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PROGRAMA DE DISCIPLINA
Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação
Código: 382035
60 hs – 4 créditos
1° semestre/2012 - 5ªs das 14h:00min às 17h:40min
Profa. Dra. Sofia Galvão Baptista (sofiag@unb.br)
Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez (apalopez@gmail.com)
Ementa:
Ø Métodos e técnicas de pesquisa mais usados em ciência da informação, biblioteconomia e documentação. Identificação de problemas pesquisáveis. Elaboração de projetos de pesquisa em ciência da informação.
Objetivos:
Ø Familiarizar os alunos com os princípios do método da pesquisa científica e com as técnicas de pesquisa usadas nas ciências humanas e sociais; especialmente aquelas mais recorrentes em ciência da informação.
Ø Dar aos alunos subsídios para que sejam capazes de compreender as principais diferenças entre as abordagens quantitativas e qualitativas.
Ø Desenvolver nos alunos atitude crítica cientificamente fundamentada e capacidade para identificar problemas pesquisáveis nas áreas de ciência da informação, com vistas à aperfeiçoamento de projeto de pesquisa original, visando dissertação de mestrado.
Conteúdo programático:
1. A Ciência e o conhecimento científico:
2. O Método científico
a) Conceitos gerais sobre: variável independente/dependente.
b) Tipos de pesquisa:
experimental
quantitativo-descritiva;
exploratória
qualitativa
3. Implicações do “fazer ciência”:
a) o que é Ciência?
b) diferenças entre problema, método e teoria;
c) bases empíricas e conceituais;
d) o papel social da pesquisa científica.
e) formas de divulgação científica;
f) pesquisa em Ciência da Informação como conhecimento e como ação.
Avaliação
a) Aprimoramento, ao longo da disciplina, do projeto de Mestrado (peso 2,0) .
b) Apresentação continuada de reflexões sobre os tópicos discutidos no módulo 3 em diferentes formatos de divulgação (seminários, textos, postagens etc.) (peso 1,0).
c) Reflexão crítica, que articule inter-relações entre Ciência e Ciência da Informação, sob a ótica de cada proposta individual de pesquisa, indicando possíveis alterações na perspectiva de pesquisa (peso 1,0).
Metodologia do curso
Ø O conteúdo programático será desenvolvido, de modo interrelacionado, por meio de discussões orientadas de leituras de natureza teórica e de teses ligadas à Ciência da Informação, apresentação de seminários e, sobretudo, através da reelaboração constante do projeto de pesquisa. Prevêem-se ainda aulas expositivas, palestras de convidados, e atividades práticas.
Ø Muitas atividades serão desenvolvidas com apoio do blog de Metodologia em Ciência da Informação (http://metodologiaci.blogspot.com/)
Bibliografia mínima de aula (poderá ser alterada conforme o andamento do curso)
Barbara, Vanessa. Sistema de currículos Lattes. Pesquisa Fapesp on-line. São Paulo, º 134, abr. 2007. .
Demo, Pedro. introdução à metodologia da ciência. São Paulo. Atlas. 1985.
Dutra, Luis Henrique da A. introdução à teoria da ciência. Florianópolis. Editora da UFSC. 1998.
Feitosa. Vera Cristina. Redação de textos científicos. 2.ed. Campinas. SP: Papirus. 1995.
Gil, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3ed São Paulo: Atlas. 1991..
Kerlinger. F. N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: epu/edusp, 1980.
Marconi, M., Lakatos, E. M. Fundamentos da Metodologia científica. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2005.
Maia, Newton Freire. O que é Ciência. Cadernos do Ifan. Bragança Paulista: Usf, nº 16, 1997. p. 51-87.
Richardson, R.J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Santos, Milton. As humanidades, o Brasil, hoje: dez pontos para um debate. In: Humanidades, pesquisa, universidade. São Paulo: Fflch-Usp, 1996. p.9-13.
Thiollent, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 1994.
Tomanik, Eduardo Augusto. O olhar no espelho: "conversas" sobre a pesquisa em Ciências Sociais. 2ª ed. Maringá: Eduem, 2004.
Viana Souza, C.. A problemática dos métodos quantitativos e qualitativos em biblioteconomia e documentação: uma revisão de literatura. Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil, 18, dez. 1989. Disponível em: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/1381/1007.
Yin, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2005.
Cronograma preliminar
O cronograma a seguir está sujeito à modificações ao longo do semestre, porém indica as datas de entrega dos itens a serem avaliados em função da previsão de aulas:
Data
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Tópico
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Resps
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material base
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entrega de avaliações
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15/mar
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Abertura
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André e Sofia
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Filme Arquivo X
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22/mar
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1. A Ciência e o conhecimento científico:
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Sofia
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A definir durante o curso
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atividades de leitura e reflexão (poderão ser utilizadas para os itens "b", no módulo 4
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29/mar
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acompanhamento do GT 6
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5/abr
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feriado 5ªf Semana Santa
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12/abr
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2. O Método científico
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a) Conceitos gerais sobre: variável independente/dependente.
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19/abr
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b) Tipos de pesquisa:
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· experimental
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26/abr
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· quantitativo-descritiva;
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3/mai
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· exploratória
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10/mai
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· qualitativa
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17/mai
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Painel geral projetos consolidados
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André e Sofia
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projetos dos alunos
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item "a" (projeto)
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17/mai
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3. Implicações do "fazer ciência":
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André
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Tomanik cap 1 +V. Barbara + F.Maia
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itens "b" (pequenas reflexões)
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a) o que é Ciência?
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24/mai
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b) diferenças entre problema, método e teoria;
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Tomanik
cap 2 | ||
31/mai
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c) bases empíricas e conceituais
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teses
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7/jun
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feriado Corpus Christi
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14/jun
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d) o papel social da pesquisa científica;
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Tomanik cap 3 + M.Santos
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21/jun
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e) formas de divulgação científica
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Tomanik
cap 4 | ||
28/jun
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janela para finalização das atividades
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5/jul
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f) pesquisa em Ciência da Informação como conhecimento e como ação
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Tomanik
caps 5 + 6 | ||
12/jul
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Painel geral projetos desconstruídos
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André e Sofia
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projetos dos alunos
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item "c" (refelxão crítica)
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Bibliografia complementar
A bibliografia que se segue indica as principais referências que serão feitas e utilizadas em aula, sem ter a pretensão de ser exaustiva.
Baptista, S. G.; Cunha, M. B. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectiva em Ciência da Informação, Vol. 12, Nº 2, p.168-184, mai./ago., 2007.
Cervo, A. L.; Bervian P. A. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
Cunha. M.B.; Cavalcanti, C.R.O. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos: Livros, 2008.
Denzin, N. K.; Lincoln, Y. S. Handbook of Research Qualitative. 2. ed. Califórnia: Sage, 2000.
______. Introduction: entering the field of qualitative research. In: Handbook of Qualitative Research, London: Sage, 1994.
______. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Eco, Umberto. Como se faz uma tese. Trad. Gilson Souza. 15ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1999. (Estudos, 85).
Flick, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2004.
______. Pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
______. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
Gil, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2007.
Matias-Pereira, J. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. São Paulo: Atlas, 2007.
Minayo, M. C. S. Pesquisa social. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
Mueller, Suzana Pinheiro Machado (org.). Métodos para a pesquisa em Ciência da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.
Popper, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo. Cultrix, 1975.
Sousa, Antonio José Figueiredo Peva de, Andrade, Sonia Cruz-Riascos de & Lopez, André Porto Ancona. Metodologia, método e técnica de investigação científica em Ciência da Informação: teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (PPGCInf/UnB) em 2006-2007. ENANCIB, 2008.
Quivy, Raymond; Van Campenhoudt, Luc. Manual de investigação em ciências sociais. Trad. João Minhoto Marques et al. 2ª ed. Lisboa: Gradiva, 1998. (Trajectos, 17).
Salomon, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. (Ensino Superior)
Severino, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 19ª ed. São Paulo: Cortez, 1993.
Triviños, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
Viegas, Waldyr. Fundamentos de Metodologia Científica. Brasília: Paralelo 15/EdUnb, 1999.
b) Teses em Ciência da Informação, em diferentes formatos, e áreas afins, com caráter meramente ilustrativo para exemplificar possibilidades de material para discussão e podem ser substituídas por outros trabalhos de natureza similar.
Araújo Júnior. Rogério Henrique. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.
Calazans, Angélica Toffano Seidel. Construção de um modelo para avaliar a qualidade da informação estratégica. Tese de Doutoramento. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Cid-Unb, 2008
Kafure Muñoz, lvette. Usabilidade da imagem na recuperação da informação no catálogo público de acesso em linha. Tese de Doutoramento. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Cid-Unb, 2004.
Lacerda, Aline. A fotografia nos arquivos: a produção de documentos fotográficos da Fundação Rockefeller durante o combate à Febre Amarela no Brasil. Tese de Doutoramento. São Paulo: FFLCH-USP, 2008;
Lopez, André Porto Ancona. Documentos imagéticos de arquivo. Relatório de qualificação. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em História Social da Fflch-Usp, 1998; excertos selecionados
Lopez, André Porto Ancona. As razões e os sentidos: finalidades da produção documental e interpretação de conteúdos na organização arquivística de documentos imagéticos. Tese de Doutoramento. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em História Social da Fflch-Usp, 2000.
Macedo, Flávia Lacerda Oliveira de. Arquitetura da Informação: aspectos epistemológicos, científicos e práticos. Dissertação de Mestrado: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Cid-Unb, 2005.
Miranda, Roberto Campos da Rocha. Gestão do conhecimento estratégico: uma proposta de modelo integrado. Tese de Doutoramento. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Cid-Unb, 2004.
Riecken, Rinalda Francesca. Governo eletrônico em administrações locais brasileiras: avaliação do progresso, fatores intervenientes e critérios de priorização de iniciativas. Tese de doutorado. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Cid-Unb, 2008.
Santos, Paulo Roberto Elian dos. A arquivística no laboratório: história, teoria e métodos de uma disciplina. Tese de doutoramento. Programa de Pós-Graduação em História Social da Fflch-Usp, 2008.
Silva, Maria Celina Soares de Mello e. Visitando laboratórios: o cientista e a preswervação de documentos. Tese de Doutoramento. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em História Social da Fflch-Usp, 2007.
Rezende, Darcilene Sena. A História na mão: periódicos universitários discentes paulistas entre 1964 e 1979. Tese de Doutoramento. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em História Social da Fflch-Usp, 2003. vol 1.