Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Gestão Ambiental na Construção Civil em Aguas Claras! Se você é morador, participe da pesquisa.

Adaptado de Correio do Brasil
Essa pesquisa procura identificar se as empresas de construção civil do Distrito Federal incorporam as recomendações das políticas ambientais e quais as consequências para elas, a sociedade e o meio ambiente da não-adoção das práticas sustentáveis em suas atividades.

Nesta etapa da pesquisa estou coletando dados com os 180 edifícios residenciais de Águas Claras. Assim, se você é morador de Águas Claras, por favor, participe da pesquisa.

As informações são totalmente confidenciais e só serão usadas para análises estatísticas.

Leva-se, no máximo, 05 minutos para responder!!!
Por favor, participem!!!

Para acessar o questionário clique aqui.

Se você tiver interesse em receber o relatório da pesquisa, por favor envie um e-mail para michelleadmdf@gmail.com

Dúvidas e sugestões, também envie um e-mail para michelleadmdf@gmail.com

Obrigada!

Bacharel em Administração de Empresas – Universidade Católica de Brasília.
Especialização em Gestão do Conhecimento em Recursos Humanos (UPIS)
Aluna do Mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental – Universidade Católica de Brasília.

Título da Pesquisa: "GESTÃO AMBIENTAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM ÁGUAS CLARAS – DF

Professor orientador: Dr. Genebaldo Freire Dias.

Sugestão de atividade para TOD@S meus alunos: preencher o instrumento de criação de dados e postar nos comments daqui uma análise crítica (pode ser construtiva) sobre o mesmo.

4 comentários:

  1. Os alunos não residentes em AC devem apenas abrir o questionário, sem preenchê-lo, e analisá-lo de modo crítico.

    ResponderExcluir
  2. Caroline Maria G. Beasley20 de junho de 2011 às 12:28

    Como leiga no assunto, não senti maiores dificuldades na leitura do questionário (o que poderia ser uma barreira para o preenchimento), apenas sugiro o uso de um link com imagens em alguns tópicos (tal como o que pergunta sobre o sistema de gás natural) para facilitar o entendimento.
    Caso corrobore com o objetivo da pesquisa, que é "identificar se as empresas de construção civil do Distrito Federal incorporam as recomendações das políticas ambientais e quais as consequências para elas, a sociedade e o meio ambiente da não-adoção das práticas sustentáveis em suas atividades", imaginei que seria interessante o acréscimo de uma questão sobre a importância de aspectos ambientais para o morador na hora de adquirir/alugar o imóvel.

    ResponderExcluir
  3. O questionário é simples e objetivo, mas acredito que em alguns itens cabe uma terceira opção de resposta: "Não sei" na questão sobre o uso de lâmpadas de alta eficiência e na sobre o uso de gás para todos os fins; e "Não se aplica" na questão sobre áreas verdes na cobertura.

    ResponderExcluir
  4. Manual Prático de Gestão Socioambiental
    Por: Julis Orácio Felipe
    O risco socioambiental é um risco financeiro.
    Atualmente, empreendimentos são monitorados ao extremo, não somente pelo poder público como pela sociedade em geral. Para proteção do patrimônio empresarial e sua função social é importantíssimo que o empreendedor fique atento a estes requisitos, sob pena de severas perdas, principalmente perdas financeiras e de imagem empresarial.
    Mas como proceder, se a legislação socioambiental brasileira é complexa desde seu nascedouro, nossa Constituição Federal?
    A idéia deste curso é orientar assessores e consultores, bem como os titulares de empreendimentos, de como realizar uma metódica atividade de Due Dilligence, ou seja, como verificar se a unidade empresarial atende aos requisitos legais, a fim de dar segurança para a gestão do negócio.
    Este método de verificação pode ser aplicado a todo tipo de empreendimento, independente de porte, gerando uma série de produtos que certamente trarão segurança para as operações empresariais.
    Contém uma série de planilhas exemplo para execução e monitoramento das atividades e aborda inclusive um método de análise de alvo, também conhecido como análise de partes interessadas, uma moderna abordagem de conhecimento do entorno de empreendimentos, buscando harmonizar a atividade empresarial com os anseios da comunidade em geral, legitimando as operações.
    Além de um método de verificação de adequação jurídica é um método que permite o estabelecimento de controles e monitoramentos para uma gestão socioambiental eficaz.
    Trata-se de um verdadeiro modelo de implantação de gestão socioambiental à disposição de consultores, auditores e responsáveis pela gestão socioambiental corporativa.
    http://www.clubedosautores.com.br/book/50662--Gestao_Socioambiental_Total

    ResponderExcluir

Comente & argumente