às informações.

    Da Coleta de Dados:

    A coleta de dados será realizada recolhendo respostas dadas aos questionários de impressões, aplicados durante o experimento e em seguida a sua tabulação para preparação para análise.

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  5. 6- CRONOGRAMA
    ETAPAS TRIMESTRES

    REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 1º ELABORAÇÃO DO PROJETO 1º
    SELEÇÃO DOS OBJETOS MULTMODAIS 2º
    PREPARAÇÃO DO AMBIENTE 2º
    CONFIGURAÇÃO E TESTE DO SOFTWARE E HARDWARE 2º
    REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS 3º
    ANÁLISE DOS RESULTADOS 4º
    ENTREGA DO TRABALHO FINAL 4º


    7 - Resultados Esperados:

    Espera-se com estes experimento:

    PRODUTO 1
    ARRANJO DE CORES que potencializem a percepção de sujeitos portadores de TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
    PRODUTO 2
    ARRANJO DE CORES que potencializem a percepção de sujeitos não portadores de transtornos de atenção.
    PRODUTO 3
    ARRANJOS DE INFORMAÇÕES MULTMODAIS que potencializem a percepção de sujeitos portadores de TDAH – Transtorno de Déficit de
    PRODUTO 4
    Atenção e Hiperatividade.
    ARRANJOS DE INFORMAÇÕES MULTMODAIS - que potencializem a percepção de sujeitos não portadores de transtornos de atenção.

    8 - Indicadores para todos os produtos:

    a) Número de Acesso a informação disponibilizada.
    b) Entendimento e interpretação do texto apresentado
    c) Número de Respostas positivas relacionadas a percepção
    d) Número de Informações encontradas nas páginas de teste

    9 - Premissas Relevantes e Análises de Riscos

    O diagnósticos dos sujeitos portadores de TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade está fora do escopo do projeto. Um risco considerável do projeto é a seleção da população portadora do transtorno.

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    1. a)Temática:
      Esforços para melhorar, ampliar e promover o desenvolvimento de padrões para Internet.

      Seleção de variáveis para se identificar a organicidade arquivística do acervo fotográfico da disciplina Oficina de fotografia do Instituto de Artes da UnB, com vistas ao denvolvimento de software livre para usuários de acervos interessados.

      b)Antecedentes e justificativa:
      Segundo LOPEZ 2008, predomina a difusão e incorporação do conteúdo da imagem em detrimento do contexto arquivístico e a função inicial para a qual a foto foi gerada.
      Inexiste um software livre específico para atender usuários de acervos arquivísticos dentro do novo enfoque do contexto arquivístico.

      c)Objetivos gerais e específicos: 
      propiciar maior facilidade de uso e maior compreensão do significado arquivístico do conjunto documental, vinculando-os às suas séries documentais e a outros documentos de outras espécies, gerados pela mesma atividade.
      Identificar variáveis que caracterizam as atividades geradoras.  

      d)Beneficiários:
      funcionários que organizam acervos, pesquisadores e usuários em geral

      e)Estratégia e metodologia de pesquisa
      identificar as variáveis do contexto de produção, classificá-las e sistematizá-las;
      definir amostra para alimentar o desenvolvimento do software livre;
      contratar um analista-programador para o desenvolvimento do software e aplicar em amostra piloto;
      Avaliar juntamente com usuários a adequação do software aos objetivos propostos;
      Publicar resultados.

      f)Cronograma:
      identificar as variáveis do contexto de produção, classificá-las e sistematizá-las; 1T
      definir amostra para alimentar o desenvolvimento do software livre; 2T
      contratar um analista-programador para o desenvolvimento do software e aplicar em amostra piloto; 3T
      Avaliar juntamente com usuários a adequação do software aos objetivos propostos; 4T, 5T
      Publicar resultados. 6T

      g)Produtos esperados:
      produto intermediário: avanço na ciência;
      produto final: software livre.

      h) Premissas relevântes:
      a pesquisa presume a deficiência de resultados científicos relevântes, cuja lacuna deverá ser parcialmente preenchida pelos esforços aqui desenvolvidos;
      o maior risco detectado é o de não contarmos com o apoio adequado de um especialista em informática que possa ser acionado para o desenvolvimento do software livre.
      h) Comentário do trabalho anterior:
      Sobre o projeto do Daniel - Acessibilidade da informação ao portador de TDAH .
      Em virtude da não exatidão absoluta do diagnóstico dos portadores do TDAH existe a margem de erro na seleção da amostra, o que pode afetar parcialmente os resultados, mas isto não inviabiliza a relevância do tema proposto, que é muito pouco estudado.

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    2. Fernando Albuquerque – Metodologia da Pesquisa – PPGCINF - 2012
      a) Temática(s) FRIDA 2012 a ser atendida(s):
      Implementação de estratégias para o desenvolvimento de uma estrutura de Internet, capacidades humanas e habilidades confiáveis e eficientes.
      b) Antecedentes e justificativas:
      -Dificuldades no acesso a informações tecnológicas no desenvolvimento de software.
      -Relevância do desenvolvimento de software para a computação em nuvem.
      -Relevância da computação em nuvem para a Internet.
      -Importância do acesso a informações tecnológicas para o desenvolvimento de habilidades e capacidades humanas necessárias à evolução tecnológica da rede Internet.
      -Impacto positivo da redução de barreiras ao acesso a informações tecnológicas na educação e na prática de profissionais que desenvolvem software.
      -Impacto positivo da redução de barreiras ao acesso a informações tecnológicas na indústria de TI (Tecnologia da Informação).
      c) Objetivos gerais e específicos:
      -Identificar informações tecnológicas em repositórios de comunidades virtuais de desenvolvedores de software para a computação em nuvem.
      -Identificar e analisar esquemas para a organização de informações tecnológicas no desenvolvimento de software.
      -Identificar e analisar esquemas para a organização de informações tecnológicas em repositórios de comunidades virtuais de desenvolvedores de software para a computação em nuvem.
      d) Beneficiários potenciais do projeto:
      -Estudantes e profissionais voltados para o desenvolvimento de software.
      -Empresas na área de Tecnologia da Informação (TI).
      e) Estratégia e metodologia de pesquisa:
      -Para identificar e analisar esquemas para organização de informações tecnológicas em desenvolvimento de software será realizada pesquisa bibliográfica.
      -Para identificar e analisar informações tecnológicas e esquemas para organizá-las em comunidades virtuais de desenvolvedores de software, estudos de casos serão realizados.
      f) Cronograma sumário:
      -Primeiro trimestre: Pesquisa bibliográfica.
      -Segundo trimestre : Estudos de casos.
      -Terceiro trimestre: Estudos de casos.
      -Quarto trimestre : Análise dos dados e relato dos resultados.
      g) Produtos esperados e respectivos indicadores:
      -Documento com resultados relevantes da revisão de literatura.
      -Relação de casos selecionados para estudo.
      -Inventário dos repositórios das comunidades pesquisadas.
      -Descrições dos esquemas identificados para organização das informações.
      -Relatório da pesquisa.
      h) Premissas relevantes que podem condicionar o êxito e análise de riscos:
      Premissas:
      -Possibilidade de acesso a informações relevantes e detalhadas sobre esquemas para a organização de informações tecnológicas em desenvolvimento de software.
      -Possibilidade de identificar comunidades virtuais de desenvolvedores de software que adotem esquemas para organizar as informações tecnológicas usadas.
      Riscos:
      -Dificuldade para encontrar esquemas, suficientemente detalhados, para a organização das informações tecnológicas.
      -Dificuldade para identificar comunidades virtuais que adotem esquemas não ad hoc para organizar as informações tecnológicas.
      -Dificuldade para identificar os esquemas empregados, pelas comunidades virtuais, para organizar informações tecnológicas, devido à quantidade e diversidade de informações.
      i) Comentários sobre o projeto antecedente:
      Quanto à adaptação ao edital, a temática escolhida parece adequada, pois o projeto pode contribuir na organização e no acesso a acervos fotográficos na Internet. Quanto aos tópicos requeridos, encontram-se presentes. Seguem sugestões para melhorar a proposta: detalhar os objetivos; melhor caracterizar os beneficiários do projeto; melhorar a descrição da metodologia; avaliar a suficiência da duração do desenvolvimento do software; tornar mais específicos os produtos e mais clara a conexão da proposta com a Internet. Quanto aos riscos, procurar avaliar como reduzir o risco de não haver um especialista de informática disponível.

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    4. Projeto FRIDA 2012
      a) temática
      Avaliação arquivística na gestão documental em sistema informatizado com uso por meio de estrutura da internet.

      b) antecedentes e justificativas

      Inexistência de estudo a respeito da prática da avaliação arquivística na gestão documental por meio da internet.

      A análise da avaliação arquivística desenvolvida por meio de estrutura de internet tem caráter inovador.

      c) objetivos gerais e específicos (já adaptados para o edital);

      Entender a avaliação arquivística na gestão documental por meio de estrutura de internet.

      Verificar se os processos de eliminação e guarda permanente dos documentos são agilizados;
      Analisar se existe orientação técnica a respeito de tal questão.

      d) beneficiários potenciais hipotéticos do projeto;

      A instituição
      O arquivista
      O usuário do arquivo

      e) estratégia e metodologia de pesquisa (apenas esquema básico de como pretende executar a proposta);

      Será feito uma comparação da avaliação arquivística nos sistema eletrônicos de gestão documental, desenvolvida por meio de estrutura de internet, com a gestão de documentos eletrônicos sem uso de estrutura de internet e a gestão de documentos não eletrônicos, para identificar os referenciais teóricos e as práticas adotadas por cada gestão.
      Levantamento bibliográfico;
      Coletas de dados por meio da aplicação de questionários.

      f) cronograma sumário (indicar atividades básicas previstas para cada trimestre);
      Etapa Trimestres
      1º 2 º 3º
      Levantamento bibliográfico
      Aplicação de questionários
      Tabulação e análise dos dados

      g) produtos esperados (intermediários e finais) e respectivos indicadores;

      Entender o funcionamento da avaliação arquivística na gestão documental em sistema informatizado com uso de estrutura de internet.


      h) premissas relevantes que podem condicionar o êxito e análise de riscos (apenas indicação esquemática);

      Facilidade no fazer da avaliação arquivística;
      Sistema eletrônico vulnerável a intervenção não autorizada.

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  7. Lais Pereira de Oliveira27 de maio de 2012 12:25

    Proposta de submissão - Frida 2012

    a)Temática Frida a ser atendida:
    Implementação de estratégias para o desenvolvimento de uma estrutura de Internet, capacidades humanas e habilidades confiáveis e eficientes.

    b)Antecedentes e Justificativa:

    Antecedentes:
    Era da informação
    Aprendizagem em organizações
    Emergência das universidades corporativas (UCs)
    Parcerias com instituições de ensino
    Ferramentas de ensino e capacitação
    Educação presencial e E-learning

    Justificativa:
    Compreensão dos fatores críticos de sucesso para o mantenimento de UCs em instituições financeiras públicas brasileiras;
    Compreensão da importância atribuída às estruturas de E-learning no âmbito das instituições pesquisadas;
    Verificação das lacunas existentes na atual ferramenta de E-learning utilizada pelo universo pesquisado;
    Possibilidade de contribuição com a ferramenta, a partir de sugestões de reestruturação.

    c)Objetivos gerais e específicos:

    Objetivo geral:
    Identificar os fatores críticos de sucesso para o mantenimento de universidades corporativas em instituições financeiras públicas brasileiras, com vistas ao entendimento e proposta de melhoria das ferramentas de educação à distância destas.

    Objetivos específicos:
    Examinar o processo de implantação das universidades corporativas em cada uma das instituições pesquisadas;
    Investigar os fatores que motivaram a criação e implementação de universidades corporativas nas respectivas instituições;
    Verificar a importância das ferramentas de E-learning utilizadas no âmbito das instituições pesquisadas e a estrutura atual destas;
    Propor a reestruturação das ferramentas de E-learning, para atendimento dos propósitos organizacionais e do público externo, em conformidade com a era da colaboração e do compartilhamento de conteúdos via web.

    d)Beneficiários:
    Corpo funcional das instituições pesquisadas e público externo (parceiros, fornecedores e clientes).

    e)Estratégia e metodologia de pesquisa:
    Realizar análise documental e visitas periódicas às instituições, para melhor entendimento dos projetos de universidade corporativa e das ferramentas de educação à distância utilizadas.
    Coletar dados direcionados a partir de entrevista não-estruturada aos gestores que conceberam e aos que atualmente trabalham no contexto das universidades corporativas.

    f)Cronograma:
    1º trimestre – revisão de literatura, definição (problema, objetivos);
    2º trimestre – redação, análise documental e realização do pré-teste;
    3º trimestre – coleta e análise dos dados e conclusão da pesquisa.

    g)Produtos esperados:

    Produto intermediário:
    Entendimento dos projetos de universidade corporativa do setor financeiro brasileiro.

    Produto final:
    Expansão do escopo das universidades corporativas estudadas;
    Contribuição com o conhecimento científico produzido na temática das universidades corporativas e do E-learning.

    h)Indicadores:
    Aceitação do projeto pelo Fondo Regional para la Innovación Digital en América Latina y el Caribe;
    Conclusão da pesquisa, em conformidade com os objetivos propostos;
    Aprovação do trabalho pelo PPGCInf;
    Ampliação da atuação das universidades corporativas das instituições estudadas.

    i)Premissas relevantes e Análise de riscos:
    Aproximação do universo a ser pesquisado, com possibilidade de êxito no estudo;
    Pressuposto de que as atuais ferramentas de E-learning utilizadas pelo universo estudado, apresentam lacunas, que, por sua vez, podem ser supridas/aperfeiçoadas por meio do estudo ora proposto;
    Possibilidade de reestruturação da pesquisa, para atender aos requisitos das instituições estudadas.

    j)Comentário do trabalho anterior:
    O projeto da Cléo está, na minha visão, em conformidade com as especificações do edital do Fondo Regional para la Innovación Digital en América Latina y el Caribe. Assim sendo, tem amplas chances de ser selecionado. Apenas modificaria o que foi delineado na seção “Produtos esperados”, colocando o avanço na ciência como produto final, por entender que a contribuição do trabalho poderá ocorrer após a finalização deste.

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  8. Lais Pereira de Oliveira27 de maio de 2012 12:28

    Proposta de submissão - Frida 2012

    a)Temática Frida a ser atendida:
    Implementação de estratégias para o desenvolvimento de uma estrutura de Internet, capacidades humanas e habilidades confiáveis e eficientes.

    b)Antecedentes e Justificativa:

    Antecedentes:
    Era da informação
    Aprendizagem em organizações
    Emergência das universidades corporativas (UCs)
    Parcerias com instituições de ensino
    Ferramentas de ensino e capacitação
    Educação presencial e E-learning

    Justificativa:
    Compreensão dos fatores críticos de sucesso para o mantenimento de UCs em instituições financeiras públicas brasileiras;
    Compreensão da importância atribuída às estruturas de E-learning no âmbito das instituições pesquisadas;
    Verificação das lacunas existentes na atual ferramenta de E-learning utilizada pelo universo pesquisado;
    Possibilidade de contribuição com a ferramenta, a partir de sugestões de reestruturação.

    c)Objetivos gerais e específicos:

    Objetivo geral:
    Identificar os fatores críticos de sucesso para o mantenimento de universidades corporativas em instituições financeiras públicas brasileiras, com vistas ao entendimento e proposta de melhoria das ferramentas de educação à distância destas.

    Objetivos específicos:
    Examinar o processo de implantação das universidades corporativas em cada uma das instituições pesquisadas;
    Investigar os fatores que motivaram a criação e implementação de universidades corporativas nas respectivas instituições;
    Verificar a importância das ferramentas de E-learning utilizadas no âmbito das instituições pesquisadas e a estrutura atual destas;
    Propor a reestruturação das ferramentas de E-learning, para atendimento dos propósitos organizacionais e do público externo, em conformidade com a era da colaboração e do compartilhamento de conteúdos via web.

    d)Beneficiários:
    Corpo funcional das instituições pesquisadas e público externo (parceiros, fornecedores e clientes).

    e)Estratégia e metodologia de pesquisa:
    Realizar análise documental e visitas periódicas às instituições, para melhor entendimento dos projetos de universidade corporativa e das ferramentas de educação à distância utilizadas.
    Coletar dados direcionados a partir de entrevista não-estruturada aos gestores que conceberam e aos que atualmente trabalham no contexto das universidades corporativas.

    f)Cronograma:
    1º trimestre – revisão de literatura, definição (problema, objetivos);
    2º trimestre – redação, análise documental e realização do pré-teste;
    3º trimestre – coleta e análise dos dados e conclusão da pesquisa.

    g)Produtos esperados:

    Produto intermediário:
    Entendimento dos projetos de universidade corporativa do setor financeiro brasileiro.

    Produto final:
    Expansão do escopo das universidades corporativas estudadas;
    Contribuição com o conhecimento científico produzido na temática das universidades corporativas e do E-learning.

    h)Indicadores:
    Aceitação do projeto pelo Fondo Regional para la Innovación Digital en América Latina y el Caribe;
    Conclusão da pesquisa, em conformidade com os objetivos propostos;
    Aprovação do trabalho pelo PPGCInf;
    Ampliação da atuação das universidades corporativas das instituições estudadas.

    i)Premissas relevantes e Análise de riscos:
    Aproximação do universo a ser pesquisado, com possibilidade de êxito no estudo;
    Pressuposto de que as atuais ferramentas de E-learning utilizadas pelo universo estudado, apresentam lacunas, que, por sua vez, podem ser supridas/aperfeiçoadas por meio do estudo ora proposto;
    Possibilidade de reestruturação da pesquisa, para atender aos requisitos das instituições estudadas.

    j)Comentário do trabalho anterior:
    O projeto da Cléo está, na minha visão, em conformidade com as especificações do edital do Fondo Regional para la Innovación Digital en América Latina y el Caribe. Assim sendo, tem amplas chances de ser selecionado. Apenas modificaria o que foi delineado na seção “Produtos esperados”, colocando o avanço na ciência como produto final, por entender que a contribuição do trabalho poderá ocorrer após a finalização deste.

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  10. a) Temática a ser atendida:
    Esforços para melhorar, ampliar e promover o desenvolvimento de padrões para recuperação da informação na Internet.

    b) Antecedentes e justificativa:
    O problema da pesquisa concentra-se em, dentro de uma abordagem teórica, identificar elementos de arquitetura da informação que permitam estabelecer o fluxo de informações em organizações orientadas a processos.
    Quanto aos antecedentes, pode-se citar que a grande explosão informacional, surgida a partir do contexto científico e tecnológico, foi um fenômeno caracterizado pelo crescimento exponencial da informação (SARACEVIC, 1996). Segundo Burke (2002), “a informação se alastrou em quantidades nunca vistas e numa velocidade inaudita”. Para Baudrillard (1991), “estamos num universo em que existe cada vez mais informação e cada vez menos sentido”.
    Logo, a relevância da proposta pode ser evidenciada nas contribuições para a compreensão do fenômeno relacionado ao tratamento da informação em organizações orientadas a processos.

    c) Objetivos gerais e específicos:
    Identificar os modelos de arquitetura da informação e analisar qual viabiliza o fluxo efetivo das informações corporativas de recursos humanos no Exército Brasileiro (EB), possibilitando a integração entre os processos que manipulam as informações e os sistemas de informação computadorizados que automatizam esses processos.
    Do objetivo geral, desdobram-se os seguintes objetivos específicos:
    1) Identificar como as informações corporativas de recursos humanos estão mapeadas e o correlacionamento dessas informações com os processos organizacionais;
    2) Identificar os sistemas de informação computadorizados que manipulam dados que representam informações corporativas de recursos humanos;
    3) Verificar se há alinhamento entres os dados manipulados pelos sistemas de informação e as informações mapeadas através dos processos organizacionais;
    4) Identificar métodos e técnicas que possam ser aplicados à organização, representação e armazenamento da informação.

    d) Beneficiários potenciais hipotéticos do projeto;
    Usuários da informação em Organizações orientadas à processos.

    e) Estratégia e metodologia de pesquisa:
    Inicialmente serão estudados esquemas de organização da informação e metodologias utilizadas em Gestão por Processos. Em seguida, a área de recursos humanos será investigada, através de entrevistas, observações e estudo de publicações e documentos internos. Até o momento foram identificadas duas abordagens metodológicas a serem utilizadas, a “Metodologias de Sistemas Flexíveis”, para o ciclo da pesquisa e a “Arquitetura de Método Unificado”, para a organização da informação.
    A amostra da pesquisa ocorrerá no Estado-Maior do Exército, Departamento Geral do Pessoal e Centro de Desenvolvimento de Sistemas. Cabe ressaltar que a escolha das organizações militares levou em consideração o fato de serem órgãos responsáveis pela gestão da informação de recursos humanos no Exército Brasileiro.

    f) Cronograma sumário:
    - Pesquisa e leitura dos fundamentos teóricos básicos: (1º, 2º e 3º Trimestres;
    - Aplicação da pesquisa de campo: (4º e 5º Trimestres);
    - Análise dos resultados: (6º e 7º Trimestres);
    - Correções de conteúdo e formato: (7º Trimestre);
    - Apresentação dos resultados: (8º Trimestre).

    g) Produto esperado:
    Modelo de arquitetura da informação que permita a integração entre os processos que manipulam as informações e os sistemas de informação computadorizados que automatizam esses processos.

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  11. a) Temática a ser atendida:
    Esforços para melhorar, ampliar e promover o desenvolvimento de padrões para recuperação da informação na Internet.

    b) Antecedentes e justificativa:
    O problema da pesquisa concentra-se em, dentro de uma abordagem teórica, identificar elementos de arquitetura da informação que permitam estabelecer o fluxo de informações em organizações orientadas a processos.
    Quanto aos antecedentes, pode-se citar que a grande explosão informacional, surgida a partir do contexto científico e tecnológico, foi um fenômeno caracterizado pelo crescimento exponencial da informação (SARACEVIC, 1996). Segundo Burke (2002), “a informação se alastrou em quantidades nunca vistas e numa velocidade inaudita”. Para Baudrillard (1991), “estamos num universo em que existe cada vez mais informação e cada vez menos sentido”.
    Logo, a relevância da proposta pode ser evidenciada nas contribuições para a compreensão do fenômeno relacionado ao tratamento da informação em organizações orientadas a processos.

    c) Objetivos gerais e específicos:
    Identificar os modelos de arquitetura da informação e analisar qual viabiliza o fluxo efetivo das informações corporativas de recursos humanos no Exército Brasileiro (EB), possibilitando a integração entre os processos que manipulam as informações e os sistemas de informação computadorizados que automatizam esses processos.
    Do objetivo geral, desdobram-se os seguintes objetivos específicos:
    1) Identificar como as informações corporativas de recursos humanos estão mapeadas e o correlacionamento dessas informações com os processos organizacionais;
    2) Identificar os sistemas de informação computadorizados que manipulam dados que representam informações corporativas de recursos humanos;
    3) Verificar se há alinhamento entres os dados manipulados pelos sistemas de informação e as informações mapeadas através dos processos organizacionais;
    4) Identificar métodos e técnicas que possam ser aplicados à organização, representação e armazenamento da informação.

    d) Beneficiários potenciais hipotéticos do projeto;
    Usuários da informação em Organizações orientadas à processos.

    e) Estratégia e metodologia de pesquisa:
    Inicialmente serão estudados esquemas de organização da informação e metodologias utilizadas em Gestão por Processos. Em seguida, a área de recursos humanos será investigada, através de entrevistas, observações e estudo de publicações e documentos internos. Até o momento foram identificadas duas abordagens metodológicas a serem utilizadas, a “Metodologias de Sistemas Flexíveis”, para o ciclo da pesquisa e a “Arquitetura de Método Unificado”, para a organização da informação.
    A amostra da pesquisa ocorrerá no Estado-Maior do Exército, Departamento Geral do Pessoal e Centro de Desenvolvimento de Sistemas. Cabe ressaltar que a escolha das organizações militares levou em consideração o fato de serem órgãos responsáveis pela gestão da informação de recursos humanos no Exército Brasileiro.

    f) Cronograma sumário:
    - Pesquisa e leitura dos fundamentos teóricos básicos: (1º, 2º e 3º Trimestres;
    - Aplicação da pesquisa de campo: (4º e 5º Trimestres);
    - Análise dos resultados: (6º e 7º Trimestres);
    - Correções de conteúdo e formato: (7º Trimestre);
    - Apresentação dos resultados: (8º Trimestre).

    g) Produto esperado:
    Modelo de arquitetura da informação que permita a integração entre os processos que manipulam as informações e os sistemas de informação computadorizados que automatizam esses processos.

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  12. h) Premissas relevantes que podem condicionar o êxito e análise de riscos:
    Segundo Brancheau e Wetherbe (1986), Arquitetura da Informação consiste em um plano para modelagem dos requisitos informacionais de uma organização. Esse plano provê um modo de mapear as informações necessárias à organização, relativas aos processos do negócio (CRUZ, 2003) e documentar seus inter-relacionamentos. Dessa forma, a AI permite uma visão integrada da informação que trafega entre os processos da organização (VICTORINO et al.,2011).
    A estratégia adotada para as entrevistas baseia-se nas lideranças das áreas de negócios, gestão por processos e tecnologia da informação que tratam de recursos humanos. Assim sendo, qualquer obstáculo nessa fase caracteriza um fator limitativo ou talvez impeditivo da pesquisa.

    f) comentar livremente o projeto do colega que o antecedeu, sobretudo quanto à adaptação ao edital e à chance de ser, hipoteticamente, selecionado.
    A proposta é relevante, a justificativa é pertinente e os objetivos gerais e específicos estão bem definidos. Não consegui identificar o problema da pesquisa. A relação entre resultados esperados e os potenciais beneficiários é perceptível. A metodologia indica com clareza os passos necessários a atingir os objetivos propostos. Quanto ao cronograma indentifiquei um ponto que pode ser critico, ou seja, o desenvolvimento de um software com tais características em apenas um trimestre. O projeto está adaptado as exigências do Edital, no entanto, o tema não se encaixa totalmente na proposta da pesquisa.

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  13. h) Premissas relevantes que podem condicionar o êxito e análise de riscos:
    Segundo Brancheau e Wetherbe (1986), Arquitetura da Informação consiste em um plano para modelagem dos requisitos informacionais de uma organização. Esse plano provê um modo de mapear as informações necessárias à organização, relativas aos processos do negócio (CRUZ, 2003) e documentar seus inter-relacionamentos. Dessa forma, a AI permite uma visão integrada da informação que trafega entre os processos da organização (VICTORINO et al.,2011).
    A estratégia adotada para as entrevistas baseia-se nas lideranças das áreas de negócios, gestão por processos e tecnologia da informação que tratam de recursos humanos. Assim sendo, qualquer obstáculo nessa fase caracteriza um fator limitativo ou talvez impeditivo da pesquisa.

    f) comentar livremente o projeto do colega que o antecedeu, sobretudo quanto à adaptação ao edital e à chance de ser, hipoteticamente, selecionado.
    A proposta é relevante, a justificativa é pertinente e os objetivos gerais e específicos estão bem definidos. Não consegui identificar o problema da pesquisa. A relação entre resultados esperados e os potenciais beneficiários é perceptível. A metodologia indica com clareza os passos necessários a atingir os objetivos propostos. Quanto ao cronograma indentifiquei um ponto que pode ser critico, ou seja, o desenvolvimento de um software com tais características em apenas um trimestre. O projeto está adaptado as exigências do Edital, no entanto, o tema não se encaixa totalmente na proposta da pesquisa.

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  14. Comentarios sobre o trabalho do colega anterior (Romulo)

    O trabalho versa acerca do mapeamento da arquitetura da informação em organizações orientadas a processos. Como o programa busca soluções para problemas relacionados à internet ( padrões, anti pirataria, estrutura e acesso pelos menos favorecidos), acredito que o foco no exercito brasileiro e em corporações salte aos olhos do examinador e acabe por eliminar o projeto.
    Oa riscos envolvidos tambem não ficaram claros para mim.
    No mais, a adaptação pareceu adequada.

    ___________________________________________

    Meu Projeto:

    Nuvens computacionais e Análise de redes sociais
    Temática:

    Implementación de estrategias para el desarrollo de una estructura de Internet, capacidades humanas y habilidades confiables y eficientes.



    Antecedentes y justificación


    Os serviços de computação nas nuvens é utilizado em mais de 80% das grandes organizações (organizaçõs com mais de mil colaboradores) [BLACK (2011)].

    O crescimento do uso desse tipo de arquitetura parece inevitável devido às vantagens que proporciona às organizações que a adotam. Essa mudança tecnologica faz com que os recursos informacionais das organizações se desloquem para um ambiente novo, no qual a dinâmica dessa informação se altera, e o controle e rasteramento da informação e seus fluxos se dão de uma maneira distinta da tradicional, num ambiente de nuvem informacional.

    Visando melhor entendimento do fenômeno e a identificação de particularidades que possam ser exploradas usando o já sólido arcabolço ferramental provido pela disciplina Análise de redes sociais, o estudo dessas nuvens informacionais pode trazer esclarecimentos importantes sobre a informação dentro das nuvens computacionais.



    Objetivo general y objetivos específicos

    Objetivo geral

    Estabelecer uma aproximação entre as nuvens computacionais e as redes sociais.


    Objetivos especificos

    Definir um conceito de nuvem informacional presente no contexto das nuvens computacionais

    Estudar as elementos das nuvens computacionais que caracterizam uma nuvem informacional e a identificam como uma rede social.

    Identificar as técnicas de ARS mais aderentes ao estudo dos fluxos de informação numa nuvem informacional.



    Beneficiarios

    Profissionais da Ciência da informação que trabalhem principalmente com redes de contatos humanos como canais de informação versus as redes formais previstas no organograma e estudo dos fluxos de informação dentro das organizações e impactos na gestao do conhecimento e em tomada de decisão, poderão se beneciar dos resultados desse trabalho.

    Estrategia y metodología de investigación

    Trata-se de pesquisa básica, descritiva do ponto de vista dos objetivos por visar descrever caracteristicas do fenômeno e estabelecer relações entre variáveis. O trabalho sera desenvolvido através de pesquisa bibliografica sobre as nuvens computacionais, ontologias, semantica operacional, análise de redes sociais e assuntos correlatos, a fim de desenvolver a base teórica que sustentará a pesquisa.

    Cronograma de actividades

    Por se tratar de um trabalho teórico, as atividades envolvidas são levantamento bibliografico e desenvolvimento da teoria, e acontecem de forma concorrente.

    Resultados esperados


    Ao final do trabalho se espera ter produzido conhecimento sobre o fenomeno das nuvens informacionais presentes em nuvens computacionais nas organizações, à luz da teoria da análise de redes sociais.


    Indicadores de resultados

    Teoria coerente e fundamentada. (?)

    Supuestos relevantes

    Constatação da necessidade de verificação prática da teoria para validação dos conhecimentos produzidos e impossibilidade de acesso às informaçõs para execução dessa verificação.


    Organización proponente

    UNB

    Equipo técnico

    Rafael Henrique Santos Soares
    Bacharel em Administração pela UFMG
    Bacharel em Sistemas de Informação pela PUC/MG

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  15. a) temática (s) FRIDA 2012 a ser atendida(s);

    Esforços para melhorar, ampliar e promover o desenvolvimento de padrões para Internet.

    b) antecedentes e justificativas (apenas esquema de tópicos que seriam desenvolvidos se fosse uma submissão real);

    Crise dos periódicos científicos;
    Acesso Aberto à informação científica;
    Criação de Repositórios Institucionais;
    Desenvolvimento de ferramentas de avaliação de RI;
    Baixa visibilidade da produção científica latino-americana;
    Dificuldade das universidades e centros de pesquisa da América Latina em garantir o acesso às publicações científicas.

    c) objetivos gerais e específicos (já adaptados para o edital);

    Objetivo geral:
    Caracterizar e avaliar iniciativas de criação e desenvolvimento de repositórios institucionais de acesso aberto na América Latina.

    Objetivos específicos:
    Mapear os repositórios institucionais de acesso aberto na América Latina;
    Avaliar qualidade dos repositórios institucionais de acesso aberto a partir de critérios de avaliação internacionalmente adotados;
    Relacionar características da Via Verde que influenciam o desenvolvimento do Acesso Aberto na região.


    d) beneficiários potenciais hipotéticos do projeto;

    Universidades e institutos de pesquisa da América Latina.

    e) estratégia e metodologia de pesquisa (apenas esquema básico de como pretende executar a proposta);

    Identificação dos critérios de avaliação de RI;
    Elaboração de instrumento de avaliação;
    Mapeamento dos RI da América Latina;
    Avaliação dos RI.


    f) cronograma sumário (indicar atividades básicas previstas para cada trimestre);

    Identificação dos critérios de avaliação de RI – 3t;
    Elaboração de instrumento de avaliação – 1t;
    Mapeamento dos RI da América Latina – 2t;
    Avaliação dos RI – 3t

    g) produtos esperados (intermediários e finais) e respectivos indicadores;

    Instrumento de avaliação para RI da América Latina;
    Mapa dos RI da América Latina;
    Análise do desenvolvimento do Acesso Aberto na América Latina por meio dos RI.

    h) premissas relevantes que podem condicionar o êxito e análise de riscos (apenas indicação esquemática);

    Inviabilidade de adaptação de instrumentos de avaliação de RI para o contexto da América Latina;
    Dificuldade em acesso aos dados sobre os RI.


    f) comentar livremente o projeto do colega que o antecedeu, sobretudo quanto à adaptação ao edital e à chance de ser, hipoteticamente, selecionado.

    O projeto sobre informações corporativas de recursos humanos no Exército Brasileiro está fundamentado na literatura da área e seus objetivos e métodos do trabalho foram postos de forma clara e consistente. Acho que ficou faltando, para a proposta do Edital, uma ligação com algum país da América Latina para dar um tom mais regional e não apenas nacional.

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  16. a) temática (s) FRIDA 2012 a ser atendida(s);

    Esforços para melhorar, ampliar e promover o desenvolvimento de padrões para Internet.


    b) antecedentes e justificativas (apenas esquema de tópicos que seriam desenvolvidos se fosse uma submissão real);

    Crise dos periódicos científicos;
    Acesso Aberto à informação científica;
    Criação de Repositórios Institucionais;
    Desenvolvimento de ferramentas de avaliação de RI;
    Baixa visibilidade da produção científica latino-americana;
    Dificuldade das universidades e centros de pesquisa da América Latina em garantir o acesso às publicações científicas.

    c) objetivos gerais e específicos (já adaptados para o edital);

    Objetivo geral:
    Caracterizar e avaliar iniciativas de criação e desenvolvimento de repositórios institucionais de acesso aberto na América Latina.

    Objetivos específicos:
    Mapear os repositórios institucionais de acesso aberto na América Latina;
    Avaliar qualidade dos repositórios institucionais de acesso aberto a partir de critérios de avaliação internacionalmente adotados;
    Relacionar características da Via Verde que influenciam o desenvolvimento do Acesso Aberto na região.


    d) beneficiários potenciais hipotéticos do projeto;

    Universidades e institutos de pesquisa da América Latina.

    e) estratégia e metodologia de pesquisa (apenas esquema básico de como pretende executar a proposta);

    Identificação dos critérios de avaliação de RI
    Elaboração de instrumento de avaliação
    Mapeamento dos RI da América Latina
    Avaliação dos RI


    f) cronograma sumário (indicar atividades básicas previstas para cada trimestre);

    Identificação dos critérios de avaliação de RI – 3t
    Elaboração de instrumento de avaliação – 2t
    Mapeamento dos RI da América Latina – 1t
    Avaliação dos RI – 3t

    g) produtos esperados (intermediários e finais) e respectivos indicadores;

    Instrumento de avaliação para RI da América Latina
    Mapa dos RI da América Latina
    Análise do desenvolvimento do Acesso Aberto na América Latina por meio dos RI

    h) premissas relevantes que podem condicionar o êxito e análise de riscos (apenas indicação esquemática);

    Inviabilidade de adaptação de instrumentos de avaliação de RI para o contexto da América Latina;
    Dificuldade em acesso aos dados sobre os RI.

    f) comentar livremente o projeto do colega que o antecedeu, sobretudo quanto à adaptação ao edital e à chance de ser, hipoteticamente, selecionado.

    O projeto sobre informações corporativas de recursos humanos no Exército Brasileiro está fundamentado na literatura da área e seus objetivos e métodos do trabalho foram postos de forma clara e consistente. Acho que ficou faltando, para a proposta do Edital, uma ligação com algum país da América Latina para dar um tom mais regional e não apenas nacional.

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    3. Suzana Francisca da Rocha28 de maio de 2012 19:55

      a) temática FRIDA 2012 a ser atendida(s);
      Aceleração do acesso e aos benefícios sociais de internet em comunidades vulneráveis e pouco atendidas.

      b) antecedentes e justificativa.
      • Antecedentes:
      conhecimento/informação científica restrita as comunidades científicas;
      repositórios institucionais e periódicos científicos eletrônicos como “suporte” e “mediador” desse acesso.
      • Justificativas:
      Acesso cada vez maior as novas tecnologias de informação e comunicação;
      Acesso cada vez maior a internet;
      Maioria das pesquisas científicas são realizadas por instituições públicas (ou seja, oriunda dos impostos pagos pela sociedade) – Hélio Kuramoto.
      Os resultados dessas pesquisas devem estar acessíveis não somente em uma interface intuitiva, bem como uma linguagem clara e compreensível.

      c) objetivos gerais e específicos.
      Objetivo geral
      Entender a interação e o comportamento de multiusuários diante de interfaces de sites de divulgação científica.
      Objetivos específicos
      Identificar interação bem como o comportamento de diversos grupos de pessoas (como diversos níveis de “habilidades e conhecimento” com a navegação em sites) diante interfaces de repositórios e periódicos científicos.
      Identificar preferências e facilidades quanto ao uso de interface.
      Esboçar uma interface que atenda as preferências dos usuários.

      d) beneficiários potenciais hipotéticos do projeto;
      Sociedade brasileira como um todo que tenha acesso as TIC´s.

      e) estratégia e metodologia de pesquisa .
      Levantamento dos repositórios e portais de periódicos para a realização da pesquisa.
      Elaboração do instrumento de coleta de dados.
      Identificar o comportamento e interação com interfaces de sites a partir de observação grupos de pessoas com diferentes níveis de habilidade de navegação na web.
      Apontar as preferências da interface que facilitem a navegação.
      Esboçar uma interface de acordo com o que foi identificado.

      f) cronograma sumário;
      1° trimestre – elaboração da revisão de literatura e metodologia;
      2° trimestre – identificação dos usuários participantes da pesquisa;
      3° trimestre – coleta de dados e organização dos dados;
      4° trimestre – finalização do projeto e entrega do trabalho.

      g) produtos esperados (intermediários e finais) e respectivos indicadores;
      Espera-se que o trabalho permita a inserção de pessoas não ligadas a comunidades científicas específicas tenha acesso a produção científica do país.
      Possibilitar a criação de ambientes virtuais específicos para esse tipo de público, considerando linguagem e forma de apresentação.

      h) premissas relevantes que podem condicionar o êxito e análise de riscos (apenas indicação esquemática);
      Depende do interesse dos possíveis usuários em saber o que está sendo pesquisado bem como os resultados das pesquisas realizadas no país;
      Depende de divulgação desse recurso para o público alvo;
      Depende da organização das instituições para contribuir com a disseminação desse conhecimento.

      i) comentar livremente o projeto do colega que o antecedeu, sobretudo quanto à adaptação ao edital e à chance de ser, hipoteticamente, selecionado.
      O trabalho sobre repositórios institucionais de acesso aberto na América Latina está pertinente com a temática proposta, e pode contribuir para o desenvolvimento de padrões para a internet quanto a “divulgação da informação científica”. Acredito que as possíveis premissas são relevantes, mas faltaram alguns dados de como se daria a escolha dos repositórios a serem avaliados (como quantidade, os critérios para tal escolha e a justificativa da importância dos mesmos para a pesquisa).

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  17. Fernando Albuquerque – Metodologia da Pesquisa – PPGCINF - 2012
    a) Temática(s) FRIDA 2012 a ser atendida(s):
    Implementação de estratégias para o desenvolvimento de uma estrutura de Internet, capacidades humanas e habilidades confiáveis e eficientes.
    b) Antecedentes e justificativas:
    Dificuldades no acesso a informações tecnológicas no desenvolvimento de software.
    Relevância do desenvolvimento de software para a computação em nuvem no contexto da Internet.
    Importância do acesso a informações tecnológicas para o desenvolvimento de habilidades e capacidades humanas necessárias à evolução tecnológica da rede Internet.
    Impacto positivo da redução de barreiras ao acesso a informações tecnológicas na educação e na prática de profissionais que desenvolvem software.
    Impacto positivo da redução de barreiras ao acesso a informações tecnológicas na indústria de TI (Tecnologia da Informação).
    c) Objetivos gerais e específicos:
    Identificar informações tecnológicas em repositórios de comunidades virtuais de desenvolvedores de software para a computação em nuvem.
    Identificar e analisar esquemas para a organização de informações tecnológicas no desenvolvimento de software.
    Identificar e analisar esquemas para a organização de informações tecnológicas em repositórios de comunidades virtuais de desenvolvedores de software para a computação em nuvem.
    d) Beneficiários potenciais do projeto:
    Estudantes e profissionais voltados para o desenvolvimento de software e empresas na área de Tecnologia da Informação (TI).
    e) Estratégia e metodologia de pesquisa:
    Para identificar e analisar esquemas para organização de informações tecnológicas em desenvolvimento de software será realizada pesquisa bibliográfica.
    Para identificar e analisar informações tecnológicas e esquemas para organizá-las em comunidades virtuais de desenvolvedores de software, estudos de casos serão realizados.
    f) Cronograma sumário:
    Primeiro trimestre: Pesquisa bibliográfica.
    Segundo e terceiro trimestre: Estudos de casos.
    Quarto trimestre: Análise dos dados e relato dos resultados.
    g) Produtos esperados e respectivos indicadores:
    Documento com resultados relevantes da revisão de literatura.
    Relação de casos selecionados para estudo.
    Inventário dos repositórios das comunidades pesquisadas.
    Descrições dos esquemas identificados para organização das informações.
    Relatório da pesquisa.
    h) Premissas relevantes que podem condicionar o êxito e análise de riscos:
    Premissas:
    Possibilidade de acesso a informações relevantes e detalhadas sobre esquemas para a organização de informações tecnológicas em desenvolvimento de software.
    Possibilidade de identificar comunidades virtuais de desenvolvedores de software que adotem esquemas para organizar as informações tecnológicas usadas.
    Riscos:
    Dificuldade para encontrar esquemas, suficientemente detalhados, para a organização das informações tecnológicas.
    Dificuldade para identificar comunidades virtuais que adotem esquemas não ad hoc para organizar as informações tecnológicas.
    Dificuldade para identificar os esquemas empregados, pelas comunidades virtuais, para organizar informações tecnológicas, devido à quantidade e diversidade de informações.
    i) Comentários sobre o projeto antecedente:
    Quanto à adaptação ao edital, a temática escolhida parece adequada, pois o projeto pode contribuir para o desenvolvimento de padrões para a criação e o desenvolvimento de repositórios de acesso aberto acessíveis via Internet. Quanto aos tópicos necessários à proposta, encontram-se presentes. Seguem sugestões com o objetivo de contribuir para a melhora da proposta: melhor caracterizar os beneficiários do projeto; considerando a temática FRIDA, tornar mais clara a conexão da proposta com padrões para a rede Internet.

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  19. 1. A) Temática FRIDA 2012 a ser atendida:
    Aceleração do acesso e aos benefícios sociais da internet nas comunidades vulneráveis e pouco atendidas.

    b) antecedentes e justificativa.
    • Antecedentes:
    Os jogos eletrônicos seduzem, divertem, compartilham informações e sistematizam conhecimentos que vão além dos escolares.
    Algumas comunidades humildes e pouco atendidas utilizam recursos como palestras, debates e questionários para fomentar discussões aos jovens, proponho utilizar os jogos eletrônicos para debater temas sociais com estes sujeitos. Estarão obtendo também acesso as Tecnologias de informação e comunicação.

    • Justificativas:

    Em decorrência dos avanços tecnologicos a geração nascida na era digital interage com diferentes mídias potencializadoras de informação e conhecimento, como os jogos eletrônicos. Alguns sujeitos ainda não interagem com este tipo de tecnologia, sendo assim, ‘excluidos’.
    Os artefatos midiáticos lúdicos encontram-se disparadamente entre os preferidos


    c) objetivos gerais e específicos.
    Objetivo geral
    Possibilitar que os jovens das comunidades carentes e pouco atendida obtenham inclusão de acesso as novas tecnologias de comunicação e informação.
    Objetivos específicos
    Identificar o perfil dos usuários ‘nativos digitais’ que vivem na comunidade.
    Incluir esse sujeito ao acesso à informação disponíveis nos jogos eletrônicos e na internet.
    Analisar os impactos do usufruto desses artefatos midiáticos para melhorar suas condições de acesso às tecnologias de informação.


    d) beneficiários potenciais hipotéticos do projeto;
    Nativos Digitais que vivem em comunidades vulneráveis e pouco atendidas da região X de Brasília.


    e) estratégia e metodologia de pesquisa .
    Obter espaço na comunidade, computadores, acesso à rede e a capacitação dos sujeitos ao domínio dessas ferramentas;
    Levantamento dos sujeitos nativos digitais que habitam nessa comunidade;
    Levantamento de jogos eletrônicos que fomentam discussões sociais, como The Sims, Sim city, dentre outros;
    Elaborar instrumentos de coleta de dados;



    f) cronograma sumário;
    1° trimestre – localizar espaço, aquisição de computador, rede de acesso e capacitação dos envolvidos com os artefatos midiáticos(a intenção não é ensiná-los a jogar,mas perceber informações lúdicas presentes nos artefatos midiáticos e a integração do sujeito excluído digitalmente na sociedade);
    2° trimestre – identificar os sujeitos ‘nativos digitais’ da comunidade X de Brasília;
    3° trimestre – coleta e analise de dados;
    4° trimestre – Conclusão da pesquisa.

    g) produtos esperados (intermediários e finais) e respectivos indicadores;

    Construir espaços de discussões sociais e inclusão digital com novas mídias esperando assim a integração do sujeito na sociedade digital.

    h) premissas relevantes que podem condicionar o êxito e análise de riscos (apenas indicação esquemática);

    Interesse da comunidade em integrar digitalmente os ‘nativos digitais’ na sociedade;
    Aquisição de espaço físico na comunidade para realização do projeto;
    Aquisição de infraestrutura, computadores e acesso a rede;
    Público alvo interessado em obter informações lúdicas sobre questões sociais.


    i) comentar livremente o projeto do colega que o antecedeu

    O projeto de Suzana está adaptado ao edital.
    É relevante a pesquisa com interfaces que atendam as preferências dos usuários, principalmente as interfaces de repositórios e periódicos científicos que contém informação científica. Divulgar esse conhecimento a comunidades é importante para o sujeito se tornar mais crítico e ativo na sociedade.
    Sugestão: na parte de beneficiários potenciais hipotéticos do projeto recortaria mais o universo da pesquisa por entender que o prazo ficaria apertado para realizar o projeto.

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    Respostas
    1. a)Temática
      Competência Informacional no ensino superior: Qual a competência informacional necessária para os graduandos em IES privadas ingressarem na Iniciação Científica?
      b) Antecedentes e Justificativa
      Antecedentes do problema
      Redução do número das IES privadas desde 2009, no Distrito Federal
      Avaliação dos cursos, feira pelo MEC, sobre as IES
      Justificativa
      Redução do número de IES privadas do DF desde 2009.
      Quantidade de produções científicas de graduandos em IES privadas do DF
      Autores que falam sobre a deficiência da Competência Informacional no ensino
      c)Objetivo Geral:
      Estudar a competência Informacional na prática de pesquisa na formação do aluno de curso superior, em relação à Competência Informacional Multimodal, associados à pesquisa, prática de pesquisa e publicações científicas durante a graduação.
      Objetivo Específico:
      • Compreender os padrões de Competência Informacional para o Ensino Superior
      • Compreender o que é PAPIC e qual a contribuição relevância desse projeto no âmbito acadêmico
      • Avaliar o impacto da Competência Informacional Multimodal e suas influências na produção científica;
      d) Beneficiários Potenciais Hipotéticos do Projeto (Contribuição)
      Essa pesquisa tem potencial para contribuir para alunos, IES e também para a Ciência da Informação. Já que possibilita compreensão e entendimento sobre a realidade da qualidade do ensino em IES privadas do DF.
      Beneficiários Potenciais para CI
      Para a Ciência da Informação essa pesquisa poderá contribuir com informações relevantes sobre:
      • Como acontece o processo de produção científica nas IES
      • Como acontece a comunicação científica nas IES privadas.
      Beneficiários Potenciais para IES
      • Para entender Compreender os padrões de Competência Informacional para o Ensino Superior
      • Para compreender qual a competência informacional necessária para os graduandos em IES privadas ingressarem na Iniciação Científica
      e)Estratégia e Metodologia da Pesquisa
      Quanto aos objetivos: Pesquisa descritiva
      Forma de abordagem: Pesquisa quantitativa e qualitativa.
      f)cronograma sumário (indicar atividades básicas previstas para cada trimestre
      1º, 2º e 3º trimestre – Fundamentação teórica, revisão de literatura, definição (problema, objetivos);
      2º trimestre – redação, análise documental e pesquisas com discentes em IES
      3º trimestre – coleta e análise dos dados, conclusão da pesquisa e apresentação dos resultados
      g) produtos esperados (intermediários e finais) e respectivos indicadores;
      • Compreender sobre a competência informacional dos discentes durante a graduação para engajarem na Iniciação Científica
      • Desenvolver padrões mínimos de competência necessária para o ensino superior.
      • Promover o ingresso, do aluno de IES privadas, na iniciação científica durante a graduação.
      h) premissas relevantes que podem condicionar o êxito e análise de riscos (apenas indicação esquemática);
      O risco:
      IES pesquisadas deixarem de existir durante o desenvolvimento da pesquisa
      A principal estratégia de prevenção: Não estabelecer vínculo somente com uma ou outra Faculdade.
      O êxito: Uma possibilidade de obter sucesso na pesquisa seria a compreensão sobre qual a competência informacional necessária para os discentes engajarem na iniciação científica durante a graduação. Com esses resultados será possível propor um modelo padrão para que o aluno seja competente em informação durante a graduação.
      Comentário do projeto anterior
      A proposta de pesquisa da Alessandra sobre jovens das comunidades carentes obterem acesso à inclusão de novas tecnologias me parece bastante relevante. Recomendo que a pesquisadora se atente ao fato de que a utilização de jogos digitais pode gerar/aumentar o nível de competitividade desnecessária em âmbito acadêmico.

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  20. Professor, eu fiz uma publicação logo após a da Alessandra. Chequei e estava tudo ok. Agora já não vejo mais minha publicação. O que está acontecendo?

    Att. Zane

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  21. a)Temática
    Competência Informacional no ensino superior: Qual a competência informacional necessária para os graduandos em IES privadas ingressarem na Iniciação Científica?
    b) Antecedentes e Justificativa
    Antecedentes do problema
    Redução do número das IES privadas desde 2009, no Distrito Federal
    Avaliação dos cursos, feira pelo MEC, sobre as IES
    Justificativa
    Redução do número de IES privadas do DF desde 2009.
    Quantidade de produções científicas de graduandos em IES privadas do DF
    Autores que falam sobre a deficiência da Competência Informacional no ensino
    c)Objetivo Geral:
    Estudar a competência Informacional na prática de pesquisa na formação do aluno de curso superior, em relação à Competência Informacional Multimodal, associados à pesquisa, prática de pesquisa e publicações científicas durante a graduação.
    Objetivo Específico:
    • Compreender os padrões de Competência Informacional para o Ensino Superior
    • Compreender o que é PAPIC e qual a contribuição relevância desse projeto no âmbito acadêmico
    • Avaliar o impacto da Competência Informacional Multimodal e suas influências na produção científica;
    d) Beneficiários Potenciais Hipotéticos do Projeto (Contribuição)
    Essa pesquisa tem potencial para contribuir para alunos, IES e também para a Ciência da Informação. Já que possibilita compreensão e entendimento sobre a realidade da qualidade do ensino em IES privadas do DF.
    Beneficiários Potenciais para CI
    Para a Ciência da Informação essa pesquisa poderá contribuir com informações relevantes sobre:
    • Como acontece o processo de produção científica nas IES
    • Como acontece a comunicação científica nas IES privadas.
    Beneficiários Potenciais para IES
    • Para entender Compreender os padrões de Competência Informacional para o Ensino Superior
    • Para compreender qual a competência informacional necessária para os graduandos em IES privadas ingressarem na Iniciação Científica
    e)Estratégia e Metodologia da Pesquisa
    Quanto aos objetivos: Pesquisa descritiva
    Forma de abordagem: Pesquisa quantitativa e qualitativa.
    f)cronograma sumário (indicar atividades básicas previstas para cada trimestre
    1º, 2º e 3º trimestre – Fundamentação teórica, revisão de literatura, definição (problema, objetivos);
    2º trimestre – redação, análise documental e pesquisas com discentes em IES
    3º trimestre – coleta e análise dos dados, conclusão da pesquisa e apresentação dos resultados
    g) produtos esperados (intermediários e finais) e respectivos indicadores;
    • Compreender sobre a competência informacional dos discentes durante a graduação para engajarem na Iniciação Científica
    • Desenvolver padrões mínimos de competência necessária para o ensino superior.
    • Promover o ingresso, do aluno de IES privadas, na iniciação científica durante a graduação.
    h) premissas relevantes que podem condicionar o êxito e análise de riscos (apenas indicação esquemática);
    O risco:
    IES pesquisadas deixarem de existir durante o desenvolvimento da pesquisa
    A principal estratégia de prevenção: Não estabelecer vínculo somente com uma ou outra Faculdade.
    O êxito: Uma possibilidade de obter sucesso na pesquisa seria a compreensão sobre qual a competência informacional necessária para os discentes engajarem na iniciação científica durante a graduação. Com esses resultados será possível propor um modelo padrão para que o aluno seja competente em informação durante a graduação.
    Comentário do projeto anterior
    A proposta de pesquisa da Alessandra sobre jovens das comunidades carentes obterem acesso à inclusão de novas tecnologias me parece bastante relevante. Recomendo que a pesquisadora se atente ao fato de que a utilização de jogos digitais pode gerar/aumentar o nível de competitividade desnecessária em âmbito acadêmico.

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  22. Fiz novamente outra publicação. Recebi confirmação que meu cmentário foi publicado. Checarei mais tarde se ainda está aqui.

    Att.
    Zane

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  23. Cristiane Basques - Mestranda 2012

    1. O PATRIMÔNIO ARQUIVÍSTICO BRASILEIRO: AÇÕES E OMISSÕES DO ESTADO

    A) TEMÁTICA: Implementação de estratégias para o desenvolvimento da Internet
    B) ANTECEDENTES E JUSTIFICATIVAS:
    É crescente e freqüente o descaso com documentos de arquivo em razão de diversos fatores e isso acarreta prejuízos de acesso à informação, mesmo com o arcabouço legal existente que trata da garantia de sua proteção e preservação.
    A dificuldade no controle da proteção e preservação da memória institucional como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação, visando garantir o acesso à informação ao cidadão de diversas formas, em especial a internet.
    C) OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICO
    Gerais: Compreender as ações e políticas de Estado visando a proteção do patrimônio arquivístico brasileiro e a disseminação da informação pela internet.
    Específicos:
    Identificar as ocorrências de práticas lesivas ao patrimônio arquivístico nos jornais e na internet; Verificar a existência de ações de investigação abertas pelo MPF sobre atos lesivos ao patrimônio arquivístico-Identificar a legislação que trata de proteção ao patrimônio arquivístico; Identificar as ações dos órgãos competentes.
    D) BENEFICIÁRIOS POTENCIAIS HIPOTÉTICOS DO PROJETO
    Servidores públicos, estudantes, pesquisadores e o público geral.
    E) ESTRATÉGIA E METODOLOGIA DE PESQUISA
    -Identificar nos jornais (Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, O Globo, Jornal do Brasil e Correio Braziliense) e na internet notícias sobre indícios de atos lesivos aos documentos arquivísticos usando as palavras-chaves: eliminar, destruir, extraviar, furtar, roubar, incinerar, inutilizar, queimar. Fontes relevantes por serem de grande circulação, formação de opinião e de utilidade pública, cujos objetivos visam informar, educar e proliferar a cultura e a liberdade de informação.Período: marco legal da publicação da Lei de Arquivo (8.159/91) até o ano que precede o início deste trabalho 2012.
    -Identificar no banco de dados do MPF documentos que evidenciam ações de proteção em razão de ser um órgão responsável pela coordenação de ações de defesa do patrimônio cultural brasileiro. Período: 1991 a 2011.
    -Identificar na historiografia legislativa brasileira onde aparecem disposições de proteção e preservação dos documentos arquivísticos para compreender a evolução histórica e legislativa.
    -Identificar ações dos órgãos competentes cuja finalidade é implementar e acompanhar a política de proteção do patrimônio arquivístico. Os órgãos: Arquivo Nacional, IPHAN e MPF possuem competências definidas em lei cujas ações e deliberações devem estar integradas e não sobrepostas, conflitantes ou lacunosas.
    F) CRONOGRAMA
    1° trimestre – elaboração da revisão de literatura e metodologia;
    2° trimestre – coleta e organização dos dados;
    3° trimestre – avaliação dos dados
    4° trimestre – finalização do projeto e entrega do trabalho.

    G) PRODUTOS ESPERADOS
    Entender como o Estado promove ações de proteção ao patrimônio arquivístico com vistas a contribuir com a política nacional arquivistica e o acesso à informação pelo cidadão em especial pela internet.
    Contribuir com o conhecimento científico produzido na temática.
    H) PREMISSAS E RISCOS
    Premissas: possibilidade de acesso a informações relevantes sobre ações e deficiências do Estado que trata da proteção ao patrimônio arquivístico.
    Riscos: dificuldade em acessar documentos no Ministério Público Federal
    I) COMENTAR O PROJETO DO COLEGA.

    A proposta de pesquisa da Zane sobre competência informacional no ensino superior é muito relevante, pois o projeto pode contribuir significativamente para melhor orientar o graduando das IFES em projetos de iniciação científica. Achei um pouco confusa a descrição dos antecedentes e da justificativa. Acredito ser importante também a conexão da proposta com o programa FRIDA que trata da internet.

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    1. ok Cristiane. Vou me atentar a essas dicas. Obrigada.

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  24. Cristiane Basques - mestrada

    1.O PATRIMÔNIO ARQUIVÍSTICO BRASILEIRO: AÇÕES E OMISSÕES DO ESTADO

    A) TEMÁTICA: Implementação de estratégias para o desenvolvimento da Internet
    B) ANTECEDENTES E JUSTIFICATIVAS:
    É crescente e freqüente o descaso com documentos de arquivo em razão de diversos fatores e isso acarreta prejuízos de acesso à informação, mesmo com o arcabouço legal existente que trata da garantia de sua proteção e preservação.
    A dificuldade no controle da proteção e preservação da memória institucional como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação, visando garantir o acesso à informação ao cidadão de diversas formas, em especial a internet.
    C) OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICO
    Gerais: Compreender as ações e políticas de Estado visando a proteção do patrimônio arquivístico brasileiro e a disseminação da informação pela internet.
    Específicos:
    Identificar as ocorrências de práticas lesivas ao patrimônio arquivístico nos jornais e na internet; Verificar a existência de ações de investigação abertas pelo MPF sobre atos lesivos ao patrimônio arquivístico-Identificar a legislação que trata de proteção ao patrimônio arquivístico; Identificar as ações dos órgãos competentes.
    D) BENEFICIÁRIOS POTENCIAIS HIPOTÉTICOS DO PROJETO
    Servidores públicos, estudantes, pesquisadores e o público geral.
    E) ESTRATÉGIA E METODOLOGIA DE PESQUISA
    -Identificar nos jornais (Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, O Globo, Jornal do Brasil e Correio Braziliense) e na internet notícias sobre indícios de atos lesivos aos documentos arquivísticos usando as palavras-chaves: eliminar, destruir, extraviar, furtar, roubar, incinerar, inutilizar, queimar. Fontes relevantes por serem de grande circulação, formação de opinião e de utilidade pública, cujos objetivos visam informar, educar e proliferar a cultura e a liberdade de informação.Período: marco legal da publicação da Lei de Arquivo (8.159/91) até o ano que precede o início deste trabalho 2012.
    -Identificar no banco de dados do MPF documentos que evidenciam ações de proteção em razão de ser um órgão responsável pela coordenação de ações de defesa do patrimônio cultural brasileiro. Período: 1991 a 2011.
    -Identificar na historiografia legislativa brasileira onde aparecem disposições de proteção e preservação dos documentos arquivísticos para compreender a evolução histórica e legislativa.
    -Identificar ações dos órgãos competentes cuja finalidade é implementar e acompanhar a política de proteção do patrimônio arquivístico. Os órgãos: Arquivo Nacional, IPHAN e MPF possuem competências definidas em lei cujas ações e deliberações devem estar integradas e não sobrepostas, conflitantes ou lacunosas.
    F) CRONOGRAMA
    1° trimestre – elaboração da revisão de literatura e metodologia;
    2° trimestre – coleta e organização dos dados;
    3° trimestre – avaliação dos dados
    4° trimestre – finalização do projeto e entrega do trabalho.

    G) PRODUTOS ESPERADOS
    Entender como o Estado promove ações de proteção ao patrimônio arquivístico com vistas a contribuir com a política nacional arquivistica e o acesso à informação pelo cidadão em especial pela internet.
    Contribuir com o conhecimento científico produzido na temática.
    H) PREMISSAS E RISCOS
    Premissas: possibilidade de acesso a informações relevantes sobre ações e deficiências do Estado que trata da proteção ao patrimônio arquivístico.
    Riscos: dificuldade em acessar documentos no Ministério Público Federal
    I) COMENTAR O PROJETO DO COLEGA.

    A proposta de pesquisa da Zane sobre competência informacional no ensino superior é muito relevante, pois o projeto pode contribuir significativamente para melhor orientar o graduando das IFES em projetos de iniciação científica. Achei um pouco confusa a descrição dos antecedentes e da justificativa. Acredito ser importante também a conexão da proposta com o programa FRIDA que trata da internet.

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  25. Kelly Cristina - mestranda 2012.

    a)Temática Frida 2012 a ser atendida:
    Implementação de estratégias para o desenvolvimento de uma estrutura de Internet, capacidades humanas e habilidades confiáveis e eficientes.

    b)Antecedentes e Justificativa:
    Antecedentes
    - Sociedade da Informação e do Conhecimento (Setor Produtivo, Competências e EC).
    - Uso da informação por meio da aprendizagem organizacional.
    - Prática distante e vulnerável da avaliação de resultados e retorno de investimento.
    - Métricas e critérios irrelevantes para avaliar o impacto da aprendizagem no desempenho pessoal e de negócio.
    Justificativa
    - Alinhamento entre competências pessoais e empresariais por meio da aprendizagem.
    - Apropriada mensuração e avaliação dos resultados obtidos com a aprendizagem.
    - Entender o fenômeno da aprendizagem no desempenho profissional e cumprimento dos objetivos de negócio.
    - Verificar o benefício e valor do conhecimento produzido e utilizado na organização.

    c)Objetivos gerais e específicos:

    Objetivo geral:
    Avaliar o impacto da Educação Corporativa de organizações da América Latina no desempenho de seus colaboradores e do seu negócio.
    Objetivos específicos:
    Verificar os cinco níveis propostos pelo modelo de Donald Kirkpatrick (2005):
    • Reação
    • Aprendizado
    • Comportamento
    • Resultado sobre o negócio e
    • Retorno de investimento (ROI).

    d)Beneficiários:
    Gestores e Comunidade Corporativa da Améria Latina.

    e)Estratégia e metodologia de pesquisa:
    Estratégia: Estudo de Casos.
    Metodologia: aplicação do modelo de avaliação de Donald Kirkpatrick (2005) em cinco níveis. Coleta dos dados: entrevistas em profundidade, com roteiro e observação.

    f)Cronograma sumário:
    1º e 2º trimestre: levantamento bibliográfico e preparação dos instrumentos de coleta de dados;
    2º e 3º trimestre: aplicação dos instrumentos de coleta de dados e tabulação (Categorização dos dados);
    4º trimestre: análise dos dados e redação dos resultados da pesquisa.

    g)Produtos esperados:

    Produto intermediário:
    - Incorporar o uso da informação nas avaliações de desempenho.

    Produto final:
    Orientar e facilitar a percepção dos gestores e comunidade corporativa da América Latina sobre:
    - as potencialidades da aprendizagem organizacional no desempenho de seus profissionais;
    - o alinhamento das competências pessoais aos objetivos de negócio da organização;
    - a valorização profissional junto à efetivação da estratégia organizacional e competitiva;
    - a criação ou o aperfeiçoamento dos processos avaliativos de resultado da aprendizagem no desempenho pessoal e de negócio.

    h)Premissas relevantes e Análise de riscos:
    Êxito:
    O modelo de D. Kirkpatrick e também modelo ROI continuam sendo regra quando a questão é avaliação em Educação Corporativa.
    Os resultados da aprendizagem no desempenho organizacional, mesmo sem processos avaliativos, mostram-se positivos em quase todas as corporações segundo seus gestores.

    Riscos:
    Imprecisão e insuficiência de critérios pesquisados.
    Saída dos colaboradores que participaram dos programas de Educação Corporativa.
    Avaliação do resultado não condiz com a realidade da organização.

    i)Comentário do trabalho anterior:
    O projeto da Cristiane é perfeitamente adaptável ao edital FRIDA 2012, pois a preocupação em promover ações de proteção ao patrimônio arquivístico nacional e o acesso à informação pelo cidadão em especial pela internet é comum a todos os países pertencentes a América Latina e “não somente o Brasil”, creio que isso poderia ser considerado pela colega. Assim, dentro da temática proposta, hipoteticamente, o projeto possui chance de ser selecionado. Senti falta do esquema de tópicos proposto pelo prof. André na descrição. E a premissa de êxito – possibilidade de acesso... – está presente nos riscos, então, ela é êxito e risco ao mesmo tempo?? Transmite um desconforto,... “é tudo ou nada”. No mais, parabéns!

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  26. Cléria Elvina Costa Moreira – 2012
    a)Temática Frida a ser atendida:
    Aceleração do acesso e benefícios sociais da Internet em comunidades vulneráveis e pouco atendidas.
    b)Antecedentes e Justificativa:
    Antencedentes:
    Publicação da Lei de Acesso à Informação;
    Foco do Programa Nacional de Banda Larga no Governo Eletrônico E-gov;
    Implantação do processo eletrônico no TST;
    Conferência das Nações Unidas sobre o denvolvimento sustentável.

    Justificativas:
    Conhecer as necessidades de informações trabalhistas das comunidades pesquisadas;
    Possibilitar que o trabalhador e o empregador das comunidades pesquisadas acompanhem o andamento dos seus processos no TST;
    Contribuir com a promoção social das comunidades pesquisadas;
    Contribuir com a aplicação da Lei de Acesso à Informação para que se alcance um Estado mais transparente e democrático;
    Incluir as comunidades vulneráveis na era da informação e do conhecimento.
    c) Objetivos gerais e específicos:
    Objetivo geral:
    Disseminar informações trabalhistas mantidas pelo TST nas comunidades vulneráveis servidas pelo Programa Nacional de Banda Larga.

    Objetivos específicos:
    Levantar as necessidades de informação nas comunidades pesquisadas;
    Verificar a infraestrutura de rede de banda larga nas comunidades pesquisadas, propondo sua implantação caso ainda não tenha sido contemplada;
    Implementar um sitio web interativo para busca e recuperação das informações trabalhistas;
    Elaborar programas de capacitação e monitoria no uso da internet aos cidadãos das comunidades pesquisadas.

    d)Beneficiários:
    Cidadãos, principalmente os trabalhadores e empregadores, das comunidades brasileiras selecionadas para a pesquisa;
    Governo Federal Brasileiro;
    Tribunal Superior do Trabalho.

    e)Estratégia e metodologia de pesquisa:
    Serão aplicadas entrevistas não-estruturadas aos trabalhadores e empregados das comunidades pesquisadas.
    Com base na análise dos dados coletados, será implementado um sitio de busca e recuperação de informação trabalhista na web.
    Serão aplicados programas de capacitação e monitoria aos cidadãos das comunidades pesquisadas.
    f)Cronograma:
    1º trimestre – execução das entrevistas; levantamento da infraestrutura de rede de banda larga e análise dos dados.
    2º trimestre – implementação do sitio web e instalação da rede de banda larga nas comunidades que ainda não tenham sido contempladas.
    3º trimestre – implantação do sítio web e aplicação do programa de capacitação e monitoria.
    g)Produtos esperados:
    Intermediário:
    Conhecimento das necessidades de informações trabalhistas das comunidades pesquisadas.
    Indicadores:
    1. Percentual de trabalhadores e empregadores satisfeitos com as informações trabalhistas ofertadas.

    Final:
    Aceleração do acesso as informações trabalhistas e ampliação dos benefícios sociais advindos desse conhecimento em comunidades vulneráveis e pouco atendidas tecnológicamente.
    Indicadores :
    1. Número de acessos ao sitio web por mês.
    2. Percentual de aumento de ações trabalhistas nas comunidades pesquisadas.
    3. Número de cidadãos capacitados para atuarem como monitores no uso do sitio web.

    h)Premissas relevantes e Análise de riscos:
    Premissas:
    Levantamento e entrevistas realizadas no universo pesquisado;
    Patrocínio do Governo Federal em relação ao Programa Nacional de Banda Larga;
    Envolvimento dos cidadãos das comunidades pesquisadas;
    Aprovação da pesquisa pelo Tribunal Superior do Trabalho.

    Riscos:
    Inexistência de infraestrutura de rede de computadores nas comunidades pesquisadas;
    Não envolvimento dos cidadãos das comunidades pesquisadas;
    Inexistência de candidatos à monitoria a internet;
    Não aprovação da pesquisa pelo Tribunal Superior do Trabalho.

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  27. i)Comentário do trabalho de Kelly Cristina:
    A proposta de projeto submetida pela Kelly Cristina tem muita chance de ser aprovada pelo FRIDA. Em primeiro lugar por que está em conformidade com os objetivos do Fondo Regional para la Innovación Digital en América Latina y el Caribe e preencheu todos os requisitos do edital. Em segundo, pela sua contribuição as organizações da Sociedade da Informação e do conhecimento da América Latina e Caribe, justificada pela abordagem de temas relevantes e atuais no mundo corporativo, tais como o uso da informação por meio da aprendizagem organizacional e alinhamento entre competências pessoais e empresariais por meio da aprendizagem. Com esse projeto, a pesquisadora pretende clarear os resultados alcançados pelas organizações após a aplicação de um programa de educação corporativa, posibilitando tanto a identificação do nível de aprendizado alcançado quanto aqueles voltados à produtividade e retorno financeiro, o que em minha opinião o destaca como inovador e de grande impacto positivo para as organizações pesquisadas.

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  28. Aluno: Paulo Argolo
    1. Antecedentes e Justificativa
    Problema
    Qual metodologia pode ser utilizada para modelar sistemas de informação utilizando os paradigmas da Arquitetura da Informação e da Arquitetura Orientada a Serviços?
    Relevância
    Duas áreas de conhecimento distintas, mas que possuem conceitos que se complementar e formar um arcabouço capaz de tornar eficaz e eficiente a modelagem de sistemas de informação.
    Arquitetura da Informação (AI) desenha, disponibiliza, monitora e controlar ambientes de informação.
    A Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) desenha, disponibiliza, monitora e controla serviços que consomem informação dos ambientes modelados pela AI. Os serviços se constituem em componentes de software independentes entre e possuem finalidade definida, o que facilita a orquestração dos mesmos para permitir o consumo adequado de informação dos ambientes da AI.
    Inovação
    São áreas já consolidadas e é desconhecida a utilização conjunta de seus paradigmas numa metodologia. Ambientes de informação modelados pela AI e serviços modelados pela SOA, se apresenta como uma alternativa para gestão da informação.
    2. Objetivo geral/específicos
    Geral
    Criar uma metodologia apoiada nos paradigmas da AI e da SOA, para modelagem de sistemas de informação.
    Específicos
    Identificar quais paradigmas da AI e da SOA são capazes de prover elementos para a modelagem de sistemas de informação;
    Estabelecer fases, etapas, atividades e tarefas para um processo;
    Organizar as fases, etapas, atividades e tarefas numa sequência lógica;
    Definir um fluxo para as fases, etapas, atividades e tarefas que reflita a sequência lógica organizada;
    Especificar as fases, etapas, atividades e tarefas estabelecidas;
    Detalhar competências e ferramentas necessárias para executar as fases, etapas, atividades e tarefas estabelecidas;
    Aplicar a metodologia, que for obtida por meio dos resultados atingidos pelos objetivos específicos, num estudo de caso.
    3. Beneficiários
    Organizações de qualquer natureza, que utilizem sistemas de informação modelados pelos paradigmas da AI e da SOA.
    4. Descrever os grupos que se beneficiarão diretamente e indiretamente.
    Pessoas de organizações, que estejam atuando nos níveis estratégicos, táticos ou operacionais e que sejam usuários de sistemas de informação.
    5. Estratégia e metodologia de pesquisa
    Pesquisa teórica tendo como campos de estudo a Arquitetura da Informação e a Arquitetura Orientada a Serviços. Estará amparada na pesquisa bibliográfica em diversas mídias sobre a AI e sobre a SOA, bem como em assuntos correlatos que envolvem estas duas áreas de conhecimento.
    6. A proposta deve descrever o conjunto de ações.
    Por se tratar de pesquisa teórica, as ações estarão centradas no objetivo de obter fundamentação científica e prática, por meio de estudos realizadas em organizações e registradas na literatura.
    7. Cronograma
    Prospecção científica: 100 h
    Refinamento do objeto da pesquisa e metodologia: 100 h
    Revisão de literatura: 50 h
    Elaboração e publicação de artigo: 200 h
    Preparação para qualificação: 100 h
    Apresentação de texto para qualificação: 2 h
    Parecer da qualificação: 1 h
    Elaboração da dissertação: 300 h
    Apresentação da dissertação: 1 h
    Arguição da banca: 2 h
    8. Resultados
    Harmonização de duas áreas de conhecimento distintas no contexto de uma mesma metodologia.
    Modelagem de sistemas de informação, utilizando paradigmas de áreas focadas na organização de espaços de informação e na criação e orquestração de serviços.
    Sistemas de informação capazes de crescer, com baixo custo de manutenção.
    9. Indique os produtos específicos a serem gerados pelo projeto.
    Metodologia apoiada em processo formal capaz de modelar sistemas de informação para organizações.
    Resultado concreto da utilização da metodologia criada num estudo de caso.

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  29. a) Temática FRIDA 2012;
    Requisitos de software.

    b) Antecedentes e justificativa;
    Antecedentes do problema:
    A definição de requisitos constitui-se em uma etapa obrigatória no desenvolvimento de sistemas de informação, sendo responsável por caracterizar o problema real a ser tratado e sistematizado. A disciplina de Gestão de Requisitos, na qual se insere a definição de requisitos, faz parte da estrutura da Engenharia de Software, conforme definida pelo SEI – Software Engineering Institute.
    Requisitos são interpretações de características do problema real, formuladas pelo analista de negócios, profissional responsável pela interface entre a área de tecnologia da informação e a área de negócios, a partir de informações fornecidas pelo requisitante do sistema, ou “usuário final”. Consequentemente, os requisitos estão sujeitos às distorções próprias do entendimento humano.
    Em geral, requisitos são gerados primariamente na forma de narrativas. Sendo uma forma natural de comunicação pela qual transmitimos a outrem a descrição de objetos, eventos e problemas, inerentemente mesclada com uma interpretação pessoal que lhes dê sentido e significado, as narrativas carregam consigo certo grau de subjetividade. Utilizada de modo mais abrangente pela literatura, a narrativa tem se mostrado importante ferramenta para a divulgação de relatos historiográficos e científicos, assim como na transmissão de informações que subsidiam a tarefa de definição de requisitos. No entanto, devido à sua natureza subjetiva, o uso da narrativa tem o potencial de acarretar problemas de imprecisão e distorção das informações que transmite.
    O problema do entendimento humano, inerente à etapa de definição de requisitos devido à utilização de narrativas como forma de transmissão de informações, é considerado um fator responsável por grande parte das falhas ocorridas no desenvolvimento de sistemas de informação. Os problemas relacionados à definição e gestão de requisitos apresentam-se com um nível de complexidade tal, que nos últimos 20 anos, o progresso na redução de sua preponderante contribuição nos elevados índices de retrabalho e insucesso no desenvolvimento de sistemas de informação, foi praticamente nulo.
    Neste projeto, adotou-se a terminologia de “problema do entendimento humano” em função da abrangência da tarefa de definição de requisitos em sistemas de informação que trata de assuntos de quase todas as áreas do conhecimento: jurídica, financeira, econômica, administração, marketing, matemática, física, metereologia, astronomia.
    Apesar de um tanto abrangente, a decisão de adotar esta forma de terminologia apoia-se em seu uso histórico: David Hume (1711 – 1776) trata-o como o "problema do entendimento" ou o "problema do entendimento humano", Kant (1724 - 1804) cita repetidamente em suas principais obras, questões sobre o "entendimento" e o "entendimento humano". Por referências à Locke (1632 - 1704) em textos de Kant, presume-se que este também referia-se ao "entendimento humano", assim como Edmund Husserl (1859 – 1938). (HUME, 2004; HUSSERL, 1970, 2006; KANT, 2004)

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  30. cont.

    • Justificativa
    O persistente e prolongado insucesso dos esforços empreendidos para a redução dos elevados índices de retrabalho no desenvolvimento de sistemas de informação, motivados por falhas na definição de requisitos, atesta a complexidade do desafio e a ineficiência das abordagens testadas até o momento. Estes altíssimos níveis de insucesso acarretam anualmente o desperdício e o prejuízo de centenas de milhões de dólares em todo o mundo, além de desdobramentos indesejáveis de toda ordem e praticamente em todas as áreas de atividades humanas.
    O problema do entendimento humano, tratado em profundidade pela Ciência da Informação, sob a perspectiva da fenomenologia, continua sendo uma questão central de estudos e discussões, permanecendo pelas últimas décadas como a principal causa de retrabalho e falhas encontradas no desenvolvimento de sistemas de informação. Analisar em conjunto estas duas abordagens, objetivando a criação de fundamentos adequados para modelos de Arquitetura da Informação capazes de tratar mais eficientemente os problemas de imprecisão e distorção da informação, é a motivação deste projeto.
    Baseada no breve histórico apresentado, a presente proposta de pesquisa justifica-se por qualquer redução nos elevados índices de retrabalho e insucesso no desenvolvimento de sistemas de informação, motivados pela incerteza inerente à atividade de definição de requisitos, que possa ser alcançada por meio da compreensão das causas de imprecisão e distorções de informações, presentes nesta atividade.

    c) objetivos gerais e específicos (já adaptados para o edital);

    Objetivos Gerais
    Identificar as causas de imprecisão e distorção de informações presentes em ambientes de desenvolvimento de Sistemas de Informação.

    Objetivos Específicos
     Construir um modelo teórico detalhado dos mecanismos de apreensão e interpretação do processo cognitivo humano, sob uma perspectiva fenomenológica da teoria do conhecimento.
     Identificar as principais categorias de imprecisões de distorções de informações presentes em narrativas, classificando-as por seus domínios epistemológicos;
     Verificar a factibilidade de construção de uma Arquitetura da Informação capaz de lidar de modo mais eficiente com as atividades de definição e gestão de requisitos.

    d) beneficiários potenciais hipotéticos do projeto;
    Organizações de qualquer natureza que desenvolvam sistemas de informação.

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  31. cont.



    e) estratégia e metodologia de pesquisa (apenas esquema básico de como pretende executar a proposta);
    A abordagem metodológica proposta para o presente projeto contempla uma pesquisa teórica interdisciplinar, de caráter descritivo e analítico.
    Em relação ao seu objetivo específico, este projeto também pode ser classificado como uma pesquisa explicativa, centrada em identificar fatores determinantes ou contribuintes para a imprecisão e distorção de informações, no contexto do problema do entendimento humano.
    Em relação aos procedimentos técnicos, este trabalho pode ser enquadrado como uma pesquisa bibliográfica, ressaltando as contribuições anteriores sobre este tema de pesquisa.
    Em relação ao objetivo específico de detalhamento do modelo de apreensão interpretação, este projeto tem como principal método de pesquisa a contraposição de conceitos filosóficos construídos ao longo do tempo para explicar o entendimento humano, com conceitos e experimentos da física, da lógica e da neurofisiologia.
    “No centro da questão, as metodologias. Não apenas as teorias, as conceituações, as novas abordagens científicas que permitem compreender o fenômeno da percepção e representação do conhecimento, mas também, e sobretudo, as metodologias como instrumentais que possibilitam, viabilizam, orientam e visualizam as novas abordagens. Elas é que transformam as propostas da transdiciplinariedade e da interdependência entre as ciências e as artes em um território real, de trabalho e de resultados, em obra aberta e exposta à análise e à transformação permanentes.” (MIRANDA, 2003, p. 160-161)
    Neste trabalho pretende-se realizar, a partir da análise e fundamentação epistemológica do problema do entendimento humano, uma pesquisa interdisciplinar sobre algumas das possíveis causas de ocorrências de informações imprecisas ou distorcidas em requisitos de sistemas de informação, tratadas aqui como casos particulares do problema do entendimento humano.
    Para que seja alcançado o objetivo proposto acima, pretende-se examinar o problema do entendimento humano sob o referencial epistemológico da Teoria do Conhecimento, na perspectiva da fenomenologia proposta por Edmund Husserl (1859 – 1938).

    f) cronograma sumário (indicar atividades básicas previstas para cada trimestre);
    Pesquisa bibliográfica – 1º. ao 6º. trimestres
    Confecção da dissertação – 3º. ao 7º. trimestres
    Publicação de artigos – 4º. e 6º. trimestres
    Revisões e complementos - 8º. trimestre
    Apresentação e defesa da dissertação - 8º. Trimestre

    g) Riscos
    • Falta de consenso terminológico sobre os conceitos fundamentais da Ciência da Informação;
    • Elevado número de problemas em aberto envolvidos no escopo deste projeto de pesquisa;
    • Abrangência interdisciplinar.


    h) Referências de autores citados
    HIRSCHHEIM, Rudy. Information systems epistemology: an historical perspective. In: MUMFORD, E. et. al. (Eds.). Research methods in information systems. Amsterdam: North-Holland Publishers, 1985. 320 p. p. 13-35.
    HUME, D. Investigação sobre do entendimento humano. São Paulo: Editora Unesp, 2004.
    HUSSERL, Edmond. Logical investigations. London: Cambridge University Press, 1970. 877 p.
    HUSSERL, Edmond. Idéias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. Aparecida/SP: Idéias & Letras, 2006.
    KANT, I. Critica da Razão Pura. São Paulo: Editora Martin Claret, 2004.
    MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean-Louis. A Inteligência da complexidade. 2.ed. São Paulo: Peirópolis, 2000. 263 p.
    MORIN, Edgar. A natureza da natureza. 2ª. Ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2005. p. 114.

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  32. Temática FRIDA 2012 a ser atendida:

    Esforços por melhorar, ampliar e promover o desenvolvimento da comunicação científica em América Latina

    Antecedentes e Justificação:

    O desenvolvimento do Movimento de Acesso Aberto à Informação Científica na América Latina carece atualmente de um amplo número de indicadores referenciais que permitam medir ou estimar seu crescimento e evolução. Desde o contexto de publicação, não se conhece com exatidão as características, os módelos e estratégias adotadas pelos periódicos científicos de acesso aberto da região.

    Dado que os periódicos constituyen o principal meio de transferência de informação científica:

    Desde um enfoque teórico, o entendimento como se vem desenvolvendo o acesso aberto em nossa região, mediante o estudo de as características, modelos e estratégias de publicação dos periódicos científicos de acesso aberto; contribui ao entendimento deste fenômeno e como deve ser abordado para um adequado estabelecimento de processos de gestão de informação científica.

    Desde um enfoque prático, a presente proposta contribui ao incremento de indicadores referenciais do desenvolvimento do Movimento de Acesso Aberto à Informação Científica na América Latina. Estes instrumentos, por sua vez, poderiam facilitar insumos para o norteamento de estratégias de acesso aberto à informação científica em cada um dos países da região.

    Objetivo Geral e Específicos

    Objetivo geral:
    • Caracterizar e avaliar iniciativas de publicação de periódicos científicos de acesso aberto em América Latina.

    Objetivos específicos:
    • Mapear periódicos científicos de acesso aberto na América Latina;
    • Caracterizar periódicos científicos de acesso aberto a partir das dimensões institucional, política, editorial, tecnológica, legal, gerencial;
    • Identificar as principais motivações de editores científicos para publicar em acesso aberto

    Beneficiários

    • Agências nacionais de fomento de pesquisa científica
    • Agências regionais de fomento de pesquisa científica
    • Editores de periódicos científicos

    Estratégia e Metodologia de Pesquisa
    • Coleta de dados das bases regionais e internacionais de periódicos de acesso aberto
    • Estabelecer um quadro de características dos periódicos de acesso aberto
    • Confrontar e identificar as características dos periódicos de acesso aberto
    • Analisis e interpretação de dados

    Cronograma de Atividades
    • Primeiro trimestre: Sustento teórico e planejamento
    • Segundo trimestre: Coleta de dados
    • Terceiro trimestre: Analisis de dados
    • Quarto timestre: Revisão e publicação de estudo

    Produtos Esperados

    • Base de dados de jornais científicos de acesso aberto de América Latina
    • Indicadores de acesso aberto em América Latina
    • Analisis das características dos jornais científicos de acesso aberto de América Latina.
    • Analisis das motivações dos editores de jornais científicos de acesso aberto de América Latina.

    Premissas Relevantes

    • Apoyo de agências nacionais de fomento de pesquisa científica
    • Apoyo de agências regionais de fomento de pesquisa científica

    ---

    Projeto do colega que o antecedeu

    Eu considerou que conquanto o tema do colega é interessante, quiçá não seja do tudo atraente a forma em que se detalha o problema e sobretudo os benefícios do mesmo.

    A distorción de informação em ambientes de desenvolvimento de sistemas de informação, sem dúvida é untema interessante de pesquisar, no entanto se devem propor benefícios tangívels e mais utilitários para do que a proposta seja atraente.

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  33. Marcelo Alves dos Santos14 de junho de 2012 12:46

    A) Temática FRIDA a ser atendida:
    Viabilidade de sistemas de recuperação de informação em interfaces computacionais que falam.

    B) Justificativa e Antecedentes

    Numa época em que os usuários de computação ao executarem suas tarefas lançavam mão de PCs (Desktops), e detinham grande parte de sua atenção e conhecimento na operação do computador em si, Weiser teorizou que futuramente o foco destes usuários ficaria voltado para a tarefa, e não para a ferramenta utilizada, utilizando-se de computação sem perceber ou necessitar de conhecimentos técnicos da máquina utilizada (WEISER,1994).

    O objetivo das interfaces multimodais é tornar a interação homem-computador o mais parecido com a forma segundo a qual os humanos interagem entre si e com o ambiente (DIX, 2003).
    Sabe-se que a fala é a principal maneira de comunicação entre as pessoas, a síntese da fala (geração automática da fala pelo computador) tem recebido atenção da comunidade acadêmica e profissional por várias décadas (OSTERMANN, 2002).
    SANTOS e DUQUE em seu estudo sobre interfaces computacionais multimodais abordam os benefícios desta maneira de tratar a informação:
    “Segundo (Dix et al., 2003). a utilização simultânea de vários canais sensoriais ou modos de comunicação, tais como visão e audição, aumenta a capacidade humana de absorção e troca de informação e evita que apenas um canal seja sobrecarregado. Estudos confirmam que as pessoas preferem utilizar múltiplas modalidades para a manipulação de objetos virtuais (HAUPTMANN e MCAVINNEY, 1993) e concluíram que 71% dos indivíduos pesquisados preferem utilizar as mãos e a voz para interagir com esses objetos do que uma única modalidade isolada (OVIATT, 1997).” (SANTOS e DUQUE,2011)

    De acordo com um estudo realizado por Gribbons (2000 apud AGNER, 2006), padrões de comportamento pesquisados sugerem que os jovens apreendem o sistema através da interação. Beneficiam-se de uma interação multissensorial (verbal, auditiva, etc), que vai muito além da percepção corrente (baseada em controles verbais ou simplesmente gráficos). Seu aprendizado brota da interação com o sistema. Este grupo trará as maiores e revolucionárias mudanças ao conceito de usabilidade, pois cresceu profundamente condicionado pelas novas mídias.
    SANTOS e DUQUE concluíram que 100% dos usuários afirmaram terem compreendido o texto em sua totalidade, 93% consideram o uso de interfaces com mais de uma modalidade estimulantes com 80% de satisfação deste modelo e 87% dos usuários classificaram o uso da narração de voz como ótimo, muito bom e bom (SANTOS e DUQUE, 2011).

    Antecedentes:

    Pelo menos desde 1970, o desenvolvimento da síntese de fala estava intimamente associado com a tecnologia de computador em geral. Agora, isso não foi suficiente para simular a produção de fala natural, com circuitos elétricos, mas esses circuitos também foram apenas simuladas. Computadores tornou possível utilizar a síntese de voz para fins práticos, e vários sistemas com a função de conversão para o texto de fala foram desenvolvidos.

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