Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

sábado, 5 de junho de 2010

Intercâmbio metodológico na blogosfera


O blog de Metodologia CI iniciou intercâmbio com o blog Posgraduando.com colaborando em post relativo à elaboração de resenhas (veja aqui). É um blog bem mais organizado do que o nosso, com muitas dicas e piadinhas excelentes sobre pesquisa em pós-graduação. Tal humor só é superado pela atual política governamental de C&T. 




Júlio de Souza*


Algumas coisas na pós-graduação parecem funcionar como conhecimento indígena: são passadas apenas oralmente. O preenchimento do currículo Lattes, por exemplo. Ou você conhece alguém que sabe ou vai ficar com a dúvida.

Nesse sentido, o blog www.posgraduando.com tenta preencher essa lacuna, oferecendo dicas de sites, guias de como realizar as principais atividades da pós-graduação, sugestões de softwares estatísticos, histórias do cotidiano acadêmico, bem como a discussão de temas importantes.

O humor e a crítica também possuem espaço cativo no blog. Existem tantos pequenos absurdos que ocorrem na vida dos pós-graduandos e que, na maioria das vezes por serem corriqueiros, acabam desapercebidos. E não existe nada melhor que o humor e o senso crítico para evidenciar esses problemas e induzir a reflexão e o debate.

A política do blog é a de convocar e incentivar os pós-graduandos a colaborarem por meio do envio de textos (entre 500 a 700 palavras), resenhas críticas, guias, tutoriais, sugestões de temas, notícias, comentários, opiniões e histórias sobre a pós-graduação.

Sim, nós sabemos que a vida na pós-graduação é corrida, que existem os projetos, as aulas, os artigos e tudo mais. Mas existem por aí tantas experiências que poderiam ser compartilhadas e que seriam de grande auxílio aos seus colegas, sobretudo aos que estão ingressando agora.

Por um motivo assim tão nobre, vale a pena dedicar-se alguns minutos, não?


* Engenheiro agrícola, editor e blogmaster do 

Um comentário:

  1. O Blog é pertinente, rico em informações para o pósgraduando e possui boas indicações para os postulantes a cientistas. É um potente instrumento para aproximar aqueles que buscam na interação dissipar dúvidas, reencontrar caminhos, estabelecer prioridades e ainda se manter atualizado. Para os novatos um bom começo, para quem tem raízes profundas, um despertar para um novo modo de interagir e divulgar o seu trabalho e a sua experiência na construção do conhecimento.

    ResponderExcluir

Comente & argumente