Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quinta-feira, 3 de junho de 2010

O papel do projeto de pesquisa na produção do conhecimento científico


O quadro abaixo visa representar um fluxo de produção do conhecimento científico. O projeto representa apenas a parte formal inicial de uma pesquisa de cunho científico. Ele é responsável por fazer a mediação entre o que o pesquisador quer saber e as informações que se pode construir a partir da realidade. Tais informações, devidamente sistematizadas, poderão dar origem a um novo conhecimento científico formal. Sem o Projeto, ou seja, sem a planificação de ações sistemáticas de prospecção de dados, o pesquisador não se diferenciaria de uma criança curiosa que busca entender um pouco mais sobre o mundo. O início do saber científico é a sistematização de uma dúvida e o seu aprimoramento na forma de Projeto.

Você já tem o seu projeto ou somente tem a cabeça cheia de dívidas?

Sugestão de atividade
  • Comente o fluxograma abaixo indicando, no seu caso:
a) quais as dúvidas;
b) qual a base empírica imaginada;
c) que ações imagina proceder com tal base empírica durante a pesquisa.

Fonte: LOPEZ, A. P. A. . Diretrizes para o desenvolvimento de projetos de cunho
científico
. Brasília: UnB: Gestão de Segurança da Informação e Comunicações, 2010;p.8.

2 comentários:

  1. As três fases apresentadas, (1) Elaboração e Planejamento, (2) Execução e (3) Conclusão e redação, por si só já redundam em um método para se atingir o objetivo proposto, de formalizar o conhecimento científico. Simples e objetivo, como num ciclo PDCA, pelo esquema apresentado é possível sistematizar um projeto. Especificamente, estudar e elaborar uma representação da informação com foco comparativo entre os métodos, meios e ferramentas existentes é amplo o suficiente para suscitar a primeira dúvida: será que o escopo do projeto não é abrangente demais? Haverá tempo suficiente para pesquisar o assunto no espaço delimitado? O método de pesquisa é adequado para se atingir o objetivo? Vê-se que administrar o tempo é essencial na fase de planejamento... E quanto a delimitação do escopo, inicialmente, o aprofundamento, a verticalização em artigos científicos, especialmente da base e-lis, será primordial para entender os rumos do tema representação e organização da informação e do conhecimento. Por fim, a bibliometria e a informetria são ferramentas úteis para selecionar autores, comparar citações, e traçar um caminho na floresta do estudo da informação.

    ResponderExcluir
  2. Há uma imagem melhor sobre o esquema absurdo, com propaganda da Ikea, porém sem as legendas técnicas aqui. Está muito mais nítido.

    ResponderExcluir

Comente & argumente