Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Autofagia metodológica

Copiado de Photobucket
Como a mítica figura autofágica de Oroboros, os participantes deverão fazer rodar as propostas de pesquisa em curso com vistas à própria retroalimentação e desconstrução metodológica.

A sistemática é a seguinte:
I - cada participante deverá indicar no campo comment, abaixo:
a) nome;
b) nível da pesquisa e instituição;
c) tema (máximo 5 palavras);
d) objeto (máximo 7 palavras)
d) problema (máximo 50 palavras);
e) base empírica (máximo 50 palavras)
f) base teórica (máximo 50 palavras)
II - escolher um dos resumos e clicar em "responder" logo abaixo do comment do colega e indicar o próprio nome, indicando que está reservando aquele comment para analisar.
III - clicar novamente em "responder" no comment já reservado anteriormente e produzir um resumo do projeto do colega (máximo 200 palavras).

O prazo para realização da atividade vai até as 09:59hs (horário de Brasília) do dia 26/06/2012.

54 comentários:

  1. a) Nome: Rosa da Penha Ferreira da Costa;
    b) Pesquisa de doutorado; DINTER UnB/UFES;
    c) Tema: Organização e tratamento técnico do acervo fotográfico;
    d) Objeto: Acervo fotográfico do Município de Vitória;
    e) Problema: Quais estratégias metodológicas podem ser viabilizadas para o tratamento técnico do acervo fotográfico sob a guarda do Arquivo Público Municipal de Vitória (ES) para posterior socialização física e virtual das fotografias?
    f) Base empírica: Não há organicidade no que se refere ao tratamento desse acervo, e por seu modo de constituição (doação) não preconiza o que diz a teoria arquivística;
    g) Base teórica: Lopez em relação ao arranjo arquivístico diz que "deve sempre procurar retratar as atividades reais das instituições e, na medida do possível ser delas um espelho fiel para que haja um contextualização da produção documental [...]". Lacerda (2008), diz que os documentos visuais são normalmente analisados por seu conteúdo temático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reservo o comentário da colega Rosa da Penha para a elaboração do resumo.

      Excluir
    2. RESUMO: Este projeto visa analisar a organização e o tratamento técnico do acervo fotográfico do município de Vitória investigando quais as estratégicas metodológicas para viabilizar a preservação e difusão do patrimônio fotográfico municipal.

      Excluir
    3. III-
      A proposta visa identificar estratégias metodológicas mais apropiadas para o tratamento técnico de um acervo fotográfico e para possível socialização física e virtual das fotografias. Ela se mostra relevante devido a lacuna entre a fronteira do conhecimento e aplicações empríricas, além da não existência de uma metodologia específica nesta área.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. A pesquisa de doutorado tem como tema a organização e tratamento técnico do acervo fotográfico e define como objeto o Acervo fotográfico do Município de Vitória (ES). Delimita o seguinte problema: Quais estratégias metodológicas podem ser viabilizadas para o tratamento técnico do acervo fotográfico sob a guarda do Arquivo Público Municipal de Vitória (ES) para posterior socialização física e virtual das fotografias?Constitui como base empírica o acervo fotográfico disponibilizado pelo Arquivo Geral do Município Vitória (ES) e profissionais envolvidos. Utiliza como base teórica os construtos dos autores Lopez e Lacerda.

      Excluir
  2. a) Taiguara;
    b) Doutorado UnB/UFES;
    c) Archival Mediation & production of “cultural outputs”;
    d) Instituição Arquivística
    e) Como conhecer a improdutividade de outputs culturais em arquivos?
    f) Arquivo Público do Espírito Santo
    g) La función cultural de los Archivos de Ramon Alberch Fugueras / Currents of archival thinking - Archival mediation by Wendy M. Duff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resumo:
      A presente pesquisa apresenta o tema Outputs culturais em Instituições Arquivísticas. Tem como objeto de pesquisa o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, cujo problema pesquisa é como conhecer a improdutividade de outputs culturais em arquivos? Para tanto serão utilizados os métodos de pesquisa teórica, estudo exploratório e experimentação cultural. Será utilizada como base teórica: La función cultural de los Archivos de Ramon Alberch Fugueras / Currents of archival thinking - Archival mediation by Wendy M. Duff.

      Excluir
  3. Ana Claudia Borges Campos Wenceslau25 de junho de 2012 às 21:34

    a) Nome: Ana Claudia Borges Campos Wenceslau;
    b) Doutorado UnB/UFES;
    c) Tema: Mercado de Trabalho;
    d) objeto: Currículo do curso e atuação profissional do Bibliotecário;
    d) problema: O currículo do curso de Biblioteconomia da UFES tem propiciado a formação de profissionais com perfil demandado pelo mercado de trabalho?
    e) base empírica: Mercado de trabalho do profissional Bibliotecário, currículo do curso de Biblioteconomia;
    f) base teórica: As organizações buscam a adaptação aos novos ambientes, onde produtos e serviçoes estão relacionados a inovação, a tecnologia e a inteligência (FARIAS, 2007). O papel dos cursos de graduação é o de instrumentalizar os estudantes com ferramentas que permitam o desenvolvimento de habilidades e competências na dinamicidade do seu meio profissional (SOUZA, 1999).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, selecionei o seu resumo para posterior comentário/análise.

      Excluir
    2. Com o tema mercado de Trabalho e objeto o currículo do curso de Biblioteconomia da UFES, o foco na atuação profissional do Bibliotecário dá visibilidade a um problema de pesquisa que questiona a validade na formação de profissionais com perfil demandado pelo mercado de trabalho. Tendo em vista o exposto coloco em análise a importância da base empírica do seu trabalho, quando seria interessante discutir na sala de aula que formas podem ser encontradas/criadas para buscar informações na comunidade externa a essa organização.

      Excluir
    3. Aninha,

      Dá uma olhada no trabalho da Kátia, o livro Arquivista, visibilidade profissional . Quiser eu tenho o livro na minha sala. Dá uma olhada também na tese dela.

      Excluir
    4. Tendo como tema o mercado de Trabalho e
      objeto o currículo do curso de Biblioteconomia da UFES, o foco na atuação profissional do Bibliotecário dá visibilidade a um problema de pesquisa que questiona a sua validade na formação de profissionais com perfil demandado pelo mercado de trabalho. Desse modo, expõe a problemática: “O currículo do curso de Biblioteconomia da UFES tem propiciado a formação de profissionais com perfil demandado pelo mercado de trabalho?”. Para responder a essa questão recorre a autores como FARIAS, (2007) e SOUZA (1999).

      Excluir
  4. a) nome: Lucileide Lima
    b) nível da pesquisa e instituição: Doutorado (DINTER UFES/UnB)
    c) tema: Cultivo de café no ES
    d) objeto: Ambientes e fluxos de informação na cadeia produtiva de cultivo de café no ES
    d) problema: Como se configuram os ambientes e fluxos de informação na cadeia produtiva de Cultivo de Café no ES e quais os efeitos para o desenvolvimento local nos municípios capixabas?
    e) base empírica: como se concretizam os processos de produção e uso de informação e conhecimento na cadeia produtiva de Cultivo de Café no ES, e os possíveis efeitos sobre o desenvolvimento social dos municípios participantes
    f) base teórica: As características interdisciplinares que definem o objeto informação propiciam as condições de desvelamento dos ambientes, fenômenos e dos próprios fluxos informacionais. Pesquisar os fluxos de informação significa buscar a essência dos processos de organização do conhecimento. Os ambientes referem-se a ambientes organizacionais, aos espaços que permitem a interação entre pessoas, tecnologia e é claro, informação orientada aos objetivos da organização. Por natureza, os ambientes organizacionais impõem tipologias diversificadas de ambientes informacionais em que circulam os conteúdos que integram os saberes e fazeres da organização (VALENTIM, 2010).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia Bellia Margoto26 de junho de 2012 às 08:41

      Julia Bellia Margoto

      Excluir
    2. Julia Bellia Margoto26 de junho de 2012 às 09:12

      O projeto tem como tema o cultivo de café no ES, objetivando mapear a configuração dos ambientes e fluxos de informação na cadeia produtiva de Cultivo de café e seus efeitos para o desenvolvimento local dos municípios capixabas. Percebo que a relevância do tema é inquestionável, além de ser bastante inovador na área de Ciência da Informação. Entendo que o problema talvez possa ser menos abrangente, pois estão postas duas questões de pesquisa bastante complexas. Talvez apenas a primeira parte da pergunta pudesse ficar como o problema de pesquisa, e a segunda parte “e os possíveis efeitos....” ficaria para uma outra tese...Quanto à base empírica, fiquei em dúvida se será toda a cadeia produtiva ou um recorte específico em determinado(s) município(s) produtor(es)?Penso também que a Teoria das Organizações pode dar uma base teórica interessante no aspecto da compreensão e caracterização dos arranjos produtivos. Confesso que já estou curiosa pelos resultados desta pesquisa que me parece será bastante interessante de ser desenvolvida. Sucesso Lucileide! Espero ter contribuído.

      Excluir
    3. Julia Bellia Margoto27 de junho de 2012 às 11:21

      O projeto tem como tema o cultivo de café no ES, e como objeto, os ambientes e fluxos de informação na cadeia produtiva do cultivo de café no ES. A questão de pesquisa está apresentada da seguinte forma: Como se configuram os ambientes e fluxos de informação na cadeia produtiva de Cultivo de Café no ES e quais os efeitos para o desenvolvimento local nos municípios capixabas?
      Como base empírica estão os processos de produção e uso de informação e conhecimento na cadeia produtiva de Cultivo de Café no ES, e os possíveis efeitos sobre o desenvolvimento social dos municípios participantes. A base teórica encontra-se em Valentim (2010).

      Excluir
  5. Julia Bellia Margoto25 de junho de 2012 às 22:44

    a) Nome: Julia Bellia Margoto
    b) Nível da pesquisa e Instituição: Doutorado Interinstitucional UnB/UFES
    c) Tema: Competência em Informação
    d) Objeto: Organizações e Profissionais nelas inseridos.
    e) Problema: Qual é a participação dos profissionais e a das organizações no processo de construção e desenvolvimento de competência em informação voltada para os processos de trabalho?
    f) Base Empírica: Empresa XYZ do setor de tecnologia em informação, do ramo de desenvolvimento de sistemas especialistas de gestão integrada para organizações.
    g) Base Teórica: Dudziak (2003), três concepções distintas sobre competência em informação: a concepção da informação (com ênfase na tecnologia da informação); a concepção cognitiva (ênfase nos processos cognitivos); a concepção da inteligência (ênfase no aprendizado). Miranda (2008) relação entre necessidade de informação e competência em informação no ambiente de trabalho.

    ResponderExcluir
  6. a) Nome: Janyluce Rezende Gama
    b) Pesquisa de doutorado: DINTER UnB/UFES
    c) Tema: Sistema de Informação Contábil
    d) Objeto: Novo Sistema de Informação Contábil Patrimonial da Administração Pública
    e) Problema: Como elaborar um Sistema de Informação Contábil Patrimonial Integrado diante das restrições do Setor Público brasileiro?
    f) Base empírica: Trata-se de um estudo de casos múltiplos. A amostra da pesquisa será composta por todas as entidades da Fazenda Pública existentes no estado do Espírito Santo. Sendo: 01 Fazenda Pública Federal; 01 Fazenda Pública Estadual; e 78 Fazendas Públicas Municipais. Para a escolha da amostra tentou-se abranger os diferentes níveis da federação, federal, estadual e municipal, para que a pesquisa possa refletir as diferentes realidades das entidades públicas brasileiras. A delimitação da amostra justifica-se pela grande quantidade de entidades públicas existentes no Brasil que abrange tanto a administração direta quanto a indireta.
    g) Base teórica: Serão utilizadas bases teóricas da Contabilidade, Gestão do Conhecimento e Sociologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janyluce, reservo seu projeto para análise.

      Excluir
    2. A pesquisa consiste num levantamento amostral e qualitativo para avaliar necessidades de integração de informações contábeis patrimoniais públicas em um sistema unificado. A amostra consiste nas instituições de Fazenda Federal e Estadual do Espírito Santo, cuja representatividade possa espelhar situações gerais: que permitam a identificação de entraves que dificultam a implantação de um sistema único nacional de informações contábeis e patrimoniais.

      Excluir
  7. a) Nome: Gilberto L. Fernandes
    b) Nível da pesquisa e Instituição: Mestrado, UnB/FCI
    c) Tema: Requisitos de Software
    d) Objeto: Imprecisão e distorção de informações em requisitos.
    e) Problema: Requisitos são interpretações de características do problema a ser sistematizado, geralmente formulados na forma de narrativas. Devido à sua natureza subjetiva, o uso da narrativa tem o potencial de acarretar problemas de imprecisão e distorção das informações que transmite, que serão tratados como casos particulares do problema do entendimento humano.
    f) Base Empírica: Bases de dados sobre projetos de software realizados em todo o mundo, de institutos de pesquisa como o Forrester, o Standish e o Gartner Group.
    g) Base teórica: A partir da análise e fundamentação epistemológica do problema do entendimento humano, pretende-se realizar uma pesquisa sobre as possíveis causas de ocorrências de imprecisão e distorção de informações, examinando-se o problema do entendimento humano sob o referencial da Teoria do Conhecimento, na perspectiva da fenomenologia proposta por Edmund Husserl.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reservo o comentário do colega Gilberto Fernancdes para a elaboração do resumo.

      Excluir
    2. A pesquisa apresenta um estudo sobre as possíveis causas de imprecisões e distorção de informações no levantamento de requisitos de software. Devido à natureza subjetiva do método mais utilizado por analistas de requisitos - narrativas registradas em texto -, analisar-se-á e fundamentar-se-á o problema do entendimento humano sob o referencial da Teoria do Conhecimento na perspectiva da fenomenologia proposta por Edmund Husserl. Esta será a base teórica para uma pesquisa em bases de dados de projetos de software de institutos como o Forrester, o Standish e o Gartner Group.

      Excluir
    3. Taiguara, tentarei resumir seu projeto

      Excluir
    4. The research investigates the causes of inaccuracies and distortion of information on software requirements. A study of the causes is the subjective nature of the method used by analysts of requirements - narratives recorded in text. The problem is analyzed under the framework of the Theory of Knowledge in the perspective of phenomenology proposed by Edmund Husserl. The theory should be applied to database software projects of institutes such as Forrester, Gartner and The Standish Group.

      Excluir
  8. a) Nome: Meri Nadia Marques Gerlin

    b) Pesquisa de doutorado: DINTER UnB – UFES

    c) Tema: Competência leitora e narrativa oral

    d) Objeto: Comunidades das bibliotecas escolares

    e) Problema: Como pensar a disponibilização de lendas capixabas possíveis de serem trabalhadas nas bibliotecas das escolas da Região Metropolitana da Grande Vitória (ES), tendo como finalidade contribuir com a competência leitora na sociedade da informação?

    f) Base empírica: Por meio da história oral temática propõe resgate das lendas que ainda não foram registradas e, por conseguinte, adequação da narrativa oral num banco de lendas na Web a fim de trabalhar competência em diversos espaços tempos de informação.

    g) base teórica: BENJAMIN, Walter; CHARTIER, Roger; CUEVAS, Aurora; FREIRE, Paulo; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias e outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde se lê "GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias e outros", leia-se "SIMEÃO, Elmira Luzia Melo Soares e outros".

      Excluir
    2. Oi Meri, vou analisar o seu projeto.
      Henrique.

      Excluir
    3. O estudo apresenta o tema Competência leitora e narrativa oral e tem como objeto de pesquisa as Comunidades das Bibliotecas escolares, cujo problema pesquisa é Como pensar a disponibilização de lendas capixabas possíveis de serem trabalhadas nas bibliotecas das escolas da Região Metropolitana da Grande Vitória (ES), tendo como finalidade contribuir com a competência leitora na sociedade da informação?. A base empirica será por meio da história oral temática propõe resgate das lendas que ainda não foram registradas e, por conseguinte, adequação da narrativa oral num banco de lendas na Web a fim de trabalhar competência em diversos espaços tempos de informação. Será utilizada como base teórica: BENJAMIN, Walter; CHARTIER, Roger; CUEVAS, Aurora; FREIRE, Paulo; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias e outros.

      Excluir
    4. Oi Raquel o resumo está correto, concordo com ele. obrigada...

      Excluir
  9. a) nome: Sérgio Coletto;

    b) nível da pesquisa e instituição: Mestrado; PPGCINF/UnB;

    c) tema: Descrição Arquivística

    d) objeto: acervos cinematográficos

    d) problema: A popularização de técnicas folksonômicas na indexação de documentos audiovisuais na Web 2.0 é capaz de prospectar mudanças nos métodos de Descrição Arquivística utilizados nas tradicionais instituições custodiadoras?

    e) base empírica: Aplicação de questionários em profissionais da informação responsáveis por acervos cinematográficos de cinematecas, arquivos públicos, videotecas, etc. [instituições a definir]. Análise de tags e palavras-chave coletadas em website [a ser construído].

    f) base teórica: COSTA (2007), LANCASTER (2004) e BELOTTO (2008), GUINCHAT e MENOU (1994), LUND (2006) e WAL (2006).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reservo a pesquisa do colega Sérgio Colleto para a elaboração do resumo.

      Excluir
    2. Esta pesquisa analisa se as técnicas folksonômicas de indexação de documentos audiovisuais na Web 2.0 é capaz de induzir alterações nos métodos de Descrição Arquivística utilizados nas instituições custodiadoras. A base empírica desta pesquisa será obtida por meio da aplicação de questionários à curadores de acervos cinematográficos de cinematecas, arquivos públicos, videotecas, e outras instituições a serem definidas. Como fundamentação teórica serão utilizados os trabalhos de COSTA (2007), LANCASTER (2004) e BELOTTO (2008), GUINCHAT e MENOU (1994), LUND (2006) e WAL (2006).

      Excluir
  10. a) nome: Henrique Monteiro Cristovão

    b) nível da pesquisa e instituição: doutorado, DINTER UnB/UFES

    c) tema: competência em informação.

    d) objeto: competência informacional na argumentação lógica cooperativa em mundos virtuais.

    d) problema: Em que medida a argumentação lógica e cooperativa articulada com os mundos virtuais colabora com o desenvolvimento da competência em informação?

    e) base empírica: Estudantes de graduação, até o momento, de qualquer área.

    f) base teórica: Bibliografia especializada em áreas que cubram os seguintes conceitos: mediação da informação, competência em informação, argumentação lógica, linguística argumentativa, psicologia da aprendizagem, cooperação, CSCL (computer supported collaborative learning), tecnologias educacionais, simuladores e mundos virtuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a) Nome: Cristiane Basques da Cunha Silva
      b) Pesquisa de Mestrado PPGCINF/UnB
      c) Tema: O Patrimônio Arquivístico Brasileiro
      d) Objeto: patrimônio arquivístico
      e) Problema: Quais as medidas de proteção do patrimônio arquivístico brasileiro promovidas pelo Estado?
      f) Base empírica: Identificar nos jornais e na internet notícias sobre indícios de atos lesivos aos documentos arquivísticos e documentos do MPF que evidenciam ações de proteção. Revisar a historiografia legislativa e identificar ações dos órgãos competentes cuja finalidade é implementar e acompanhar a política de proteção do patrimônio arquivístico.
      g) base teórica: Bibliografia especializada em áreas que cubram os seguintes conceitos: patrimônio, proteção, documento arquivístico e preservação.

      Excluir
    2. Maria Ivonete Gomes do Nascimento
      Reservo o comentario da colega Cristiane para analisar.

      Excluir
    3. Resumo:
      A pesquisa tem como tema o Patrimônio Arquivístico Brasileiro, e se propõe analisar as medidas de proteção desse patrimônio promovido pelo Estado. Busca identificar nos jornais e na internet informações sobre indícios de atos lesivos aos documentos, assim como, as ações de proteção do MPF, evidenciado nos documentos dessa instituição. Com a base teórica em torno de bibliografia especializa em relação aos conceitos de patrimônio, proteção, documento arquivístico e preservação.

      Excluir
  11. My doctoral research proposal is "The voice of archive". How the Record management & Archive Administration must be oriented to result in cultural products? How establish practices to innovate of Archival Mediation from the data in archives for cultural information? In addition to traditional, the archive as a cultural apparatus must produce: TV and radio diffusion, shows, events, soiree of poetry and music, theater, seminars, courses, workshops and others cultural activities. I intend to complete theoretical research, exploratory research and cultural experimentation to get answers to my questions about testing innovation in public archival instituion.

    ResponderExcluir
  12. a) nome: Luzia Zorzal
    b) nível da pesquisa e instituição: DINTER UFES/UnB
    c) tema: Disclosure dos relatórios anuais das Instituições de Ensino Superior (IES)
    d) objeto: relatórios anuais das IES
    e) problema: como está sendo produzido e demonstrado o disclosure da informação (qualitativa e quantitativa) das IES?
    f) base empírica: relatórios anuais das IES
    g) base teórica: base teórica contábil com vistas a transparência, prestação de contas (accountability) e responsabilidade corporativa; interdisciplinaridade(SARACEVIC, 1995); política de acesso à informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane Basques


      Trata de pesquisa para entender como os relatórios anuais das IES estão sendo produzidos e demonstrados.

      Excluir
  13. a)Nome: Pedro Davi Silva Carvalho

    b)Nível da Pesquisa e Instituição: Mestrado, PPGCINF (aluno especial)

    c)Tema: Classificação Arquivística

    d)Problema: A gestão de processos - munida de preceitos da gestão de documentos e da tipologia documental - pode viabilizar critérios objetivos para representar as relações orgânicas do documento fotográfico com o seu produtor?

    e)Base empírica: Notação de processos e mapeamento de fluxo documental de instituição produtora de documentação imagética.

    f)Bibliografia das áreas de gestão de processos de negócio, gestão de documentos (convencionais e fotográficos), classificação arquivística e tipologia documental.

    ResponderExcluir
  14. a) nome: Rachel Cristina Mello Guimarães
    b) Pesquisa de doutorado
    c) Biblioteca/Ontologias
    d) Biblioteca
    d) Em que medida a ontologia de domínio vai dar suporte ao processo de seleção de materiais informacionais a ser adquiridos por bibliotecas universitárias?
    e) processo de seleção e aquisição de materiais informacionais.
    f) Desenvolvimento de coleções, ontologias, agentes inteligentes, ambientes cooperativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pesquisa refere-se a saber até que ponto é possível que a ontologia de domínio pode dar suporte a seleção e aquisição de materiais informacionais a serem adquiridos por bibliotecas universitárias. Tem como base empírica bibliotecas universitárias.

      Excluir
  15. a) nome: André Malverdes.

    b) nível da pesquisa e instituição: Dinter-UFES.

    c) tema: Organização da Informação de Coleções Fotográficas.

    d) objeto: Acervo Fotográfico da Coleção Fotográfica CineMemória

    d) problema: Como proceder, de forma a atender as normas arquivísticas, no processo de descrição nas coleções fotográficas oriundas de arquivos pessoais?

    e) base empírica: Coleção Fotográfica Cinememória.

    f) base teórica: HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro Editora, 2004. Lopez, A.P.A. Photographic document as image archival document, 2009. In 8th Conference on Technical and Filed Related Problems of Traditional and Electronic Archiving,Radenci/Slovenia,25 - 27 March 2009.Pokrajinski Arhiv Maribor. BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos Permanente: tratamento documental. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Claudia Borges Campos Wenceslau26 de junho de 2012 às 13:40

      Olá André, vou responder seu post.

      Excluir
    2. Ana Claudia Borges Campos Wenceslau26 de junho de 2012 às 19:10

      A pesquisa tem como tema a organização da informações de coleções fotográficas, em especial a coleção fotográfica do cinememória, e busca analisar em que medida os processos de descrição nas coleções fotográficas oriundas de acervos pessoais, atendem as normas arquivísticas. Para a fundamentação teórica serão utilizados os trabalhos de Halbwachs(2004), Lopez (2009), Bellotto (2006), NOBRADE (2006)

      Excluir
    3. A pesquisa tem como base empírica o acervo fotográfico da coleçao Cinememória. Trata de um acervo constituído por coleções advindas de acervos pessoais. Buscará fazer sua descrição de forma a atender as normas arquivísticas, usando teóricos diversos, como Bellotto, Halbwachs, etc.

      Excluir
  16. I-
    a) Cléofas M. Righetti;
    b) Aluna especial mestrado UnB/FCI;
    c) Organicidade em acervos fotográficos;
    d) Variáveis da organicidade em um acervo fotográfico;
    e) Pretende-se fazer uma pesquisa qualitativa das variáveis que compõe as atividades geradoras das imagens, por meio de leituras de documentos normativos e entrevistas;
    f) Para a organização do conhecimento utilizaremos o conceito de contexto de produção dos autores Belloto (2002), Lopez (2008). Com vistas a operacionalização das variáveis procuraremos adotar os contextos jurídico-administrativo, contexto de proveniência, contexto processual, contexto documental e contexto tecnológico, Duranti (2007).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo Alves dos Santos28 de junho de 2012 às 15:40

      O projeto trata da Organicidade de acervos fotográficos

      Excluir
  17. Marcelo Alves dos Santos28 de junho de 2012 às 15:41

    Nome: Marcelo Alves dos Santos

    Nível da Pesquisa e instituição: Mestrado PPGCINF/UnB
    *** Autofagia metodológica

    Tema: Recuperação da informação multimodal

    Objeto: Recuperação da informação

    Problema:Qual a viabilidade de um Sistema de Recuperação da Informação multimodal de IHC baseado em voz

    Base empírica: Não há estudos que demostram o uso da multimodalidade em sistemas de Recuperação da Informação baseado Voz artificial.

    Base teórica: Sabe-se que a fala é a principal maneira de comunicação entre as pessoas, e a síntese da fala (geração automática da fala pelo computador) tem recebido atenção da comunidade acadêmica e profissional por várias décadas (OSTERMANN, 2002). SANTOS e DUQUE concluíram que 100% dos usuários submetidos à testes afirmaram terem compreendido o texto em sua totalidade, 93% consideram o uso de interfaces com mais de uma modalidade estimulantes com 80% de satisfação deste modelo e 87% dos usuários classificaram o uso da narração de voz como ótimo, muito bom e bom (SANTOS e DUQUE).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a) Nome: Maria Ivonete Gomes do Nascimento
      b) Nível da pesquisa e instituição: Mestrado/PPGCINF/UNB
      c) Tema: Avaliação arquivística
      d) objeto: Avaliação arquivística na gestão documental
      e) problema: Quais são os conceitos e as práticas da avaliação arquivística implementada na gestão documental, nos órgãos ministeriais da administração pública do Poder Executivo Federal, a partir da implantação da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991.
      f) Base empírica: Órgãos Ministeriais do Poder Executivo Federal, sediado em Brasília.
      g) Base teórica: Sousa (2009); Silva (2008); Indolfo(2008); Bartalo e Moreno (2008); Vazquez(2006); Pinheiro(2005); Le Coadic(2004); Rousseau e Couture(1998); Lopez (1997); Jardim (1995) Wersing e Neveling(1975); Borko(1968); Schellenberg(1959).

      Excluir

Comente & argumente