Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Nova ciranda metodológica

Boy Scout in Gozo - Malta (photo by André Lopez)
Muitos alunos de especialização "sofrem" quando ouvem a palavra PROJETO. Sofrem mais ainda quando ela está associada a uma outra: ENTREGAR. Os alunos de GSI da Engenharia de Redes, do prof. Laerte estão "sofrendo" desse mal. Alguns já fizeram uma versão preliminar e outros (poucos) nem essa. O momento da ENTREGA do PROJETO final se aproxima e este blog, para colaborar, sugere mais uma atividade de troca de opiniões. 

A atividade consiste em:

1. Esperar que a Liliane dê início ao processo, escrevendo no comment a abaixo:
a) um resumo de até 50 palavras;
b) indicação de qual é a base empírica a ser utilizada
c) indicação de possível contribuição à pesquisa em SI
d) indicação de possível aplicação prática

2. Analisar o comment anterior do colega (sem medo de criticar; as críticas devem atingir somente às ideias e não a pessoa).

3. Repetir o procedimento feito pela Liliane em 1.

4. Seguir com os passos 2 e 3.

Atenção!!! 
A atividade é focada para os alunos de GSI, porém é ABERTA a todos os interessados; basta se identificar. Todos podem repetir o ciclo quantas vezes acharem necessário.

3 comentários:

  1. MÁRCIO CANDIDO DE JESUS JUNIOR13 de dezembro de 2011 às 22:50

    Professor, a Liliane ja iniciou o processo????
    Márcio Cândido de Jesus Júnior

    ResponderExcluir
  2. Professor, eu posso arriscar um pouco para quebrar o gelo (break the ice).

    Sistemas de Informação (SI) compreedem a produção, a transmissão, e o armazenamento de informação. Meu projeto se propõe a decobrir novas métricas de informação a serem aplicadas na tecnologia de IDS. Fazer uma correlação entre sistemas biológicos e sistemas de informação e obter técnicas de defesa bio-inspiradas, isto é, a reação do sistema atacado é a mesma do sistema imunológico humano.

    A base empírica a ser utilizada consiste na comparação de diversas abordagens anteriores e na proposição de uma nova abordagem baseada em métricas estatísticas inspiradas em modelos biológicos. Simular tudo no Matlab.

    A aplicação prática é a elaboração de um novo IDS. Pretendo abrir uma empresa para comercializar o produto e me tornar rico.


    Único aluno interessado da classe.

    ResponderExcluir
  3. Márcio Cândido de Jesus Júnior27 de dezembro de 2011 às 10:07

    1.a) Com o crescimento da conscientização sobre a segurança da informação, as organizações têm aumentado os investimentos em segurança física e lógica dos seus parques tecnológicos, pois reconhecem que suas informações possuem valor e necessitam de proteção. Apesar disso, a vulnerabilidade humana tem sido a principal fonte de vazamento de informação.

    1.b)Será desenvolvido um framework para abordar a engenharia social, demonstrando com o uso de ferramentas um ataque de engenharia social por meio da tecnologia e como evitar os tipos de ataque demonstrados.

    1.c)A contribuição será demonstrar na prática como a ausencia da proteção da informação referente a ser humana pode ser facilmente explorado por ferramentas ja desenvolvidas.
    1.d)A utilização das boas praticas escritas para evitar os ataques demonstrados no artigo.

    2. o conceito de sistemas Biológicos e defesa bio-inspiradas não está claro para o objetivo de metricas da tecnologia IDS. O MAtlab é um laboratorio de testes existente ou será um composto de maquinas virtuais no equipamento do autor da monografia.Quais são as abordagens anteriores a serem exploradas. A ausencia do Nome impede a identificação para a avaliação do professor e do restante da turma.

    Márcio Candido de Jesus Junior - GSI

    ResponderExcluir

Comente & argumente