Ambiente virtual de debate metodológico em Ciência da Informação, pesquisa científica e produção social de conhecimento

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cuidado com a pontuação


A redação científica deve ser sempre pautada em dois aspectos: precisão e clareza. A brincadeira a seguir, fartamente reproduzida em páginas na Internet, bem mostra o quão importante é a pontuação para tais requisitos.
Um homem rico estava muito mal, agonizando. Pediu papel e caneta, e escreveu assim: “Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.” Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava a fortuna? Eram quatro concorrentes:
O sobrinho fez a seguinte pontuação: "Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres."
A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito: "Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres."
O padeiro pediu cópia do original. Puxou a brasa pra sardinha dele: "Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres."
Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação: "Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres."
Outro exemplo bastante vulgarizado na Internet é a seguinte frase: "Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro a sua procura." A brincadeira é colocar uma vírgula na frase. As feministas dizem que os machistas fariam a pausa antes do artigo "a" ao invés de fazê-la após o substantivo "mulher". Será que é necessário fazer uma pesquisa de opinião (qualitativa, exploratória, com questionários estruturados etc.) Para verificar a validade de tal hipótese ou poderíamos elevá-la, de antemão, à categoria de pressuposto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente & argumente