Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ganhe um livro para analisar o Projeto Memória Ferroviária


O intuito deste post não é apenas apresentar uma boa inciativa de "webzação" de projeto, mas dar continuidade as práticas que sempre nortearam este blog, ou seja, ser um espaço plural de discussão de pesquisas, como pode ser visto nos inúmeros projetos discentes aqui linkados. 

O coordenador do Projeto Memória Ferroviária (PMF) me perguntou sobre algumas sugestões que eu poderia dar ao ambiente virtual do seu projeto. O "resumo da ópera" do que escrevi a ele está ligado ao fato de meu olhar ser focado com a perspectiva bloggeira, que gostaria de ver mais dinamicidade, interação, colaboração etc. Será que toda pesquisa tem mesmo que apresentar tais características quando vai à web? De qualquer modo já está mais do que na hora de a academia começar a usar&abusar da web para divulgar pesquisas.


Sugestão de atividade: criticar construtivamente o site PMF, usando o ambiente dos comments, abaixo, para isso. 
  • Prêmio: a melhor análise, se tivermos um mínimo de 10 participações, concorrerá a um exemplar do livro "O olhar no espelho" de Eduardo Tomanik, bibliografia obrigatória para os alunos de Metodologia do Mestrado do PPGCINF/UnB em 2012. 
  • Prazo para concorrer ao livro: 23/12/2011
  • Julgamento: Prof. Eduardo Romero de Oliveira (coordenador do PMF)
  • Entrega do prêmio: no PPGCINF-UnB, para os residentes em Brasília; a combinar para os demais.
ATENÇÃO:  atividade OBRIGATÓRIA para os alunos do GSI/FT-Redes.

6 comentários:

  1. MÁRCIO CANDIDO DE JESUS JUNIOR13 de dezembro de 2011 às 22:48

    Sugiro que seja criado uma aba no menu principal para os parceiros envolvidos no projeto retirando o excesso de logotipos no banner inicial da pagina. Na barra lateral da pagina onde possui os links para o acervo e cadastro, sugiro que os titulos dos links seja incorporado na imagem economizando espaço e facilitando a navegação. O link do Seminário está mal posicionado, "Acesso ao Sistema" que é o titulo do espaço que está localizado o Link do seminario. A data do seminário não está vinculado a imagem e não possui o destaque necessário para atrair o publico que navega no site.O site não possui adequação para acessibilidade de deficientes como por exemplo a possibilidade de aumento da letra, mudança das cores, Leitura das imagens. Essas são algumas sugestões para a melhoria do site. Aluno GSI - Márcio CÂndido de Jesus Júnior

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, como não sou web designer nem pretendo ser dessa área, minhas opiniões vão ser um pouco mais restritas. Pra mim falta a parte visual do site, site com muita escrita e pouca imagem, acho que no caso de uma "memória" tem que haver mais fotos históricas. Também acho que está faltando um pouco de dinamicidade ao site. Fernando Parente - Aluno GSI.

    ResponderExcluir
  3. Navegabilidade do site tem várias falhas dos tipos:
    -Quando se clica no link de cadastro é aberta outra janela ao invés de haver uma atualização dinâmica no próprio site (AJAX).
    -Banner excessivamente grande sem nenhuma necessidade.
    -Letra usada no site é muito pequena e meio confusa e não atrai o leitor a continuar navegando.
    Cuidado com a segurança.
    -Ao clicar no link CADASTRAR ACERVO, é aberta uma página na qual o endereço IP do página é fornecido.

    ResponderExcluir
  4. Segue alguns ítens identificado por mim para melhorar a construção ou composição do site:
    - Não expor o software utilizado conforme visto no rodapé da página conforme visto "Joomla! é um software livre com licença GNU/GPL v2.0". Atacantes podem explorar suas vulnerabilidades.

    - Redução do banner principal para diminuir a barra de rolagem do site (por questões de usabilidade) e para maior ganho de espaço para melhor divisão do conteúdo no site.

    - Utilização de linguagens dinâmicas como AJAX e FLASH (Action Script) para dar mais destaques a algum tipo de livro do acervo.

    - Na parte de cadastro e pesquisa de acervos do site é necessário fazer login. Nas duas partes não existe a opção "esqueci minha senha", funcionalidade tal que é muito importante para evitar o trabalho de expiração de senha manual do administrador do site ou sistema.

    Regra geral o site apresenta um layout limpo e as cores utilizadas não ficaram muito destoante.

    Att,

    Alexandre Molina - Aluno GSI.

    ResponderExcluir
  5. Achei para lá de válido o comment do Fernando, não que os outros, mais técnicos, não sejam, pelo contrário. O objetivo dessa "enquete" é também ver o lado do consulente não especializado e suas opiniões de navegabilidade/usabilidade.

    ResponderExcluir
  6. Minha opinião é que o site apresente mais imagens: fotos, de objetos, de docuementos, enfim. Quando falamos em memória, como objeto contemplativo, a imagem atrai um interesse muito maior. Da forma como está, o site está mais direcionado à pesquisadores ...
    É o que penso !
    Joel Martins Luz
    PPGEdu-UFMT
    abjm8@hotmail.com

    ResponderExcluir

Comente & argumente