PROGRAMA
DE DISCIPLINA
Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação
Código: 382035 60 hs – 4 créditos
1° semestre/2013 - 5ªs das 14h:00min às 17h:40min
Profa. Dra. Sofia Galvão Baptista (sofiag@unb.br)
Prof. Dr. André Porto Ancona Lopez (apalopez@gmail.com)
Ementa:
Ø Métodos e técnicas de pesquisa mais
usados em ciência da informação, biblioteconomia e documentação. Identificação
de problemas pesquisáveis. Elaboração de projetos de pesquisa em ciência da
informação.
Objetivos:
Ø Familiarizar os alunos com os
princípios do método da pesquisa científica e com as técnicas de pesquisa
usadas nas ciências humanas e sociais; especialmente aquelas mais recorrentes
em ciência da informação.
Ø Dar aos alunos subsídios para que
sejam capazes de compreender as principais diferenças entre as abordagens
quantitativas e qualitativas.
Ø Desenvolver nos alunos atitude crítica
cientificamente fundamentada e capacidade para identificar problemas
pesquisáveis nas áreas de ciência da informação, com vistas ao aperfeiçoamento de
projeto de pesquisa original, visando dissertação de mestrado.
Conteúdo programático:
1. Fundamentos do método científico
a) o
que é Ciência?
b) diferenças entre problema, método e
teoria;
c) bases empíricas e conceituais.
2.
A Ciência e o
conhecimento científico:
3.
Aplicações práticas com
métodos científicos:
a) conceitos
gerais sobre: variável independente/dependente;
b) pesquisa
experimental;
c) pesquisa
quantitativo-descritiva;
d) pesquisa
exploratória;
e) pesquisa
qualitativa.
4.
Ciência e sociedade:
a) o papel social da pesquisa científica.
b) pesquisa em Ciência da Informação como
conhecimento e como ação;
c) redes sociais, circulação de ideias e
produção de novos saberes
Avaliação
a)
Aprimoramento,
ao longo da disciplina, do projeto de Mestrado (peso 2,0) .
b)
Apresentação
continuada de reflexões sobre os tópicos discutidos nos módulos 1 e 3 em
diferentes formatos de divulgação (seminários, textos, postagens etc.) (peso 1,0).
c)
Reflexão
crítica, que articule inter-relações entre Ciência e Ciência da Informação, sob
a ótica de cada proposta individual de pesquisa, indicando possíveis alterações
na perspectiva de pesquisa (peso 1,0).
Metodologia do curso
Ø O conteúdo programático será
desenvolvido, de modo interrelacionado, por meio de discussões orientadas de
leituras de natureza teórica e de teses ligadas à Ciência da Informação,
apresentação de seminários e, sobretudo, através da reelaboração constante do
projeto de pesquisa. Prevêem-se ainda aulas expositivas, palestras de
convidados, e atividades práticas.
Ø Muitas atividades serão desenvolvidas
com apoio do blog de Metodologia em Ciência da Informação (http://metodologiaci.blogspot.com/)
Bibliografia mínima de aula (poderá ser alterada conforme o andamento do curso)
Barbara, Vanessa. Sistema
de currículos Lattes. Pesquisa Fapesp
on-line. São Paulo, º 134, abr. 2007.
.
Demo, Pedro. introdução à metodologia da ciência. São
Paulo. Atlas. 1985.
Dutra, Luis Henrique da A. introdução
à teoria da ciência. Florianópolis. Editora da UFSC. 1998.
Feitosa. Vera Cristina. Redação de
textos científicos. 2.ed. Campinas. SP: Papirus. 1995.
Gil, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3ed
São Paulo: Atlas. 1991..
Kerlinger. F. N. Metodologia da pesquisa
em ciências sociais: um tratamento
conceitual. São Paulo: epu/edusp, 1980.
Marconi, M., Lakatos,
E. M. Fundamentos da Metodologia
científica. 6ª edição. São Paulo: Atlas,
2005.
Maia, Newton
Freire. O que é Ciência. Cadernos do Ifan.
Bragança Paulista: Usf, nº 16,
1997. p. 51-87.
Richardson, R.J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Santos, Milton. As
humanidades, o Brasil, hoje: dez pontos para um debate. In: Humanidades, pesquisa, universidade. São Paulo:
Fflch-Usp, 1996. p.9-13.
Thiollent, Michel. Metodologia da pesquisa-ação.
6ª ed. São Paulo: Cortez, 1994.
Tomanik, Eduardo
Augusto. O olhar no espelho: "conversas" sobre a pesquisa em Ciências Sociais. 2ª ed.
Maringá: Eduem, 2004.
Viana Souza,
C.. A problemática dos métodos quantitativos e qualitativos em biblioteconomia
e documentação: uma revisão de literatura. Ciência da
Informação,
Brasília, DF, Brasil, 18, dez. 1989. Disponível em: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/1381/1007.
Yin, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. São
Paulo: Bookman, 2005.
Cronograma preliminar
O
cronograma a seguir está sujeito à modificações ao longo do semestre, porém
indica as datas de entrega dos itens a serem avaliados em função da previsão de
aulas:
nª da aula
|
Data
|
Responsáveis
|
Tópico
|
avaliações
|
1
|
4/abr
|
André
|
1. Fundamentos do método científico
|
itens "b"
(pequenas reflexões)
|
2
|
11/abr
|
a) o que é Ciência?
|
||
3
|
18/abr
|
b) diferenças entre problema, método e teoria;
|
||
4
|
25/abr
|
c) bases empíricas e conceituais
|
||
5
|
2/mai
|
Sofia
|
2. A Ciência e o conhecimento
científico:
|
atividades de leitura e reflexão (poderão ser utilizadas
para ajudar a compor o item "a"
|
6
|
9/mai
|
3. Aplicações práticas com
métodos cientícos
|
||
a) variáveis independente/dependente.
|
||||
7
|
16/mai
|
b) pesquisa experimental
|
||
8
|
23/mai
|
c) pesquisa quantitativo-descrtiva
|
||
x
|
30/mai
|
feriado Corpus Christi
|
||
9
|
6/jun
|
d) pesquisa exploratória
|
||
10
|
13/jun
|
e) pesquisa qualitativa
|
||
11
|
20/jun
|
Sofia (+André)
|
Painel geral projetos consolidados
|
item "a" (projeto)
|
12
|
27/jun
|
André
|
4.
Ciência e sociedade
|
itens "b"
(pequenas reflexões)
|
a) o papel social da pesquisa cientíca
|
||||
13
|
4/jul
|
b) pesquisa em Ciência da Informação como conhecimento e como ação
|
||
14
|
11/jul
|
c) redes sociais, circulação de ideias e produção de novos saberes
|
||
15
|
18/jul
|
André (+Sofia)
|
Painel geral projetos
desconstruídos
|
item "c" (refelxão crítica)
|
Bibliografia complementar
A bibliografia que se segue indica as
principais referências que serão feitas e utilizadas em aula, sem ter a
pretensão de ser exaustiva.
a) Textos de cunho metodológico geral e/ou da
Ciência da Informação:
Baptista, S. G.; Cunha, M. B. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectiva em Ciência da Informação, Vol. 12, Nº 2, p.168-184, mai./ago., 2007.
Cervo, A. L.; Bervian P. A. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996.
Cunha. M.B.; Cavalcanti, C.R.O. Dicionário
de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília:
Briquet de Lemos: Livros, 2008.
Denzin, N. K.; Lincoln, Y. S. Handbook of Research Qualitative. 2. ed.
Califórnia: Sage, 2000.
______.
Introduction: entering the field of
qualitative research. In: Handbook of Qualitative Research,
London: Sage, 1994.
______. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto
Alegre: Artmed, 2006.
Eco, Umberto. Como se faz uma tese. Trad.
Gilson Souza. 15ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1999. (Estudos, 85).
Flick, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. São Paulo: Bookman,
2004.
______. Pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
______. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens
e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4.
ed. São Paulo: Atlas, 1999.
Gil, Antonio Carlos. Métodos
e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2007.
Matias-Pereira, J. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. São Paulo: Atlas,
2007.
Minayo, M. C. S. Pesquisa social. Rio de Janeiro:
Vozes, 2002.
Mueller, Suzana
Pinheiro Machado (org.). Métodos para a pesquisa em Ciência da
informação. Brasília: Thesaurus,
2007.
Popper, K. A lógica da pesquisa científica. São
Paulo. Cultrix, 1975.
Sousa, Antonio José Figueiredo Peva de, Andrade,
Sonia Cruz-Riascos de & Lopez,
André Porto Ancona. Metodologia, método e técnica de investigação científica em
Ciência da Informação: teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em
Ciência da Informação da Universidade de Brasília (PPGCInf/UnB) em 2006-2007.
ENANCIB, 2008.
Quivy, Raymond; Van Campenhoudt, Luc. Manual de
investigação em ciências sociais.
Trad. João Minhoto Marques et al.
2ª ed. Lisboa: Gradiva,
1998. (Trajectos, 17).
Salomon, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 2ª ed.
São Paulo: Martins Fontes, 1991. (Ensino Superior)
Severino, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 19ª ed.
São Paulo: Cortez, 1993.
Triviños, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais.
2. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
Viegas, Waldyr. Fundamentos de Metodologia Científica. Brasília: Paralelo 15/EdUnb, 1999.
b) Teses em Ciência da Informação, em
diferentes formatos, e áreas afins, com caráter meramente ilustrativo para
exemplificar possibilidades de material para discussão e podem ser substituídas
por outros trabalhos de natureza similar.
Araújo Júnior. Rogério Henrique. Precisão no processo de busca e recuperação
da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.
Calazans, Angélica Toffano Seidel. Construção de um modelo para avaliar a
qualidade da informação estratégica. Tese de Doutoramento. Brasília:
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Cid-Unb, 2008
Kafure Muñoz, lvette. Usabilidade da imagem na recuperação da
informação no catálogo público de acesso em linha.
Tese de Doutoramento.
Brasília: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Cid-Unb,
2004.
Lacerda, Aline. A fotografia nos arquivos: a produção de
documentos fotográficos da Fundação Rockefeller durante o combate à Febre
Amarela no Brasil. Tese de Doutoramento. São Paulo: FFLCH-USP, 2008;
Lopez, André Porto Ancona. Documentos
imagéticos de arquivo. Relatório de qualificação. São Paulo: Programa de
Pós-Graduação em História Social da Fflch-Usp,
1998; excertos selecionados
Lopez, André Porto Ancona. As
razões e os sentidos: finalidades da produção documental e interpretação de
conteúdos na organização arquivística de documentos imagéticos. Tese de Doutoramento. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em
História Social da Fflch-Usp,
2000.
Macedo, Flávia
Lacerda Oliveira de. Arquitetura da
Informação: aspectos epistemológicos, científicos e práticos. Dissertação
de Mestrado: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
do Cid-Unb, 2005.
Miranda, Roberto
Campos da Rocha. Gestão do conhecimento
estratégico: uma proposta de modelo integrado. Tese de Doutoramento.
Brasília: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Cid-Unb,
2004.
Riecken, Rinalda Francesca. Governo eletrônico em administrações locais
brasileiras: avaliação do progresso, fatores intervenientes e critérios de
priorização de iniciativas. Tese de doutorado. Brasília: Programa de
Pós-Graduação em Ciência da Informação do Cid-Unb, 2008.
Santos, Paulo
Roberto Elian dos. A arquivística no
laboratório: história, teoria e métodos de uma disciplina. Tese de
doutoramento. Programa de Pós-Graduação em História Social da Fflch-Usp, 2008.
Silva, Maria
Celina Soares de Mello e. Visitando laboratórios: o cientista e a
preswervação de documentos. Tese de
Doutoramento. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em História Social da Fflch-Usp, 2007.
Rezende, Darcilene
Sena. A História na mão: periódicos universitários discentes paulistas
entre 1964 e 1979. Tese de Doutoramento.
São Paulo: Programa de Pós-Graduação em História Social da Fflch-Usp, 2003. vol 1.
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