Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Redes de conhecimento intelectual


A história intelectual é fundamental para que possamos melhor compreender as correntes, as redes de relacionamento e os autores protagonistas (pesquisadores, cientistas, filósofos. escritores etc.). Isso serve para qualquer área do conhecimento, porém, como tendência da formação das bases filosóficas de uma sociedade, a produção relacionada às Humanidades torna-se um objeto de estudo preferencial. 

No Brasil, Helenice Rodrigues da Silva foi quem traçou as bases atuais para esse tipo de estudo. Em homenagem à sua prematura saída de cena no ano passado (ver post aqui), a revista "Vozes, pretérito & devir" acaba de publicar um volume especial dedicado ao tema.

O editorial do fascículo, escrito por Francisco Atanásio, assim apresenta a homenageada: 
Helenice Rodrigues da Silva foi professora adjunta do programa de graduação e pós-graduação em história pela Universidade Federal do Paraná. Dentre as diversas atividades intelectuais em que esteve ligada, fez parte do conselho editorial da Revista “Vozes, Pretérito e Devir”. Dentre as sugestões propostas para o periódico, idealizou um dossiê voltado ao pensamento intelectual vinculado ao exercício historiográfico, o qual consequentemente deu origem ao atual dossiê. Muito dessa proposta está associada à própria formação da historiadora, que viveu há mais de duas décadas na França, onde obteve os títulos de mestre e doutora ("doctorat d'État ") pela Université de Paris X-Nanterre, pós-doutorado pelo Institut d'Histoire du Temps Présent, além de atuar como pesquisadora pelos Centre National de la Recherche Scientzfique e École de Hautes Études en Sciences Sociales. Em tais ambientes pode conviver, compartilhar e aprender com intelectuais como P. Bourdieu, M. de Certeau, M. Foucault, Jacques Becker, F. Dosse, entre outros. Parte substantiva de seus estudos foram dedicados à compreensão das dimensões epistemológicas do pensamento intelectual no mundo ocidental, especialmente o pensamento engajado dos intelectuais franceses no século XX. No dia 09 de maio de 2012 Helenice veio a falecer em virtude de complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral.
Aceda ao volume especial "Intelectuais, historiografia e literatura" aqui.

2 comentários:

Comente & argumente