Teve início ontem, em Santiago de Chile, o segundo Congreso Congreso Ciencias, Tecnologías y Culturas: diálogo entre las disciplinas del conocimiento - mirando al futuro de América Latina y el Caribe, que busca abranger os temas mais relevantes (e diversos) ligados ao tema (acesse aqui a página do congresso). O congresso faz parte do movimento Intenacional do Conhecimento. Os objetivos gerais estão assim definidos:
- Contribuir al diálogo e intercambio entre las diversas disciplinas.
- Fomentar la discusión sobre la tarea intelectual en una rezagada América Latina en el marco del Bicentenario.
- Generar un gran movimiento de coordinación que comprenda a personas e instituciones que producen y difunden el conocimiento para desarrollar las fuerzas productivas intelectuales.
O movimento Internacional del Conocimento propõe, entre outras coisas articular uma rede de profissionais do conhecimento e da informação, transcendendo partidos, nações, associações, disciplinas e instituições. Uma grande rede que, acima das crenças e ideologias, se compromete com a qualidade do conhecimento e honestidade intelectual, convicta que estas são as chaves para o bem estar da humanidade, particularmente para a América Latina e o Caribe (acesse aqui o portal do movimento). Tais ideais estão expressos em um manifesto que pontua 10 itens básicos para que a proposta possa ser viável. Acesse aqui a página do compromisso intelectual 2010 e faça sua adesão virtual à livre divulgação e produção do conhecimento.
O congresso está dividido em 60 simpósios, que representam mais de 2500 comunicações, oriundas de mais de 400 universidades, centros de pesquisa, instituições de educação etc. Um desses simpósios, o nº 56, dedica-se ao tema do acesso à informação. Acesse aqui post sobre tal simpósio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente & argumente