Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Novas atividades

Cumprindo fielmente com o cronograma, a próxima aula estará dedicada à discussão sobre o papel social do conhecimento científico. O texto-base é o capítulo 3, do livro de Eduardo Tomanik, intitulado "O que é ciência? A ciência no discurso dos cientistas". Como atividade preparatória cada aluno deverá realizar aqui, no espaço dos comments (abaixo), um pequeno comentário que indique o papel social e científico de seu próprio projeto de pesquisa.

Relembrando a tod@s, nossas aulas, quando sob minha responsabilidade, iniciam-se, pontualmente, às 14:15hs e terminam às 17:45hs.

25 comentários:

  1. Uso da Rede Social para mediação e relacionamentos das informações em políticas Públicas voltadas para a saúde.
    O surgimento das novas tecnologias da informação, sobretudo com a poularização do uso da Internet no cenário mundial destaca a importância e a necessidade de articulação entre Ciência, Tecnologia e Inovação. O que ocasionou mudanças significativas nas formas de produção, disponibilização e acesso à informação. Neste cenário de informação na grande rede mundial surgem as redes sociais. Nesta teia, as informações passaram a se popularizar cada vez mais rápido, na qual surgem consumidores de informação, mergulhados no universo informacional (DUDZIAK, 2003).

    ResponderExcluir
  2. A proposta de um modelo de política pública voltada para os direitos autorais na comunicação científica contribuirá para o desenvolvimento da sociedade na medida em que aumenta o acesso às pesquisa desenvolvidadas no país. Além disso, o trabalho se propõe a discutir a função social da propriedade intelectual consoante previsão na CF/88, art. 5, inc XXII e XXIII e art. 170, inc. II e III.Já que ainda que ao autor perteça os direitos autorais, toda e qualquer propriedade deve exercer sua função social.

    ResponderExcluir
  3. Título do Projeto: Perfil e competências profissionais dos bibliotecários que atuam na rede federal de ensino do Distrito Federal.

    - Papel social: poderá contribuir para que os bibliotecários da rede federal de ensino do DF e as instituições nas quais estes profissionais atuam conheçam a sua própria realidade, por meio do seu perfil e competências profissionais.

    - Papel científico: poderá contribuir para o conhecimento sobre o perfil e competências de profissionais da informação (bibliotecários) que atuam em ambiente educacional.

    ResponderExcluir
  4. Compreender a criação e a implementação de um museu histórico e seu impacto na preservação da memória de uma comunidade contribuirá para que as gerações futuras conheçam a história cultural, social e política do país e conseqüentemente da cidade em que vive. A função do museu deve centrar-se em poder colocar a população em contato com sua própria história, suas tradições e valores. Por meio destas atividades o museu contribui para que a comunidade tome consciência de sua própria identidade.
    A instituição Museu inscreve-se no contexto do grupamento social legitimado, sendo reconhecida e dotada de verdade e validada por si própria (DOUGLAS, 1986).

    ResponderExcluir
  5. O projeto pretende analisar as necessidades dos usuários em relação às informações produzidas por uma Equipe de Tratamento de Incidentes de Rede de Computadores (ETIR).

    Papel social: fornecer subsídios para aumentar os níveis de segurança da informação das organizações, sejam elas públicas, privadas ou acadêmicas.

    Papel Científico: reduzir possíveis lacunas entre o trabalho realizado pelas equipes responsáveis pela gestão de incidentes em redes de computadores e as necessidades informacionais dos usuários no ambiente de segurança organizacional.

    ResponderExcluir
  6. Projeto de pesquisa: Avaliação de Políticas para Bibliotecas Públicas

    O projeto se justifica socialmente pela invisibilidade das bibliotecas públicas à sociedade em nossa chamada Sociedade da Informação. Por isso, faz-se necessário avaliar as políticas públicas para estas unidades de informação numa sociedade injusta e desigual como a sociedade brasileira.

    O papel científico do projeto é contribuir com o acúmulo da literatura da área na compreensão do fenômeno estudado.

    ResponderExcluir
  7. Professor e demais colegas.
    Gostaria de convidá-los a conhecer o meu blog (acho q é o primeiro que eu faço) Café com Traças, sobre Ciências Humanas, Metodologia, Biblioteconomia e Bibliotecas.
    Espero que gostem, se sintam a vontade para comentarem e interagirem: http://cafecomtracas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Percepção dos docentes da Educação Superior no Brasil sobre os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROAs)

    Objetivo Geral: Investigar a percepção dos docentes da Educação Superior no Brasil sobre os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROAs).

    Apesar da disseminação do uso dos ROAs nas universidades brasileiras, pouco se conhece sobre sua real utilização, seus usuários e seu impacto no ensino-aprendizagem. Logo, esta pesquisa surgiu da necessidade de explorar o contexto que envolve os usos e percepções dos docentes sobre os ROAs, a frequência que os utilizam e se a forma que foram desenvolvidos atendem suas necessidades.

    Neste sentido, contribuindo para o papel social, espera-se entender como estes ambientes são vistos pelos docentes visando auxiliar na melhoraria dos ROAs, possibilitando servir seus usuários de maneira mais eficiente. No âmbito ciêntifico esta pesquisa contribuirá para o levantamento de diferentes viés sobre os ROAs, tendo em vista que na literatura cientifica brasileira, pouco tem se estudado sobre como os docentes veem estes ambientes. As pesquisas desenvolvidas, em sua maioria, abordaram temas relacionados ao seu tratamento, recuperação e planejamento.

    ResponderExcluir
  9. Tema do Projeto: Fatores Críticos de Sucesso no Emprego de Mídias Sociais na Atividade de Inteligência.
    Na visão de Augusto de Franco, as chamadas "Redes Sociais" sempre existiram, bem antes mesmo do advento
    da Internet - Um conjunto de pessoas interagindo num padrão de organização, mais distribuído do que centralizado.
    Neste entendimento, as "Mídias Sociais", impropriamente chamadas de "Redes Sociais", são na verdade implementações tecnológicas e virtuais de redes sociais reais.
    Os protestos deste memorável Junho de 2013 trazem uma amostra do emprego das Mídias Sociais na tecelagem de redes sociais de fato - feita de pessoas - cidadãos 'plugados' e antenadas no acontecimentos de seu país, estado ou cidade, que se utilizam destas ferramentas tecnológicas para mobilização em favor das causas defendidas pela rede. Isso sem dúvida é a formação de uma mentalidade ou de uma inteligência coletiva. Este projeto de pesquisa busca um melhor entendimento (papel científico) das mídias sociais para indenticar seus aspectos e nuances, de forma que o conhecimento obtido neste processo possa ser utililizado na previsão e prospecção de cenários (Inteligência, segundo TARAPANOFF at all, 2000), e desta forma a contribuir para a mudança da realidade (papel social) em diversas instâncias.





    ResponderExcluir
  10. Titulo do trabalho: Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas: desempenho e perspectivas.

    Papel social: A partir da avaliação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, espera-se verificar qual tem sido o alcance das políticas implantadas para o setor, bem como gerar uma reflexão que possa contribuir para a formulação de ações ou políticas futuras.

    Papel científico: contribuir para a compreensão do fenômeno e para a literatura da área.

    ResponderExcluir
  11. Tema: Uma Arquitetura da Informação para sistemas eleitorais por voto secreto

    Papel social: Entender o fenômeno do voto, especialmente em sistemas eleitorais que utilizam o voto secreto é fundamental para a democracia. Isso porque deve-se conciliar, dependendo do contexto social e histórico, o aspecto contraditório da transparência das eleições com o voto secreto, necessário para garantir a liberdade de escolha. O entendimento superficial e a tentativa de universalizar essas propriedades leva a soluções inadequadas. Espera-se que uma Arquitetura da Informação específica para o fenômeno do voto sirva de base para a implementação adequada de sistemas eleitorais e, consequentemente, um melhor atendimento à sociedade.

    Papel científico: A visão sistemática do fenômeno do voto do ponto de vista da informação pretende identificar aspectos sutis, porém essenciais, para implementação adequada de sistemas eleitorais. Considerando que a relação com o contexto social e histórico é vital para o entendimento de tais aspectos, a visão humana do problema e da informação é mais completa do que a visão tradicionalmente tecnicista. Nesse sentido, a Arquitetura da Informação contribui para a correta definição das propriedades e do fluxo informacional de forma independente do meio (eletrônico, papel etc.).

    ResponderExcluir
  12. Sendo a proposta deste projeto verificar se a formação acadêmica recebida pelos profissionais da informação, egressos das universidades públicas do estado de São Paulo, influência a sua inserção no mercado de trabalho; a contribuição social desta pesquisa está associada a duas questões principais: 1) ao estereótipo criado em torno da figura do bibliotecário, sobre o qual vários estudos já embasaram discussões no sentido de que, em virtude de tal estereótipo o bibliotecário tem dificuldade de explorar o amplo mercado de trabalho possível para sua atuação; 2) quais os fatores que exercem maior influência quando pensamos em inserção no mercado de trabalho, as oportunidades que o mercado oferece ou a formação acadêmica. Do ponto de vista científico, este trabalho pode contribuir no sentido de verificar se as disciplinas de cunho específico oferecidas em cada universidade pública do estado de São Paulo, que oferece os cursos de biblioteconomia e/ou ciência da informação, auxiliam no direcionamento e inserção de seus egressos no mercado de trabalho e também poderá delimitar a composição do perfil destes egressos verificando assim, se as competências e o perfil profissional influenciam a colocação deste profissional no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Projeto de pesquisa: O livro eletrônico acadêmico nas bibliotecas das universidades públicas do Brasil

    Considerando o que foi dito por (CHARTIER, 2002; 2007) sobre a construção do livro onde "as formas que permitem sua leitura, sua audição ou sua visão participam profundamente da construção de seus significados" o livro eletrônico vem impactar diretamente a sociedade uma vez que sua plataforma de leitura possibilita novas formas de expressão do mesmo conteúdo com o surgimento de outras formas de interação com o texto por meio por exemplo do vídeo. Desta forma a presente pesquisa possui como papel social e cientifico investigar como as bibliotecas universitárias públicas tem se apropriado do livro eletrônico contribuindo assim para a disseminação do uso do livro nesta nova plataforma, ao mesmo tempo em que busca uma compreensão maior sobre as contribuições desta mídia.

    ResponderExcluir
  14. Tema: Necessidade e uso de informações do usuário das estatísticas educacionais coletadas pelo censo escolar da educação básica

    Papel social: O indicador educacional é a ferramenta para acompanhamento de metas a serem atingidas na área educacional, tanto no âmbito nacional, estadual, municipal e nas escolas. Auxilia no planejamento de políticas públicas em prol da qualidade da educação, bem como, amplia a possibilidade de mobilização da sociedade em favor da educação.

    Papel científico: Estudar o fenômeno informação educacional focada no usuário. O gerenciamento desta informação só é efetivo quando há pleno conhecimento da necessidade de informação do usuário. Pretende-se observar a transformação da realidade educacional mediante o uso destas informações.

    ResponderExcluir
  15. Projeto de Pesquisa: Vulnerabilidades de Segurança da Informação (SI) comunicadas por meio de publicação de dados no Portal da Transparência do Governo Federal.

    Considerando que os dados dos servidores públicos, bem como, informações de processos sobre aquisições de bens e serviços do governo federal publicados no Portal da Transparência têm o cunho informativo em relação a um pressuposto conhecido e também compartilhado com a sociedade (CAPURRO, 2003), torna-se nítido o papel social do projeto de pesquisa proposto.
    O estudo sobre as possíveis vulnerabilidades que possam ser publicadas no referido portal podem gerar conhecimentos válidos sobre a realidade (TOMANIK, 2004), tornando um estudo científico em busca de soluções sérias, com métodos adequados, para um determinado problema. (CERVO; BERVIAN, 1976, p.28).

    ResponderExcluir
  16. Tema: sistema de informações gerenciais de projetos contemplados com informações imagéticas.
    Ao buscar uma proposta de integração entre um sistema de informações gerenciais de projetos e um sistema de informações imagéticas, como é o caso Digifotoweb (FUB/UnB), busca-se ter uma memória que relacione as imagens armazenadas e o trabalho desenvolvido. Dessa forma tende-se a simplificar futuros trabalhos de pesquisas e projetos que envolvam captação de recursos. Assim, teremos abrangido o contexto social proporcionando o arquivamento imagético das atividades sócio-culturais e o contexto científico viabilizando a correta estruturação dos arquivos de acordo com a Nobrade e ISAD-G e posterior utilização em novos projetos de pesquisa.

    ResponderExcluir
  17. Professor André, na sua ausência, minha pesquisa tem mudanças que publicarei para o trabalho final. Mas como este atividade tem um objetivo particular, me focarei no exercício.

    Problema: ¿Quais são os métodos dos projetistas de material digital de ensino a distância para engajar ao usuário no desenvolvimento de seus produtos?

    Sendo assim, o papel social desta pesquisa, espera-se possa ter parte na realização de experiências satisfatórias de aprendizado para os usuários da UNA-SUS (Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde).

    O papel científico da pesquisa, pretende contribuir à Ciência da Informação, especialmente na mediação e comunicação da informação, focando o estudo no conceito de Design Centrado no Usuário (DCU, filosofía de trabajo que involucra al usuario desde el inicio del proyecto), Tentado entender o fenómeno da participação do usuário e a relação entre as dois figuras (projetista-usuário), e os métodos de engajamento do usuário no equipo desenvolvedor, visando a ter material didático-pedagógico fácil de usar e entender, melhorando a qualidade de vida dos estudantes e incrementando a sua satisfação, produtividade, eficiência operacional (quanto o projetista como usuário), e permitindo identificar problemas numa fase na qual ainda é possível e econômico fazer alterações no material de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  18. Qual o papel da Biblioteca Escolar nas escolas que obtiveram desempenho máximo no Enem?

    Objetivo geral: Analisar o papel da Biblioteca Escolar nas escolas que obtiveram desempenho máximo no Enem.

    Involucrados tanto los conocimientos previos, el entorno social del investigador y de los sujetos investigados, nos permite recurrir a una metodología cientista para englobar la propuesta para aportar en las Ciencias de la información.

    Papel social. Es para comprender y mejorar los resultados obtenidos en la última evaluación de alumnos, con los resultados de dicha investigación se podrá a futuro presentar propuestas de solución.

    Papel Científico. En relación a la metodología utilizada nos acercara a la confiabilidad de los resultados, sin mudar la realidad, tomare datos del Enem, datos estadísticos y los resultados de las pruebas

    ResponderExcluir
  19. Título: A comunicação científica sob a perspectiva das leis de direitos autorais em diferentes países

    Papel Social: Discutir as limitações da propriedade intelectual e suas implicações em relação ao autor (pesquisador) e as pesquisas acadêmicas, produto de seu trabalho.
    Papel Científico: Identificar de que forma os processos de comunicação da informação científica estão refletidos nas leis de direitos autorais em diferentes países. Levando em consideração que é um tópico ainda não muito discutido, a pesquisa pretende contribuir nos estudos de comunicação científica considerando as políticas de uso de propriedade intelectual severas e regras mercadológicas complexas.

    ResponderExcluir
  20. Elaboración de una propuesta de ALFIN para poblaciones vulnerables: mujeres en situación de pobreza

    Meu projeto pretende conhecer as necessidades informacionais das mulheres em situação de vulnerabilidade

    Papel Social: Conhecer as necessidades informacionais, poderia contribuir para que elas poderiam melhorar seu manejo e acesso à informação o qual lhe permitirá superar situações de desvantagem. Alem de isso la proposta também se fundamenta nos Direitos Humanos y el Acesso a la Informação.

    Papel Cientifico: Busca ser uma representação de uma realidade de una sociedade no meu Pais para elo se utilizara una metodologia qualitativa.

    ResponderExcluir
  21. título: Competencias de gestores de servicos de preservacao digital no Brasil.
    A partir da pergunta:
    Quais as competências necessárias para gestores trabalharem com preservação digital?
    Tem-se feito uma revisão de literatura (RL), focando nos temas competência profissional e informação digital. A sociedade tem cada vez mais depositado confiança nos documentos sociais e buscado informação neste tipo de mídia. A falta de iniciativas para preservação digital para cientistas é um fato premente.
    Há vasta bibliografia sobre biblioteca digital mas, segundo Cunha, Sayão e Arellano Márdero há carência de estudos sobre profissionais de informação, suas competências e capacitações para gerir serviços de preservação digital. Esse trabalho se justifica na reunião da dispersa literatura sobre o assunto e na identificação das habilidades profissionais dos gestores de informação para a preservação digital, em bibliotecas digitais brasileiras.

    ResponderExcluir
  22. Discutir as teses e dissertações eletrônicas na perspectiva do movimento de acesso aberto à informação científica contribuirá para o conhecimento e entendimento da importância do gerenciamento e disponibilização desses documentos à comunidade científica. De acordo com pesquisas realizadas por Bettina Berendt et al (2002), Goldsmith (2002), Evans (2006) é consenso que a disponibilização da tese e dissertação eletrônica aumenta a sua visibilidade e com isso, o acesso e citação e reduz a duplicação de trabalhos.

    ResponderExcluir
  23. Caro Professor André,
    Minha pesquisa se encontra no tema: Por uma Ontologia para o Processo de Negócios.
    De maneira bem resumida, posso dizer que acredito que essa questão tem os seguintes vieses, relativamente ao eventual interesse social e científico afim:
    Do ponto de vista social: o desconhecimento que pode ser verificado (pretende-se o desenvolvimento de um trabalho empírico para demonstrar/comprovar essa premissa/hipótese) quanto aos custos e outros impactos dos “processos” que movimentam, organizam, operam e dão vida prática às organizações me levam a afirmar que esse conhecimento precisa ser (re) formulado a partir principalmente da compreensão da abrangência que tem esse fenômeno denominado genericamente de “processo de negócio”. Por isso, pode-se ter a expectativa de que uma produção acadêmica que chegue até os interessados (isso terá que ocorrer por razões óbvias, antes de qualquer efeito positivo ou utilidade da pesquisa), pode despertar um maior interesse e atenção para com a repercussão dos modelos de processos, os seus desdobramentos semânticos e ontológicos na gestão e na própria vida prática das organizações.
    Do ponto de vista acadêmico/científico: O conceito de processo é utilizado em diversas abordagens temáticas da academia. Seja na CI, na da Ciência da Computação, na Comunicação, linguística e muitas outras áreas de saber. Entretanto, como ontologia, ou seja, traduzido esse conceito como uma estrutura de informação sistemicamente organizada é a pretensão desse trabalho contribuir.

    Algumas Referências:
    BARRETO, Aldo de Albuquerque. Mudança estrutural no fluxo do conhecimento: a comunicação eletrônica. 1998.
    BAKER, Lynne Rudder. The ontology of artifacts. 2004.
    BALSAMO, Anne. Myths of information: The cultural impact of new information
    technologies. Technology Analysis and Strategic Management. 1996.
    NONAKA, Ikujiro; KROGH, Georg von. Tacit knowledge and knowledge conversion: controversy and advancement in organizational knowledge creation theory.


    .

    ResponderExcluir
  24. Título do trabalho: "A interação entre a criança da primeira infância e a informação digital". Com objetivo de analisar a criança como usuário de informação digital e suas necessidades informacionais.

    Papel social: indicação de possíveis fonte de informações digitais infantis de acordo com o perfil da criança.

    Papel científico: referências de estudo de usuário de informação/ digital infantil.

    ResponderExcluir

Comente & argumente