Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quinta-feira, 14 de junho de 2012

EAIPROC/2012 da APQP está aberto

Como já vem ocorrendo há alguns anos, a APQP torna público seu tradicional Edital de Apoio Ilimitado à Projetos de Ciência da Informação. Como os recursos pleiteáveis são irrestritos, não cabe crítica ao limitadíssimo prazo e à forma de divulgação. Eis as regras do EAIPROC/2012:
"A APQP torna pública a convocatória à apresentação de propostas de pequisa sobre quelônios portentosos, na categoria Edital de Apoio Ilimitado à Projetos de Ciência da Informação (EAIPROC/2012) de acordo com as diretrizes seguintes:
  1. Os projetos são restritos à Área das Ciências da Informação.
  2. Deverão ser elaborados por grupos de profissionais da área, renomados e notoriamente competentes, integrantes da disciplina de Metodologia de Pesquisa do PPGCINF-UnB.
  3. Deverão apresentar contribuição significativa para o estudo da situação-problema de Gamera.
  4. Os projetos deverão ter, no máximo, uma página manuscrita, com todas as informações pertinentes para a sua análise, e entregues ao Consultor Plenipotenciário Internacional da APQP Professor Doutor André Porto Ancona Lopez
  5. Deverão ter cópia exata de seu conteúdo informativo publicada nos comments deste post.
  6. O prazo para entrega física do manuscrito encerra-se em exatos 91 minutos após a divulgação do EAIPROC/2012
  7. O prazo para a publicação da cópia eletrônica neste blog encerra-se em exatos 92 minutos após a divulgação do EAIPROC/2012.
  8. Imediatamente após a entrega das propostas, os projetos serão apresentados em sessão pública e avaliados, na mesma sessão, pelo Consultor Plenipotenciário Internacional da APQP Professor Doutor André Porto Ancona Lopez. 
  9. Os projetos que apresentarem problemas técnicos quanto à obediência aos termos deste edital estarão sumariamente eliminados.
  10. Os projetos selecionados nesta fase serão submetidos à aprovação do Consultor Plenipotenciário Internacional Sênior da APQP Professor Doutor Eduardo Augusto Tomanik.
  11. O melhor Projeto receberá financiamento pleno da APQP, sem limite de verbas.
  12. Todas as decisões dos consultores plenipotenciários são absolutas, irrevogáveis e irrecorríveis.
Maiores detalhes podem ser obtidos na url:
http://www.a.PQP.org.int/eh_falsa/ñ_existe/APQP"

5 comentários:

  1. Grupo: Cléria Moreira, Kelly de Toni, Marcelo Alves, Kadidja de Oliveira.
    1. Tema: Monstro Gamera: Lenda ou verdade?
    2. Antecedentes ao problema e justificativas: -
    - Invasão do espaço aéreo americano na Antártica;
    - Explosão de uma bomba na Antártica;
    - Boatos sobre o aparecimento de uma tartaruga gigante.
    3. Objetivos gerais e específicos:
    Geral: identificar subsídios que comprovem a existência ou não da tartaruga gigante.
    Específicos:
    -Realizar pesquisas de campo envolvendo os esquimós, participantes da expedição japonesa, pilotos e defesa área americana;
    -Executar estudos cartográficos, arqueológicos, paleontológicos e históricos.
    4. Beneficiários:
    - Defesa aérea americana;
    - Pesquisadores acadêmicos;
    - Sociedade civil;
    - Comunidade local (esquimós).
    5.Estratégia e metodologia:
    -Pesquisa bibliográfica;
    -Pesquisa de campo com recolhimento de amostras;
    -Análise da pedra da Gamera;
    -Análises laboratoriais das amostras.
    6. Cronograma:
    Junho-Julho/2012 – Coleta de dados
    Agosto-Setembro/2012 – Análise das amostras e dados
    Outubro – Conclusões
    7. Produtos esperados:
    Produto: Relatório descritivo dos subsídios identificados;
    Indicadores: Número de amostras catalogadas.
    8. Premissas relevantes e conclusões:
    Premissas: apoio do Governo Americano e dos envolvidos no evento;
    Conclusões: Contribuir para o esclarecimento da existência ou não da tartaruga gigante.

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  2. Faculdade de Ciência da Informação
    Mestrado em Ciência da Informação
    Disciplina: Metodologia em Ciência da Informação
    Professor: André Porto
    Alunos: Paulo Argolo, Achilles, Daniel, Rômulo, Fernando, Cristiane, Rafael

    Tema: Comunicação da Informação

    Título: Análise do processo de comunicação da informação nas mídias em função do fenômeno “aparecimento dos quelônios portentosos”

    Problema: Quais os fatores que determinaram a disseminação de informações incorretas a cerca dos quelônios portentosos

    Relevância: Por se tratar de um estudo novo e com pouca literatura sobre o tema, é importante estudar o assunto para minimizar a imprecisão na disseminação da informação no contexto dos quelônios portentosos.

    1. Objetivo geral/específicos

    Geral: Compreender o processo de comunicação viral da informação por meio do estudo de caso para entender o fenômeno difusão da informação sobre os quelônios portentosos.

    Específicos:

    -Definir o termo comunicação viral
    -Identificar as fontes de informação e os meios de comunicação no processo de comunicação viral
    -Identificar os agentes envolvidos no processo de comunicação viral

    2. Beneficiários
    Comunidade científica

    3. Estratégia e metodologia de pesquisa
    Inicialmente será realizada revisão da literatura para definição do termo comunicação viral com vistas ao início do estudo de caso realizando entrevistas com a comunidade da região onde identificou-se a existência de quelônios portentosos e com os membros da APQP.

    4. Cronograma
    1° trimestre – elaboração da revisão de literatura para definição do termo comunicação viral
    2° Identificar as fontes de informação e os meios de comunicação no processo de comunicação viral
    3°Identificar os agentes envolvidos no processo de comunicação viral
    4° finalização do projeto e entrega do trabalho
    5. Resultados
    Ao final da pesquisa pretende-se entender os fatores determinantes do processo de comunicação viral da informação aplicado ao caso da difusão da informação sobre os quelônios portentosos.

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  3. Grupo:Carlos Antonio Brito; Pedro Davi; Cleofas Minari Righetti; Thayse Cantanhede.

    Antecedentes
    Durante uma expedição jornalística à Sibéria um conflito entre aeronaves americanas e supostamente russas resultou no abate de uma das aeronaves.
    A explosão da mesma no momento do contato com o solo supostamente acionou uma bomba atômica que, hipoteticamente, despertou um mítico ser conhecido pelo povo esquimó como Gammera, com forma de tartaruga gigante.

    Justificativa
    A comprovação da existência do monstro ou a desmistificação, pode reduzir custos em investimento bélico para combatê-la ou reduzir o alarde social sobre o fato, desmentindo-o. Bem como pode, no caso da comprovação de existência, permitir estratégias objetivas de abate da criatura.

    Problema
    Qual o modelo mais adequado de averiguar a veracidade do fato (surgimento de Gammera) considerando-se os registros do povo esquimó e os relatórios do exército americano?

    Objetivo Geral:
    Averiguar as causas que levaram o povo esquimó a ter registros de Gammera e comparar com os relatórios do exército americano, avaliando a compatibilidade das informações dos diferentes registros.

    Objetivo Específico
    1.Recolher história oral do povo esquimó à respeito da lenda.
    2.Levantar referências literárias que citem a existência do monstro.
    3.Analisar as formas de comunicação da informação do povo esquimó e do exército americano comparando-as.
    4.Identificar as inconsistências entre as diferentes formas de relatos.
    5.Analisar os motivos por trás da existência do monstro ou da criação do mito.

    Metodologia
    Análise comparativa descritiva cujas informações serão obtidas por entrevista estruturada, levantamento bibliográfico e leitura de documentos.

    Premissas
    Variáveis intervenientes: dificuldade no acesso aos documentos do exército.
    Variáveis Favoráveis: alto interesse social sobre a pesquisa.

    Resultados Esperados
    Contribuir para o entendimento do fenômeno de modo que a leitura do caso se aproxime de fatos palpáveis, permitindo fundamentação nas ações de mitigação dos riscos envolvidos na existência do monstro ou na mantença do mito.

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  4. Aqui, em obediência ao item 7 do EAIPROC/2012, encerra-se o espaço para postagens eletrônicas.

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  5. FACULDADE DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
    DINTER-UFES/UnB

    DISCIPLINA: Metodologia em Ciência da Informação

    CONSULTOR PLENIPOTENCIÁRIO INTERNACIONAL SÊNIOR DA APQP: Prof. Dr. Eduardo Augusto Tomanik.

    CONSULTOR PLENIPOTENCIÁRIO INTERNACIONAL DA APQP:
    Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez

    ALUNOS: André Malverdes, Luzia Zorzal

    1 TEMA: A Ciência na Política de Informação.

    2 TÍTULO: Análise do processo de comunicação da informação na ciência internacional no caso da tartaruga gigante.

    3 PROBLEMA: Como os interesses políticos da ciência influenciam no debate internacional e na troca da informação sobre eventos extraordinários.

    4 ANTECEDENTES AO PROBLEMA E JUSTIFICATIVAS:
    -Um momento de bipolaridade política e cultural entre EUA e URSS caracterizado pela “Guerra Fria”;
    -Participação do Japão na pesquisa científica internacional;
    -Conflito armado entre aviões americanos e russos resultando na queda de um deles;
    -Conflitos de informações referentes à existência, ou não, de uma tartaruga gigante e de uma explosão nuclear.

    5 OBJETIVO GERAL/ESPECÍFICOS

    5.1 GERAL:
    Compreender o processo de comunicação desenvolvido no contexto da Guerra Fria a respeito da Tartaruga Gigante e seus debates científicos internacionais.

    5.2 ESPECÍFICOS:
    -Identificar a existência ou não da tartaruga gigante e o contexto de seu aparecimento.
    -Analisar a questão de uma explosão ou não de uma bomba atômica na queda do avião russo.
    -Verificar os processos de comunicação entre os cientistas a respeito da tartaruga gigante.

    6 BENEFICIÁRIOS
    Comunidade científica

    7 ESTRATÉGIA E METODOLOGIA DE PESQUISA
    -Pesquisa bibliográfica;
    -Pesquisa de campo;
    -Análise da pedra da Gamera;
    -Entrevistas;
    -Relatório Final.

    8 CRONOGRAMA
    - 1° Bimestre - Pesquisa bibliográfica;
    - 2° Bimestre -Pesquisa de campo;
    - 3° Bimestre - Análise da pedra da Gamera;
    - 4° Bimestre - Entrevistas;
    - 5° Bimestre - Relatório Final.

    9 RESULTADOS
    Ao final da pesquisa pretende-se contribuir para o entendimento dos debates científicos e relações políticas internacionais apresentando também um parecer final sobre a existência, ou não, da tartaruga gigante.

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