Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

Programa UnB 1/2012

Copiado de Art.com


PROGRAMA DE DISCIPLINA 
Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação
Código: 382035 
60 hs – 4 créditos 
1° semestre/2012 - 5ªs das 14h:00min às 17h:40min 
Profa. Dra. Sofia Galvão Baptista (sofiag@unb.br)
Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez (apalopez@gmail.com)

 Ementa:

Ø  Métodos e técnicas de pesquisa mais usados em ciência da informação, biblioteconomia e documentação. Identificação de problemas pesquisáveis. Elaboração de projetos de pesquisa em ciência da informação. 

Objetivos:

Ø  Familiarizar os alunos com os princípios do método da pesquisa científica e com as técnicas de pesquisa usadas nas ciências humanas e sociais; especialmente aquelas mais recorrentes em ciência da informação.
Ø  Dar aos alunos subsídios para que sejam capazes de compreender as principais diferenças entre as abordagens quantitativas e qualitativas.
Ø  Desenvolver nos alunos atitude crítica cientificamente fundamentada e capacidade para identificar problemas pesquisáveis nas áreas de ciência da informação, com vistas à aperfeiçoamento de projeto de pesquisa original, visando dissertação de mestrado.

 Conteúdo programático:

1.    A Ciência e o conhecimento científico:
2.    O Método científico
a)  Conceitos gerais sobre: variável independente/dependente.
b) Tipos de pesquisa:
experimental
quantitativo-descritiva;
exploratória
qualitativa
3.    Implicações do “fazer ciência”:
a) o que é Ciência?
b) diferenças entre problema, método e teoria;
c) bases empíricas e conceituais;
d) o papel social da pesquisa científica.
e) formas de divulgação científica;
f) pesquisa em Ciência da Informação como conhecimento e como ação.

 Avaliação

a)  Aprimoramento, ao longo da disciplina, do projeto de Mestrado (peso 2,0) .
b)  Apresentação continuada de reflexões sobre os tópicos discutidos no módulo 3 em diferentes formatos de divulgação (seminários, textos, postagens etc.) (peso 1,0).
c) Reflexão crítica, que articule inter-relações entre Ciência e Ciência da Informação, sob a ótica de cada proposta individual de pesquisa, indicando possíveis alterações na perspectiva de pesquisa (peso 1,0).

 

Metodologia do curso

Ø  O conteúdo programático será desenvolvido, de modo interrelacionado, por meio de discussões orientadas de leituras de natureza teórica e de teses ligadas à Ciência da Informação, apresentação de seminários e, sobretudo, através da reelaboração constante do projeto de pesquisa. Prevêem-se ainda aulas expositivas, palestras de convidados, e atividades práticas.
Ø  Muitas atividades serão desenvolvidas com apoio do blog de Metodologia em Ciência da Informação (http://metodologiaci.blogspot.com/)

Bibliografia mínima de aula (poderá ser alterada conforme o andamento do curso)
Barbara, Vanessa.  Sistema de currículos Lattes. Pesquisa Fapesp on-line. São Paulo, º 134, abr. 2007. .
Demo, Pedro. introdução à metodologia da ciência. São Paulo. Atlas. 1985.
Dutra, Luis Henrique da A. introdução à teoria da ciência. Florianópolis. Editora da UFSC. 1998. 
Feitosa. Vera Cristina. Redação de textos científicos. 2.ed. Campinas. SP: Papirus. 1995.
Gil, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3ed São Paulo: Atlas. 1991..
Kerlinger. F. N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: epu/edusp, 1980.
Marconi, M., Lakatos, E. M. Fundamentos da Metodologia científica. 6ª edição. São Paulo: Atlas,  2005.
Maia, Newton Freire.  O que é Ciência. Cadernos do Ifan. Bragança Paulista: Usf, nº 16, 1997. p. 51-87.
Richardson, R.J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Santos, Milton.  As humanidades, o Brasil, hoje: dez pontos para um debate. In: Humanidades, pesquisa, universidade. São Paulo: Fflch-Usp, 1996. p.9-13.
Thiollent, Michel.  Metodologia da pesquisa-ação.  6ª ed.  São Paulo: Cortez, 1994.
Tomanik, Eduardo Augusto.  O olhar no espelho: "conversas" sobre a pesquisa em Ciências Sociais.  2ª ed.  Maringá: Eduem, 2004.
Viana Souza, C.. A problemática dos métodos quantitativos e qualitativos em biblioteconomia e documentação: uma revisão de literatura. Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil, 18, dez. 1989. Disponível em: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/1381/1007.
Yin, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2005.

Cronograma preliminar

O cronograma a seguir está sujeito à modificações ao longo do semestre, porém indica as datas de entrega dos itens a serem avaliados em função da previsão de aulas:
Data
Tópico
Resps
material base
entrega de avaliações
15/mar
Abertura
André e Sofia
Filme Arquivo X
22/mar
1. A Ciência e o conhecimento científico:
Sofia
A definir durante o curso
atividades de leitura e reflexão (poderão ser utilizadas para os itens "b", no módulo 4
29/mar
acompanhamento do GT 6
5/abr
feriado 5ªf Semana Santa
12/abr
2. O Método científico
    a) Conceitos gerais sobre: variável independente/dependente.
19/abr
    b) Tipos de pesquisa:
        · experimental
26/abr
        ·  quantitativo-descritiva;
3/mai
        ·  exploratória
10/mai
        ·  qualitativa
17/mai
Painel geral projetos consolidados
André e Sofia
projetos dos alunos
item "a" (projeto)
17/mai
3. Implicações do "fazer ciência":
André
Tomanik cap 1 +V. Barbara + F.Maia
itens "b"  (pequenas reflexões)
    a) o que é Ciência?
24/mai
    b) diferenças entre problema, método e teoria;
Tomanik
cap 2
31/mai
    c) bases empíricas e conceituais
teses
7/jun
feriado Corpus Christi
14/jun
    d) o papel social da pesquisa científica;
Tomanik cap 3 + M.Santos
21/jun
    e) formas de divulgação científica     
Tomanik
cap 4
28/jun
janela para finalização das atividades
5/jul
    f) pesquisa em Ciência da Informação como conhecimento e como ação
Tomanik
caps 5 + 6
12/jul
Painel geral projetos desconstruídos
André e Sofia
projetos dos alunos
item "c" (refelxão crítica)



Bibliografia complementar

A bibliografia que se segue indica as principais referências que serão feitas e utilizadas em aula, sem ter a pretensão de ser exaustiva.
 a)     Textos de cunho metodológico geral e/ou da Ciência da Informação:
Baptista, S. G.; Cunha, M. B. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectiva em Ciência da Informação, Vol. 12, Nº 2, p.168-184, mai./ago., 2007.
Cervo, A. L.; Bervian P. A. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
Cunha. M.B.; Cavalcanti, C.R.O. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos: Livros, 2008.
Denzin, N. K.; Lincoln, Y. S. Handbook of Research Qualitative. 2. ed. Califórnia: Sage, 2000.
______. Introduction: entering the field of qualitative research. In: Handbook of Qualitative Research, London: Sage, 1994.
______. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Eco, Umberto.  Como se faz uma tese.  Trad.  Gilson Souza.  15ª ed.  São Paulo: Perspectiva, 1999. (Estudos, 85).
Flick, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2004.
______. Pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
______. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
Gil, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2007.
Matias-Pereira, J. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. São Paulo: Atlas, 2007.
Minayo, M. C. S. Pesquisa social. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
Mueller, Suzana Pinheiro Machado (org.).  Métodos para a pesquisa em Ciência da informação.  Brasília: Thesaurus, 2007.
Popper, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo. Cultrix, 1975.
Sousa, Antonio José Figueiredo Peva de, Andrade, Sonia Cruz-Riascos de & Lopez, André Porto Ancona. Metodologia, método e técnica de investigação científica em Ciência da Informação: teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (PPGCInf/UnB) em 2006-2007. ENANCIB, 2008.
Quivy, Raymond; Van Campenhoudt, Luc.  Manual de investigação em ciências sociais.  Trad. João Minhoto Marques et al.  2ª ed.  Lisboa: Gradiva, 1998.  (Trajectos, 17).
Salomon, Délcio Vieira.  Como fazer uma monografia.  2ª ed.  São Paulo: Martins Fontes, 1991. (Ensino Superior)
Severino, Antonio Joaquim.  Metodologia do trabalho científico.  19ª ed.  São Paulo: Cortez, 1993.
Triviños, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
Viegas, Waldyr. Fundamentos de Metodologia Científica.  Brasília: Paralelo 15/EdUnb, 1999.

b)    Teses em Ciência da Informação, em diferentes formatos, e áreas afins, com caráter meramente ilustrativo para exemplificar possibilidades de material para discussão e podem ser substituídas por outros trabalhos de natureza similar.
Araújo Júnior. Rogério Henrique. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.
Calazans, Angélica Toffano Seidel. Construção de um modelo para avaliar a qualidade da informação estratégica. Tese de Doutoramento. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Cid-Unb, 2008
Kafure Muñoz, lvette. Usabilidade da imagem na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha. Tese de Doutoramento. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Cid-Unb, 2004.
Lacerda, Aline. A fotografia nos arquivos: a produção de documentos fotográficos da Fundação Rockefeller durante o combate à Febre Amarela no Brasil. Tese de Doutoramento. São Paulo: FFLCH-USP, 2008;
Lopez, André Porto Ancona.  Documentos imagéticos de arquivo. Relatório de qualificação. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em História Social da Fflch-Usp, 1998; excertos selecionados
Lopez, André Porto Ancona.  As razões e os sentidos: finalidades da produção documental e interpretação de conteúdos na organização arquivística de documentos imagéticos.  Tese de Doutoramento.  São Paulo: Programa de Pós-Graduação em História Social da Fflch-Usp, 2000.
Macedo, Flávia Lacerda Oliveira de. Arquitetura da Informação: aspectos epistemológicos, científicos e práticos. Dissertação de Mestrado: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Cid-Unb, 2005.
Miranda, Roberto Campos da Rocha. Gestão do conhecimento estratégico: uma proposta de modelo integrado. Tese de Doutoramento. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Cid-Unb, 2004.
Riecken, Rinalda Francesca. Governo eletrônico em administrações locais brasileiras: avaliação do progresso, fatores intervenientes e critérios de priorização de iniciativas. Tese de doutorado. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Cid-Unb, 2008.
Santos, Paulo Roberto Elian dos. A arquivística no laboratório: história, teoria e métodos de uma disciplina. Tese de doutoramento. Programa de Pós-Graduação em História Social da Fflch-Usp, 2008.
Silva, Maria Celina Soares de Mello e.  Visitando laboratórios: o cientista e a preswervação de documentos.  Tese de Doutoramento. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em História Social da Fflch-Usp, 2007.
Rezende, Darcilene Sena.  A História na mão: periódicos universitários discentes paulistas entre 1964 e 1979. Tese de Doutoramento.  São Paulo: Programa de Pós-Graduação em História Social da Fflch-Usp, 2003. vol 1.